Ícone do site Caminhos me Levem

Petra – Jordânia: O Que Fazer, Como Chegar, Onde Ficar

Petra é um dos principais pontos turísticos da Jordânia, tanto que não dá nem para imaginar viajar para o país sem conhecer a famosa cidade de pedra.

Petra é considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e é um local de imensa importância histórica.

Petra tem uma história rica que remonta ao século VI a.C. Fundada pelos nabateus, prosperou como um importante centro comercial e cultural.

Com sua arquitetura impressionante esculpida em rocha, como o famoso Al-Khazneh, Petra foi um enclave vital durante a Antiguidade.

Posteriormente, caiu no esquecimento, sendo redescoberta no século XIX.

Hoje, é um Patrimônio Mundial da UNESCO, testemunhando a passagem de impérios e cativando visitantes com sua beleza arqueológica única.

As construções mais famosas de Petra na Jordânia, que recebem os nomes de Treasury (O Tesouro) e Monastery (O Monastério) são de autoria dos nabateus.

Os romanos também desempenharam um papel significativo na história de Petra. Durante o século II a.C., os nabateus foram conquistados pelos romanos, o que levou à integração de Petra no Império Romano.

A cidade floresceu sob o domínio romano, testemunhando a construção de estruturas grandiosas, incluindo um teatro e uma avenida colunada.

A presença romana deixou uma marca duradoura em Petra, adicionando camadas à sua rica história antes da sua posterior decadência e abandono.

Em 1812 um explorador suíço descobriu as ruínas de Petra e a redescoberta desse tesouro enterrado na areia começou.

Nos anos 2000 foi construída uma estrada ligando a capital Amã a Petra e o local ganhou visibilidade turística.

Petra já foi cenário de gravação de muitos filmes, mas o mais famoso é Indiana Jones e a Última Cruzada. O edifício que aparece no filme é o Treasury, mas somente sua fachada externa. O interior do prédio foi feito em estúdio.

Uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno

A lista das 7 Maravilhas do Mundo Moderno surgiu de uma votação promovida por uma organização suíça.

Mais de 200 monumentos do mundo todo disputaram, e a decisão final foi numa votação on line. Os monumentos eleitos foram:

Aqui no Caminhos me Levem nós já visitamos 6 maravilhas do mundo moderno – falta o México 🙂

Veja nosso post sobre esses lugares, onde ficam e como são, clicando aqui.

Qual a Melhor Época Para Visitar Petra (e a Jordânia como um todo)

Petra fica numa região desértica da Jordânia, por isso chove muito pouco – cerca de 15 dias por ano. O clima é quente no verão (acima dos 35°C) e friozinho no inverno, mas com o sol forte sempre.

A melhor época para visitar Petra é na primavera e no outono, quando o clima é mais ameno. Os meses de março a maio e de setembro a novembro são ótimos.

Nós viajamos no inverno (março) e passamos um friozinho, mas não a ponto de ficar desconfortável.

Para caminhar em Petra passamos calor e tivemos que nos proteger bem do sol, pois não há muitas sombras.

Um pouco ao sul de Petra fica o Deserto de Wadi Rum, outro ponto turístico imperdível da Jordânia.

Tivemos a sorte (ou azar, dependendo do ponto de vista) de presenciar uma tempestade no deserto.

Foi um pouco assustador por conta do céu preto e do vento, mas lindíssimo. A água da chuva escorreu pelas pedras e formou cachoeiras por todos os lados. Certamente um fenômeno especial de se presenciar.

Com mais sorte ainda (ou azar), no inverno é possível ver até mesmo neve no Deserto de Wadi Rum!

Paredão cheio de cachoeiras formadas pela água da chuva

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Voo Para a Jordânia

O Aeroporto de Amã, a capital da Jordânia, é bem organizado e tem conexões com todos os aeroportos importantes da Europa e do Oriente Médio.

