Surpreenda-se com o Turismo na Macedônia

turismo macedonia

A Macedônia é um desses países que muita gente nem imagina que seja interessante para o turismo, mas nós estivemos lá duas vezes e viemos aqui contar que sim, a Macedônia tem muitas belezas e uma história muito interessante, e uma viagem pra lá vale muito a pena!

Pra começar, Alexandre, o Grande, um nome que provavelmente você já ouviu falar a respeito, supostamente nasceu lá. Alexandre, o Grande, ou Alexandre Magno, foi um grande conquistador do século 4 que chegou a dominar a Ásia Menor e a invadir a Índia, espalhando a cultura greco-búlgara pelo mundo. Sua estátua, na capital Skopje, é impressionantemente gigante.

O moço é tão importante que a Grécia briga seriamente com a Macedônia pela questão da sua origem, pois afirma que ele teria nascido numa região chamada Macedônia (ou Makedonia) dentro da Grécia. Por conta desta briga, pra que a Macedônia fosse admitida na ONU em 1993, a Grécia exigiu que a Macedônia fosse chamada provisoriamente pelo nome Antiga República Jugoslava da Macedônia (ARJM, ou em inglês, FYROM).

E assim foi até 2018, quando os países assinaram um acordo alterando oficialmente o nome da Macedônia para República da Macedônia do Norte, e agora a Grécia retirou seu veto para que a Macedônia faça parte da OTAN e da União Europeia. Uma confusão tão grande por causa de um nome.

Aqui no Caminhos Me Levem a gente dá pouca importância pra essa briga política, então chamaremos o país de Macedônia mesmo.

Além de Alexandre Magno, a santa Madre Teresa de Calcutá nasceu também na Macedônia, onde hoje é a capital Escópia. A igreja onde ela foi batizada se tornou um memorial em homenagem à santa.

turismo macedonia
Estátua de Madre Teresa em Escópia / Skopje

Turismo na Macedônia: Roteiros

É difícil imaginar alguém que vá viajar SÓ para a Macedônia. O mais comum é montar um roteiro de viagem pelos Balcãs e encaixar uma ou duas cidades da Macedônia nele (mais adiante falo das principais cidades).

Balcãs é o nome dado a um conjunto de países no Leste Europeu. Além da Macedônia, são eles: Albânia, Bósnia, Bulgária, Croácia, Eslovênia, Grécia, Montenegro, Romênia, Sérvia e Kosovo.

Tenha calma na hora de montar seu roteiro. Eu sei que ao olhar esses pontinhos no mapa a gente fica com vontade de conhecer todos, mas as distâncias não são pequenas.

Por exemplo, nós ficamos quase um mês viajando só pela Romênia, e nem conhecemos tudo que queríamos. Na Grécia então, nem se fala. Ficamos um mês viajando pelas ilhas e a vontade de ir embora era igual a zero.

Se quiser mais dicas sobre esse dois países nós temos MUITA coisa escrita aqui no blog. Comece por esses textos:

A principal dica aqui é ver em qual estação você vai viajar, que tipo de turismo você quer fazer (praias, natureza, cidades medievais…) e quanto dinheiro você quer gastar. Enquanto a Macedônia é muito barata, a Croácia, por exemplo, é extremamente cara, e a Grécia no verão então nem se fala. Avalie bem todos os fatores.

Escrevemos um post com os principais pontos turísticos de cada país dos Balcãs, além de dicas de locomoção e melhor época para viajar. Leia mais:

E não deixe de assistir nosso vídeo sobre a Macedônia, onde contamos mais sobre o país e deixamos escapar algumas histórias vergonhosas que a gente não coloca aqui no blog.

Se você pensa em viajar pela Europa, não deixe de ler:

Turismo na Macedônia: Locais Interessantes

A Macedônia é um país pequeno, mas tem muitos atrativos turísticos. Os principais são a capital, Escópia (ou Skopje), e Ocrida (ou Ohrid), na beira de um lago maravilhoso.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Apesar de ser uma cidade grande, dois dias são o suficiente para conhecer Escópia: um dia explorando o centrinho turístico e outro dia para fazer um bate e volta até o Canyon Matka, a meia hora de lá, que é a principal atração turística dessa parte do país.

turismo macedonia
Turismo na Macedônia: Canyon Matka, olha a lindeza
Foto: Bijonse [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

Leia mais sobre Escópia para saber a melhor localização onde se hospedar, quais locais conhecer e onde comer:

macedonia turismo
Turismo na Macedônia: Escópia / Skopje

Já Ocrida é um lugar bem mais interessante: praias de água doce, muitos restaurantes e bares animados, arquitetura medieval e um clima delicioso de interior. Certamente o lugar mais visitado da Macedônia.

Reserve pelo menos dois dias para curtir tudo que tem por lá e não deixe de ler nossas dicas sobre a cidade: Encante-se com o Lago Ohrid (Ocrida)

turismo macedonia
Turismo na Macedônia: Ohrid / Ocrida

Dicas de Viagem Para a Macedônia

Agora que você já decidiu que a Macedônia não vai ficar fora do seu roteiro, vamos dar algumas dicas práticas para fazer turismo pelo país.

