Pingyao é uma cidade antiga e muito bem preservada na China. Fica na província de Shanxi, a cerca de 700 km de Pequim, a capital do país.
O que leva os (ainda poucos) turistas estrangeiros e os (muitos) turistas chineses à cidade é seu centro histórico murado.
Lá você encontra tudo aquilo que é “a cara da China”: ruazinhas enfeitadas com lanternas vermelhas, casas com telhado viradinho nas pontas, e um comércio vibrante, principalmente de comidas de rua.

Nós já tínhamos conhecido uma outra cidade da província de Shanxi, que também achamos linda e onde visitamos um lugar de cavernas com estátuas de Buda gigantes lá dentro. Escrevemos mais sobre ela aqui:
E como nós passamos quase 3 meses viajando pela China, reunimos uma quantidade imensa de dicas e informações super detalhadas sobre o país aqui no blog. Confira:
- Viagem Para a China: 11 Dicas Importantes Antes de Ir
- Roteiros de Viagem Pela China
- Quanto Custa Viajar Pela China
- Qual Moeda Levar Para a China
- Dificuldades de Fazer um Mochilão Pela China

O Que Fazer em Pingyao – China
Pingyao foi uma cidade bem importante na história da economia chinesa, especialmente nas dinastias Ming e Qing.
Hoje é um grande centro turístico, e as atrações realmente são muitas. O suficiente para um ou dois dias de passeio, com certeza.
Como o Google Maps não funciona na China, a não ser que você tenha um VPN, nós disponibilizamos os mapas das cidades que visitamos no país, com os pontos de interesse, para você usar offline. Clique aqui para baixar.
Se você ainda não sabe, na China todos os apps e ferramentas do Google são bloqueados, tais como o Gmail, Google Maps e Google Tradutor.
Sem falar no Facebook, Instagram, Youtube, Pinterest, Whatsapp e diversos outros sites e apps que você simplesmente não vai conseguir usar.
O jeito de evitar esse problema é instalando um VPN em seu smartphone e notebook.
O Express VPN funciona bem, permite cancelamento até 30 dias de uso e ainda te deixa conectar 4 dispositivos por vez. Clique aqui para instalar e leia nosso post sobre o assunto para entender melhor: Tudo Sobre Internet, VPN e Apps Para Sua Viagem.
Clique aqui para baixar nossos mapas e usar offline. Dá pra abrir esses mapas em vários apps, mas nós recomendamos o Maps.Me, que foi o que usamos, e funciona muito bem.
Basta instalar o Maps.Me, baixar o nosso mapa que você vai usar, e abrir com o app.
Atualização 2024: Alguns leitores viajaram para a China recentemente e não conseguiram acessar as ferramentas do Google nem mesmo com VPN.

Cidade Antiga de Pingyao
O centrinho de Pingyao é a grande razão pela qual os turistas que estão viajando a China vão até a cidade.
Embora no centro de Pingyao você encontre prédios de importância histórica, museus e templos grandiosos, o melhor é caminhar sem rumo e descobrir seu cantinho preferido.
Não deixe de sair das ruas principais e se perder um poucos pelos becos. É lá que você vai conseguir absorver melhor a beleza da cidade (e fugir dos grupos de turistas, como sempre na China).

Muralha da Cidade Antiga
Todo o glamour de Pingyao acontece dentro das muralhas da cidade antiga. Fora dela, você encontra uma cidade normal. Ou tão normal quanto uma cidade chineses pode parecer aos nossos olhos.
Uma das atividades comuns entre turistas é alugar uma bicicleta para pedalar por cima da muralha, que é bem larga. Nós não nos aventuramos.

Templo de Confúcio
O templo mais importante que fica dentro da cidade murada de Pingyao, na China.

Confúcio foi um filósofo e educador nos anos 500 antes de Cristo. Nesse templo é possível observar as particularidades do local dedicado à sua devoção.
Há outros prédios históricos espalhados pela área do centrinho, como o Rishengchang Bank, o primeiro banco da China, ou o Escritório do Governador. Nós não entramos em nenhum deles, por falta de tempo e disposição.
Comprando um ingresso único de 150 yuan, é possível entrar em todos esses prédios, e já vale também para os templos que falamos mais aí abaixo, mais distantes do centrinho.
Cotação (janeiro/2022): 1 yuan = R$0,89
Templo Shuanglin
É um templo budista e fica a 7 km de Pingyao. Lá você encontra mais de 2.000 estátuas e monumentos budistas das dinastia Ming e Qing.
O ônibus que vai até o Templo Shuanglin é o 108.
Templo Zhenguo
Outro templo budista, esse a 12 km de Pingyao.

Para chegar lá pegue o ônibus número 9 e vá até a parada final.
Nós já estávamos meio fartos de templos, então não visitamos esses. Se você for lá, conte pra gente como foi!
Onde Ficar em Pingyao – China
O melhor em Pingyao é ficar dentro dos muros da Cidade Antiga, ou então muito perto de um dos portões de entrada.
Um dos maiores charmes de Pingyao é se hospedar em uma das edificações tradicioanais dinastias Ming e Qing.
São casarões com pátio central e quartos amplos, geralmente com uma cama decorada com um dossel. O que é um dossel? Tá aí na foto pra você ver.
Nesse estilo tradicional as camas são grandes e com colchões finos, porém bem confortáveis. No entanto, alguns estrangeiros reclamam da dureza da cama. Esteja preparado pra isso.
Nós escolhemos uma opção baratinha, porém super bem localizada e com anfitriões atenciosos que falavam inglês. O nome é Jiaxin Guesthouse.

Nosso quarto era lindamente decorado, tinha ar condicionado e banheiro privado. Pertinho de uma entrada para a Cidade Antiga, porém com opções mais econômicas de comércio do que lá dentro.
Se você quer um lugar baratinho dentro da Cidade Antiga, a Xinlongkui Inn é um hostel lindinho, barato e super bem localizado. Olha a entrada do prédio, que coisa mais linda:

E se você não curte ficar em hostel, aposte nos hotéis Guangdequan Guesthouse ou Dechang Folks Inn que também são opções econômicas dentro da Cidade Antiga, mas super confortáveis e com comodidades para ninguém botar defeito.

Mas se o que você quer é viver uma experiência 100% especial, escolha se hospedar em um dos hotéis mais incríveis de Pingyao: New Dragon Gate Guest House, Pingyao Yide Hotel ou Chengruihan Hotel.


Seguro Viagem Para a China
A China é sim um país muito seguro, mas isso não significa que você não deva ser precavido.
Um seguro viagem irá te ajudar em diversas situações, como em caso de acidentes e até extravio de bagagem, dependendo da cobertura que você selecionar.
Um seguro viagem na China irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a China.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A CHINA

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Nunca tinha ouvido falar sobre Pingyao, acho que por ficar bem longe de Pequim não entra na maioria dos roteiros de quem viaja para o país. Adorei conhecer um pouco da cidade aqui.
Adorei conhecer Pingyao pelo seu post! Realmente, como você disse, tem a cara da China essa cidade murada. Tudo o que imaginamos encontrar no país está ali. É longe de Pequim e o turista precisa de um roteiro com tempo para chegar até lá, mas a viagem me parece que vale a pena.
Uau! Outra cidade interessante e apaixonante na China! Ler sobre as experiências de vocês está aguçando a minha vontade de conhecer o país. Achei Pingyao encantadora. Adoro cidades com centros históricos preservados.
Nunca tinha ouvido falar em Pingyao. Adorei conhecer a cidade através do seu texto. Com certeza vai entrar no meu roteiro.