Vou ser sincera: conhecer Joinville e seus pontos turísticos não estava nos meus planos quando viajei para Santa Catarina, porém acabei parando por uns dias na cidade para descansar das longas horas dirigindo e acabei descobrindo que Joinville tem muito o que fazer! A cidade nos agradou e impressionou de verdade!
E como eu sempre conto aqui no blog sobre as melhores atrações de todos os lugares que a gente visita, fica aqui minha lista do que fazer em Joinville e dicas para aproveitar muito a viagem.
Joinville já chama a atenção por uma curiosidade: é a maior cidade do Estado de Santa Catarina, ficando na frente da capital Florianópolis! A princípio isso foi um ponto negativo, pois imaginei uma cidade grande e feia. Mas Joinville está bem longe disso!
A seguir vou te contar tudo que há de encantador nessa cidade brasileira, considerada uma das melhores para se viver.
Você pode começar assistindo nosso vídeo de lá, no qual mostramos nosso passeio pelo centro da cidade e contamos muitas histórias sobre os príncipes de Joinville. Clique aqui para abrir no Youtube.
Mas espera aí: tem príncipe na história também?
François d’Orléans foi um príncipe francês que se casou com Francisca de Bragança, irmã de Dom Pedro II, e que recebeu as terras onde posteriormente foi fundada Joinville como dote.
Hoje em dia é possível ver muitas referências ao príncipe e à princesa em Joinville, incluindo o Palácio do Príncipe, onde funciona o Museu Nacional de Imigração e Colonização.
Índice
Onde Fica e Como Chegar a Joinville – SC
Joinville fica no Norte do Estado de Santa Catarina, a 180km de Florianópolis e 132km de Curitiba.
A cidade é vizinha da Ilha São Francisco do Sul, uma das cidades mais antigas do Brasil, e banhada pela belíssima Baía da Babitonga.
O melhor acesso à cidade é pela BR-101, rodovia duplicada e em bom estado.
Nós viajamos com nosso carro desde o interior de São Paulo, então tivemos a ótima experiência de poder ir para qualquer lugar com muita liberdade. As estradas do litoral são ótimas, e aquelas que ligam cidades grandes do interior também.
É muito cômodo conhecer Santa Catarina de carro. Como viajamos na temporada baixa, não tivemos problemas com trânsito nem com local para estacionar.
Na temporada alta é um pouco diferente. Os congestionamentos são constantes no litoral e pode levar horas para percorrer distâncias pequenas, principalmente nas praias mais badaladas.
Mas mesmo quem estiver de ônibus vai ter esse problema, então é preciso pesar os prós e contras para decidir o que será melhor para você.
Alugar um carro é bem fácil e econômico. Dá para reservar on line, pagar parcelado e pegar o carro sem burocracias na locadora. Clique aqui para consultar preços e modelos disponíveis.
Para consultar passagens de ônibus, tempo de viagem e preços clique aqui.
E se você vem de mais longe, para encontrar voos baratos nós usamos o Skyscanner, pois dá para pesquisar com flexibilidade de datas, voos com escala ou direto, além de buscar vários aeroportos de uma só vez. Faça uma busca clicando aqui.
Onde se Hospedar em Joinville – SC
A melhor região para se hospedar em Joinville é o centro da cidade, próximo à sua Catedral e à Rua do Príncipe.
Joinville conta com excelentes hotéis por preços bons. Selecionei aqui os melhores, baseado na avaliação de seus hóspedes, preço e localização:
- Blue Tree Towers, com suítes modernas e espaçosas e café-da-manhã muito elogiado.
- Comfort Hotel, com localização privilegiada e quartos estilosos.
- Hotel Germânia, o mais queridinho de Joinville pelos hóspedes, com uma linda piscina.
Para quem busca opções econômicas, o melhor custo / benefício pode ser encontrado nessas opções:
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
O Que Fazer em Joinville – SC
Dá para conhecer a maior parte das atrações de Joinville caminhando pelo centro, porém alguns pontos turísticos ficam um pouco mais afastados e o ideal é estar de carro ou então pegar táxi ou Uber para conhecer.
Mercado Público Municipal de Joinville
Nosso lugar favorito em Joinville foi o Mercado Público Municipal, onde funcionam alguns ótimos bares e restaurantes a céu aberto. No fim do dia é o destino perfeito para tomar uma cerveja artesanal de qualidade e provar petiscos regionais.
No interior do Mercado Público Municipal de Joinville há também lojinhas de produtos típicos, como a deliciosa Linguiça Blumenau.
Além disso, a arquitetura do prédio é uma lindeza, no estilo tradicionalmente alemão chamado Enxaimel:
Catedral de Joinville
Com uma construção modernista de 1960, a Catedral de Joinville chama a atenção no centro da cidade, com suas cúpulas e vitrais imensos.
