Os lugares para conhecer no Paraná que reunimos nessa lista incluem cidades, pontos turísticos, praias e cachoeiras muito lindas e interessantes para conhecer a turismo no interior do estado.
Para facilitar a leitura, dividimos as cidades por região interessante para turismo: Norte do Paraná, região central e Campos Gerais, Oeste do Paraná (onde fica Foz do Iguaçu), cidades e lugares próximos de Curitiba e por fim as praias do litoral do Paraná.
Lugares Para Conhecer no Paraná: Mapa
Veja a localização de cada um desses lugares, cidades, destinos, regiões e pontos turísticos para conhecer no interior do Paraná no mapa abaixo:
1) Lugares Para Conhecer no NORTE DO PARANÁ (Pontos Turísticos e Cidades do Interior)
Nós conhecemos vários lugares do Paraná a turismo, em uma viagem de carro que teve início no pouco conhecido Norte do Estado.
Essa região abrange o Norte Pioneiro, primeira a se desenvolver no Paraná, principalmente com o cultivo de café.
Hoje o Norte do Paraná tem grande potencial para turismo. Confira as principais cidades e lugares para conhecer:
Ribeirão Claro (Represa Chavantes)
A Represa Chavantes fica na divisa entre os Estados de São Paulo e do Paraná e por ali o turismo se divide entre os dois destinos. Essa região é conhecida como “Angra Doce”, por apresentar grande potencial turístico devido às águas da represa.
Está localizada a 384km da cidade de São Paulo e a 377km de Curitiba.
Muitos são os locais turísticos ao redor da represa, que possui águas de cor verde esmeralda vindas do Rio Paranapanema. As cidades que se destacam para turismo na região são Ribeirão Claro e Carlópolis, ambas no Paraná.
Ribeirão Claro é uma cidadezinha pequena, porém rodeada de muita natureza.
Suas atrações mais famosas são:
- Morro do Gavião
- Estância Pedra do Índio
- Ponte Pênsil (Divisa Paraná x São Paulo)
- Cascata Véu da Noiva
- Praça Rui Barbosa
- Recanto da Cascata
Melhores Hotéis de Ribeirão Claro:
Se você tem interesse em saber mais sobre a cidade, confira nosso Guia Completo Para Visitar a Pedra do Índio, o Morro do Gavião e Mais Atrações de Ribeirão Claro.
E veja nosso vídeo, clique aqui para assistir no Youtube.
Carlópolis
A apenas 35km de Ribeirão Claro está Carlópolis, a segunda principal cidade para turismo na Represa Chavantes.
Carlópolis já atraiu muitos turistas em busca de suas prainhas de água doce, porém nos últimos anos o nível da represa baixou muito, e o cenário perdeu um pouco de seu charme.
Nossa impressão ao visitar Carlópolis é de que a cidade precisa de muito investimento para se tornar mais atraente aos olhos dos visitantes.
Os principais pontos para conhecer em Carlópolis são:
- Ponte Carlópolis x Fartura (Divisa Paraná x São Paulo)
- Monumento Tori (Portal Japonês)
- Ilha do Ponciano
- Praça Leovegildo Sales
- Prainha do Camping Balneário Guiomarana
- Ilha Bela
Melhores Hotéis de Carlópolis:
Leia mais em nosso guia completo de Carlópolis, na Divisa Paraná/São Paulo.
Faxinal
Para os amantes de cachoeiras, um dos principais destinos para turismo no Norte do Paraná é a cidade de Faxinal, a cerca de 95km de Londrina, 125km de Maringá e 350km de Curitiba.
Faxinal atrai muitos turistas em busca de aventura e oferece atividades como tirolesas, rapel, trekkings e muito mais.
Com mais de 100 cachoeiras catalogadas, Faxinal surpreende de verdade. As principais são:
- Cachoeira Véu de Noiva
- Cachoeiras Chicão I e II
- Cachoeira da Fonte
- Cachoeira das Bromélias
Mais Lugares Para Conhecer no Norte do Paraná a Turismo
Além desses lugares que se destacam para turismo no Norte do Paraná, outros destinos que podem valer a visita, dependendo do roteiro de viagem que você estiver fazendo, são:
- Campo Mourão: Cidade desenvolvida, porém rodeada de muita natureza, com destaque para o Parque Estadual Lago Azul;
- Londrina: Segunda maior cidade do Paraná, conhecida como a “Capital do Café”;
- Mauá da Serra: Um verdadeiro paraíso do esporte de aventura no Norte do Paraná, graças às formações da Serra do Cadeado;
- Maringá: Cidade universitária e cheia de vida, com parques, praças e museus para visitar;
- Sapopema: Cidadezinha perfeita para os amantes da natureza, com cachoeiras, campings e o Pico Agudo, 1100m acima do nível do mar.