Busque preços de voo no Skyscanner. É uma ferramenta ótima e com a possibilidade de procurar com datas flexíveis. Mas lembre-se: em geral o preço das passagens é mais barato comprando direto no site da companhia aérea.

Eu costumo comprar passagens internacionais com antecedência de mais ou menos 3 meses, a não ser que apareça alguma promoção bombástica antes disso.

Aproveite e faça uma pesquisa para ter ideia dos valores. Use datas diferentes e tente entender se os preços estão subindo ou baixando:

Leia também: dicas para viajar para a Jordânia

Como se Vestir em Petra – Jordânia

Levando em conta o clima, as longas caminhadas que te aguardam e a cultura islâmica que predomina na Jordânia, é preciso escolher bem o que vestir em sua visita a Petra.

Além disso, beba bastante água, pois é facinho ficar desidratado no calor e ar seco de Petra na Jordânia.

Leia também: O Que Fazer em Amã, a Capital da Jordânia

Preciso de Seguro Viagem Para a Jordânia a Turismo?

A Jordânia é um país com a cultura, o clima e a culinária bem diferentes da nossa realidade. Esses fatores podem causar desconfortos e problemas de todo tipo para os viajantes que se aventuram por lá.

Um seguro viagem te garante não só assistência e reembolso de despesas médicas, mas também de bagagem perdida e problemas com voos.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para Dubai.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Onde Fica e Como Chegar a Petra na Jordânia

Petra fica na cidade de Wadi Musa, no sul da Jordânia. São 230km entre as duas cidades, que podem ser percorridos numa viagem de cerca de 3h – 4h.

Muitos viajantes optam por alugar um carro para viajar pela Jordânia, o que dá liberdade de horário e percurso.

Para alugar carro recomendo fazer uma busca na Rentcars, que é nosso parceiro de confiança e permite parcelamento do aluguel.

Para quem prefere viajar de ônibus, a empresa JETT é a responsável pelos ônibus turísticos que conectam Petra à capital da Jordânia.

Há um ônibus diário de Amã para Petra que sai às 6h30 da Estação de Abdali e às 7h do 7th Circle.

Nós viajamos nesse ônibus e foi bem tranquilo. Acordamos cedinho e fomos para Abdali de Uber. Não tivemos dificuldade para conseguir um carro, mesmo sendo ainda de madrugada.

Terminal da JETT em Amã (Abdali)

O ônibus para no meio do caminho numa loja de souvenir/lanchonete. Tudo é beeem mais caro lá do que em Petra, então não vale a pena comprar suas lembrancinhas ainda.

Como só há um ônibus por dia, é bom garantir sua passagem com antecedência.

Até o momento (2023) estrangeiros não conseguem fazer compras no site da JETT, então você precisa pedir para sua hospedagem ou alguma agência de turismo comprar para você.

Se esse ônibus da JETT estiver cheio, na Estação Sul de Amã (مجمع سفريات الجنوب no Google Maps) você consegue pegar um micro ônibus local para Petra.

A viagem é bem menos confortável e mais longa, já que esse é o transporte econômico dos moradores da região.

Ao chegar em Petra, o ônibus da JETT para perto do Centro de Visitantes, que é a entrada para o complexo de ruínas.

Os ônibus locais param no centro da cidade (Wadi Musa).

Moeda Usada na Jordânia

Nome da moeda: Dinar Jordaniano (JOD)

Cotação (janeiro/2024): 1 JOD = R$ 6,90

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%! Para a Jordânia o melhor é viajar com Dólar, porque você não vai encontrar Dinar para comprar antes de chegar lá.

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Usamos o nosso cartão da Wise na Jordânia e funcionou direitinho tanto para saque quanto para compras.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Em Jordânia a maior parte dos lugares aceita cartão, mas você precisará fazer um saque para pagar coisinhas pequenas aqui e ali.

Dica: no Arab Bank a taxa de saque é mais baixa.

E se for para o Wadi Rum, precisará de um valor bem mais alto em mãos, pois lá eles não aceitam cartão.

