O GRANDE BUDA DE LESHAN: Conheça a Estátua Gigante da CHINA!

grande buda de leshan buda gigante china

O Grande Buda de Leshan foi uma das coisas mais incríveis que conhecemos na China. Essa estátua gigante fica na província de Sichuan e não pode ficar fora de sua viagem!

E como nós passamos quase 3 meses viajando pela China, juntamos uma quantidade imensa de dicas e curiosidades sobre o país aqui no blog. Confira alguns dos nossos artigos ou clique aqui para ver todos:

Não deixe de conferir nosso vídeo sobre o Grande Buda de Leshan no Youtube (ou clique aqui para se inscrever e ver mais tarde):

O Grande Buda de Leshan: História

O Grande Buda fica bem no ponto de encontro de 3 rios, em um desfiladeiro, e tem 71 metros de altura. É a maior estátua de Buda do mundo!

grande buda de leshan gigante china
Os pés do Grande Buda na beira do rio

Nos anos 700 um monge budista estava na cidade de Leshan, que fica na província de Sichuan, ao sul de Chengdu, e decidiu construir a estátua como uma maneira de acalmar os espíritos dos rios, que eram muito turbulentos e causavam acidentes.

Com apoio financeiro de devotos do país todo ele começou a construção, mas não conseguiu finalizá-la. Reza a lenda que ele arrancou os próprios olhos como sinal de devoção.

Depois de sua morte os governantes locais assumiram a obra e finalizaram a construção do Grande Buda de Leshan.

O resultado foi de fato uma melhora na navegabilidade das águas dos rios naquele ponto, mas aparentemente isso ocorreu devido à grande quantidade de material que foi deslocado para a obra, e não ao poder de Buda.

Grande Buda de Leshan: Como Visitar

A maneira mais fácil de chegar em Leshan é de trem bala a partir de Chengdu, a cidade dos pandas.

Nós contamos tudo sobre Chengdu, essa cidade incrível, em outro post: como chegar, onde ficar, onde ver os ursos panda e outras coisas que valem muito a pena fazer na cidade, como assistir a super diferente Ópera de Sichuan. Confira aqui:

Ai que fofiiiinho!

A viagem de trem bala de Chengdu até Leshan leva menos de 1h e custa cerca de 57 yuan. O ideal é ir bem cedinho e já deixar a volta comprada para o fim do dia, pois o passeio para conhecer o Grande Buda leva várias horas.

Cotação (janeiro/2022): 1 yuan = R$0,89

Nós saímos de Chengdu às 9h e voltamos às 19h, mas daria pra ter voltado umas 2h mais cedo sem problemas.

Compre a passagem pelo menos no dia anterior, pois vários desses trens esgotam.

Em Chengdu os trens rápidos para Leshan saem da estação Chengdu Dong (Leste), mas há também alguns trens na estação Chengdu Nan (Sul), então fique atento para não ir parar na estação errada! As cidades grandes da China sempre tem muitas estações de trem.

Chegando em Leshan, vá para fora da estação e procure pela parada dos ônibus 601, 3 ou K1 (um pouco mais caro esse último). Quando entrar, confirme com o motorista se ele está indo para o Grande Buda. Para isso pode mostrar uma foto ou levar escrito: 乐山大佛.

A linha K1 é turística e os ônibus são bonitinhos assim

O ônibus leva mais ou menos 1h até o Grande Buda. Desça na parada 乐山大佛景区-北门, que é onde fica o portão principal, para entrar no complexo de visita do Grande Buda (entrada norte). Provavelmente vai ter mais gente descendo contigo ou até mesmo o motorista te avisará. De todo modo, apontamos todos os lugares e paradas de ônibus no mapa off line que disponibilizamos nesse post.

Outra opção é contratar um passeio com guia e transporte, o que facilita muito a vida de quem não consegue se virar em chinês:

ORGANIZE SUA VIAGEM:

CHIP INTERNACIONAL

CÂMBIO

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

O Grande Buda de Leshan: O Que Visitar

O Grande Buda de Leshan está aberto a visitação das 7h30 da manhã até as 18h30 em temporada alta (abril a começo de outubro), e das 8h às 17h30 no restante do ano. A entrada custa 80 yuan por pessoa.

Além de ver a estátua do Budão do alto e da beira do rio, você pode fazer um passeio de barco para vê-lo do meio do rio.

Também é importante ressaltar que os arredores da estátua tem muita coisa interessante, algumas pagas e outras grátis (falamos delas mais adiante).

Como o Google Maps não funciona na China, a não ser que você tenha um VPN, nós disponibilizamos os mapas das cidades que visitamos no país, com os pontos de interesse, para você usar offline. Clique aqui para baixar.

Se você ainda não sabe, na China todos os apps e ferramentas do Google são bloqueados, tais como o Gmail, Google Maps e Google Tradutor.

