O Que Fazer na Serra da Canastra: Cachoeiras & Cidades Próximas

o que fazer na serra da canastra cachoeiras cidades

Buscando o que fazer na incrível região da Serra da Canastra em Minas Gerais, com suas pequeninas cidades, imensas cachoeiras e a nascente histórica de um dos rios mais importantes do Brasil, o São Francisco?

Com esse guia que escrevemos você terá todas as informações que precisa para planejar sua viagem, conhecer os atrativos da Serra da Canastra e ficar em uma pousada bem localizada para visitar as principais cachoeiras e cidades.

E se você pensa em conhecer as atrações de Capitólio na mesma viagem, já que fica ali pertinho, não deixe de ler nosso guia completo e nossas dicas de onde se hospedar por lá.

Nós passamos meses viajando por Minas Gerais e conhecemos várias cidades, sobre as quais você pode ler clicando aqui, ou então veja os vídeos dessa viagem em ordem clicando aqui.

Serra da Canastra – MG: Fatos e Curiosidades

A Serra da Canastra fica em um dos 73 parques nacionais que existem atualmente no Brasil.

Além do objetivo geral de proteger essa imensa área de natureza, o Parque Nacional da Serra da Canastra tem a função de resguardar a nascente do Rio São Francisco.

O São Francisco é um dos rios mais importantes do país. Depois de nascer, na Serra da Canastra, ele se estende por 5 Estados brasileiros, percorrendo 2.814km até desaguar no mar entre o Sergipe e o Alagoas.

Nascente do Rio São Francisco – Foto: Rogério Rodrigues Nadal, CC BY-SA 4.0

Outro fato bem conhecido, e que atrai muitos visitantes, é que é na Serra da Canastra que é produzido um dos queijos mais deliciosos e premiados de Minas Gerais, o Queijo Canastra.

Esse queijo é tão especial que foi até considerado patrimônio nacional!

o que fazer na serra da canastra cachoeiras cidades queijo
Queijo Canastra

As cidades mais próximas da Serra da Canastra, e que são usadas como base para explorar a região, são São Roque de Minas e Vargem Bonita.

Enquanto São Roque de Minas tem quase 7 mil habitantes, Vargem Bonita (que se formou mais tardiamente, com a chegada de garimpeiros em busca de diamantes) tem apenas 2 mil pessoas.

Além de curtir todo o clima das cidades do interior mineiro, na Serra da Canastra você também tem a oportunidade de chegar bem aos pés da maior das cachoeiras do Rio São Francisco, a Casca D’Anta, com 186 metros de altura. Tá aí uma experiência inesquecível!

o que fazer na serra da canastra cachoeiras cidades
Casca D’Anta vista de longe (porque de perto é até difícil tirar uma boa foto)

E falando em contato com a natureza, se prepare para uma viagem bem roots na Serra da Canastra.

Além da verdadeira aventura que é explorar o local (falo mais disso adiante), ainda há a oportunidade de encontrar muitos animaizinhos por lá.

Siriema na Serra da Canastra

Nós conseguimos ver o carcará e a siriema, mas na região também há o lobo guará e o tamanduá bandeira.

Nós visitamos a Serra da Canastra e, além de reunir essas informações aqui no blog, fizemos um vídeo sobre o local. Clique aqui para abrir no Youtube.

Serra da Canastra – MG: Onde Fica e Como Chegar

A Serra da Canastra fica no Sul de Minas Gerais, a cerca de 380km da capital Belo Horizonte.

Trajeto de Belo Horizonte para a Serra da Canastra

As estradas são boas e asfaltadas (embora não duplicadas) até as principais cidades que servem como base para visitar a Serra da Canastra, que são Vargem Bonita e São Roque de Minas.

O trajeto pela MG-341, que vai de Piumhi até essas cidades, é o mais bonito, com a Serra da Canastra aparecendo no horizonte.

Nós viajamos com nosso carro desde o interior de SP, passando por outros lugares no caminho, então tivemos a ótima experiência de poder ir para qualquer lugar com muita liberdade, inclusive para conhecer as cidades próximas.