Onde se Hospedar em Petra – Jordânia

Petra fica fora do centro da cidade de Wadi Musa. Há várias opções de hospedagem (econômicas ou luxuosas) perto do Centro de Visitantes, que são as melhores no quesito localização.

Hostel Bom e Barato em Petra – Jordânia

Para quem só quer um lugarzinho econômico para dormir e deixar suas coisas, nós recomendamos muito o Petra Cabin Hostel.

Essa hospedagem fica pertinho do Centro de Visitantes e oferece quartos no estilo cápsula que acomodam uma ou duas pessoas.

O local é limpinho, tem um bom ar condicionado e banheiros amplos.

Eles tem um terraço com restaurante e servem refeições no estilo buffet à vontade por preços muito bons. É um ótimo lugar para provar várias comidas típicas da Jordânia.

Comparando com os restaurantes dos arredores, que são bem carinhos, nós acabamos jantando (7 JOD por pessoa) e tomando café da manhã (5 JOD por pessoa) com eles.

No Petra Cabin Hostel nós pudemos deixar nossas malas quando chegamos (antes do check in) e já aproveitamos para ir conhecer Petra.

No dia seguinte também deixamos as malas (depois do check out) enquanto fomos novamente passear por Petra.

Antes de pegar nosso ônibus passamos um tempo na área comum deles e pudemos usar os banheiros. Tudo sem pagar nenhum taxa adicional, o que foi bem legal.

Leia também: comidas típicas da Jordânia

Melhores Hotéis Intermediários em Petra – Jordânia

Se você busca um hotel intermediário, com quartos confortáveis e na melhor localização para conhecer Petra, escolha entre essas opções que selecionamos:

Terraço do La Maison Hotel

Hotéis de Luxo e Resorts em Petra – Jordânia

Para uma experiência inigualável em Petra, você pode escolher entre alguns resorts e hotéis 5 estrelas.

Nessa seleção escolhemos aqueles que estão localizados a poucos passos da entrada de Petra, ou seja, o melhor lugar possível para se hospedar:

Saguão surrealmente lindo do Mövenpick Resort Petra

Ingresso Para Petra na Jordânia

Existem algumas opções de ingressos para entrar em Petra:

Jordan Pass

A maioria dos turistas que visitam a Jordânia acabam adquirindo o Jordan Pass, que é um passe de turismo bastante vantajoso.

Nele estão incluídas as taxas de visitação de vários pontos turísticos (como Jerash (10 JOD) e Wadi Rum (5 JOD)), e também de Petra.

Além disso, com o Jordan Pass você fica isento de pagar a taxa de emissão de visto para entrar na Jordânia, que é de 40 JOD.

Em 2023 nós pagamos 75 JOD pelo Jordan Pass com direito a 2 dias de visita a Petra. O preço varia conforme quantos dias você escolhe para visitar as ruínas – 1, 2 ou 3.

Outro detalhe é que somente visitantes que passem pelo menos 4 dias (3 noites) na Jordânia tem direito de usar o Jordan Pass.

Para entrar pela primeira vez em Petra é preciso passar num balcão e emitir seus ingressos apresentando o Jordan Pass.

IMPORTANTE: você precisa apresentar seu passaporte original tanto para emitir os ingressos quanto para passar pela catraca depois.

O horário de visita às ruínas de Petra é das 6h00 às 18h00 no verão e das 6h00 às 16h00 no inverno.

Petra By Night

3 vezes por semana (segunda, quarta e quinta) você tem a chance de entrar em Petra também à noite.

Esse evento, que acontece às 20h30, é chamado Petra By Night e exige um ticket adquirido à parte (17 JOD).

Foto: Mustafa Waad Saeed, CC BY-SA 4.0

No Petra By Night o local é iluminado com centenas de velas e você pode caminhar do Centro de Visitantes até o Treasury, onde acontecem espetáculos.

