Eu nunca tinha ouvido falar em “Montanha Tianmen”, mas já tinha visto fotos dessa famosa pedra com um buracão no meio, muitas vezes chamada de “Porta do Céu”, com uma escadaria em frente.
Foi só quando chegamos em Zhangjiajie, na China, que, de dentro do ônibus, olhei pro alto e vi um buraco no meio das montanhas. Fui pesquisar e fiquei chocada ao saber que estava ao lado daquela maravilha sem sequer ter planejado!
Índice
O Que é a Montanha Tianmen
Originalmente havia uma caverna natural na montanha, mas sua parte de trás desabou e formou um buraco. O nome da montanha foi então mudado para Tianmen, que significa “Porta do Céu”, para refletir essa mudança.
O que torna a Montanha Tianmen tão incrível, além do cenário natural belíssimo, é a estrutura turística que os chineses construíram ao seu redor.
Para subir até os 1280 metros de altitude da montanha você usa nada mais nada menos do que o maior teleférico do mundo, com 7,5 km de extensão! O grau de inclinação da subida chega a 37 graus, o que é bem bizarro e assustador.
A outra opção para subir é por uma estradinha sinuosa, escavada nos penhascos, com exatamente 99 curvas (e o nome dela é Estrada das 99 Curvas!).
Chegando ao fim dessa estrada você se depara com uma escadaria de precisos 999 degraus levando até aquele buraco imenso (já já a gente explica o significado do 999).
Como se não bastasse, você ainda pode continuar subindo, mas dessa vez é por um conjunto de 7 escadas rolantes em túneis por dentro da montanha. Sim, escadas rolantes dentro de uma montanha!
Chega? Não, ainda tem mais!
O topo da Montanha Tianmen é repleto de passarelas penduradas na beira dos penhascos, sendo que algumas delas são feitas de vidro e você consegue enxergar o abismo abaixo de seus pés.
Ufa! Pra quem tem medo de altura, como eu, é um desafio imenso visitar a Montanha Tianmen e superar todos esses números.
Mas eu consegui, curti demais o passeio e vou deixar aqui todo o passo-a-passo para você também conhecer essa maravilha da China.
Não deixe de assistir nossos vídeos sobre a Montanha Tianmen:
Se você pretende viajar para a China, não deixe de ler nossos guias com informações indispensáveis. Passamos meses no país e reunimos muita dica importante:
- Pontos Turísticos e Roteiro de Viagem Pela China
- Viagem Para a China: 11 Dicas Importantes Antes de Ir
- China: Qual Moeda Levar? Saque ou Cartão de Crédito? Saiba Tudo!
- China: Tudo Sobre Internet, VPN e Apps
- Dificuldades de Fazer um Mochilão Pela China
E leia também sobre alguns aspectos curiosos e culturais que podem te chocar caso você não esteja preparado. Depois não diga que não avisei:
- 7 Hábitos dos Chineses Que São Muito Estranhos
- Comida Estranha na China – As 8 Mais Bizarras que Provamos
Onde Fica a Montanha Tianmen
A Montanha Tianmen fica em uma cidade chamada Zhangjiajie, na província de Hunan, no interior da China.
Hunan é uma das províncias mais interessantes da China. É lá que você encontra Fenghuang, a cidade mais bonita do mundo, e o Parque Zhangjiajie, que inspirou o cenário do filme Avatar.
É possível chegar em Zhangjiajie de trem, ônibus ou avião. Nós viemos de ônibus depois de ter conhecido Fenghuang.
Para visitar a Montanha Tianmen o ideal é se hospedar no centro da cidade de Zhangjiajie, que é o ponto de partida do teleférico e dos ônibus que sobem a montanha.
Para quem quer gastar pouco, dê uma olhada na Xin Jian Guesthouse e no Panda Hostel, ambos bem localizados na cidade de Zhangjiajie e com nota alta de avaliação dos hóspedes.