Alugar um carro é bem fácil e econômico. Dá para reservar on line, pagar parcelado e pegar o carro sem burocracias na locadora. Clique aqui para consultar preços e modelos disponíveis.

Não encontramos opções de transporte público para chegar até São Roque de Minas ou Vargem Bonita, mas você pode consultar passagens de ônibus, tempo de viagem e preços clicando aqui.

Para encontrar voos baratos nós usamos o Skyscanner, pois dá para pesquisar com flexibilidade de datas, voos com escala ou direto, além de buscar vários aeroportos de uma só vez. Faça uma busca clicando aqui ou abaixo:

Serra da Canastra – MG: Como se Locomover de 4×4 ou Carro Comum

Uma das questões mais difíceis de resolver no planejamento de uma viagem à Serra da Canastra é: com qual veículo você vai conhecer a região, suas cidades e cachoeiras?

Se você pretende ir com um veículo comum (baixo), prepare-se para dificuldades. Na época seca é mais fácil, mas se estiver chovendo, a possibilidade de você atolar ou deslizar nas estradas cheias de lama é bem grande.

Para você ter uma ideia, nós viajamos numa época super seca (mês de setembro) e eu tive muita dificuldade para dirigir na Serra da Canastra.

Tudo bem que eu sou medrosa no volante, mas foi assustador subir ladeiras intermináveis de areia fofa, derrapando nas pedras soltas, com a poeira tapando minha visão. E isso tudo num golzinho quadrado!

o que fazer na serra da canastra cachoeiras cidades
Nosso golzinho na Serra da Canastra, rumo às cachoeiras!

No camping onde nos hospedamos, nós éramos os únicos sem um veículo 4×4!

Se você é mais aventureiro e experiente que eu, provavelmente vai chegar em quase todas as cachoeiras da Serra da Canastra sem problemas. Mas mesmo assim, vá preparado.

E se for na época de chuva (verão), considere a possibilidade de fazer os passeios com um guia e um veículo 4×4. Há muitas agências na região que oferecem tours diariamente.

Com nosso carro nós chegamos até a parte baixa da Casca D’Anta (Portaria 4 do Parque Nacional) e a Cachoeira da Chinela.

Dizem que a subida da Serra da Canastra para a Portaria 1 do Parque Nacional, que dá acesso à Nascente do Rio São Francisco, é muito difícil sem 4×4 e extremamente perigosa quando chove.

O trajeto mais longo que percorremos foi de 20km, feito em 1h20 (com duas paradas em mirantes), de Vargem Bonita até a Portaria 4.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Serra da Canastra – MG: Quantos Dias e Onde Ficar

Para conhecer os principais cartões postais da Serra da Canastra você vai precisar de pelo menos dois dias inteiros de passeio:

  • Dia 1: Mirante da Serra da Canastra, Casca D’Anta (por baixo), Piscinas Naturais do Tio Zezico e Morro do Carvão;
  • Dia 2: Nascente do Rio São Francisco, Curral de Pedra e Casca D’Anta (por cima).

Quanto mais dias você tiver disponíveis além desses, mais cachoeiras incríveis e menos visitadas poderá conhecer na Serra da Canastra.

Quanto a onde ficar na Serra da Canastra, lembre-se que o local fica dentro de um Parque Nacional, ou seja, uma área protegida, com controle de acesso dos visitantes.

As hospedagens ficam nas cidades próximas, e não dentro do parque. A partir de onde você se hospeda, você faz passeios para conhecer os atrativos.

Os distritos e cidades mais próximas dos pontos mais visitados da Serra da Canastra são:

  • São Roque de Minas, ao lado da Portaria 1 do parque, que dá acesso à parte alta da serra (onde fica a Nascente do Rio São Francisco);
  • São José do Barreiro, ao lado da Portaria 4 do parque, que dá acesso à parte baixa da Casca D’Anta (maior cachoeira do Rio São Francisco);
  • Vargem Bonita, que fica mais ou menos no meio do caminho, perto de muitas cachoeiras maravilhosas.

