Tudo que Você Precisa Saber Para Viajar a Necoclí, na Colômbia

Em nossa viagem pelo Caribe da Colômbia tivemos muita dificuldade para encontrar informações sobre Necoclí, por isso reunimos aqui tudo que você precisa saber sobre a cidade: onde ficar, como chegar, o que fazer e como seguir viagem para Capurganá.

Necoclí é uma cidade pequenina que ninguém visita pelo seu potencial turístico, mas sim porque é a principal rota para quem quer chegar até o paraíso caribenho de Capurganá, no Golfo de Urabá na Colômbia.

Capurganá – Colômbia

É a partir de lá que se viaja também para o Panamá, passando pelo Arquipélago de San Blas, um lugar que não é pouco bonito não (mostramos no vídeo acima)!

Onde Ficar em Necoclí – Colômbia

A cidade de Necoclí consiste de basicamente três ruas principais saindo da praia, as suas transversais e a orla.

Tem uma estrutura razoável, com supermercados, um mercado central de peixes e frutas, restaurantes e algumas boas opções de alojamento.

Nós escolhemos ficar no Hostel La Mariapolis, um casarão amplo com um deck direto pro mar que foi transformado num hostel maneiríssimo.

Ele é comandado por duas argentinas extremamente simpáticas, além de alguns gatos e cachorros. No deck tem um bar e vista para o fim de tarde espetacular na praia.

NECOCLI COLOMBIA
Hostel la Mariapolis

Pagamos COP 30.000 por pessoa num quarto para três, enquanto o privado (2 pessoas) saía por COP 70 mil (2018). Clique aqui para consultar valores na sua data de viagem.

Reunimos aqui algumas outras opções interessantes e com ótimo custo x benefício:

NECOCLI COLOMBIA
Necoclí – Colômbia

Leia também: o que fazer em Cartagena, cidade colonial da Colômbia

O Que Fazer em Necoclí – Colômbia

Necoclí tem uma orla bem grande, com praias tranquilas, de águas calmíssimas e quentinhas.

NECOCLI COLOMBIA
Necoclí – Colômbia

Não espere nada parecido com Caribe, você ainda não chegou a Capurganá! Aqui em Necoclí a água é mais escura, um pouco salobra, e costuma ter muitos galhos e algas trazidos pela maré.

De qualquer modo, faz tanto calor na região que é irresistível se jogar na água. E aí você se entrega à tranquilidade do lugar.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Praias de Necoclí – Colômbia

Se você olhar no mapa, vai ver que Necoclí parece um quadrado. As praias da parte de baixo desse quadrado tem um pouco mais de gente e a orla com mais estrutura. Muitos quiosques e bares por lá.

No mapa acima marquei o Restaurante Bar La Paila De Tomjo como ponto de referência.

NECOCLI COLOMBIA
Praia em Necoclí

Não tinha muita gente, por ser temporada baixa, mas mesmo assim paramos por lá e comemos um peixe com arroz de coco, tomamos umas cervejas e nos refrescamos no mar.

A comida custou COP 18.000 e a cerveja COP 3.000. Foi uma ótima tarde.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

CHIP INTERNACIONAL

CÂMBIO

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Outro trecho de praia que é bem legal, mas que só frequentamos à noite, foi ali perto do Zion Beach Bar. São armadas tendinhas na areia da praia e a iluminação fica por conta de tochas. Achamos um clima super gostoso para o fim da tarde.

NECOCLI COLOMBIA
Praia em Necoclí

Também curtimos a própria praia do nosso hostel. Não estava muito limpa (por causa de galhos e algas), mas nos divertimos à beça com os cachorrinhos de lá, que passam o dia na água.

Em uma tarde fizemos uma caminhada até a Playa Linda, mas a encontramos absolutamente deserta e com o mar bravio. Além disso, um cachorrão veio latindo em nossa direção e acabou espantando a gente de volta pra cidade.

Leia também: tudo sobre San Andrés, o Caribe Colombiano

Casa Museo

Pertinho da praia, bem de frente pro Muelle, está a Casa Museo.

Lemos que era interessante a visita. Porém, ao chegar na porta, olhamos pra dentro e parecia muito um grande depósito de coisas antigas aleatórias. Tinha que pagar entrada, então desistimos da visita. Funciona lá também uma hospedagem.

No Google Maps, o lugar está apontado como Museo Pareidólico.

Volcán de Lodo

Um passeio que é possível fazer a partir de Necoclí é o Volcán de Lodo.

Na região há 14 ao todo, mas o mais conhecido é o da Hacienda Virgén del Cobre. Não fomos lá, mas encontramos um casal que tinha acabado de voltar e tinha se divertido bastante.

A graça é chafurdar na lama quentinha, que é supostamente terapêutica. Paga-se entrada.

Leia também: vale a pena conhecer Medellín, na Colômbia?

Cultura Indígena

Para os que se interessam por cultura indígena, Necoclí foi ocupado pela etnia Kuna, que também está presente no Panamá, e também pelos Zenúes.

Há algumas reservas indígenas em torno da cidade com passeios etnográficos para turistas. Ali pode-se ver como é a vida entre eles, saber um pouco da culinária, do dia-a-dia etc.

Pergunte no seu hotel/hostel, pois é melhor que seja agendado o passeio.

