Ícone do site Caminhos me Levem

Pontos Turísticos de Pernambuco: Interior e Lugares Para Conhecer

lugares para conhecer em pernambuco

Pernambuco tem lugares incríveis para conhecer, que incluem ilhas, pontos turísticos, praias e cidades com muita natureza, arte e história no interior.

Depois de morar no Recife e visitar muitos lugares, reunimos aqui os que nós recomendamos para quem quer levar sua viagem para além do óbvio, mas sem perder nenhum dos pontos turísticos mais maravilhosos de Pernambuco.

# Pontos Turísticos de Pernambuco

1) Recife

Recife é a capital de Pernambuco, uma das cidades mais importantes do nosso país, cheia de história, cultura e pontos turísticos.

Recife tem praia (aquela com tubarão, sabe?), bairros históricos, uma cena cultural que transborda ritmos e cores, e comidas típicas que, por si só, já valeriam uma viagem.

Praia de Boa Viagem

Nossa sugestão de roteiro para conhecer os principais pontos turísticos de Recife e ainda alguma praia próxima da capital de Pernambuco:

Dia 1:

Dia 2:

Dia 3:

Leia mais sobre Recife – Pernambuco nesse artigo de pontos turísticos e nesse artigo de restaurantes e barzinhos para conhecer.

Recife Antigo

Recife é uma cidade imensa, mas na hora de escolher onde se hospedar os melhores bairros se reduzem à Praia de Boa Viagem, à Boa Vista (próximo ao Centro) e a Olinda, que na verdade é a cidade vizinha.

Para os viajantes que buscam uma pousadinha simples, econômica e confortável, recomendamos a Pousada Praia Boa Viagem, o Hotel Coqueiral e o Hotel Uzi Praia. Os preços são bons, os quartos limpinhos e o atendimento não deixa a desejar.

Se você busca um hotel completo, com todos os confortos e comodidades, escolha entre alguns dos melhores da cidade, como o Park Hotel, o Beach Class Convention ou o Hotel Navegantes.

Veja nossos vídeos do Recife para mais dicas:

2) Porto de Galinhas

Porto de Galinhas fica no Litoral Sul de Pernambuco, a 63km de Recife, e é um dos principais pontos turísticos do Estado. É um vilarejo que faz parte da cidade de Ipojuca.

Piscinas Naturais de Porto de Galinhas

Dependendo de quantos dias você tiver em Porto de Galinhas, terá tempo para conhecer mais lugares, ou terá que deixar alguns de fora.

O que é “obrigatório” sem dúvidas é conhecer as piscinas naturais de Porto de Galinhas e fazer um passeio de buggy para conhecer outras praias da região.

O passeio de buggy mais famoso de Porto de Galinhas é chamado de “ponta a ponta”, pois te leva para conhecer todas as praias de lá: Muro Alto, Cupe e Maracaípe.

É claro que no passeio você passa pouquinho em cada uma, e pode ter certeza de que depois vai querer voltar para curtir melhor cada uma.

Leia tudo sobre Porto de Galinhas, Praia de Muro Alto e Maracaípe aqui no blog.

Maracaípe

Você consegue conhecer Porto de Galinhas nesse passeio de bate e volta, mas o mais recomendado é se hospedar alguns dias por lá.

Você consegue se hospedar perto do centrinho mesmo se estiver viajando com pouca grana. Aqui estão nossas sugestões de pousadas:

Veja nossos vídeos de Porto de Galinhas:

3) Caruaru

Caruaru é uma cidade do interior de Pernambuco, famosa pelas festas de São João que ocorrem no mês de junho.

É reconhecido como o maior São João do Mundo, mas a competição com Campina Grande, na Paraíba, é bem acirrada.

Mesmo para quem viaja fora da temporada de festas, vale a pena visitar Caruaru. A cidade transpira cultura, tem bons restaurantes para provar comidas típicas e lugares para visitar.

O artesanato em cerâmica é um tipo de arte que tem muita relevância em Caruaru, e você encontra muitas opções de ateliês e centros para visitar.