O ideal é escolher sua hospedagem de acordo com a distância em relação ao que pretende visitar, às estradas que vai percorrer com seu próprio carro e os passeios que vai contratar.

A maior parte das agências ficam em São Roque de Minas, que de fato é a maior cidade da região (cerca de 7 mil habitantes) e com mais estrutura, motivo pelo qual muita gente escolhe ficar numa pousada perto de lá.

Vargem Bonita é menorzinha (2 mil habitantes), mas tem muitos atrativos de mais fácil acesso por perto, então nós consideramos essa uma excelente opção.

São José do Barreiro é um distrito de São Roque de Minas e fica ainda mais inserido na natureza, então para quem quer uma experiência bem roots é a pedida.

Lembrando que São José do Barreiro só é acessível por estradas de terra, então se for ficar lá, leve isso em consideração.

  • Pousadas em São Roque de Minas (dentro da cidade ou nas proximidades):

Cidade de fácil acesso, com boa estrutura turística e aos pés da Serra da Canastra, pertinho da Portaria 1.

pousada serra da canastra
Clique aqui para ver preços e disponibilidade
pousada serra da canastra
Clique aqui para ver preços e disponibilidade
  • Pousadas em São José do Barreiro (dentro da cidade ou nas proximidades):

É um distrito de São Roque de Minas e oferece algumas opções de hospedagem bem próximas à Portaria 4 do Parque Nacional Serra da Canastra.

  • Sítio Trilha das Flores oferece uma casa bem equipada para até 5 pessoas, com acesso a rios e poços na propriedade e essa vista mais ou menos da Serra da Canastra:
pousada serra da canastra
Foto: Vista do Sítio Trilha das Flores
  • Casa Pedra da Canastra, opção simplesmente fabulosa em São José do Barreiro, oferece suítes privativas e essas varandinhas maravilhosas:
pousada serra da canastra
Foto: Varanda da Casa Pedra da Canastra
  • Pousadas em Vargem Bonita (dentro da cidade ou nas proximidades):

Uma ótima opção de cidade para se hospedar na Serra da Canastra, pois fica perto de muitas cachoeiras de fácil acesso.

Também fica mais ou menos no meio do caminho entre a Portaria 1 e a Portaria 4 do Parque Nacional, que são por onde você acessa as atrações mais visitadas da Serra da Canastra.

pousada serra da canastra
Clique aqui para ver preços e disponibilidade
  • Praia da Crioula uma das opções mais requisitadas, com quartos lindos e prainha de rio na propriedade;
  • Pousada Velho Chico é rústica e aconchegante, com chalés pra lá de maravilhosos.
pousada serra da canastra
Clique aqui para ver preços e disponibilidade

Clique aqui para ver todas as melhores pousadas da Serra da Canastra

  • Camping na Serra da Canastra – MG

Uma das opções mais buscadas pelos viajantes que se aventuram a explorar a Serra da Canastra, em Minas Gerais, é um bom camping para se hospedar e usar como base para conhecer a região.

Foi a nossa opção por lá e, depois de algumas pesquisas, decidimos ficar no Camping Jatobá da Canastra (conhecido entre os moradores da região da serra como Camping do Beto), que tinha ótimas avaliações – além de uma prainha nas margens do Rio São Francisco!

camping serra da canastra
Prainha no Rio São Francisco

Durante nossa visita fizemos um vídeo mostrando toda a estrutura do camping, bem como a estrada até lá e as redondezas. Veja abaixo ou clique aqui para abrir no Youtube.

Também escrevemos uma avaliação completa sobre esse camping em outro post aqui do blog, não deixe de ler clicando aqui.

