Visitamos Narva, na fronteira da Estônia com a Rússia, e nos encantamos com a tranquilidade da cidade que é, surpreendentemente, a terceira maior do país. Confira nossas dicas de passeios e hospedagem.
Narva é a cidade na principal fronteira entre a Estônia e a Rússia, e também a principal ligação de São Petersburgo, na Rússia, com a Europa. E é a terceira maior cidade da Estônia, apesar de ter menos de 70 mil habitantes.
Caso você esteja indo para a Rússia, uma parada em Narva seria basicamente para descansar antes de seguir viagem, pois são mais 4 horas até São Petersburgo e mais de 3 horas desde Tallinn, capital da Estônia.
Em poucas horas dá pra conhecer tudo que tem na cidade, então dá pra conhecer Narva antes de cruzar a fronteira e seguir para São Petersburgo.
Mas se você está só viajando pela Estônia ou pelos Países Bálticos, pode ser uma boa oportunidade para conhecer uma cidade russa, já que Ivangorod fica bem ali após o rio, e brasileiros não necessitam de visto para entrar na Rússia.
E pode acreditar que Ivangorod já tem um ambiente muito diferente das cidades europeias, inclusive de Narva.
As opções de roteiro de viagem que incluem a Estônia são tantas que nós escrevemos um post com todas elas. Confira:
E leia também: O Que Fazer em Tallinn – Estônia | Dicas e Roteiro
Índice
Motivos Para Conhecer Narva – Estônia
A cidade de Narva tem uma história curiosa: durante a Segunda Guerra Mundial, Narva era parte da União Soviética (URSS), e 98% da cidade foi destruída por conta de diversos ataques dos próprios soviéticos para expulsar as tropas nazistas.
Isso fez com que sua população migrasse para dentro Rússia e outras regiões da URSS. Após a Segunda Guerra, no entanto, a URSS desenvolveu um plano secreto para a implantação de uma usina de processamento de urânio em Nava, o que faria a cidade ser fechada.
Os habitantes de Narva que haviam migrado durante os bombardeios não foram autorizados a voltar.
No fim, Narva não foi escolhida como a cidade para a instalação dessa usina, porém vários cidadãos da URSS haviam migrado pra lá como parte desse plano e, por conta disso, Narva hoje tem 95,7% da sua população composta por pessoas que tem a língua russa como nativa, ainda que sejam estonianos.
Nos mercados e comércios, as pessoas te saudarão em russo e falarão em russo até você mostrar que não fala essa língua. Mas não tem problema: boa parte das pessoas fala inglês num bom nível.
O que Fazer em Narva – Estônia
Narva foi quase totalmente destruída durante a Segunda Guerra, então sobrou pouca coisa. A cidade é muito tranquila e o maior movimento nela é por conta da fronteira com a Rússia.
Castelo de Hermann
O Castelo de Hermann é o principal ponto turístico de Narva. Fica bem ao lado do controle da fronteira e de lá tem-se a vista para o castelo e outras partes da cidade de Ivangorod, na Rússia.
O mais curioso da vista daí é que Narva possui um estilo bem mais soviético, com prédios quadrados e cinzas, do que Ivangorod.
O Castelo de Hermann data de 1256. Porém dentro do terreno do castelo sobrou pouca coisa após o bombardeio da cidade.
Hoje em dia, lá dentro há o muro, um restaurante e o castelo apenas, e ambos são acessíveis ao público. O castelo é pago e ficará em obras de renovação ainda por um tempo.
Calçadão do Rio Narva
Na margem do Rio Narva, que separa a Estônia da Rússia, foi construído um calçadão que torna o passeio por ali bem agradável.
O ponto principal do calçadão é o Hahni Trepp, a escada que leva a uma praça bonitinha com um mirante.
Narva Town Hall
Narva Town Hall é o prédio da prefeitura, que fica na região da Old Town. Porém, como a cidade foi quase completamente destruída, hoje em dia não há muito o que ver.
Victoria Bastion
O Victoria Bastion é uma casamata fortificada que pode ser visitada por dentro. Lá dentro contam a história do bastião, de como ele sobreviveu às guerras travadas em Narva, tudo entre paredes grossas e um ambiente que lembra uma caverna.
A visita não é aconselhável para pessoas que tem problema com lugares fechados. Custa 5 euros para entrar, mas a excursão é apenas com guia.
Estátua de Paul Keres
Paul Keres é um dos maiores jogadores de xadrez de todos os tempos e nasceu na Estônia.
Em Narva, é possível sentar e fingir que está jogando com ele. Fica no Puskini Alee, um parque bem perto da fronteira. O tabuleiro é a reconstrução de uma de suas partidas mais famosas.
O Leão Sueco
O Leão Sueco (Swedish Lion) é uma estátua celebrando a vitória na Batalha de Narva, travada em 1700, numa improvável derrota do exército russo frente ao sueco.
A estátua não tem nada demais, mas fica bem no final do passeio pelo Rio Narva, ao sul da cidade.
Catedral de Alexander e Catedral da Ressurreição de Jesus
Essa duas catedrais ficam próximas à estação de trem de Narva.
A Catedral de Alexander é católica romana, enquanto a Catedral da Ressurreição de Jesus é católica ortodoxa.
Ivangorod, na Rússia
Ivangorod é a cidade do outro lado do rio, já em território russo. Além do castelo, que é possível ver desde a fronteira, não há outros lugares interessantes na cidade.
Se sua viagem não inclui a Rússia, vale a pena para sentir o gostinho de uma cidade russa. E Ivangorod já tem a arquitetura e comércio bem diferente da sua vizinha Narva.
Brasileiros não necessitam de visto para cruzar a fronteira, mas não se esqueça de preencher corretamente o cartão de migração.
Como Chegar em Narva – Estônia
Narva é conectada a Tallinn e a São Petersburgo por ônibus e por trem. As empresas de ônibus Ecolines e Lux Express fazem essa ligação entre as três cidades. A rodoviária de Narva na verdade é só uma parada de ônibus ao lado da estação de trem.
O trem não é uma boa opção em nenhuma das direções. Mais demorado e mais caro. A empresa que opera o trem para São Petersburgo é a RZD.
Onde se Hospedar em Narva – Estônia
A melhor localização é perto da fronteira e do centro da cidade. A distância para a estação de trem e de ônibus é pequena, então dá pra ir a pé.
Nós ficamos no Kangelaste, um apart-hotel muito bom, econômico e bem localizado. Tudo era limpinho e o quarto tinha uma mini-cozinha bem equipada, muito útil. Nota 10.
Narva tem várias opções de hotéis e apartamentos. Clique aqui para conferir todos.
Dinheiro na Estônia
Nome da moeda: Euro
Cotação (setembro/2022): 1 euro = R$ 5,05
Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!
Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.
Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.
Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.
Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.
Seguro Viagem Para a Europa
Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. A maior parte deles fica na Europa e é signatária do Tratado de Schengen.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A EUROPA
Salve esse post no seu PINTEREST:
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