Sem falar no Facebook, Instagram, Youtube, Pinterest, Whatsapp e diversos outros sites e apps que você simplesmente não vai conseguir usar.

O jeito de evitar esse problema é instalando um VPN em seu smartphone e notebook.

O Express VPN funciona bem, permite cancelamento até 30 dias de uso e ainda te deixa conectar 4 dispositivos por vez. Clique aqui para instalar e leia nosso post sobre o assunto para entender melhor: Tudo Sobre Internet, VPN e Apps Para Sua Viagem.

Clique aqui para baixar nossos mapas e usar offline. Dá pra abrir esses mapas em vários apps, mas nós recomendamos o Maps.Me, que foi o que usamos, e funciona muito bem.

Basta instalar o Maps.Me, baixar o nosso mapa que você vai usar, e abrir com o app.

Estátua do Grande Buda de Leshan

Se você seguiu nosso conselho e entrou pela 乐山大佛景区-北门 (entrada Norte), logo encontrará uma bifurcação.

O caminho direto para o Grande Buda é para a direita, passando antes por uma cachoeirinha (Dragon Pool) e vários mirantes que dão vista para o rio. Foi o caminho que nós seguimos, por ser o mais fácil.

Para a esquerda há uma escadaria longa que sobe até uma pagoda chamada Torre de Lingbao (灵宝塔), passando por algumas caverninhas com estátuas de Buda, e no fim também chega ao Grande Buda.

Caverninha com Buda sorridente

Antes de ver o Grande Buda, dê uma passada pelo Lingyun Temple, que fica bem ao lado da cabeça da estátua.

Lingyun Temple

Quando estiver com as pernas bem preparadas, contorne o Grande Buda por trás da cabeça e siga as placas da Lingyun Plank Road (凌云栈道) para descer aos pés dele.

grande buda leshan gigante china
Em volta da cabeça há vários mirantes
grande buda leshan gigante china
O Grande Buda de Leshan!

Algumas partes dessa escadinha são bem íngremes na beira do rio, mas não chega a ser perigoso, apesar da vertigem que dá.

grande buda leshan gigante china
Descida

Tire muitas fotos com o Grande Buda e seja respeitoso com o local dedicado à oração dos fiéis. Não dê uma de turista bobão!

grande buda leshan gigante china
Tentando tirar uma selfie boa com o Grande Buda
grande buda leshan gigante china
Imagine se ele estivesse em pé!

A volta é pela Jiuqu Plank Road (九曲栈道), que começa numa escadinha caótica lá embaixo, mas depois fica tranquila. Você vai sair do lado da cabeça do Buda outra vez.

grande buda leshan gigante china
Tem que enfrentar essa multidão para subir

Se você quer fazer um passeio rápido só para ver o Budão e ir embora, então é isso.

O caminho em branco é direto para o Grande Buda, e o amarelo passa pela pagoda (Torre de Lingbao)

Vila de Pescadores e Ponte Hao Shang

Nós seguimos caminhando para conhecer o restante da área cênica, que tem muita natureza e construções budistas.

Caminhamos em direção ao Templo Pilu e então à Mahao Fishing Village (麻浩渔村), uma vila de pescadores bem simples e tranquila, perfeita para fazer uma pausa e comer alguma coisa.

mahao fishing village grande buda leshan gigante china
Vila de Pescadores

A massa de turistas não chega até aqui, então a sensação é de que você atravessou um portal mágico e saiu em outro mundo, livre das multidões.

Ali ao lado ficam as Mahao Cliff Tombs (麻浩崖墓), um conjunto de tumbas que ficam dentro de cavernas. Os desenhos nas paredes contam histórias que, felizmente, estão em inglês nas placas.

MAHAO TOMBS buda gigante leshan china
Mahao Tombs

Logo em seguida chega-se à Hao Shang (濠上大桥), uma ponte lindíssima que conecta uma ilha à terra firme. Nessa ilha fica o Templo Uyou (乌尤殿), o qual pode ser alcançado depois de subir muitas e muitas escadas.

leshan china
Ponte Hao Shang
leshan china
Ponte Hao Shang

A saída mais próxima dali é numa rua que cruza o rio, onde tem uma parada de ônibus com o nome 乌尤寺. De lá conseguimos um ônibus para voltar para a estação de trem.

O caminho em branco foi o que nós fizemos (da esquerda para a direita), e o amarelo é o que passa pela pagoda (Torre de Lingbao)

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Passeio de Barco

Por ser uma estátua tão gigantona, é difícil vê-a inteira no mesmo quadro, mesmo porque o espaço entre os pés do Buda e o rio é bem estreito.

Embora não tenhamos feito esse passeio, muita gente diz que o melhor ângulo para ver o Budão inteiro é de barco.

O ponto de partida desse passeio é perto da entrada norte, voltando um pouco pela estrada que beira o rio. O nome do local de onde saem os barcos é 八仙洞快艇码头.