Fronteiras da Macedônia

Na Macedônia, entrar e sair do país é um pouquinho complicado. Os problemas são especialmente nas fronteiras com a Grécia e com o Kosovo.

A fronteira da Macedônia com a Grécia é bem problemática, bem por conta do que foi explicado na introdução desse post. Quando viajamos, em 2017, era possível cruzar de carro, mas não havia transporte público entre os dois países.

As últimas notícias (2019) são de que a fronteira está permanentemente fechada. Até segundo aviso, como sempre. Então, para viajar entre os dois países, é preciso passar pela Albânia (a melhor opção, na nossa opinião) ou pela Bulgária.

Se você viajar para o Kosovo a partir da Macedônia, não poderá seguir viagem para a Sérvia. Isso acontece porque a Sérvia não reconhece o Kosovo como um país independente, mas sim como parte do seu território.

Ao entrar no Kosovo você ganha um carimbo deles, mas não da Sérvia. E ao seguir para a Sérvia não há controle de fronteiras, então você continua sem um carimbo da Sérvia.

Entendeu o problema? Você está na Sérvia sem um carimbo sérvio! Na hora de sair, isso vai te causar um transtorno danado, pagando multa ou talvez até sendo preso por uns dias.

Essa questão de países não reconhecidos é bem complicada. Tanto que nós escrevemos um texto tentando esclarecer um pouco. Vai lá ler para entender: Quantos Países Existem no Mundo?

Hospedagem na Macedônia

Na nossa viagem pela Europa nós usamos todo tipo de hospedagem. Ficamos em hostel, pousadinhas econômicas, campings e couchsurfing.

Os hostels foram a melhor opção na Macedônia. Os preços são baixos e os hostels tem boa estrutura.

Em Skopje ficamos no Comfy Hostel e pagamos menos de 10 euros por um quarto privado. Em Ohrid nos hospedamos no Hostel Valentin e pagamos ainda menos para ficar num quarto tipo studio, com cozinha equipada e varanda para um quintalzinho. E eles ainda tem o cachorro mais fofo do mundo, além de a Nikoleta, a dona, ser extremamente simpática.

Para os que curtem um pouco mais de aventura, há uns lugares de camping selvagem na beira do lago, um pouco afastado da cidade e sem estrutura nenhuma, mas volta e meia há uns doidos por lá acampando.

turismo
Foto: Hostel Valentin

Nós sempre fazemos reserva pelo booking.com. A maior parte das reservas não requer cartão de crédito nem pagamento antecipado, e sempre encontramos boas ofertas no site.

Também usamos o Couchsurfing em nossa viagem. Se você não conhece o CS, leia mais aqui: Couchsurfing: o que é e como funciona.

Moeda da Macedônia

A moeda usada na Macedônia é o Dinar Macedônio. Sua sigla é MKD.

1 MKD vale cerca de R$ 0,075, então se acostume a ver valores grandes, como uma cerveja custando 100 MKD. Mas não deixe isso te assustar! A Macedônia é um país bem barato para viajar, principalmente comparado a alguns dos outros países dos Balcãs, como a Grécia e a Croácia.

Língua da Macedônia

O idioma falado no país é o macedônio, extremamente parecido com o búlgaro, descendente da raiz eslava, como o russo e o polonês.

Eles usam o alfabeto cirílico, então pode apostar que você vai ter algumas dificuldades de entender as coisas no país.

Nós aconselhamos fortemente que você aprenda a ler o alfabeto cirílico antes de viajar para países que o utilizam. Muitas palavras são iguais ao português e ao inglês, então só de conseguir ler você já se vira muito bem em restaurantes e rodoviárias, por exemplo.

Nós temos aqui no blog um pequeno guia de cirílico para viagens, pra quem quer aprender rapidamente o basicão. Clique aqui para ler.

Transporte na Macedônia

Tanto para chegar ou sair da Macedônia, quanto para se locomover por dentro do país, a melhor opção é o ônibus e as vanzinhas. Só fique atento à questão das fronteiras que mencionamos anteriormente.

Há alguns trens que podem ser utilizados, mas eles são tão lentos e antigos que não vale muito a pena, de acordo com a nossa experiência.

Seguro Viagem Para a Europa

Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. Embora raramente esse documento seja solicitado na fronteira, é altamente recomendável contratar um seguro para alguns países da Europa.

A dificuldade de comunicação com as pessoas é considerável, então imagine o desespero em caso de emergência médica. Com o seguro a comunicação fica muito mais fácil.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A MACEDÔNIA DO NORTE

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

5 comentários em “Surpreenda-se com o Turismo na Macedônia”

  1. Super interessante as dicas de turismo da Macedônia! Mas fiquei só imaginando as questões das fronteiras, andando pelos países vizinhos! Ainda bem que você já esclareceu como fazer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share