Destinos e Lugares Para Conhecer a Turismo no CENTRO E CAMPOS GERAIS DO PARANÁ
Rica em natureza e muita história por conta do tropeirismo, o Centro do Paraná é dominado pela região dos Campos Gerais, onde muitos lugares e destinos para conhecer aguardam o turista com roteiros cheios de belezas.
Ponta Grossa
E se eu te disser que numa das cidades do interior do Paraná, escondidinha perto da cidade de Ponta Grossa, existe uma das cachoeiras mais lindas que nós já vimos na vida, com o curioso nome de Buraco do Padre?
Que além de ser uma queda d’água muito bonita, a cachoeira fica dentro de uma espécie de caverna sem topo (chamada também de furna) e o ambiente é tão surrealmente lindo que é impossível não ficar de queixo caído?
Pois é, e além disso, no mesmo lugar é possível caminhar por uma fenda estreita entre paredões de pedra onde o sol quase nunca bate? E é claro que essa fenda também recebeu um nome engraçadinho: a Fenda da Freira!
Que lugar, meus amigos! A Cachoeira Buraco do Padre e a Fenda da Freira foram as maiores surpresas que tivemos em nossa viagem a turismo pela região de Ponta Grossa e de todo o Paraná!
Além dessa maravilha da natureza, a região de Ponta Grossa ainda conta com atrações incríveis como:
- Parque Vila Velha
- Cachoeira do Rio São Jorge
- Capão da Onça
- Cachoeira da Mariquinha
Melhores Hotéis de Ponta Grossa:
Saiba mais sobre esse lugar surreal no nosso guia sobre Como é a Trilha da Cachoeira Buraco do Padre e Fenda da Freira em Ponta Grossa.
Assista o vídeo que gravamos em nossa visita, com muitas imagens bonitas e curiosidades sobre esses lugares de nomes engraçados. “Buraco do Padre”, “Ponta Grossa” e “Fenda da Freira”, tudo no mesmo lugar, é demais pra mim!
Veja abaixo ou clique aqui para assistir no youtube.
Castro
Castro é uma das cidades de maior importância histórica no interior, pois foi uma das primeiras do Estado do Paraná (na época a “Província de São Pedro do Rio Grande do Sul”) e chegou a ser sua capital.
Era um ponto de parada importante para os tropeiros que viajavam de São Paulo para o Rio Grande do Sul, o que garantiu desenvolvimento da cidade.
Mais recentemente, nos anos 1950, Castro recebeu um grande número de imigrantes holandeses, que fundaram Castrolanda, uma colônia focada na produção de gado leiteiro.
Hoje Castro oferece muitos pontos turísticos, com foco nos museus históricos do interior do Paraná e na arquitetura holandesa.
As principais atrações da cidade são:
- Centro Cultural de Castrolanda
- Praça Manoel Ribas
- Museu do Tropeiro
- Parque Lacustre
- Morro do Cristo
- Prainha de Castro
Melhores Hotéis de Castro:
Planeje sua viagem com nosso guia da Cidade de Castro e da Colônia Holandesa Castrolanda
E veja abaixo nosso vídeo, ou clique aqui para assistir no Youtube.
Castro foi uma cidade importante por conta dos tropeiros, e logo a gente pensa no “feijão tropeiro”, né? Pois saiba que esse prato típico vem justamente deles, assim como o “arroz de carreteiro”, que faz referência às pessoas que puxavam as carretas.
E já que estamos falando em comida, não deixe de ler nossa lista com 13 pratos típicos para provar no Paraná.
Leia também: comidas típicas da Região Sul
Jaguariaíva
Um dos destinos mais incríveis para conhecer viajando pelas cidades e pontos turísticos do interior do Paraná é o Parque Municipal Lago Azul e suas cachoeiras em Jaguariaíva, na região dos Campos Gerais.
Os principais pontos turísticos de Jaguariaíva – Paraná ficam nas redondezas da cidade, e são destinos acessíveis por estradas de terra, portanto é basicamente imprescindível estar de carro para conhecê-las. São eles:
- Parque Municipal Lago Azul
- Cachoeira Véu da Noiva
- Cachoeira das Andorinhas
- Parque Linear
- Cachoeira do Butiá
- Cachoeira da Usina Desativada
- Cemitério de Trens
Melhores Hotéis de Jaguariaíva:
Se você pensa em conhecer esses lugares incríveis, não deixe de ler nosso guia de Turismo em Jaguariaíva.