Durante nossas pesquisas encontramos muitas opções de camping na Serra da Canastra – MG. A maioria deles tem, além de área de camping, chalés para alugar:

Camping DanielCamping Picareta e Recanto do Surubim ficam pertinho de São Roque de Minas e da Portaria 1 do Parque Nacional da Serra da Canastra, por onde você entra para conhecer a parte alta da serra e a nascente do Rio São Francisco.

camping serra da canastra
Foto: Chalé da Mata

Camping Tio Zezico (Piscinas Naturais) e Dois Irmãos ficam perto de São José do Barreiro e da Portaria 4 do Parque Nacional da Serra da Canastra, por onde você entra para ver a imensa Casca D’Anta por baixo.

Camping das Mangueiras, Chalé da Mata e Praia da Crioula ficam perto de Vargem Bonita, mais ou menos no meio do caminho entre as duas portarias.

camping serra da canastra
Foto: Praia da Crioula

Serra da Canastra – MG: Clima e Previsão do Tempo

É complicado encontrar a época perfeita para visitar a Serra da Canastra.

Por um lado, no inverno você consegue percorrer as estradas com mais facilidade. As cachoeiras estão mais geladas e com menos água, porém não há risco de fechamento do Parque Nacional por conta de tromba d’água.

Por outro lado, no verão a Serra da Canastra fica mais verde, alegre e deslumbrante. As cachoeiras ficam mais convidativas, porém tudo fica mais perigoso, com muita lama nas péssimas e ainda há a eventualidade de trombas d’água, que impossibilitam totalmente os passeios.

Na nossa experiência, que viajamos no mês de setembro, esse é um bom mês para visitar a Serra da Canastra.

Sim, tinha muita poeira nas estradas e as cachoeiras estavam quase secas, mas nós conseguimos conhecer a região com nosso próprio carro e também não deixamos de tomar um banho gelado e revigorante de rio.

o que fazer na serra da canastra cachoeiras cidades
Cachoeira da Chinela

O Que Fazer na Serra da Canastra – MG: Principais Passeios

É preciso um bom planejamento para conhecer as cachoeiras e outras atrações da Serra da Canastra.

Os principais passeios da Serra da Canastra, que são a Casca D’Anta por Baixo e a Nascente do Rio São Francisco, são dentro do Parque Nacional e requerem um cadastro prévio para a visitação, o qual é simples e pode ser feito on line.

É preciso ter atenção para fazer o cadastro com alguma antecedência, principalmente se viajar em feriados ou na temporada alta.

Digo isso porque nós viajamos sem muito planejamento em pleno feriado e, quando fomos fazer o cadastro, não havia mais vagas.

As atrações que ficam fora do Parque Nacional, o que é o caso da maior parte das cachoeiras, normalmente estão localizadas dentro de propriedades privadas, as quais preparam alguma estrutura para os turistas (bar, trilha, passarelas, etc) e cobram uma taxa de visitação, mas não é preciso agendamento.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Casca D’Anta Por Baixo, Mirante e Piscinas Naturais (Dia 1)

A Casca D’Anta por baixo é imperdível e é nossa recomendação para uma dia inteiro de sua viagem.

Essa é a maior queda d’água de todo o Rio São Francisco, com 186 metros de altura.

Para visitá-la você precisa ir até a Portaria 4 do Parque Nacional Serra da Canastra, que fica perto de São José do Barreiro.

A estrada que vai até lá é de terra, com algumas ladeiras bastante íngremes. Eu demorei 1h20 para percorrer os 20km de Vargem Bonita até lá.

Chegando na portaria há um estacionamento amplo para deixar seu carro.

Os horários para entrar no parque são das 8h às 16h, com permanência máxima até as 18h. Não abre segunda e terça, com exceção de feriados.

  • Trilha Saint-Hilaire

De onde fica o carro na Portaria 4 é preciso percorrer um caminho fácil e com bastante sombra até a base da Casca D’Anta.

Trilha para a Cachoeira Casca D’Anta

Esse percurso é chamado Trilha de Saint-Hilaire e já te presenteia com uma vista incrível da Casca D’Anta.