Para se hospedar com o máximo de conforto, escolha a Xiao Wu Ding Inn ou o Qingshanyi Art Hotel, que são opções magníficas para visitar a Montanha Tianmen.
Dicas Para Visitar a Montanha Tianmen
Que a Montanha Tianmen é incrível você já aprendeu com este post, mas como conhecê-la da melhor maneira possível? Alguns tópicos são essenciais para planejar seu passeio:
- Reserve um dia inteiro para explorar a Montanha Tianmen sem pressa.
- Prepare-se para andar bastante, além de subir e descer muitas escadas.
- Escolha a melhor época para viajar:
O ideal é viajar no outono, entre setembro e novembro, quando a temperatura é agradável e não chove, portanto não há muita neblina estragando a vista dos mirantes.
No verão também não há chuvas, porém além do calor intenso você terá que enfrentar multidões de turistas chineses e estrangeiros curtindo as férias. E quando se fala em multidão na China, é MUITA GENTE mesmo! O país tem mais de um bilhão de pessoas, sem contar os outros turistas da Ásia!
No inverno, além da neblina, você pode se deparar com muitos caminhos e mirantes fechados devido à neve. Deve ser lindo demais ver a montanha toda branquinha, mas a perspectiva de não conseguir enxergar nada é bem desanimadora.
Mas, qual seja a época em que você esteja na China, vai lá visitar, porque o lugar merece.
Nós viajamos no fim de novembro e passamos MUITO frio no topo da Montanha Tianmen. Chegamos até a ver alguns floquinhos de neve caindo, mas o céu permaneceu limpo e sem névoa tanto acima quanto abaixo de nós.
- Não esqueça seu passaporte, que é necessário para comprar o ingresso e entrar na área da montanha.
- Planeje seu passeio com antecedência.
Se você vai até Zhangjiajie para visitar a Montanha Tianmen, não deixe de dedicar pelo menos 1 dia (mas de preferência 2 ou 3) para conhecer o Parque Zhangjiajie, o parque que inspirou o filme Avatar e que fica ali pertinho.
Nós escrevemos um guia muito completo (sinceramente, é o mais completo que você encontra na internet) para visitar o Parque Zhangjiajie sem passar perrengue:
Nosso Roteiro de Visita à Montanha Tianmen
Nós saímos de nosso hotel às 7h da manhã e caminhamos até a bilheteria da Montanha Tianmen.
Escolhemos esse horário bem cedo porque normalmente os chineses viajam em grupos e enchem os lugares. Desse modo evitamos fila para comprar os ingressos e para embarcar rumo ao topo da montanha.
Tipos de Ingresso
Antes de comprar o ingresso é preciso decidir entre 3 opções:
- A) Subir de teleférico e descer de ônibus
- B) Subir de ônibus e descer de teleférico
- C) Subir e descer de ônibus
Se você escolher a opção A, visitará primeiro o topo da Montanha Tianmen (onde tem as passarelas de vidro), depois descerá os 999 degraus e só no final terá a vista do buraco.
Já na opção B, que eu considero a melhor, você começa o passeio subindo os 999 degraus em direção ao buraco, depois caminha pelo topo da Montanha Tianmen e finaliza com a descida de teleférico, já exausto de tanto andar.
Nós demoramos um pouco para decidir, principalmente por causa do meu medo de altura, mas no fim das contas descobrimos que o teleférico estava em manutenção durante todo o mês, então só a opção C estava disponível.
Desse modo, com a opção C, nós começamos o passeio subindo de ônibus e depois enfrentando os 999 degraus em direção ao buraco; rodamos todo o topo da Montanha Tianmen, incluindo as passarelas de vidro, e então descemos os degraus novamente para pegar o ônibus.
O valor do ingresso normal é 255 yuan por pessoa, mas devido ao teleférico não estar funcionando pagamos 232 yuan. Foi a atração mais cara que visitamos na China!