O passeio custa cerca de 35 yuan por pessoa e dura de 15 a 30 minutos. Para conseguir os melhores ângulos da estátua, sente-se do lado direito.

Grande Buda visto do barco
Foto: lienyuan lee / CC BY

Oriental Buddha Capital

Trata-se de uma atração que fica dentro do complexo turístico do Grande Buda de Leshan, mas para a qual é cobrada uma taxa de 80 yuan de entrada à parte.

É um conjunto de cavernas e construções gigantescas de Buda em diferentes posições (em pé, deitado, sentado…) que foram trazidas para o local.

Não sei até que ponto as estátuas são legítimas, pois as informações (escassas) que encontramos falam dese lugar como sendo um parque recreativo.

Nós achamos o preço muito salgado e não entramos para conferir. Mas parece ser bonito pelo que vimos nas fotos do painel.

Oriental Buddha Capital leshan buda gigante
Oriental Buddha Capital

Onde se Hospedar em Leshan

Apesar de Leshan ter boas opções de hospedagem e ser uma cidade grande (mais de 3 milhões de habitantes), nós achamos que é melhor ficar em Chengdu e usar os maravilhosos trens bala para fazer um passeio de bate e volta quando quiser conhecer o Grande Buda.

Algumas boas opções em Leshan são a Jiatai Inn (econômica) e o Holiday Inn (muito bem localizado). Clique aqui para ver mais hotéis em Leshan.

Já se você vai ficar em Chengdu, o mais legal é ficar em uma região que tenha um movimento à noite, com restaurantes e tal. Duas boas opções são os arredores do Kuanzhai Alley e os arredores da Chunxi Road.

Sabendo que a primeira é o bairro antigo tradicional chinês, e a segunda é o bairro mais moderno, é só escolher conforme o que você prefere.

Perto do Kuanzhai Alley, uma opção baratinha e muito bem avaliada é o Xishu Garden Inn, um hostel com quartos privados ou compartilhados.

Xishu Garden Inn

Pra quem prefere ficar em um hotel com mais confortos, o Bamboo House é puro aconchego, super bem localizado e com uma decoração linda:

Bamboo House

Perto da Chunxi Road, um ótimo hostel é o WFJ Youth Hostel, enquanto alguns dos melhores hotéis também ficam por ali, como o JW Marriott, o Grand Hyatt e o Mercure.

JW Marriott

Mas, sendo Chengdu uma cidade tão grande, com mais de 14 milhões de habitantes, pode ser que os locais estejam cheios ou que você encontre uma opção mais conveniente um pouco mais distante. Então não hesite em ficar um pouquinho afastado do centro, desde que tenha uma estação de metrô por perto. De metrô você chega em qualquer lugar na cidade.

Nós ficamos no Hostel Mix, perto do metrô Renmin North Road, e não tivemos dificuldade nenhuma de locomoção. Pagamos barato num quarto de casal e valeu super a pena.

Hostel Mix

O hostel era ótimo e foi legal ficar num bairro tranquilo e menos turístico, com várias opções de restaurantes baratos e com comida boa.

O próprio hostel também tem um restaurante/bar no térreo, onde vendem comida ocidental, como macarronada, pizza e hambúrguer. Não é tão fácil encontrar essas coisas na China, e depois de mais de um mês e meio rodando o país, já estávamos sentindo falta.

Seguro Viagem Para a China

A China é sim um país muito seguro, mas isso não significa que você não deva ser precavido.

Um seguro viagem irá te ajudar em diversas situações, como em caso de acidentes e até extravio de bagagem, dependendo da cobertura que você selecionar.

Um seguro viagem na China irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a China.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A CHINA

o grande buda de leshan china

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

4 comentários em “O GRANDE BUDA DE LESHAN: Conheça a Estátua Gigante da CHINA!”

  1. Que sensacional o Grande Buda de Leshan!!! Achei tudo nesse texto incrível, à exceção da multidão!

    Ah! Tenho que fazer muito OM antes de visitar para flutuar entre esse mar de gente. Quando cheguei no ponto em que você fala que ao chegar em Mahao Fishing Village foi como atravessar um portal, chega suspirei aqui de alívio! rsrsrs

    Essa região entrou definitivamente em minha lista de lugares a conhecer (tanto faz se em vida ou no pós vida… rsrsrs)

  2. Adorei essa foto do urso panda em Chengdu!! Fofo demais rs e realmente impressionante o tamanho dessa estátua do Grande Buda! Não conhecia, mas a foto do pé dele e as pessoinhas passando ali ao lado é d cair o queixo mesmo!

    1. Caminhos me Levem

      Menina, é grande mesmo esse tal Grande Buda rsrs. Mas se você só puder escolher um pra visitar, vá nos pandas que eles são fofos demais mesmo!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share