Uma parte do caminho acompanha o leito do Rio São Francisco, onde é possível encontrar algumas piscinas naturais para se refrescar.

o que fazer na serra da canastra cachoeiras cidades
Primeira visão da Casca D’Anta
  • Casca D’Anta Por Baixo

O final do percurso é bem aos pés dos 186 metros da Casca D’Anta, onde há um poço. Não é recomendado se banhar ali, mas sim nas piscininhas que se formam ao longo do rio.

Casca D’Anta – Foto: CASSIO AVILA, CC BY-SA 4.0

É possível subir até o topo da Casca D’Anta por um caminho lateral, mas isso só é indicado para aqueles com bom preparo e experiência. A trilha de subida é muito inclinada e difícil.

Depois de visitar a Casca D’Anta, que é a principal atração do dia, há outros locais por perto que vale a pena visitar:

  • Piscinas Naturais do Tio Zezico

Localizadas a menos de 2km da Portaria 4, as Piscinas Naturais do Tio Zezico são o local perfeito para curtir um bom banho de rio depois de visitar a Casca D’Anta por baixo.

Trata-se de um riacho com leito de pedras e águas muito transparentes, que ficam num tom lindo de verde quando bate o sol. Essas piscinas são boas para banho principalmente por não serem tão geladas quanto as cachoeiras.

Foto: @camping.tiozezico

O local tem uma estrutura básica, com estacionamento e banheiros. É cobrada uma taxa de R$10 por pessoa para entrar e crianças não pagam (valores de 2022).

  • Queijo Canastra Direto do Produtor

Perto da portaria 4 (Cerca de 5km) tem alguns legais para comprar queijo canastra direto dos produtores.

O mais bonito é o Quintal da Canastra, que tem vários queijos diferentes e uma lanchonete. Eles servem bebidas geladas, cervejas artesanais, pão de queijo recheado e pamonha.

o que fazer na serra da canastra cachoeiras cidades
Letreiro no Quintal da Canastra

Nós provamos e amamos o Queijo Canastra Tradicional (R$30 o kg), o Queijo Canastra Defumado e o Queijo Canastra Real, com 90 dias de maturação (R$120 o kg).

o que fazer na serra da canastra cachoeiras cidades
Queijo Canastra
  • Mirante do Morro do Carvão

Depois de curtir a Casca D’Anta por baixo e as atrações dos arredores, a pedida para ver a região do alto (principalmente no pôr do sol) é subir o Morro do Carvão.

Esse mirante fica a 6km da Portaria 4, numa área com camping, pousada e restaurante. O acesso é gratuito e difícil para quem não está de carro 4×4.

  • Mirante Serra da Canastra

Um bom ponto de parada no caminho de ida ou de volta para a Portaria 4 (se você estiver vindo de São Roque de Minas ou Vargem Bonita) é esse mirante, bem na beira da estrada, no alto de um morro.

O visual que se tem da Serra da Canastra ali é muito bonito:

o que fazer na serra da canastra cachoeiras cidades

Leia também: Tudo Sobre as Melhores Cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, em Goiás

Casca D’Anta Por Cima e Nascente do Rio São Francisco (Dia 2)

Um dos principais passeios para fazer no Parque Nacional Serra da Canastra é visitar a Nascente Histórica do Rio São Francisco.

O acesso à parte alta da Serra da Canastra é feito pela Portaria 1 do Parque Nacional, localizado a 8km de São Roque de Minas.

A estrada para o alto é muito sinuosa e inclinada, e se torna arriscada nos dias de chuva. É recomendado subir somente com veículo 4×4.

Lembrando que é preciso ter agendamento prévio para acessar o Parque Nacional Serra da Canastra. Em nossa viagem nós não pudemos fazer esse passeio porque não havia mais vagas disponíveis.

Se você não quer subir a serra com seu carro, o passeio pela parte alta pode ser agendado com alguma das agências de turismo da região.

Quando nós viajamos (final de 2021) custava entre R$100 e R$150 por pessoa, se tivesse 4 para dividir. Se quisesse ir sozinho com o guia, era R$450.