Embora seja um evento interessante, muita gente reclama de ser cheio ao ponto de você não conseguir ver nem ouvir muita coisa.

Leia também: dicas para visitar as ruínas romanas de Jerash, na Jordânia

Qual o Tamanho de Petra – Jordânia

Achei importante incluir esse tópico aqui, porque muita gente não sabe que Petra é enorme e que não é a tarefa mais fácil do mundo andar por tudo.

O local tem pouca sombra, o ar é seco e o chão é quase sempre de areia/pedrinhas.

Boa parte da caminhada envolve subidas e descidas em algum nível, sendo que algumas delas são bem cansativas.

No total são cerca de 6,6km do Centro de Visitantes até o Monastery, que é o ponto mais distante (e mais alto) desse roteiro por Petra.

Essa é a distância de ida. A volta é pelo mesmo caminho, pois você vai precisar sair pelo mesmo local que entrou, que é o Centro de Visitantes.

Ou seja, para ver tudo de Petra num dia você vai caminhar mais de 13km, incluindo a subida até o Monastery, que é a parte mais pesada.

Transporte em Petra – Jordânia (Carrinho de Golfe)

Existe a opção de se locomover por Petra num carrinho de golfe. As rotas são pré-estabelecidas e os carrinhos são conduzidos por motoristas do local.

O transporte só pode ser pago em dinheiro (dólar ou JOD) e não precisa ser agendado com antecedência. O limite é de 5 pessoas por carrinho.

Carrinho de golfe em Petra

Um dos trechos mais difíceis de caminhar em Petra é a subida para o Monastery, que fica isolado no alto de uma montanha.

Infelizmente não há carrinho que chegue até lá, o que é um empecilho para quem tem dificuldade de locomoção.

A alternativa é contratar o transporte em jegues com os locais. Essa é a maneira que eles usam para subir e descer com mercadorias.

Os jeguinhos de Petra

Petra – Jordânia: Roteiro de 1 ou 2 Dias

Para ver tudo de Petra é preciso um dia inteiro. Você pode se planejar de duas maneiras para conseguir isso. Em ambas é preciso dormir uma noite no local.

A primeira maneira é dividindo a visita em 2 dias (tarde do primeiro dia e manhã do segundo dia). Desse modo você não precisa ter a disposição de andar TUDO num dia só:

A outra maneira é visitar tudo num dia só. É possível, mas prepare-se para caminhar MUITO:

Se você só tem um dia para ver Petra, também não se preocupe.

O principal lugar para ver em Petra, que é o Treasury, é um dos primeiros pontos a ser visitados e um dos mais fáceis de chegar.

Aliás, para viajantes que não gostam ou não querem caminhar muito, meio dia é o suficiente para conhecer Petra, pois dá para ver o Treasury e a área das tumbas, que é próxima.

Nosso Roteiro em Petra

Chegamos com o ônibus da JETT às 10h30, deixamos as malas na pousada e fomos almoçar. Antes do meio dia já estávamos dentro de Petra.

Nós dividimos nossa visita em 2 dias e foi uma boa, pois mesmo assim ficamos cansados. Teria sido exaustivo fazer tudo num dia só.

No primeiro dia entramos em Petra pouco depois do meio dia e passamos com calma por:

No total andamos cerca de 7km para passar por todos esses pontos e voltar.

No segundo dia fomos para Petra bem cedinho e passamos direto pelos pontos que já tínhamos visto no primeiro dia.

Fomos num ritmo mais rápido até a subida para o Monastery, pois queríamos chegar lá antes do sol ficar forte demais.

Conhecemos esses lugares, nessa ordem:

Nesse segundo dia andamos 11km, sendo que a subida para o Monastery foi bem cansativa, assim como a volta para o Centro de Visitantes (que também é uma subidinha).

Nosso roteiro completo pela Jordânia ficou mais ou menos assim:

O Que Fazer em Petra

Agora que você já entendeu que Petra é imensa e magnífica, vamos aos pontos que valem a pena visitar dentro do complexo – e como chegar a cada um deles.