Destaque para o Alto do Moura, bairro onde as artes e a culinária mostram seu melhor em Caruaru.

Alto do Moura

Outro ponto obrigatório para conhecer em Caruaru é a feira, que é mais do que gigante e tem gente comercializando todo tipo de produto. Duas coisas impossíveis por lá: sair de mão vazias e não se perder pelo menos uma vez.

Caruaru fica a apenas 130km da capital, mas se optar por se hospedar lá terá boas opções de pousadas e hotéis:

4) Olinda

Olinda foi uma das primeiras cidades fundadas no Brasil. Foi construída no topo de uma colina, pois essa é uma posição estratégica de defesa.

Por conta disso, seu Centro Histórico é dominado por ladeiras e mais ladeiras, todas com calçamento de paralelepípedos e repletas de casinhas coloridas.

O Centro Histórico de Olinda, que é a parte cheia de pontos turísticos para conhecer nessa linda cidade de Pernambuco, está a cerca de 15km de distância da Praia de Boa Viagem, no Recife.

Rua tradicional do Centro Histórico de Olinda

Caminhando pelo Centro Histórico de Olinda – Pernambuco você consegue ver praticamente todos os pontos turísticos interessantes da cidade:

Vista do Alto da Sé de Olinda

Leia tudo sobre Olinda, com dicas de como chegar e mapa dos pontos turísticos, clicando aqui.

Se hospedar em Olinda pode ser uma boa opção para quem quer fugir da imensidão que é Recife.

No Centro Histórico uma excelente escolha é a Pousada Convento da Conceição, que funciona num antigo convento.

Ela fica no Alto da Sé, uma ótima localização. Essa pousada oferece quartos amplos, café da manhã completo e preços econômicos.

Uma opção para quem busca mais confortos e comodidades é o luxuoso Hotel 7 Colinas, que tem um jardim fabuloso e uma piscina que vai bem demais no calor de Olinda.

Veja nossos vídeos de Olinda:

5) Garanhuns

A melhor época para visitar Garanhuns, essa cidade lindinha no interior de Pernambuco, é no inverno, quando ocorre um imenso festival em suas ruas.

Festival de Inverno de Garanhuns

Mas Garanhuns vale a pena ser visitada em qualque época. A cidade tem um clima ameno e fresco, bem diferente do que os turistas normalmente conhecem em Pernambuco.

É conhecida como a cidade das flores (igual Holambra, lá no interior de SP) e tem um imenso relógio floral no centro. Outros pontos turísticos que podem ser visitados incluem parques, igrejas e até uma vinícola.

Para dormir em Garanhuns nós recomendamos o Ibis Styles, que é bem localizado no centro da cidade.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

6) Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um arquipélago a 500km da costa pernambucana. A Baía do Sancho, sua principal praia, já foi considerada a mais bonita do mundo.

Mas muito além de belíssimas praias, Fernando de Noronha oferece piscinas naturais, trilhas ecológicas, muito contato com a natureza e muita história.

Fernando de Noronha

Para conhecer os pontos turísticos desse paraíso de Pernambuco você precisa de pelo menos 2 ou 3 dias.

É uma viagem que precisa ser bem planejada, pois envolve o pagamento de taxas ambientais e reserva antecipada para fazer alguns passeios específicos.

Leia nosso guia sobre como conhecer Fernando de Noronha gastando pouco.

Fernando de Noronha

Fernando de Noronha tem muitos hotéis e pousadas excelentes, que tornam sua viagem inesquecível:

7) Bonito

Nao confunda com aquele destino famoso no Mato Grosso do Sul! Pernambuco também tem uma cidade chamada “Bonito”, e a ideia é a mesma: ecoturismo e contato com a natureza.

Além de várias cachoeiras para visitar e trilhas para percorrer, em Bonito tem teleférico, parques ecológicos e até passeio de balão para fazer.