  • Nascente Histórica do Rio São Francisco

Um dos principais pontos para visitar na Serra da Canastra. No local, que fica a 6km da Portaria 1, há uma placa e uma imagem de São Francisco, santo católico que dá nome ao rio.

Foto: Rafsplay, CC BY-SA 4.0
  • Curral de Pedra

Depois de visitar a nascente, esse passeio normalmente inclui também uma visita a um antigo curral de pedras, a 10km da Portaria 1.

Curral de Pedra – Foto: Nando bomfim fotografo, CC BY-SA 4.0

Nesse local as chances de ver alguns dos animais típicos da Serra da Canastra são maiores, então vale a pena ficar em silêncio e prestando atenção.

  • Casca D’Anta Por Cima

No topo da Casca D’Anta (a 26km da Portaria 1) é possível caminhar pelas margens do recém nascido Rio São Francisco e se banhar nas piscinas naturais que se formam com pequenas corredeiras.

Rio São Francisco no topo da Casca D’Anta – Foto: BRASIL AQUA, CC BY-SA 4.0

O Que Fazer na Serra da Canastra – MG: Outras Cachoeiras

A região da Serra da Canastra possui muitas cachoeiras que podem ser visitadas.

Nem sempre o acesso para as cachoeiras da Serra da Canastra é fácil, então é recomendado pesquisar qual tipo de veículo consegue chegar na que você quer visitar antes de ir.

Listamos aqui as principais cachoeiras da Serra da Canastra que não são de acesso tão difícil – e uma que a gente conseguiu ir com nosso golzinho quadrado:

  • Cachoeira da Chinela

A Cachoeira da Chinela fica bem perto de Vargem Bonita e é uma das cachoeiras mais fáceis de chegar na Serra da Canastra.

A estrada é boa, mas tem uma parte bem íngreme que nós derrapamos bastante na poeira para subir (e que com chuva deve ficar difícil sem 4×4).

No meio do caminho é preciso descer do carro para abrir (e fechar) algumas porteiras, e na entrada do local há um estacionamento amplo.

É cobrada uma taxa (R$15 em 2022) de entrada e o acesso à cachoeira é por uma trilha curta, com uma bica d’água natural no meio do caminho.

Curiosidade: a Cachoeira da Chinela tem esse nome porque a trilha de acesso é tão fácil que dá para ir até de chinelo no pé 🙂

Trilha para a Cachoeira da Chinela

Nós achamos muito linda a Cachoeira da Chinela, apesar de cheia por conta do feriado. Subindo pelo rio tem mais cachoeiras, mas estão em outra propriedade e é difícil encontrar a trilha para ir até elas.

o que fazer na serra da canastra cachoeiras cidades
Cachoeira da Chinela
  • Cachoeira da Lavrinha

Cachoeira lindíssima na Serra da Canastra, acessível por uma trilha intermediária de menos de 1km. Fica com pouquinha ou nenhuma água na época seca, mas tem um poço que geralmente é bom para banho.

Para chegar nela vá até o Camping Jatobá e pegue a estrada para a esquerda. Fica a 12km de Vargem Bonita.

É cobrada uma taxa de entrada de R$10 por pessoa (2022). É uma das mais bonitas e visitadas da região.

  • Complexo de Cachoeiras Capão Forro

Local com um total de 4 cachoeiras para visitar. Fica no meio da subida para a Portaria 1, a 5km de São Roque de Minas. Dá para ir de carro comum se as estradas não estiverem com lama, mas é um caminho difícil.

Vale a pena ir para ficar o dia todo curtindo as cachoeiras, trilhas e o visual do local. Leve tudo o que for consumir, pois não há lanchonete por lá. Taxa de entrada de R$35 por pessoa (2022).