Arte em Necoclí

Bares e Restaurantes em Necoclí – Colômbia

Na Carrera 51 (não confundir com Calle 51), tem vários bares pra beber e comer sentado na areia. Lugar muito agradável, tanto de dia quanto de noite. Falam muito bem do bar de reggae que tem ali, mas não conseguimos encontrá-lo aberto.

Por toda a Calle 46 há estrutura, e entre as Carreras 49 e 46 há bons pedaços de praia, com mesas na areia e água tranquila. A comida ali é mais cara que no centro da cidade, mas é o preço por comer na praia.

Peixe frito com arroz de coco

Leia também: comidas típicas para provar na Colômbia

Porém a parte movimentada da cidade não está na praia, e sim na região entre as Calles 50, 51, 52, 46, 45 e 44. Ali é tudo meio caótico e desarrumado. Comemos duas vezes no Restaurante La Cascada e a comida estava uma delícia.

Perto do fim da Calle 50 fica a pracinha da cidade, apontada no mapa como Parque Principal. Ali há vários restaurantes e sorveterias.

Leia também: o que fazer em Bogotá

Como Chegar em Necoclí – Colômbia

De Barco

Caso se esteja vindo do Panamá, toma-se um barco para Capurganá e de lá outro até Necoclí, servindo de porta de entrada para desbravar o litoral atlântico da Colômbia.

Barco Necoclí- Capurganá

O Muelle de onde saem e chegam os barcos a Capurganá está na Calle 46.

De Avião

De avião, o aeroporto mais próximo que recebe voos comerciais é o de Apartadó. Sobre isso, falamos mais no post de Capurganá (clique aqui para ler).

De Ônibus

De ônibus, pagamos COP 70.000 desde Medellín, pela Cootransuroccidente. O preço é, como quase tudo na Colômbia, negociável. Peça sempre um desconto. A viagem demorou quase 11 horas.

NECOCLI COLOMBIA
Necoclí – Colômbia

Pra quem vem do litoral (de Cartagena, por exemplo), o melhor caminho é por Montería, que é a última cidade média antes de Necoclí. O mais normal é pegar uma van de lá por COP 30.000 (negociáveis, claro).

Tanto em Montería quanto em Necoclí, os condutores de van caem em cima mesmo, contando mentiras, dizendo horários que não existem e quase que te puxando pra poder comprar com eles. Esteja preparado para lidar com isso.

A parada de ônibus em Necoclí é num posto de gasolina, na Calle 50. Busque por Cootransuroccidente Necoclí no Google Maps, pois a parada é bem pertinho do lugar apontado.

Voo Barato Para a Colômbia

Busque preços de voo no Skyscanner. É uma ferramenta ótima e com a possibilidade de procurar com datas flexíveis. Mas lembre-se: em geral o preço das passagens é mais barato comprando direto no site da companhia aérea.

Eu costumo comprar passagens internacionais com antecedência de mais ou menos 3 meses, a não ser que apareça alguma promoção bombástica antes disso.

Aproveite e faça uma pesquisa para ter ideia dos valores. Use datas diferentes e tente entender se os preços estão subindo ou baixando:

Caixa Eletrônico em Necoclí – Colômbia

Na pracinha central você encontra bancos para sacar dinheiro.Não se esqueça de sacar dinheiro para levar a Capurganá! Por lá só há correspondentes bancários, que não fazem saques para bancos estrangeiros. E não há internet, então nem sonhe em usar cartão de crédito.

Moeda Usada na Colômbia

Nome da moeda: peso colombiano (COP)

Cotação (maio/2023): 1000 pesos colombianos = R$ 1,11

Em qualquer cidade média ou grande da Colômbia, o cartão de crédito é um meio bem comum de pagamento.

É bom sempre ter um pouco de peso em mãos para comprar coisas pequenas e de vendedores informais.

Para fazer saques, procure um caixa eletrônico e fique atento às taxas cobradas. O Colpatria é um banco que não cobra taxa e que dá um limite alto de saque.

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Leia nosso post completo sobre qual moeda levar para a Colômbia clicando aqui.

Chip Internacional Para a Colômbia

Para facilitar sua viagem, é possível embarcar já com um chip funcionando para usar sem limite de dados na Colômbia (e em outros países que você vá visitar na mesma viagem).

É muito prático poder usar mapas para se guiar pelas cidades, tradutores para conversar com as pessoas locais e também apps de transporte, como o Uber.

Uma excelente opção é O Meu Chip, que tem ampla cobertura e preços ótimos para receber em casa.

Clique aqui para ver preços e pacotes para a Colômbia.

Seguro Viagem Para a América do Sul

É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:

  1. Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
  2. Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Lembrando que tem como contratar um seguro com cobertura COVID-19, já que muitos países estão exigindo esse requisito.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A COLÔMBIA

Booking.com

NECOCLI COLOMBIA

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

10 comentários em “Tudo que Você Precisa Saber Para Viajar a Necoclí, na Colômbia”

  1. Ruthia Portelinha

    Nunca tinha ouvido falar de Necoclí, mas gostei do ambiente pouco turístico e descontraído do lugar. Adoraria provar esse peixe com arroz de coco.

  2. Já estive na Colômbia 2x, mas conheci outros lugares. Para falar a verdade, nunca tinha ouvido falar de Necoclí. Me pareceu pacata e me lembrou Boipeba aqui na Bahia. Achei bem simpático e agradável, bom para relaxar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share