Pipa é um vilarejo com muito o que fazer, super charmoso, num estilo bem hippie e cheio de vida. Até golfinho tem nas praias maravilhosas de lá! Nesse post reunimos o melhor de Pipa, com dicas de como chegar, onde ficar e quais passeios fazer.
Se você ainda não leu, não deixe de conferir nosso guia de Natal, a capital do Rio Grande do Norte e cidade base para visitar Pipa:
Índice
Onde Fica e Como Chegar à Praia da Pipa
A distância entre Natal e Pipa é de apenas 85 Km. Quem faz o trajeto de ônibus é a Viação Rio Grande. A viagem dura cerca de 2h e custa menos de R$20.
Se preferir viajar com mais conforto, o Uber é uma boa opção para fazer a viagem entre Natal e Pipa. O carro para 4 pessoas custa cerca de R$150 e vai mais rápido do que o ônibus, se não tiver trânsito.
Muita gente acaba fechando um transfer (van), afinal o preço sai parecido e ainda há chance de fazer algumas paradas turísticas no meio do caminho (mirantes, lojinhas, etc).
Se dormir em Pipa não é uma opção para você, clique aqui para consultar valores e itinerário de um passeio bate e volta.
Melhor Época Para Visitar Pipa – RN
Rola uma conversa de que no Nordeste é verão o ano inteiro, mas não caia nessa! Apesar de geralmente fazer calor, nos meses de março a julho existem grandes chances de pegar muita chuva e a mínima pode chegar aos 25 graus.
A melhor época é de setembro a fevereiro, mas se possível evite as datas comemorativas e feriados, quando tudo fica mais cheio e mais caro.
Eu estive em Pipa duas vezes. A primeira foi num feriado de setembro e a segunda foi em novembro. Nas duas peguei clima ótimo, mas na segunda curti muito mais as praias vazias.
Por outro lado, se é badalação e noitada que você prefere, pode ir nos feriados que por lá tem bastante opção disso também.
Onde se Hospedar em Pipa
Pipa tem umas pousadinhas que são puro luxo, no clima rústico do vilarejo. Olha que coisa linda a Pousada Mediterrânea, o Namaste Suites e a Pousada Ohana!
Para uma ocasião especial, olha que incrível o Boutique Hotel Marlins e o Sombra e Água Fresca SPA Floresta:
Se você é como nós e curte ficar em hostel, gastando pouco e conhecendo pessoas, confira os melhores hostels de Pipa:
Quantos Dias Ficar em Pipa
Como já falei antes, o ideal é dormir em Pipa, e não fazer só um passeio bate e volta de Natal pra lá.
Um fim de semana é ideal para conhecer as praias, lagoas e mirantes e ainda curtir a noite super agitada do vilarejo.
Porém saiba que Pipa é um desses lugares cheios de histórias do tipo “vim pra ficar 1 dia e já estou aqui há um mês”. Sorte de quem pode passar um tempão lá!
Leia também: Lugares Baratos Para Viajar no Brasil
O Que Fazer em Pipa – RN
A partir do vilarejo de Pipa você consegue acessar 4 praias a pé:
Praia do Centro de Pipa
A praia do centro é a mais estruturada, ideal para quem quer se jogar numa espreguiçadeira e não fazer mais nada.
É a praia mais movimentada, por ser a mais próxima do vilarejo.
Baía dos Golfinhos
Caminhando pra esquerda desde a areia da Praia do Centro, você vai chegar à Baía dos Golfinhos. Preste atenção à maré, pois há um trecho de pedras que fica intransponível na maré alta. Em geral as pousadas tem a tábua de marés e te informam direitinho os horários.
A Baía dos Golfinhos não é acessível a partir da estrada, então a única maneira de chegar lá é caminhando a partir da Praia do Centro ou da Praia do Madeiro. Também não tem quiosques nem muito lugar com sombra, então vá preparado.
Além de ser uma praia linda, das mais bonitas do Brasil, a Baía dos Golfinhos é cheia desses bichinhos lindos, os golfinhos.
Já li relatos de quem passou dias na praia e não avistou nenhum, mas eu tive sorte. Na primeira vez estava num passeio de barco e consegui ver e fotografar esses lindinhos.
Na segunda eu estava nadando, bem pertinho da areia, e fui rodeada por filhotes pulando um em cima do outro (e de mim). Nessa ocasião eu não tinha uma câmera comigo, mas com certeza jamais esquecerei a experiência.
Praia do Madeiro
Uma praia com o mar mais agitado, porém com um paredão de tirar o fôlego.
