Fronhas Maranhenses: Conheça a Praia da Raposa no Maranhão

fronhas maranhenses

Bora falar das Fronhas Maranhenses, esse paraíso natural que fica na cidade de Raposa, pertinho de São Luís!

Imagina só: dunas de areia branquinha, vegetação de mangue e você navegando por um rio no meio de tudo.

Localizadas em proximidade com a vibrante cidade de São Luís, a capital do Maranhão, as Fronhas Maranhenses destacam-se como um destino que é tipo uma “prévia” do que te espera nos Lençóis Maranhenses.

Isso porque as Fronhas Maranhenses são como uma miniatura dos Lençóis Maranhenses (fronhas, lençóis… pegou a referência?).

Nesse artigo te contamos como é o passeio, onde ficam as Fronhas Maranhenses, como chegar lá, onde se hospedar, quanto custa e mais alguns detalhes. Também deixamos nossa opinião sincera sobre o passeio, e se achamos que vale ou não a pena.

O Que São as Fronhas Maranhenses

As Fronhas Maranhenses são uma área de dunas, rios e mangue na cidade de Raposa, vizinha da capital São Luís.

Esse conjunto todo fica pertinho da Praia da Raposa, o que contribui para que o cenário seja ainda mais bonito.

1 fronhas maranhenses passeio raposa sao luis maranhao
Lua cheia nascendo nas Dunas de Carimã

O local recebeu esse apelido de “Fronhas Maranhenses” porque o passeio se assemelha muito a um passeio popular em Barreirinhas, cidade base para conhecer os Lençóis Maranhenses.

Nesse passeio você navega por canais do Rio Paciência, rodeado pela vegetação de mangue, e passa pelas Dunas de Carimã, que são o ponto alto do passeio, onde você fica entre o rio e o mar.

Onde Ficam as Fronhas Maranhenses e a Praia da Raposa

Raposa fica em uma pontinha da Ilha Upaon-Açu, ao lado de São Luís.

Da Praia do Calhau até Raposa são cerca de 25km, enquanto do Centro Histórico (Reviver) são 30km.

1 fronhas maranhenses passeio raposa sao luis maranhao
Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Como Chegar à Raposa

Se você estiver de carro alugado, basta seguir a Av. dos Holandeses próxima à beira mar de São Luís, que vira uma via expressa e te leva diretamente à Raposa.

Você também pode optar por ir de ônibus, usando o transporte público da cidade. Como o Google Maps não dá as linhas e horários no Maranhão, use o app Moovit para ver a melhor rota desde sua hospedagem.

1 fronhas maranhenses passeio raposa sao luis maranhao
Maré baixa na Praia da Raposa

Para quem não quer se preocupar com transporte e horários (já que é preciso ficar ligado na alta e baixa da maré para fazer o passeio), uma boa é contratar um guia turístico ou se juntar a uma excursão.

Uma opção legal é esse passeio que inclui o transporte do seu hotel (ida e volta) e também te leva para conhecer a cidade de São José de Ribamar e seus pontos turísticos, além de ir para a Raposa – e o passeio de barco já está incluído.

Clique aqui para ver os detalhes do passeio, preço e horários. Recomendamos a reserva com a Civitatis por ser nossa parceira de confiança e ter cancelamento grátis.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Como é o Passeio Pelas Fronhas Maranhenses

O primeiro passo para conhecer as Fronhas Maranhenses é chegar ao Cais da Raposa no horário certo para a saída do passeio, que depende da maré. Se você for com uma excursão, isso tudo já estará planejado.

1 fronhas maranhenses passeio raposa sao luis maranhao
Cais da Raposa

Quando Fazer o Passeio (Horário e Maré)

Se você for de carro ou de ônibus por conta própria, entre em contato com alguma agência que oferece o passeio com antecedência para saber a hora certa. Basta pesquisar por “tour Raposa” no Google Maps e você terá várias sugestões.

Isso é muito importante, porque a maré nessa região tem uma variação imensa, deixando tudo seco na baixa e alagando áreas extensas na alta.

1 fronhas maranhenses passeio raposa sao luis maranhao
Praia da Raposa na maré baixa. Na alta, isso tudo fica coberto de água

Planeje-se: Comidas e Bebidas Para o Passeio

Dependendo do passeio de barco que você contratar, poderá ter diferentes opções de alimentação. Alguns barqueiros vendem bebidas e até mesmo comida, mas a maioria funciona de outro jeito.

No Cais da Raposa, antes de embarcar, os turistas podem comprar peixes e outros frutos do mar diretamente com os pescadores da área. Os preços são extremamente baixos e é tudo bem fresquinho.

1 fronhas maranhenses passeio raposa sao luis maranhao
A área dos pescadores na Raposa

Na hora de embarcar, basta deixar o que você comprou com o barqueiro e ele levará no gelo para você. Durante o passeio ele irá preparar o peixe numa churrasqueira a bordo e irá te servir.

Não é tarefa fácil equilibrar a bandeja com peixe no colo e comer enquanto o barco vai navegando, mas vale a pena a aventura.

A respeito de bebidas, a maioria dos barqueiros deixa os turistas levarem seu próprio isopor, mas também vendem água, cerveja e refrigerante no barco.

No Cais da Raposa você consegue comprar bebidas e gelo em um dos vários mercadinhos.