Clique aqui para ver o mapa com legenda em outra aba

Não importa se você vai ver as atrações de Petra num único dia ou se vai dividir em dois.

O caminho para conhecer o complexo de ruínas é um só e você vai passar pelos pontos desse roteiro nessa ordem:

1) Centro de Visitantes

É a entrada de Petra. Lá você pode adquirir ou emitir seus ingressos.

O local conta com muitas lojinhas de souvenir e alguns restaurantes e lanchonetes.

Se tiver interesse, você também pode visitar o Museu de Petra.

Centro de Visitantes de Petra

Depois de passar pela entrada, é preciso percorrer cerca de 1km por um caminho que te leva até o início do Siq, um cânion.

Esse caminho tem o chão de pedrinhas e é totalmente descoberto. A boa notícia é que é descida.

Logo na entrada tem um pessoal oferecendo cavalos para percorrer esse caminho.

Caminho entre o Centro de Visitantes e Siq

Leia também: como visitar o Mar Morto na Jordânia

2) Siq

Em seguida você entra no cânion, que é mais estreito (então tem sombra) e tem o chão pavimentado, mais fácil de andar. Continua sendo descida.

O caminho por dentro do túnel tem cerca de 1km e é bastante bonito.

Quando passamos por lá encontramos um artista local tocando um instrumento que nunca tínhamos visto antes. Foi bem legal ouvir sua música naquele ambiente tão bonito.

Músico no Siq

O final do cânion chega com uma das melhores vistas de Petra, que é o Treasury (o Tesouro) se revelando no meio das pedras, aquela construção mais famosa de Petra.

Primeiro vislumbre do Treasury no fim do Siq

3) Treasury

Essa construção originalmente era a câmara do tesouro na cidade dos nabateus, por isso tem esse nome.

O Treasury é a ruína mais famosa de Petra, e sem dúvidas o ponto mais fotografado de toda a Jordânia.

Treasury no meio da tarde

No Trasury você consegue tirar fotos de muitos ângulos diferentes, inclusive montado em camelos.

Treasury de manhãzinha

Tem vários mirantes onde você pode subir, para ver o Treasury de cima. Alguns caminhos parecem bem íngremes e até perigosos, com pedras soltas.

Você só consegue subir com “guias”, que são moleques que ficam por ali atazanando os turistas para irem aos mirantes, comprarem souvenir, etc.

Eles pedem entre 10 e 15 dinares para te levar aos pontos mais legais de fotografia. Se quiser saber qual o mirante, peça para ver uma foto que ele te mostra qual é.

Nos mirantes tem tapetes e almofadinhas na beira do penhasco para tirar aquelas fotos clássicas de Petra.

Tem outras trilhas mais longas, que começam em outras partes de Petra e levam até mirantes do Treasury.

Você pode usar o maps.me (um app gratuito de mapas offline) para ver os caminhos. Ele dá elevação, distância e o que mais você precisar para percorrer os caminhos todos de Petra, que são muitos.

O caminho para os mirantes do Treasury

4) Street of Facades

Depois do Treasury ainda tem bastante coisa para ver em Petra.

Continue caminhando pela Street os Facades (um caminho cheio de barraquinhas e ruínas) e você chegará às tumbas, que são bem interessantes.

Street of Facades

Para todo lado em Petra tem barraquinhas de souvenir (as coisas são bem baratas) e vendedores de chá e água.

Os comerciantes que deixam Petra mais colorida

5) The Theater

Petra tem as ruínas de um imenso teatro, com capacidade para cerca de 8500 pessoas.

Boa parte de sua estrutura foi construída diretamente escavada da pedra, o que torna o local ainda mais impressionante.

O Teatro

6) Tumbas

Cerca de 1km depois do Treasury você chega às tumbas de Petra, escavadas na encosta de uma montanha de pedra.