E veja abaixo nosso vídeo, ou clique aqui para assistir no Youtube.
Mais Lugares e Pontos Turísticos Para Conhecer nos Campos Gerais do Paraná (Interior do Estado)
Os Campos Gerais são definitivamente uma região com muitas atrações e destinos incríveis no Paraná. Além dessas que já mencionamos, ainda valem a visita:
- Sengés: Situada na região do Cânion do Jaguaricatu, essa cidade conta com mais de 60 cachoeiras que podem ser visitadas com a ajuda de guias locais e muita disposição;
- Carambeí: Uma colônia holandesa, onde fica o maior museu histórico a céu aberto do Brasil, com temática em homenagem aos imigrantes;
- Prudentópolis: Conhecida como a cidade das cachoeiras gigantes, dentre elas o Salto São Francisco, com 196 metros de altura – a maior da Região Sul do Brasil!;
- Tibagi: Cidade base para visitação do Parque Estadual do Guartelá, onde fica o maior cânion do Brasil e 6° mais extenso do mundo.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Lugares e Destinos Para Conhecer a Turismo no OESTE DO PARANÁ
Embora fique longe da capital Curitiba e da maior parte dos lugares turísticos para conhecer no Paraná, é no Oeste do Estado que fica um dos atrativos turísticos brasileiros mais conhecidos no mundo todo: as Cataratas do Iguaçu.
Foz do Iguaçu
Com cerca de 275 cachoeiras, as Cataratas do Iguaçu ficam na divisa entre o Brasil (estado do Paraná) e a Argentina (província de Misiones).
Em ambos os países as cataratas ficam dentro de áreas protegidas, sendo o Parque Nacional do Iguaçu no Brasil e o Parque Nacional Iguazú na Argentina.
As Cataratas do Iguaçu são Patrimônio Natural da Humanidade, uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo e são o segundo local mais visitado por estrangeiros no Brasil, atrás apenas da cidade do Rio de Janeiro.
Leia também: Quais São as 7 Maravilhas do Mundo Moderno
Foz do Iguaçu é uma cidade linda e cheia de atrações para visitar além das cataratas. Algumas delas são:
- Templo Budista
- Usina de Itaipu
- Parque das Aves
- Marco das 3 Fronteiras
- Icebar
- Feirinha de Puerto Iguazú e Duty Free
- Ciudad del Este, no Paraguai
Melhores Hotéis de Foz do Iguaçu:
Leia nosso guia completo de Foz do Iguaçu e o Lado Mais Bonito das Cataratas.
Outros Lugares Para Conhecer no Oeste do Paraná (Interior do Estado)
É fato que as Cataratas do Iguaçu são o principal local para se conhecer no interior do Paraná, assim como os outros pontos turísticos de Foz do Iguaçu, porém para quem quer desbravar a região, algumas cidades que podem ser interessantes são:
- Porto Rico: Banhada pelo Rio Paraná, essa cidadezinha de menos de 3 mil habitantes é banhada por praias de água doce e areias brancas que atraem turistas buscando um local para se refrescar;
- Umuarama: Sabia que o Paraná tem uma réplica da Torre Eiffel no interior do Estado? Ela fica em Umuarama e tem apenas 30 metros de altura, 10% do tamanho da original;
- Icaraíma: Outra opção para quem busca se banhar nas prainhas do Rio Paraná é essa cidadezinha, com ilhas que se formam conforme o volume do rio aumenta;
- Cascavel: Cidade grande e organizada, Cascavel é grande e cheia de áreas de lazer que podem render um fim de semana de passeios agradáveis.
Pontos Turísticos e Lugares Para Conhecer na Região de CURITIBA, CAPITAL DO PARANÁ
É fato que muitos turistas visitam Curitiba e nem pensam em sair da cidade, porém há muitos destinos com cara de interior, cidades com pontos turísticos e lugares interessantes para conhecer a turismo nos arredores da capital do Paraná.
Curitiba
Curitiba é a capital e maior cidade do Paraná, com quase 2 milhões de habitantes. Foi fundada no século XVII e cresceu de maneira ordenada, com planos urbanísticos bem elaborados.
É reconhecida por ser uma cidade inovadora, com excelente sistema de transporte público e preocupação com o meio ambiente. É também a capital mais fria do Brasil.