Se não quiser comer durante o passeio, também pode chegar à Raposa com antecedência e comer em um dos restaurantes de lá. Há várias opções legais para provar comidas típicas do Maranhão, de frente para o mar.

Calçadão de Raposa, com vários restaurantes

Paradas do Passeio: Banco de Areia e Criação de Ostras

O Cais de Raposa fica na praia de mar aberto, mas em poucos minutos de passeio você já passa a navegar pelas águas tranquilas do rio, protegido pelo mangue e pelas dunas.

Fique de olho para avistar animais típicos da região. Nós vimos um guará bem vermelhinho, além de outros pássaros.

Guará nas Fronhas Maranhenses

As paradas do passeio pelas Fronhas Maranhenses incluem um banco de areia, por onde você pode caminhar e se banhar.

Dependendo do horário você conseguirá reparar na água cobrindo ou recuando da areia em alta velocidade. A maré realmente é um fenômeno muito intenso nessa reigão.

1 fronhas maranhenses passeio raposa sao luis maranhao
Barcos de passeio no banco de areia

Outra parada do passeio é num local de criação de ostras. Os “ostreiros” ficam em plataformas flutuantes no meio do rio, onde o barco encosta e te dá tempo suficiente para dar um mergulho ou para saborear as ostras (mais fresquinhas, impossível!).

Quem aí ama uma ostra fresquinha?

Dunas de Carimã

Essa é a parada mais longa do passeio. Os barcos ficam atracados e você tem tempo suficiente para se banhar no rio e subir as dunas.

Barcos aos pés das dunas

A área de dunas é bem extensa, e além delas você encontra uma praia de mar aberto. É bem legal estar no meio das dunas e ver o mar de um lado e o rio do outro.

1 fronhas maranhenses passeio raposa sao luis maranhao
Mar aberto lá na frente

Se você fizer o passeio das Fronhas Maranhenses na parte da tarde, pode ser que tenha a sorte de ver o pôr do sol das dunas, que é um espetáculo.

1 fronhas maranhenses passeio raposa sao luis maranhao
Pôr do sol nas Fronhas Maranhenses

Nossa Opinião Sobre o Passeio às Fronhas Maranhenses

O passeio passa por lugares muito lindos e vale a pena para quem está com tempo livre em São Luís e ainda não foi (ou não vai) para os Lençóis Maranhenses.

Porém eu acho que o nome “Fronhas Maranhenses” acaba criando uma expectativa que não corresponde à realidade.

Isso porque a Raposa é uma região linda, mas não se compara ao cenário clássico dos Lençóis Maranhenses, que são dunas de areia branca e lagoas cristalinas.

Lençóis Maranhenses em todo seu esplendor

Outro ponto negativo que, infelizmente, é uma realidade muito chata em muitos lugares do Brasil, é que durante o passeio os barqueiros e turistas colocam música para tocar num volume absurdamente alto.

Há quem goste e entre no clima de curtição, mas se você é como eu, que sempre tem a esperança de sossego e silêncio em meio à natureza, pode esquecer.

Leia também: onde ficar nos Lençóis Maranhenses

Onde se Hospedar em São Luís

Dividimos São Luís em 2 áreas que consideramos interessantes para se hospedar e vamos falar um pouco de cada uma. São o Centro Histórico (Reviver) e a Praia do Calhau, que é a principal praia de São Luís.

Para ver mais opções de hospedagem em São Luís clique aqui.

Voo Barato Para o Nordeste

Para encontrar voos baratos nós usamos o Skyscanner, pois dá para pesquisar com flexibilidade de datas, voos com escala ou direto, além de buscar vários aeroportos de uma só vez. 

Faça uma busca clicando aqui ou abaixo:

Se você der sorte, em algumas rotas ainda vai ter uma vista privilegiada do avião. Olha só essa foto que tirei num voo entre São Luís e Fortaleza:

O Que Fazer em Barreirinhas lençóis maranhenses
Sobrevoando os Lençóis Maranhenses

Leia a seguir: 7 lugares para conhecer no Maranhão

CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL

Booking.com

fronhas maranhenses passeio raposa sao luis maranhao

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

8 comentários em “Fronhas Maranhenses: Conheça a Praia da Raposa no Maranhão”

    1. Fico feliz que tenha gostado das Fronhas Maranhenses! As dunas realmente rendem fotos incríveis. Quando quiser explorar, estou aqui para ajudar com mais dicas de viagem e fotografia.

  1. Adoro essa criatividade para colocar nome nos lugares haha Eu confesso que quando li “fronhas” já imaginei uma miniatura dos Lençóis Maranhenses. Mas mesmo com essa falsa expectativa esse passeio em Raposa parece incrível! E sou como vcs, música alta me irrita, mas nem sempre a gente consegue evitar, não é mesmo?

    1. Que legal que curtiu a criatividade! Raposa é cheia de surpresas. Ah, as “fronhas” são uma atração à parte. E é verdade, música alta às vezes rola, faz parte do rolê! 🙂

  2. Achei lindíssimas as dunas! Ainda não conhecia as Fronhas Maranhenses e a Praia da Raposa. Também achei que o nome acaba gerando uma expectativa de similaridade com os Lençóis Maranhenses, mas as belezas são diferentes.

    1. Realmente, as Fronhas Maranhenses e a Praia da Raposa são tesouros escondidos no Maranhão! Apesar da semelhança no nome, cada uma tem sua própria beleza e charme. Fico feliz que tenha descoberto esses lugares especiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share