São 2 trilhas para percorrer: uma mais longa para a Cachoeira do Mato, que é a melhor para banho, e voltando ao início dela tem uma trilha mais curtinha que passa por 3 cachoeiras: a do Lobo, a do Forro e a do Cipó.

o que fazer na serra da canastra cachoeiras cidades
Cachoeira do Mato – Foto: Capão Forro
  • Reserva Natural da Cachoeira do Cerradão

Cachoeira imensa, de 150m de altura, dividida em 3 quedas, formando poços perfeitos para banho.

o que fazer na serra da canastra cachoeiras cidades
Foto: @rppncerradao

O acesso é por uma estrada difícil, recomendada somente para carros 4×4. Fica a 7km de São Roque de Minas.

Paga-se R$35 por pessoa para entrar. Depois de estacionar, a trilha de ida é de 1,5km e de dificuldade intermediária.

Leia também: TOP 15 Melhores Cachoeiras de Minas Gerais (de Norte a Sul!)

O Que Fazer na Serra da Canastra – MG: Cidades Próximas

  • Vargem Bonita

Nós ficamos hospedados em Vargem Bonita e achamos a cidade uma gracinha. É bem pequenina, com cerca de 2 mil habitantes, mas conta com a estrutura necessária para receber turistas.

Vargem Bonita é bem limpa e arrumadinha, com um portal e um letreiro de boas vindas na entrada da cidade:

Letreiro na entrada de Vargem Bonita

No centrinho de Vargem Bonita você encontra supermercado, padaria, bar e restaurante. Tudo fica perto da pracinha da igreja matriz, não tem como errar.

o que fazer na serra da canastra cachoeiras cidades
Igreja matriz e pracinha de Vargem Bonita

Nos dias de maior movimento turístico o “point” da cidade é o Garimpub, um barzinho estiloso que fica ao lado da igreja.

Garimpub

Alguns dos pontos que nós achamos legais para visitar em Vargem Bonita incluem essa estátua em homenagem aos garimpeiros (perto da praça), que foram o motivo da cidade surgir em primeiro lugar.

o que fazer na serra da canastra cachoeiras cidades
Estátua em homenagem ao garimpeiro em Vargem Bonita

Isso porque, na década de 30, foram encontrados muitos diamantes nas proximidades de Vargem Bonita, o que atraiu muita gente.

Reza a lenda que as pessoas chegavam quase sem nenhum pertence, e dias depois estavam ricas com os diamantes que encontravam no Rio São Francisco.

  • São Roque de Minas

Cidade também pequenina, com muitas fazendas e queijarias que podem ser visitadas nos arredores.

Para provar Queijo Canastra, não deixe de conhecer a Roça da Cidade, onde você pode fazer uma visita guiada e aprender sobre a produção dessa delícia.

Foto: @rocadacidade

Outro local clássico para comer bem em São Roque de Minas é o Restaurante Velho Chico, que tem pratos deliciosos e muito bem servidos.

A Serra da Canastra está nessa lista de lugares mais bonitos do Brasil, junto com outros 20 destinos. Não deixe de ler.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL

Booking.com

o que fazer na serra da canastra cachoeiras cidades

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

10 comentários em “O Que Fazer na Serra da Canastra: Cachoeiras & Cidades Próximas”

  1. Vocês os posts super completos incríveis de destinos de viagens! Amei saber mais sobre a serra da canastra, amo todas as cachoeiras de Minas Gerais, não vejo a hora de conhecer estas!

  2. Queijo Canastra é tudo de bom né? Quando estive na Serra da Canastra, não consegui fazer o passeio para a parte baixa da Casca D´Anta então preciso voltar! Mas a nascente do São Francisco e a parte alta da cachoeira são incríveis!

  3. Puxa, eu pensei que precisaria de mais tempo para conhecer a Serra da Canastra, bom saber que em 2 dias dá pra aprovietar bastante. Que linda a Casca D’Anta! Adorei as sugestões de hospedagem com vista.

    1. Em 2 dias dá pra fazer o basicão, agora se quiser se aventurar nos caminhos mais difíceis, dá pra ficar 2 semanas com atividade todo dia lá rsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share