Os principais lugares para conhecer na capital do Paraná são:
- Centro Histórico: Largo da Ordem, Praça Tiradentes e Rua XV de Novembro
- Jardim Botânico de Curitiba
- Museu Oscar Niemeyer
- Ópera de Arame
- Parque Tanguá
Melhores Hotéis de Curitiba:
- Bourbon Hotel Convention
- Novotel Curitiba Batel
- Nomaa Hotel
- NH Curitiba The Five
- Estrela do Sul Hotel
Leia nosso Roteiro de Viagem de 1, 2 ou 3 Dias a Curitiba.
E não deixe de ver nosso vídeo abaixo ou clicando aqui para abrir no Youtube.
Morretes
Reconhecido como um dos passeios de trem mais bonitos do mundo, o trajeto entre Curitiba e a pequena cidade de Morretes é feito em meio à vegetação preservada da Mata Atlântica na Serra do Mar, passando por inúmeras pontes e túneis.
A viagem de Curitiba a Morretes de trem tem 65km de extensão e dura cerca de 3h – tempo suficiente para tirar muitas fotos lindas e ouvir as histórias do guia.
Morretes, a cidade de destino do passeio, fica encravada nas montanhas e se destaca pelos lindos cenários e pela culinária, com destaque para o barreado, prato típico da região.
O trem parte da Estação Rodoferroviária de Curitiba, próxima ao centro da cidade. O retorno de Morretes para Curitiba no fim da tarde pode ser feito de trem ou de van.
Quem opera o trem de Curitiba a Morretes é a Serra Verde Express. O valor da passagem varia conforme a classe e os passeios incluídos.
Antonina
Encravada na Serra do Mar, Antonina não possui praias, mas atrai muitos turistas por conta de seus casarões históricos bem conservados e coloridos e da Estrada da Graciosa, caminho cênico que pode ser percorrido de carro entre Curitiba e a cidade.
As principais atrações de Antonina são:
- Baía de Antonina
- Casario do Centro Histórico
- Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar
- Estação Ferroviária
Melhores hotéis de Antonina:
Mais Lugares Para Conhecer a Turismo na Região de Curitiba (Cidades do Interior do Paraná)
- Lapa: Uma das principais cidades históricas do Paraná, com mais de 250 construções tombadas como patrimônio nacional;
- Colombo: Cidade que é a maior colônia italiana do Paraná, localizada na região metropolitana de Curitiba, oferece atrações aos amantes do enoturismo;
- Pico Paraná: Localizado entre as cidades de Antonina e Campina Grande do Sul, é a maior elevação do Sul do Brasil, com 1877m;
- Colônia Witmarsum: A 60km de Curitiba, esse vilarejo tipicamente alemão é a escapadinha perfeita para curtir boa gastronomia e cervejarias artesanais.
Conheça as PRAIAS DO PARANÁ
Embora essa lista seja focada nos lugares e cidades para conhecer no interior do Paraná, o litoral do Estado também merece destaque por suas praias rodeadas de muita mata atlântica preservada.
Olha só um pouquinho do que o litoral do Paraná tem:
- Ilha do Mel: Uma das mais belas ilhas do Brasil, a Ilha do Mel é uma área de proteção ambiental, com 25km de praias e pequenas vilas rústicas;
- Guaraqueçaba: De acesso difícil, essa cidadezinha possui praias ainda quase intocadas pelo turismo, com destaque para o Parque Nacional de Superagui;
- Matinhos: Um dos principais destinos no litoral paranaense, com praia urbanizadas e bem estruturadas;
Leia mais no blog Fui Ser Viajante: Melhores Praias do Paraná
Como Conhecer as Cidades e Destinos do Interior do Paraná
Nós viajamos com nosso carro pelo o interior do Paraná, então tivemos a ótima experiência de poder ir para qualquer lugar com muita liberdade.
As estradas do interior do Paraná variam bastante de qualidade. De um modo geral, quanto mais perto da capital, melhor. As maiores dificuldades são estradinhas simples e muitas vezes precárias para chegar a lugares mais escondidos, como cachoeiras.
Mas isso é parte do charme, não é? Pelo menos a gente acha que sim. É muito cômodo conhecer o interior do Paraná de carro.
Mas mesmo quem estiver de ônibus vai conseguir viajar entre os locais, pois as cidades costumam ser bem conectadas.
Outra opção é alugar um carro, que é bem fácil e econômico. Dá para reservar on line, pagar parcelado e pegar o carro sem burocracias na locadora. Clique aqui para consultar preços e modelos disponíveis.
Para consultar passagens de ônibus, tempo de viagem e preços clique aqui.
E se você vem de mais longe, para encontrar voos baratos nós usamos o Skyscanner, pois dá para pesquisar com flexibilidade de datas, voos com escala ou direto, além de buscar vários aeroportos de uma só vez. Faça uma busca clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