Mesmo para quem não é religioso, vale a pena entrar e contemplar o interior da Catedral de Joinville, muito bonita e pacífica em meio ao movimento do dia a dia na cidade grande.
Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Você sabia que a única filial do famoso balé russo, o Bolshoi, fica no Brasil?
É em Joinville que você encontra a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, onde ocorre a formação de bailarinos e professores que se destacam entre os melhores do mundo.
O motivo da cidade ter sido escolhida para sediar essa escola foi o Festival de Dança de Joinville, que acontece anualmente na cidade desde 1983, e que impressionou um dos representantes do Balé Bolshoi russo em sua visita.
Ele gostou tanto da energia da cidade e da dedicação dos dançarinos que apoiou até o fim de sua vida a criação dessa escola em Joinville.
Nós tivemos o prazer de, em 2017, assistir a uma peça do Balé Bolshoi na Bielorrússia, e quando visitamos Joinville fizemos questão de conhecer a Escola do Bolshoi no Brasil, mesmo que brevemente.
Em nossa visita encontramos uma pequena exposição na área da recepção da escola, com fotos e roupas usadas nas apresentações.
Se você também aprecia danças e principalmente balé, não deixe de conferir a programação do Bolshoi em Joinville ou de programar uma visita guiada. Mais informações no site oficial.
Prefeitura de Joinville
A cidade de Joinville é cortada pelo Rio Cachoeira, e em suas margens encontramos um calçadão bem agradável para passear. Caminhamos desde a Escola Bolshoi até o prédio da Prefeitura de de Joinville, que possui uma arquitetura interessante.
Rua das Palmeiras
E falando em palmeiras, as mais famosas de Joinville formam uma alameda lindíssima no centro da cidade, com o Palácio do Príncipe ao fundo.
As sementes das palmeiras imperiais da Alameda Brüstlein (nome oficial da rua) foram trazidas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro em 1867, a pedido do administrador de Joinville, que na época tinha o nome de Colônia Dona Francisca, em homenagem à sua princesa.
Uma curiosidade é que as palmeiras ainda são as originais, visto que essa espécie vive em média 200 anos!
Na Rua das Palmeiras a um busto de Dona Francisca, embora tenhamos sentido falta de uma placa com sua história para acompanhar.
Leia também: 24 Pontos Turísticos da Região Sul
Museu Nacional de Imigração e Colonização – MNIC
O Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville funciona num prédio histórico onde funcionava a sede do governo de Joinville, também conhecido como Palácio do Príncipe.
Como nós viajamos durante a pandemia, não tivemos a chance de visitar o interior do museu, que estava fechado.
Ele possui exposições relembrando o estilo de vida dos imigrantes alemães, italianos, poloneses e ucranianos no Sul do Brasil, além de jardins nos entornos da construção principal
Casas Enxaimel (Rua do Príncipe)
Joinville tem muitos aspectos estrangeiros, e se você quer se sentir mais um pouco fora do Brasil, basta passear pela Rua do Príncipe.
Lá você encontra vários casarões no estilo Enxaimel, de origem alemã, iguais àqueles que são vistos em abundância em Pomerode e Blumenau. É uma pena que alguns estejam em mau estado de conservação, embora a maior parte ainda mantenha seus aspectos tradicionais.
Portal de Joinville
Para quem ama fotos em portais, vale a pena dar uma paradinha no Portal de Joinville, que fica às margens da BR-101.
Ele é um dos principais cartões-postais da cidade e recebe muitos turistas todos os dias. Se você chegar na cidade por ali, vale a pena procurar algum funcionário da Secretaria do Turismo caso queira mapas e informações.
Moinho de Joinville
Localizado no Centro de Convenções e Exposições Expoville, o Moinho de Joinville é patrimônio histórico da cidade e tem mais de 100 anos, sendo sua construção original de 1913.
Além do moinho os arredores do Centro de Convenções e Exposições Expoville são agradáveis de visitar, com muita área verde e opções gastronômica que se multiplicam durante eventos.
Passeio de Barco na Baía da Babitonga
Uma opção muito legal em Joinville é fazer um passeio de barco para conhecer as ilhas da Baía da Babitonga, que banha a cidade, e fazer uma parada no centro histórico de São Francisco do Sul, uma das cidades mais antigas do país.
Museu de Arte de Joinville
Além das exposições no prédio principal, o Museu de Arte de Joinville é muito procurado por seus belos jardins, onde podem ser realizados piqueniques e caminhadas.
A entrada é gratuita e o museu funciona de terça a domingo.
Parque das Orquídeas Adalberto Schmalz
Um local pequeno, porém bem cuidado e repleto de natureza, atraente principalmente para os amantes de flores.
Conta com um jardim decorado e estruturado, com armações metálicas e de madeira e, é claro, muitas orquídeas enfeitando o ambiente.