Para os mais corajosos, tem também várias opções de esportes de aventura, como o que eu me arrisquei a fazer quando estive lá:

Fazendo rapel pela primeira (e última) vez em Bonito – PE

Bonito tem vários campings legais, que são uma ótima pedida para maior contato com a natureza. Se você prefere uma pousadinha, escolha entre essas duas lindezas:

8) Praia dos Carneiros

A Praia dos Carneiros, também conhecida como a “praia da igrejinha” por conta de sua famosa capela à beira mar, é um dos mais belos pontos turísticos de Pernambuco.

Ela é parte do município de Tamandaré, que também tem outras praias muito bonitas, apesar de menos famosas e badaladas.

A famosa igrejinha da Praia dos Carneiros

Você consegue visitar a Praia dos Carneiros nesse passeio bate e volta de Recife ou nesse passeio bate e volta de Porto de Galinhas, dependendo de onde estiver hospedado.

Um dia é suficiente para conhecer a Praia dos Carneiros, curtir o beach club Bora Bora e fazer passeio de catamarã.

Mas a praia é tão perfeitinha, com mar calmo e rasinho, que eu te recomendo se hospedar por lá.

Você pode escolher entre essas opções de hospedagem, que são poucas na praia:

Para dicas de como chegar lá e quais outros passeios fazer na região, leia nosso artigo completo e veja nosso vídeo:

9) Nova Jerusalém (Brejo da Madre de Deus)

Há mais de 40 anos acontece, sempre na semana santa, uma encenação da Paixão de Cristo na cidade de Brejo da Madre de Deus, no interior de Pernambuco.

O evento se dá na Cidade-Teatro de Nova Jerusalém, um espaço construído com muralhas de 4 metros de altura e 70 torres de 7 metros cada.

O local foi construído como uma réplica da cidade de Jerusalém, onde Jesus viveu seus últimos dias.

Nova Jerusalém – Foto: Rosanetur, CC BY 2.0

Para visitar Nova Jerusalém durante o evento é preciso garantir seus ingressos, transporte e hospedagem com bastante antecedência, pois milhares de pessoas comparecem todos os anos.

Durante os outros meses é possível visitar e até mesmo se hospedar dentro da cidade teatro. Legal né?

10) Arcoverde

No mês de junho várias cidades do interior de Pernambuco se enfeitam para as festas de São João.

Tem as festas gigantes, como é o caso de Caruaru, e tem umas com mais clima de interior, como é o caso de Arcoverde.

São João de Arcoverde

As atrações do palco principal incluem alguns dos principais artistas nordestinos, porém também há polos onde quem domina é o bom e velho forró pé de serra, para dançar agarradinho.

São João de Arcoverde

Apesar de não ter muitos pontos turísticos, Arcoverde é um desses lugares com um clima gostoso e uma energia boa, sabe?

Recomendo muito a visita para conhecer mais um dos pontos turísticos menos badalados de Pernambuco.

Hospede-se no LW Hotel ou no Max Hotel para uma experiência completa da hospitalidade do interior de Pernambuco.

11) Ilha de Itamaracá e Coroa do Avião

A história da Ilha de Itamaracá remonta à chegada dos portugueses nos anos 1500. O local é reconhecido por ser o mais antigo continuamente habitado em todo o Brasil.

Hoje é possível visitar a Vila Velha, onde a cidade nasceu, e o Forte Orange, originalmente construído pelos holandeses que invadiram e dominaram a ilha.

Forte Orange, na Ilha de Itamaracá

A Ilha de Itamaracá fica no litoral norte de Pernambuco, e não é tão visitada quanto outros pontos turísticos do Estado.

Além de conhecer a ilha, você também consegue pegar um barco para visitar a Coroa do Avião, uma ilhota pontilhada de coqueiros, de areias muito brancas e água transparente.

Coroa do Avião

A melhor pedida na Ilha de Itamaracá é se hospedar em alguma praia com estrutura. Nós ficamos na Pousada Refúgio do Forte, que fica perto do Forte Orange, e recomendamos muito.

Clique aqui para ver as datas disponíveis e reservar on line.