Cotação (janeiro/2022): 1 yuan = R$0,89
Para ver todas essas informações atualizadas, consulte o site oficial da Montanha Tianmen clicando aqui.
A Estrada de 99 Curvas
Depois de comprar o ingresso nós embarcamos em um micro ônibus ao lado da bilheteria.
Em menos de meia hora chegamos a outra estação de ônibus e de teleférico, onde fica a entrada oficial da Montanha Tianmen.
Ali foi necessário apresentar passaporte, ingresso e passar nossa mochila por um raio X, o que é bem normal na China.
Já do lado de dentro, embarcamos em outro micro ônibus e então enfim começamos a subir a tal Estrada das 99 Curvas, chamada de Tongtian.
O caminho é um pouco assustador para quem tem medo de altura e de passagens estreitas, como é meu caso. Enjoar também pode ser fácil pra quem tem esse tipo de problema.
Depois de um tempo consegui relaxar graças ao cenário lindo do lado de fora.
Se você prestar atenção, cada curva tem uma plaquinha com um número, meio apagadinha, mas tá lá.
Em cerca de 20 minutos chegamos à parada final, aos pés da escadaria dos 999 degraus e com vista para a Porta do Céu, o buraco da Montanha Tianmen.
A Escadaria de 999 Degraus
Depois de tirar muitas fotos daquele lugar incrível em que estávamos, com as curvas da estrada abaixo de nós e a cidade ao fundo, nos preparamos para subir os 999 degraus da escada.
Já no comecinho da escada encontramos um incensário budista, lindo demais com a Porta do Céu e uma cachoeira ao fundo:
O 999, assim como o 99, é considerado um número sagrado para o budismo. Seu significado tem relação com alcançar um estágio superior espiritualmente.
A escada é dividida em 9 partes, sendo que são 5 lances de degraus mais inclinados e 4 menos inclinados. Em todas as partes há corrimãos e de tempos em tempos há uma área de descanso lateral.
A verdade é que a subida é bem tranquila, com muito espaço para descansar e pouca gente em volta.
A maioria das pessoas, principalmente as dezenas de grupos de turistas chineses, sobe por uma escada rolante que passa por dentro da montanha e vai até o topo da escadaria dos 999 degraus.
Eu só recomendo pegar essa escada rolante caso você tenha dificuldade para subir escadas, porque por mais que 999 degraus pareçam muito, o visual compensa demais.
Caso opte pela escada rolante, há uma bilheteria perto da parada final do ônibus onde você paga 32 yuan para subir (a descida não está incluída).
A Escada Rolante Dentro da Montanha Tianmen
Independentemente de subir os 999 degraus ou usar a escada rolante paga, depois de chegar ao buracão você só tem uma única opção para alcançar o topo da Montanha Tianmen: são 7 lances de escada rolante por dentro de túneis.
Essa escada está incluída no valor do ingresso, já que é a única alternativa para prosseguir o passeio. É bem estranho pensar que você está literalmente dentro de uma montanha, mas no fim é só uma escada rolante normal.
Demoramos mais de 10 minutos para subir aquilo tudo (em volta, várias fotos de lugares lindos da China) e chegamos a um pátio.
Esse é o ponto de partida para explorar o topo da Montanha Tianmen e as temidas passarelas de vidro na beira do penhasco.
Nós seguimos as placas que indicavam o caminho para o leste. Se você vai descer de teleférico (a opção B, lembra?), esse é o melhor jeito.
Passarelas de Vidro na China? É Aqui Mesmo!
No topo da Montanha Tianmen há 3 passarelas de vidro na beira do penhasco: a Eastern Glass Bottom Cliffside Path, a Western Glass Bottom Cliffside Path e a Glass Plank Road in Coiling Dragon Cliff.
Já no começo da nossa caminhada pelo topo da Montanha Tianmen nós encontramos a Eastern Glass Bottom Cliffside Path. Decidi ir logo nessa, antes que eu perdesse o pouco de coragem que tinha conseguido reunir.
Para caminhar nas passarelas de vidro é necessário vestir uma proteção de tecido por cima de seus sapatos, de modo a não danificar o vidro.
Esse tecido fica disponível em vários tamanhos e é cobrada uma taxa de 5 yuan pelo seu uso na entrada de cada passarela.
Foi uma sensação muito louca caminhar por aquela passarela de vidro e ver o penhasco embaixo dos nossos pés, com o chão a centenas de metros abaixo de nós.
A boa notícia é que a parte da passarela que fica mais próxima ao paredão de pedra é de madeira, e não de vidro. Não que faça muita diferença caso aquilo tudo decida desabar, mas para quem tem medo dá um certo alívio.
Nós demos muita risada vendo algumas pessoas caminharem só por essa parte de madeira, se agarrando nos poucos galhos de árvore que tem por lá. Eu mesma me agarrei até recuperar o fôlego.
Se você não quiser caminhar em nenhuma dessas passarelas de vidro (eu te entendo!), sempre há um caminho alternativo por onde você pode desviar.
Da Eastern Glass Bottom Cliffside Path nós tivemos essa vista incrível do buracão da Montanha Tianmen por trás:
O Templo da Montanha Tianmen
Depois da passarela de vidro nós seguimos caminhando pelo topo da Montanha Tianmen.
Alguns trechos vão pelo meio da vegetação, mas a maioria do circuito é percorrido por passarelas penduradas no paredão do penhasco. Essas passarelas são de cimento, não de vidro (ufa!).
Seguindo as placas, chegamos a um templo budista originalmente construído no ano 870 antes de Cristo e reformado recentemente.
Pouca gente vai até esse templo, por ficar do outro lado da montanha, então curtimos o pátio quase vazio, com algumas pessoas orando e uma música budista tocando.
Bem bonito presenciar aquilo no topo de uma montanha, apesar de o prédio do templo em si não ser tão impressionante quanto outros que vimos na China.
Ali nós fizemos uma parada para comer o lanchinho que levamos na mochila. Tinha também um restaurante que serve refeições a um bom preço, caso você não queira levar sua própria comida.
Nesse ponto existe a opção de seguir o passeio usando um teleférico pequeno (tipo cadeirinhas de esqui) para subir até o Pico Yunmeng, o ponto mais alto da montanha.
Essas cadeirinhas custam 25 yuan e nós não achamos que vale a pena pegar. Não pelo preço, mas porque você acaba cortando caminho e vai perder algumas partes muito bonitas do topo da Montanha Tianmen, incluindo um trecho imenso de passarelas (de cimento) na beira do penhasco.
Ponte e Passarelas Sobre o Penhasco
Seguimos caminhando por mais passarelas e atravessamos uma ponte suspensa sobre o penhasco. Como se eu já não tivesse superado meu medo de altura o bastante, essa ponte balançava com as pessoas que passavam correndo por ela.
Depois também atravessamos um trecho bem longo de passarelas (de cimento) na beira do penhasco. Para mim esses foram os mais impressionantes, acompanhando o contorno da montanha e entrando em fendas.
Olha só essas passarelas por onde nós passamos:
Nesse trecho também passamos por esse deck de vidro para os mais corajosos tirarem foto (tem que encarar uma filinha, claro):
Antes de chegar à estação do teleférico principal, também passamos por outra passarela de vidro, a Western Glass Bottom Cliffside Path. Olha as pessoas bem pequenininhas em cima da passarela no paredão do penhasco:
Essa aparenta ser a passarela mais “desafiadora”, porque fica numa parte bem aberta mesmo da montanha.
Se você vai descer de teleférico, a estação já está bem próxima. Caso queira, ainda há mais uma passarela de vidro (a Glass Plank Road in Coiling Dragon Cliff) um pouco mais adiante. Você pode ir até ela e depois voltar para pegar o teleférico, já que é pertinho.
Ou, se ainda tiver pique, ande bastante até chegar numa plataforma de madeira com vista para o outro lado do buracão da Montanha Tianmen.
Como o teleférico estava desativado, nós ainda tivemos que seguir caminhando até o ponto inicial do passeio, descer os 7 lances de escada rolante e os 999 degraus tudo de novo, para então pegar o ônibus de volta para a cidade. Ufa!
No total gastamos 8 horas para conhecer a Montanha Tianmen, contando desde que compramos o ingresso até chegarmos de volta à cidade.
O circuito que percorremos no topo da Montanha Tianmen tem cerca de 5km, sem contar as escadas.
Nós nos guiamos usando um mapa que pegamos na bilheteria e um app de mapas offline chamado Maps.Me.
No Maps.Me nós conseguimos calcular distâncias e rotas, o que é muito útil quando você tem que decidir qual caminho pegar.
Como o Google Maps não funciona na China, a não ser que você tenha um VPN, nós disponibilizamos os mapas das cidades que visitamos no país, com os pontos de interesse, para você usar offline. Clique aqui para baixar.
Se você ainda não sabe, na China todos os apps e ferramentas do Google são bloqueados, tais como o Gmail, Google Maps e Google Tradutor.
Sem falar no Facebook, Instagram, Youtube, Pinterest, Whatsapp e diversos outros sites e apps que você simplesmente não vai conseguir usar.
O jeito de evitar esse problema é instalando um VPN em seu smartphone e notebook.
O Express VPN funciona bem, permite cancelamento até 30 dias de uso e ainda te deixa conectar 4 dispositivos por vez. Clique aqui para instalar e leia nosso post sobre o assunto para entender melhor: Tudo Sobre Internet, VPN e Apps Para Sua Viagem.
Clique aqui para baixar nossos mapas e usar offline. Dá pra abrir esses mapas em vários apps, mas nós recomendamos o Maps.Me, que foi o que usamos, e funciona muito bem.
Basta instalar o Maps.Me, baixar o nosso mapa que você vai usar, e abrir com o app.
Atualização 2024: Alguns leitores viajaram para a China recentemente e não conseguiram acessar as ferramentas do Google nem mesmo com VPN.
Seguro Viagem Para a China
A China é sim um país muito seguro, mas isso não significa que você não deva ser precavido.
Um seguro viagem irá te ajudar em diversas situações, como em caso de acidentes e até extravio de bagagem, dependendo da cobertura que você selecionar.
Um seguro viagem na China irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a China.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A CHINA
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Fico vendo a Montanha Tianmen, e penso que é um dos lugares que o Covid me impediu de conhecer em 2020. Mas esse retorno à China há de acontecer.
Que triste! Tomara que dê para você ir em breve. A Montanha Tianmen é imperdível!
Tb nunca tinha ouvido falar da “Montanha Tianmen” ou “Porta do Céu”, mas o nome combina rs. Um lugar incrível na China e pouco divulgado aqui no Brasil, fico imaginando quantos outros segredos desses tem espalhados aí pelo mundo. Muito legal a curiosidade sobre o número 999, mas eu acho que não consigo subir tudo isso de degrau não kkkk.
Nossa Fer, não foi fácil não, mas o visual compensou demais! A Montanha Tianmen é muito surreal!
Depois de ver o vosso vídeo no youtube fiquei com tanta curiosidade que já vim aqui ver o vosso artigo no blogue. Maravilhoso!
Que bom que você gostou do vídeo! Dá pra ter a real noção do medo de altura kkk
Adorei as suas dicas para visitar a Montanha Tianmen!
Eu já tinha visto fotos deste lugar, e sempre pensei que seria super complexo conhecê-lo. Mas com esse guia de vocês deu para ter uma excelente ideia de como organizar o passeio!
Obrigado!
Oi Murilo, que bom que você gostou do nosso post! É realmente difícil encontrar informação boa e atualizada de como visitar a Montanha Tianmen e as passarelas de vidro na China, por isso quisemos fazer um guia bem detalhado 🙂