León é a segunda maior cidade da Nicarágua e, com certeza, a mais divertida. É bem menos turística do que sua rival Granada, mas não por falta de atrações e sim por estar mais longe da rota mais comum dos turistas.
Desse modo, León é a cidade perfeita na Nicarágua para quem quer conhecer um lugar lindo, mas não abarrotado de turistas. Aqui você vai conhecer nicaraguenses mesmo (e beber junto, e bater muito papo com eles).
León é a primeira ou a segunda cidade espanhola no país (a rivalidade com Granada envolve isso também), possui a maior catedral da América Central e é bem pertinho de várias praias interessantes na costa do Pacífico.
Se você ainda não leu, temos muitos posts com dicas e roteiros para a Nicarágua e América Central. Confira:
E leia também sobre os outros destinos que visitamos na Nicarágua:
- Ilha Ometepe: Vulcões, Praias e Muita Natureza
- O Que Fazer em Granada
- San Juan del Sur: A Praia Badalada da Nicarágua
Índice
Onde se Hospedar em León – Nicarágua
Procure se hospedar perto da praça da catedral, que é a melhor localização.
Os hostels de León são sensacionais: casarões antigos com pátios arborizados e piscina não são algo raro de encontrar. Para quem viaja gastando pouco, como a gente, os melhores hostels são o Casa Lula León, Hostel la Tortuga Boluda e Poco a Poco Hostel.


Uma opção interessante é o Big Foot, porque sempre tem algo acontecendo à noite. É onde boa parte dos estrangeiros fica.

Pra quem prefere ficar em hotel ou pousada, a GuestHouse El Nancite é uma opção econômica, enquanto o Hotel Flor de Sarta é um lugar mais sofisticado e lindo demais.




O Que Fazer em León – Nicarágua
León foi a cidade com comidas e bebidas mais baratas em que estivemos na Nicarágua. E, se a ideia é pegar um jogo de beisebol ou futebol, há grandes equipes locais. Pode ser um passeio divertido.

Catedral de León
A Catedral de León é a maior do continente, impossível passar despercebida. Toda branca e imponente no meio da praça principal da cidade, realmente é uma bela obra de arquitetura.

É possível subir no seu teto, que também é todo branco, e ter vistas legais da cidade.

Foto: Adam Jones from Kelowna, BC, Canada [CC BY-SA 2.0], via Wikimedia Commons
Centro Histórico de León
León foi uma cidade importantíssima na história da Nicarágua. É considerada a sede intelectual do país, por ser onde fica a universidade mais antiga.
Na cidade você encontra muitos murais e monumentos relembrando a Revolução Popular Sandinista, que ocorreu entre 1979 e 1990. Essa revolução, comandada pela FSLN (Frente Sandinista de Libertação Nacional), foi responsável por acabar com uma ditadura que governava o país desde 1936.



A partir da praça da catedral, caminhe sem rumo pelo centro da cidade. Você vai encontrar muitas igrejas, casarões de arquitetura colonial e bares e restaurantes com mesas pra fora, ótimo pra um happy hour.
Volcano Boarding (Surf de Vulcão)
León tem uma atividade curiosa que anda atraindo uma porção de gente: o Volcano Boarding. Basicamente é o Surf de Vulcão.

Foto: Guillaume Baviere from Uppsala, Sweden [CC BY-SA 2.0], via Wikimedia Commons
Basicamente você pega uma prancha e desce um vulcão, com roupa especializada pra evitar que as pedrinhas te machuquem seriamente, e pra aliviar uma queda.

Foto: NicaPlease [CC0], via Wikimedia Commons
Parece ser bem engraçado, mas o equipamento não sobe o vulcão sozinho, então são 3 horas de subida carregando um monte de coisa, e lutando contra um vento constante e veloz. Custa cerca de 35 dólares e é oferecido por muitas agências da cidade, sendo que a mais famosa é do Hostel Bigfoot.
Bares e Restaurantes em León – Nicarágua
Em León tem dois mercados públicos. Um é perto do terminal, que é gigante. O outro é atrás da catedral. Nos dois tem muita coisa baratinha pra comer. Mas é pra comer em pé, no calor, ou sentado desconfortavelmente em algum balcãozinho.
León também é uma ótima cidade para provar comidas típicas. O Vigorón é uma mistura de carne com macaxeira servido na folha de bananeira, bem molhadinho e temperado. Não deixe de comer.

Outra opção é o Nacatamal, que é uma mistura de arroz, polenta, batata, carne e pimenta, cozida dentro de folha de bananeira. Dá pra encontrar em algumas casas (não são restaurantes) que põem anúncio na frente “Hay Nacatamales”.

Leia mais: Comidas e Bebidas Típicas da Nicarágua
Noite em León
Se o objetivo é curtir uma noite bem local, a rua certa é a 1ra Calle SO, também conhecida como a primeira à direita depois da catedral pra quem vem da parte norte da cidade. Ali estão todos os pubzinhos tocando bachatta, cumbia e eletrônico.
Um pouco depois dos pubs, começam os bares. Aí tem de tudo: bar de karaokê, sports bar, clubinho de salsa, música ao vivo, e tudo o mais. Todos muito divertidos, e com mais nativos do que estrangeiros.
Como Chegar em León
Os ônibus que vão até León passam por Manágua, a capital da Nicarágua. Então de qualquer cidade que você estiver vindo (exceto o norte), vá para a capital e pegue um ônibus de lá para León.
Seguro Viagem Para a América Central e Caribe
O seguro viagem não é um documento obrigatório para viajar para todos os países da América Central, mas nós recomendamos fortemente a contratação de um mesmo assim.
Os valores são beeem mais baixos do que a gente imagina. O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América Central.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A AMÉRICA CENTRAL

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