Se você caminhou da Praia do Centro até a Baía dos Golfinhos, é só continuar por mais meia hora que vai chegar lá.
Também dá pra ir de carro e deixar no estacionamento, ou com as vans que vão para Tibau do Sul e passam por lá.
Ao contrário da Baía dos Golfinhos, a Praia do Madeiro tem estrutura de quiosques.
Praia do Amor e Chapadão de Pipa
A Praia do Amor tem esse nome porque uma pontinha de areia faz um formato de coração (pra quem tem boa imaginação).
Apesar do mar agitado, vale a pena visitar a Praia do Amor. Na maré baixa dá pra chegar lá a partir da Praia do Centro, caminhando pela areia para a direita.
Mas o mais legal é ir por dentro do vilarejo, de modo a chegar no Chapadão de Pipa para ter essa vista panorâmica (e conseguir enxergar o tal coração).
Passeio de Barco na Lagoa dos Guaraíras
Se você curte passeio de barco, vale a pena reservar meio dia para conhecer a Lagoa dos Guaraíras, que fica em Tibau do Sul.
Além de ter uma boa chance de avistar golfinhos, o passeio te proporciona uma vista panorâmica das praias de Pipa antes de chegar na lagoa.
A Lagoa dos Guaraíras deságua no mar, por isso o acesso é tão fácil. Lá no meio dela há bancos de lama onde a gente pode se lambuzar.
O Que Fazer em Pipa à Noite
Pipa tem uma noitada mais animada do que Natal. Na ruazinha central você encontra vários bares que fervilham de gente curtindo uns bons drinks e todo tipo de música.
A boate Calangos, lá no finzinho do vilarejo, é certamente o seu lugar se quiser varar a noite ouvindo música eletrônica, ritmo que comanda a Praia da Pipa.
Mas se você não é desse ritmo, não se preocupe, há vários barezinhos com samba ao vivo, MPB, forró, e por aí vai.
Nas calçadas você encontra a galera vendendo artesanatos e conversando um pouco. Dá pra perceber que são pessoas de todos os países vizinhos ao Brasil falando portunhol, principalmente uruguaios, argentinos e chilenos, que estão em peso morando em Pipa.
Outros Destinos Para Conhecer no Rio Grande do Norte
O Rio Grande do Norte é cheio de praias lindas e locais incríveis para conhecer. Alguns deles são:
- Dunas de Genipabu
- O Maior Cajueiro do Mundo (Pirangi)
- São Miguel do Gostoso
- Galinhos
- Piscinas Naturais de Maracajaú
Foto: Snorkel em Maracajaú
Escrevemos em detalhe sobre todos esses locais em outro texto aqui do blog. Clique aqui para ler.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Nossa esse seu post caiu do céu, estou indo para semana que vem, vou passar 3 dias. E já anotei várias das suas dicas do que fazer em Pipa RN. Amei!!!!!!!!!!!
Pipa é o paraíso, você vai amar! Boa viagem!
Já estive em Pipa em um passeio bate e volta de Natal e não pude aproveitar essas excelentes dicas do que fazer em Pipa que você relata. Muitas praias lindas !
O melhor é dormir uma noite pelo menos em Pipa, mas num bate e volta já dá para ter um gostinho do que é aquela vila charmosinha né? Linda mesmo!
Eu só fui pra Pipa num bate-volta e me arrependi muito! Queria muito ter ficado alguns dias para aproveitar a noite e aproveitar os passeios.
Que pena conhecer Pipa só num bate e volta!! Mas ainda assim dá pra aproveitar um pouco, né? É o tipo de lugar que dá para ir várias vezes e sempre conhecer algo novo!
Estive em Pipa num bate-volta, e claro não deu pra curtir quase nada de sua lista. Fiquei babando na experiência de ter golfinhos saltando por cima de você, que demais!!!
A gente morre de vontade de visitar Pipa mais uma vez para curtir ainda mais! Um bate e volta dá um bom gostinho do que tem para fazer lá, mas é muito melhor dormir na vila!
Bom demais Pipa né? Em uma das vezes que fomos pra lá nos hospedamos em Tibau do Sul e o hotel ficava às margens da Lagoa dos Guaraíras, um visual incrível. O que gosto de Pipa é a variedade de lugares bons pra comer, aqueles bistrozinhos pequenos e a pizza da Calígula são bons demais.
Eu morro de vontade de voltar para Pipa e ficar um tempo por lá curtindo a tranquilidade. Que lugarzinho bom né
Eu também AMO Pipa e concordo que não vale a pena ir de bate e volta. A noite no centrinho é especial!
Exatamente! Passar a noite em Pipa é OUTRA experiência! <3