Presenciar a pesca da tainha foi uma surpresa para nós durante a viagem que fizemos pelo litoral de Santa Catarina, principalmente em Bombinhas e Florianópolis.
Se você tem curiosidade de entender mais sobre essa temporada especial do ano que é a pesca da tainha em Santa Catarina, leia a seguir algumas curiosidades, saiba qual é a temporada em que ocorre e como ela funciona.
Índice
História e Curiosidades da Pesca da Tainha
A pesca da tainha é um patrimônio cultural do Estado de Santa Catarina.
Teve origem com os indígenas que habitavam a região, e hoje é praticada pela população pescadora da região de Bombinhas e Florianópolis.
Conforme as águas da Região Sul se tornam mais frias no inverno, as tainhas sobem a costa e param no litoral de Santa Catarina para fazer sua desova.
É hora de preparar e lançar as redes e contar com a colaboração de todos na praia para puxar os peixes para fora d’água.
Os cardumes de tainha são imensos e cada rede lançada pode conter muitas centenas de peixes. Em uma temporada chega-se a pescar toneladas de tainha em Santa Catarina.
Época de Pesca da Tainha
A temporada de pesca da tainha em Santa Catarina ocorre no inverno, quando as águas se tornam mais frias e os cardumes migram do sul para o litoral do Estado.
Começa sempre no mês de maio e vai até julho. Pode ser presenciada principalmente nas praias de Bombinhas e Florianópolis.
Nessa época algumas atividades ficam restritas ou proibidas na praias, tal como o surf e a natação:
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Pesca da Tainha em Bombinhas – SC
Durante nossa viagem pelas praias de Santa Catarina nós presenciamos o início da temporada de pesca da tainha em Bombinhas, na Praia do Mariscal.
Quando percebemos uma movimentação dos pescadores na praia, vimos muitos moradores e turistas chegando para ajudar e fomos também.
Foi muito divertido ajudar a puxar a rede e tentar entender os gritos de quem comandava aquilo tudo.
No fim, muitas tainhas na areia, mas menos do que imaginávamos. Foi quando explicaram que o mês de maio era o começo da temporada e muito peixe ainda seria pescado nas próximas semanas.
Nós gravamos um vídeo de Bombinhas para o nosso canal do youtube e conseguimos mostrar bem a pesca da tainha. Não deixe de assistir clicando aqui.
Pesca da Tainha em Florianópolis – SC
Durante nossa estadia de 2 semanas em Florianópolis no mês de junho já era rotina chegar na praia e ficar observando (e ajudando) os pescadores de tainha.
Nos deparamos com eles várias vezes na Praia da Lagoinha do Norte, Praia de Ponta das Canas e em Jurerê Internacional.
Nós já contamos aqui no blog que Ponta das Canas tem o pôr do sol mais bonito de Florianópolis, e com a presença dos pescadores ele fica ainda mais bonito:
Nessa praia nós vimos muitos pescadores com redes imensas, mas também pessoas sozinhas com redes pequeninas, provavelmente tentando pegar uma ou duas tainhas para o jantar:
Não deixe de assistir nossos vídeos de Florianópolis para ver a pesca da tainha na cidade. Nesse vídeo mostramos tudo e também quanto custa comer a tainha em um bom restaurante.
Nesse outro vídeo sobre a cidadezinha praieira de Barra Velha – SC mostramos como preparamos a tainha na churrasqueira (e ficou bom demais!).
Preço da Tainha
Nós compramos tainha algumas vezes em Santa Catarina e pagamos a partir de R$13,00 o quilo. Sempre preferimos lojinhas pequenas de pescadores ou então comprar diretamente na praia, pois além de pagar menos, você colabora diretamente com eles.
Em um restaurante nós comemos a tainha frita com pirão, que é uma receita tradicional, e pagamos R$86 por uma refeição que daria para 4 pessoas facilmente.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Pingback: A tradição da pesca da Tainha no Litoral norte de Santa Catarina: saiba mais! ⋆ Viplagge Imóveis Selecionados
Amo esse tipo de imersão na cultura local. Ver gente de verdade, conversar com gente de verdade… Muito bom seu texto sobre a Pesca da Tainha em Bombinhas!
Oi Maria! Que bom que gostou do nosso texto. A pesca da tainha é um acontecimento impossível de não notar em Bombinhas e em Floripa, é muita sorte viajar nessa época e poder participar 🙂
A pesca da Tainha é um período clássico em SC né?! Quem não gosta muito são os surfistas, que ficam proibidos de praticar o esporte durante a pesca, né?! Adorei o post!
Como turista eu achei legal demais ver os pescadores (e comer a tainha, é claro rsrs). Realmente para os surfistas é um período mais restrito rsrs
Comer uma tainha acabada de pescar numa praia de Santa Catarina deve ser maravilhoso.nMuito interessante poder assistir a essa actividade tradicional. Imagino que se está mais frio, também não apetece nadar, mas, e os surfistas respeitam as restrições?
Pelo que nós observamos os surfistas respeitam sim, senão vão acabar presos nas redes junto com as tainhas rsrs
É tão interessante saber um pouco mais sobre os usos e costumes dos locais que visitamos. Adorei saber mais sobre a pesca da Tainha.
É um período muito interessante para visitar Santa Catarina a pesca da tainha!
Vou mostrar esse post a meu marido, ele adora pescaria e com certeza vai se animar ao ver como é a pesca da tainha em Santa Catarina.
pRa quem gosta de pescar deve ser muito interessante visitar Santa Catarina na época da pesca da tainha!