Uma das tumbas de Petra

São construções imensas, que mais parecem palácios, mas que originalmente foram projetadas para armazenar os restos mortais de pessoas importantes.

São várias tumbas e há vários caminhos para subir até elas. Usando o maps.me você consegue chegar a todas.

Subidinha para as tumbas

Use os nomes das tumbas para se guiar usando o mapa:

Uma das tumbas de Petra

7) Colonnaded Street (Cardo Maximus)

Seguindo para a esquerda depois das tumbas você chega ao Cardo Maximus, que leva a uma parte mais nova e melhor preservada das ruínas de Petra, que são as construções da época de domínio romano.

Avenida principal das ruínas romanas de Petra

8) Great Temple

No Cardo Maximus fica o imponente Great Temple, com escadarias e colunas gigantescas.

Não se sabe se originalmente a construção funcionava como um local religioso ou governamental.

O Grande Templo

9) Qasr al-Bint

Ao lado do Great Temple fica o Qasr al-Bint, construção bem preservada que funcionava como local de adoração religiosa.

Qasr al-Bint

10) The Basin

Cerca de 1,5km depois do teatro você chega a um complexo de restaurantes numa área chamada The Basin.

Essa é a “praça de alimentação” de Petra e o ponto mais baixo do complexo, ou seja, tudo que você caminhou até ali foi descida – com exceção do desvio para ver as tumbas.

Logo depois do The Basin você encontra uma escadaria escavada na montanha, que é o começo da subida para o Monastery.

Começo da subida para o Monastery

11) Monastery

A maior parte do caminho para chegar até o Monastery são escadas de pedra.

Não tem nenhuma dificuldade imensa, do tipo ter que escalar. Mas a subida em si é bem cansativa, com trechos bem inclinados.

Não precisa de guia pois o caminho é um só, nem tem como errar. Ao longo da subida tem barraquinhas de souvenir e vendedores de água e refrescos.

O melhor horário para subir é no começo da manhã ou mais pro fim da tarde, pois o sol é forte e não tem nenhum vestígio de sombra por ali.

Para quem tem dificuldade de locomoção é possível ir até o Monastery montado num jegue.

Deve ser meio assustador ficar em cima do bichinho enquanto ele trepa nas pedras, mas é realmente a única opção.

São os mesmos que levam a mercadoria do pessoal que vive e trabalha por ali.

Subida para o Monastery

O Monastery é lindíssimo e imenso (maior que o Treasury). Também é bem mais vazio e espaçoso para tirar fotos.

Monastery

Tem alguns mirantes em volta onde você pode subir para ver o Monastery do alto.

Petra só tem uma entrada, que também é a saída, ou seja, tudo que você andou para chegar até o Treasury e depois até o Monastery, você tem que andar de volta até o Centro de Visitantes.

Leia também: dicas para visitar Wadi Rum, o deserto da Jordânia

Preciso de Chip de Internet na Jordânia?

No Aeroporto de Amã você encontra pelo menos 3 quiosques que vendem chips com planos interessantes para turistas.

Por exemplo, em 2023 nós pagamos 10 JOD por um chip da Orange com 15GB para usar em até 10 dias de viagem. Funcionou bem no país todo (exceto no Wadi Rum, mas nenhum pega lá).

Outra opção, até mais cômoda, é sair do Brasil com um chip internacional. Embora normalmente seja mais caro do que um chip local, para a Jordânia acaba saindo bem parecido o preço.

E se você for viajar para outros países vizinhos (como Israel, por exemplo), você pode usar o mesmo chip com a mesma configuração, sem precisar chegar lá e ir atrás de comprar e ativar outro.

Nós trabalhamos em parceria com a empresa O Meu Chip e recomendamos. Já testamos o chip deles em nossas viagens e foi ótimo, inclusive para resolver questões com o suporte técnico.

Use nosso cupom CAMINHOSMELEVEM para ter 15% de desconto.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS DA JORDÂNIA

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile