Você sabia que tem cidades, pontos turísticos e lugares muito interessantes para conhecer a turismo no Maranhão?
Reunimos aqui pontos turísticos que valem (e muito) a pena uma viagem para o Maranhão! São cachoeiras, cidades históricas, praias e muito mais.
Se quiser assistir aos vídeos em ordem que fizemos viajando pelos pontos turísticos do Nordeste (incluindo o Maranhão, é claro) clique aqui.
Índice
Mapa dos Pontos Turísticos do Maranhão
Veja a localização de cada um desses lugares, cidades, destinos, regiões e pontos turísticos para conhecer no Maranhão no mapa abaixo:
Como Conhecer os Pontos Turísticos do Maranhão
Para conhecer o Maranhão, o mais normal é começar sua viagem em São Luís, a capital.
Para encontrar voos baratos nós usamos o Skyscanner, pois dá para pesquisar com flexibilidade de datas, voos com escala ou direto, além de buscar vários aeroportos de uma só vez.
Faça uma busca clicando aqui ou abaixo:
Se você der sorte, em algumas rotas ainda vai ter uma vista privilegiada do avião. Olha só essa foto que tirei num voo entre São Luís e Fortaleza:
Se você não der essa sorte e quiser muito ver os Lençóis Maranhenses do alto, uma opção é fazer um voo de monomotor:
Você pode viajar pelo Maranhão de transporte público, carro alugado ou transfer.
Em nossas viagens pelos pontos turísticos do Maranhão nós percebemos que os ônibus são ruins, as viagens são longas e o pior: as passagens são caras! Pelo menos um ponto positivo: a rodoviária de São Luís é bem organizada e cheia de lanchonetes com comidas gostosas.
Quando alugamos a carro (na última viagem que fizemos aos Lençóis Maranhenses) foi ótimo! Saiu mais barato que as outras opções.
Só se atente para alugar um carro 1.4 ou superior, que aguente as estradas do Maranhão, que não são nenhuma maravilha (mostramos as condições nesse vídeo), mas ainda assim é melhor do que ir de ônibus.
Os Melhores Pontos Turísticos do Maranhão
1) Lençóis Maranhenses
Os Lençóis Maranhenses ficam numa área protegida (Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses) no litoral do Estado do Maranhão, no Nordeste do Brasil.
São parte da Rota das Emoções, um roteiro com vários destinos de natureza a aventura que inclui o Maranhão, Piauí e Ceará.
Abrange uma área de 155 mil hectares e suas principais cidades são Santo Amaro do Maranhão e Barreirinhas.
Se o grande foco de uma viagem ao Maranhão é conhecer os Lençóis Maranhenses, atente-se ao fato de que o cenário por lá varia bastante em cada época do ano:
- Junho a Agosto: lagoas cheias de água; dias de sol – alta temporada
- Setembro a Dezembro: lagoas com menos água a cada mês; dias de sol e vento forte – temporada média a baixa
- Janeiro a Maio: lagoas com mais água a cada mês; dias de chuva e sol – temporada baixa
Junho também é quando há muitas festas de São João e São Pedro na capital e pelo interior do Maranhão, então é sem dúvidas uma época animada para viajar.
Os principais lugares para conhecer nos Lençóis Maranhenses são:
- Circuito Lagoa Bonita
- Lagoa Azul
- Navegar pelo Rio Preguiças até a Praia de Caburé
Nós temos aqui no blog um guia completo sobre esse destino, com muitas fotos lindas e dicas importantes para você planejar sua viagem.
Não deixe de ler: Lençóis Maranhenses: Onde Fica E Como Chegar + O Que Fazer Em Barreirinhas
E assista nosso vídeo, que está completinho também:
Para se hospedar nos Lençóis Maranhenses, Barreirinhas é a melhor opção.
Barreirinhas tem muitas pousadas boas e econômicas, hostels baratinhos para os mochileiros e até hotéis luxuosos para quem quer muito conforto.
Melhores Pousadas no Centro de Barreirinhas:
Veja mais pousadas e entenda onde é melhor ficar nos Lençóis Maranhenses clicando aqui.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Leia também: as 16 melhores praias do Ceará
2) São Luís do Maranhão
Ir para São Luís, a capital do Maranhão, é uma imersão profunda em cultura e história. Mas com muito agito e diversão.
Em São Luís não espere praias paradisíacas, forró e acarajé. O mar tem uma cor meio barrenta, o ritmo que comanda a ilha é o reggae e a comida é o caranguejo e o cuxá.
Apesar de estar no Nordeste, uma viagem a São Luís vai ser mais parecida com uma visita ao Norte do Brasil do que a Fortaleza, Natal ou Salvador.
São Luís tem muitos lugares legais e variados para conhecer.
No Reviver tem o Museu do Reggae, o Mercado das Tulhas, a belíssima Rua Portugal, a Casa do Tambor de Crioula e muito mais.
Nas praias tem restaurantes pé na areia (barracas de praia) mega estruturados e com comida de ótima qualidade. O mar também é bom de se banhar, calmo e numa temperatura gostosa.
Algumas opções de pousadas e hotéis no Centro Histórico de São Luís, adequadas para casais e pessoas que buscam maior conforto e privacidade:
- Pousada Portas da Amazônia, com ótima localização e café da manhã incluído. Eles também possuem uma pizzaria e bar no local.
- Pousada Casa Frankie, que tem uma piscina (ótima pedida pro calor de São Luís) e café da manhã incluído. Os quartos têm uma varandinha voltada para a piscina, uma graça.
Nós temos um post explicando direitinho qual o melhor bairro para ficar em São Luís para cada tipo de viajante. Clique aqui para ler.
Leia também: 33 Melhores Comidas do Nordeste
3) Chapada das Mesas
A Chapada das Mesas fica beeeem distante de São Luís, na cidade de Carolina.
Não é um destino muito popular e comentado por aí, embora esteja ganhando popularidade entre os viajantes que gostam de natureza e aventura.
A Chapada das Mesas é um conjunto imenso de formações rochosas imponentes e cachoeiras com a água de cor e transparência deslumbrantes.
É um destino relativamente caro, pois os pontos interessantes estão dentro de propriedades privadas, e tudo deve ser feito de tour ou carro particular (recomenda-se ter muita habilidade com direção off-road).
Para chegar na Chapada das Mesas são 15 horas de ônibus até a cidade de Carolina. Pra quem faz um roteiro de 3 dias em São Luís, é bom ter mais uns 3 ou 4 dias para conhecer também a Chapada das Mesas.
Também é possível pegar um voo de São Luís a Imperatriz (a segunda maior cidade do Maranhão) e de lá são apenas 3 horas de estrada até Carolina.
A última opção, que jamais vi ninguém fazendo mas sei que é possível: com o trem de passageiros da Vale. Esse é um trem que sai uma vez por semana em direção ao Pará, mas é possível parar na cidade de Açailândia, a poucas horas de viagem de Carolina.
Para se hospedar, a pedida é o centrinho de Carolina, que tem boas pousadas:
4) Delta do Parnaíba (Tutóia)
O Delta do Parnaíba fica na divisa entre os Estados do Maranhão e do Piauí.
Nesse encontro com o mar, o Rio Parnaíba abre-se em 5 braços diferentes e forma mais de 70 ilhas, num cenário impressionante de dunas e mangues.
A melhor maneira (a mais fácil, pelo menos) de conhecer o Delta do Parnaíba é na cidade de Parnaíba, no Piauí, como nós mostramos nesse vídeo:
Mas no Maranhão você também consegue fazer passeios para conhecer o Delta, usando a cidade de Tutóia como base.
Além disso, Tutóia tem praias e dunas, e lá você visita os “Pequenos Lençóis”, uma amostra do que encontra em Barreirinhas.
Melhores pousadas em Tutóia:
5) Raposa
Na cidade de Raposa encontra-se uma espécie de mini Lençóis Maranhenses (ou “Fronhas Maranhenses”, como o pessoal gosta de chamar).
Um passeio delicioso de fazer e perfeito para quem não está com tempo para ir até Barreirinhas e conhecer os Lençóis de fato.
Há muitas agências em São Luís que oferecem a ida à Raposa, mas a verdade é que desde o Terminal de Ônibus da Praia Grande (perto do Centro Histórico) há ônibus saindo toda hora para lá, bem fácil de ir por conta própria.
Se optar pelo passeio, você pode reservar on line na Civitatis, com cancelamento grátis:
A melhor opção, no entanto, é alugar um carro e ir por conta própria. Assim você pode ir parando pelo caminho e fazer seu próprio horário.
Em nossa último viagem ao Maranhão nós alugamos um carro e foi muito conveniente, além de econômico.
Dá para reservar on line, pagar parcelado e pegar o carro sem burocracias na locadora escolhida. Clique aqui para consultar preços e modelos disponíveis.
Chegando em Raposa os barqueiros estão sempre esperando pelos turistas. O passeio de barco sobe o rio, a partir de onde você avista as dunas. Depois de uma parada para mergulho você é levado para uma praia linda, com aquele visual parecido com o dos Lençóis.
Para quem gosta de ostras, Raposa é o paraíso, pois há muitas lá, extremamente frescas e saborosas.
Falando nisso, você já leu nosso post sobre as comidas típicas do Maranhão? Não deixe de ler para saber as delícias que te aguardam nesse pedacinho do Nordeste brasileiro.
6) Alcântara
Cidade de passado muito ligado à escravidão, hoje em dia Alcântara tem como principal atração o pelourinho e o passeio do pôr-do-sol para ver os guarás, ave de coloração bem vermelha nativa dessa região.
Lá também funciona uma base espacial, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), desde 1983.
Alcântara é um dos passeios mais conhecidos em São Luís e há inúmeras agências fazendo bate-volta, que dura um dia inteiro.
Entretanto, por conta da vazante da maré, os horários dos barcos são bem limitados e mudam constantemente. Para ver os guarás no pôr-do-sol muitas vezes é necessário dormir por lá.
Você pode reservar o passeio on line e com cancelamento grátis na Civitatis:
A maior atração de Alcântara é a Festa do Divino, no fim do mês de maio. Esse é um dos maiores festejos do Estado e foi daí que surgiu o Cacuriá.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Este é realmente um artigo útil. Sigo frequentemente o vosso sítio Web. Obrigado por este post
O Maranhão é lindo. Conheci São Luís e Lençóis.
A gente também gosta muito do Maranhão 🙂 são muitos lugares legais para conhecer
Dos pontos turísticos no Maranhão, São Luís, os Lençois Maranhenses e o Delta do Parnaíba já estavam no meu roteiro, agora acabei de acrescentar a Chapada das Mesas :).
O Maranhão é um Estado lindo pra conhecer e fazer uma viagem bem focada na cultura e na natureza 🙂 você vai amar!
Quero muito conhecer o Maranhão! Minha mãe, quando era pequena morou lá e contava muitas histórias a respeito de São Luís. Quero, também, conhecer os Lençóis Maranhenses e o seu blog dá o passo a passo de que preciso para realizar essa viagem. Valeu pelas dicas!
Que delícia viajar para o Maranhão e lembrar das histórias da sua mãe 🙂 que bom que curtiu nossas dicas, espero que faça uma viagem incrível!
Excelente post sobre os pontos turísticos do Maranhão! Desses que você mencionou, já conheço alguns, mas estou louca para conhecer a Chapada das Mesas e o Delta! Estão na minha lista e seu post vai me ajudar muito! Obrigada por compartilhar!
Que bom que gostou, Alexandra! O Maranhão é lindo demais, e foge bastante do turismo convencional 🙂