Zoobotânico Joinville
Se você busca uma área verde para passear em Joinville, não deixe de visitar o Zoobotânico da cidade, que conta com lagos, trilhas de caminhada e alguns animais em exposição, como aves, tartarugas e macacos.
O ambiente é familiar e há área para realização de piquenique, embora não sejam vendidos alimentos e bebidas no local.
Mirante de Joinville
Localizado no cume do Morro da Boa Vista, o Mirante de Joinville oferece vistas panorâmicas da cidade e da região, com muita Mata Atlântica, a Baía da Babitonga e a Ilha São Francisco do Sul.
É possível subir caminhando, mas se prepare: o mirante fica a 240 metros acima do nível do mar e a caminhada não vai ser das mais leves.
Outra opção, bem mais fácil, é subir de ônibus, que custa R$4,75 e incluí a volta. Não é permitido subir com veículo próprio.
Parque Natural Municipal da Caieira
Já deu para perceber que Joinville tem muitas áreas verdes, né? O Parque Natural Municipal da Caieira é mais uma delas, com um ambiente tranquilo e muito ar puro.
É o local perfeito para longas caminhadas ou pedaladas com vista para a Baía da Babitoga. A entrada é gratuita e o local possui sanitários, mas é preciso levar tudo que você precisa (água, por exemplo), pois não há venda no local.
Joinville Tem Praia?
Embora Joinville tenha uma pequena praia, chamada Vigorelli, a verdade é que se você quiser curtir todas as belezas do litoral catarinense, precisará ir para outra cidade.
A mais próxima, com belas praias, é a Ilha São Francisco do Sul. É possível chegar até lá num passeio de barco ou com seu próprio carro. Basta seguir no sentido Sul pela BR-101 e pegar a BR-280, que tem seu quilômetro inicial na ilha.
Nós já falamos muito sobre São Francisco do Sul em outro post aqui do blog, uma cidade que reúne um centro histórico lindo, cenários de tirar o fôlego e praias perfeitas para banho.
Nós conhecemos muitas praias do litoral catarinense e aqui estão algumas próximas de Joinville: Penha (a cidade do Beto Carrero), Barra Velha, Itajaí e Balneário Camboriú.
Um pouco mais distantes, mas valendo todo o esforço para conhecer suas belíssimas praias, estão Bombinhas e Florianópolis.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Já fui a Santa Catarina mas nunca fui a Joinville. Depois de ler sua postagem me deu vontade de conhecer.
A gente gostou bastante de Joinville. Surpreendeu principalmente porque a gente não estava esperando nada da cidade rsrs
Eu sou doida para conhecer Joinville, parece ser uma cidade incrível! Obrigada por compartilhar
Oi Luana! Nós achamos que vale bem a pena conhecer Joinville 🙂 um abraço!
Quando falamos em Santa Catarina a gente sempre pensa em Floripa e nunca cogita tantas outras primas cidades cheias de atrações bacanas, né? Adorei conhecer Joinville pelo seu olhar e espero em breve vê-la com meus próprios olhos.
É bem isso mesmo, Maria! São muitas cidades lindas deixadas de lado pelo turismo. Mas é assim em todo lugar…
Não sabia que Joinville era maior que Floripa! Uma amiga que vive lá idsse que não tinha muita coisa pra fazer, mas achei os pontos que voces mostraram aqui bem agradáveis. Vale a paradinha, sim, obrigada por compartilhar.
Pois é, muita gente diz que não vale a pena conhecer a cidade, mas nós curtimos de verdade Joinville
Tenho muita vontade de voltar a Santa Catarina e dessa vez incluirei, com certeza, duas dicas de vocês: Joinvile e São Francisco do Sul. Adorei saber de tantos lugares legais pra conhecer. Sempre incluímos uma visita a Mercados das cidades que visitamos e esse é uma graça.
Ahh essa dupla é sucesso numa viagem por Santa Catarina! Joinville surpreendeu demais a gente, é uma cidade muito gostosinha
Menina, para quem nem tinha planejado conhecer Joinville vocês visitaram diversas atrações. Pretendo fazer uma viagem de 30 dias por Santa Catarina e talvez incluía Joinville ☺️
Se rolar de dormir uma noite em Joinville pelo menos você não vai se arrepender. A cidade tem bastante coisa legal 🙂 Boa viagem pra você!
Passei apenas rapidamente pela cidade quando fui para São Francisco do Sul e bem sabia que tinha tudo isso para fazer em Joinville! Agora quero voltar para passar no Mercado…rsrsrs
Hahah se um dia eu voltar a Joinville vai ser direto no mercado pra tomar umas
Que linda, Joinville, cheia de atrações desconhecidas. Muito bom seu post pra conhecermos melhor a cidade
Que bom que curtiu, Adriana. Achamos Joinville uma boa surpresa em Santa Catarina 🙂