Para saber como chegar à ilha, quais passeios fazer e outros pontos turísticos para conhecer, leia nosso artigo sobre esse paraíso de Pernambuco. E não deixe de ver nosso vídeo:

12) Petrolina

Às margens do imenso Rio São Francisco, e ligada por uma ponte à vizinha baiana Juazeiro, Petrolina é uma cidade de grande importância no interior de Pernambuco.

Ponte Petrolina – Juazeiro, Foto: Jobosco, CC BY-SA 4.0

Para o turista, além de museus e belas igrejas, Petrolina também oferece passeios no Rio São Francisco, com direito a praias e o melhor da culinária do sertão.

Você sabia que a carne de bode é uma das mais consumidas da região – e que é deliciosa?

Falamos mais sobre isso no nosso artigo com 39 comidas para provar em Pernambuco.

13) São José do Belmonte

No interior de Pernambuco, a 470km de Recife, fica essa cidadezinha com uma história bem curiosa.

Em São João do Belmonte encontram-se duas pedras paralelas, em formato de torres, que fizeram parte de um culto que acabou em massacre nos anos 1830.

Um grupo de fanáticos organizou uma seita que acreditava que, ao serem banhadas com sangue, as pedras trariam de volta à vida o rei português Dom Sebastião, falecido nos anos 1550.

Essa crença culminou no assassinato de mais 80 pessoas, inclusive do organizador da coisa toda. Loucura né?

Hoje em dias as pedras ainda estão lá e podem ser visitadas, e no mês de maio ocorre um evento com cavalgada até as pedras.

São José do Belmonte – Foto: Jackson Carvalho, CC BY-SA 4.0

14) Vale do Catimbau

Vale do Catimbau é um parque nacional situado no interior de Pernambuco, a cerca de 300km do Recife.

Os passeios que podem ser feitos por lá incluem trilhas em cenários lindos de pedras e muita natureza.

Em alguns locais é possível ver pinturas rupestres feitas há mais de 2 mil anos.

Vale do Catimbau – Foto: Vitoriano Jr., CC BY-SA 3.0

Algumas das principais trilhas para fazer no Vale do Catimbau são a Trilhas das Umburanas, Trilha das Flores, Trilha da Igrejinha e o Chapadão.

15) Serra Negra

Serra Negra é um povoado que faz parte da cidade de Bezerros, no interior de Pernambuco.

O local é rodeado de natureza e tem um clima ameno, fatores que atraem muitos turistas da região.

Serra Negra – Foto: Allan Patrick, CC BY-SA 2.0

Serra Negra tem uma cena gastronômica e artística quem só crescem, o que torna a visita ainda mais agradável para um ou dois dias de pura tranquilidade.

Para se hospedar, tem algumas pousadinhas lá no alto da serra: Refúgio Serra Negra e Aconchego da villa estão bem localizadas.

Cuidado para não confundir esse destino com a cidade de Serra Negra lá no interior de SP 🙂

16) Fazenda da Macuca

Pernambuco é riquíssimo em cultura, então deixo aqui mais uma dica de festival para conhecer no interior do Estado: o Boi da Macuca, que ocorre todos os anos na Fazenda da Macuca (cidade de Correntes) e que também desfila no carnaval de Olinda.

Fazenda Macuca

Em nossa última viagem a Pernambuco pegamos a estrada para comparecer a esse festival e foram dias mágicos por lá.

Atrações alternativas e outras bem populares passaram pelo palco, e rolou muita música e arte.

Macuca

Fique de olho no insta @boidamacuca para saber dos próximos eventos.

Mapa dos Pontos Turísticos de Pernambuco

Clique aqui para abrir em outra aba com legenda

Voo Barato Para o Nordeste

Busque preços de voo no Skyscanner. É uma ferramenta ótima e com a possibilidade de procurar com datas flexíveis. Mas lembre-se: em geral o preço das passagens é mais barato comprando direto no site da companhia aérea.

Eu costumo comprar passagens internacionais com antecedência de mais ou menos 3 meses, a não ser que apareça alguma promoção bombástica antes disso.

Aproveite e faça uma pesquisa para ter ideia dos valores. Use datas diferentes e tente entender se os preços estão subindo ou baixando:

CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile