Ícone do site Caminhos me Levem

Dicas Para Explorar a Rústica Ilha Isabela em Galápagos

ilha isabela galápagos

A Ilha Isabela é até habitada, mas por pouquinha gente (2 mil habitantes), o que dá um clima bem rústico e legal à cidade principal, que é Puerto Villamil. 

Nesse post vamos falar sobre o que fazer na Ilha Isabela, terceira que visitamos em Galápagos, onde se hospedar e como economizar ao máximo durante sua viagem.

As ruas na Ilha Isabela são quase todas de terra batida, com construções bem baixas. Os restaurantes são mais simples, mantidos pelos locais. Por sinal, os locais sempre tem um Hola! ou um Buenos días! para cumprimentar os turistas.

Tem uma praiona bem extensa (2,5 km de faixa de areia) e alguns animais que só podem ser vistos aí. O resultado disso é que a Ilha Isabela tem com certeza o clima mais legal de Galápagos.

Ilha Isabela

Ao chegar de barco já dá pra sentir que tudo é bem diferente nessa ilha. A visão é de um monte de árvore, nem dá pra acreditar que vive gente ali.

A sensação é de que enfim chegou-se em Galápagos. Pelo menos foi o que a gente sentiu, depois de ter visitado as ilhas mais turísticas e com mais estrutura.

Na Ilha Isabela é onde vivem os pinguins de Galápagos, sendo aqui o único lugar do mundo fora da Antártida onde se é possível ver pinguim o ano inteiro.

E a Ilha Isabela também é lar para um dos símbolos do arquipélago: o piqueo da pata azul. E bastante flamingos e aves diferentes também podem ser encontrados.

A Ilha Isabela fica na parte mais ocidental do losango formado pelas ilhas habitadas do arquipélago, e seu aeroporto não recebe voos do continente, só das outras ilhas mesmo.

Muita gente termina fazendo passeio bate-volta desde Santa Cruz, mas perde o clima gostoso de lá, e deixa de fazer alguns passeios bem interessantes.

Nós, como de costume, não fizemos nenhum passeio pago. Tudo a pé mesmo, pedindo informação e sendo feliz. Mais abaixo estarão os nossos arrependimentos, para que ninguém cometa os mesmos erros.

Paga-se uma taxa de visitação na Ilha Isabela de USD 10. Ao chegar de barco já há um guichê onde pagar.

Se você ainda não leu, confira esses posts essenciais para sua viagem independente e econômica a Galápagos: Viagem a Galápagos Gastando Muito Pouco!

E leia mais sobre as outras ilhas que visitamos:

Voo do Brasil Para o Equador

Não há voos diretos do Brasil para Quito. Normalmente os voos mais baratos são da Avianca, com escala em Bogotá – Colômbia.

Busque preços de voo no Skyscanner. É uma ferramenta ótima e com a possibilidade de procurar com datas flexíveis. Mas lembre-se: em geral o preço das passagens é mais barato comprando direto no site da companhia aérea.

Eu costumo comprar passagens internacionais com antecedência de mais ou menos 3 meses, a não ser que apareça alguma promoção bombástica antes disso.

Aproveite e faça uma pesquisa para ter ideia dos valores. Use datas diferentes e tente entender se os preços estão subindo ou baixando:

No nosso guia de Galápagos nós explicamos quais voos pegamos de e para as Ilhas Galápagos, quanto pagamos e o que poderíamos ter feito diferente. Clique aqui para ler.

Moeda Usada no Equador

Nome da moeda: Dólar (USD)

Cotação (setembro/2022): 1 USD = R$ 5,12

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Desde o ano 2000 o Equador usa o Dólar Americano como sua moeda oficial. Isso facilita bastante a resposta daquela questão que sempre surge antes da viagem: “que moeda levar pro Equador?”. A resposta é simples assim: Dólar!

Importante saber: notas de 50 ou 100 dólares são muito raramente aceitas, às vezes sendo cobrado um “extra” pra aceitá-las. Mesmo as notas de 20 nós tínhamos dificuldade de utilizar.

Mesmo quando pagávamos uma conta de 8 ou 9 dólares num restaurante, o garçom fazia cara feia pra nota de 20, e geralmente tinha que ir atrás de troco no comércio próximo.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Onde se Hospedar na Ilha Isabela

Ficamos no Hotel Cielo Azul e foi tudo perfeito. Embora ele seja um pouquinho afastado do centro, é uma opção mais econômica. O quarto era super confortável, com a cama de casal gigantesca.

Lá eles também servem café-da-manhã. E muito bem servido! Sucos, frutas, ovos, pães… uma delícia. Clique aqui para reservar.

Outras opções econômicas e bem avaliadas são:

E pra quem prioriza conforto e boa localização, as melhores opções são:

Foto: Hotel Albermale

O que Fazer na Ilha Isabela

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Concha de Perla

Ao lado do porto de chegada na ilha, tem uma piscinona natural que se forma por conta de uns corais, com água bem transparente. Não tem areia, só um deckzinho pra se trocar e deixar a mochila.

Concha de Perla

O espaço da piscinona é bem grande, com um mangue em volta, e no meio a profundidade chega a uns dez metros. Assim que entramos, o primeiro bicho que vimos foi uma tartaruga marinha nadando de boa.

Aí vimos também muitos peixinhos menores, fragata, iguanas e muitos lobos marinhos que ficam no meio das pessoas de boa. Dizem que, em dias de sorte, veem-se também pinguins e piqueos da pata azul.

Concha de Perla

Para chegar, saindo da cidade, dá pra ir caminhando numa boa. O caminho é cheio de banquinhos com cobertura, porque o sol pega pesado ali mesmo.

Quase no porto, à esquerda, começa uma ponte de madeira por cima do mangue, onde as iguanas e os lobos marinhos gostam de ficar bloqueando a passagem das pessoas. Muito lindo eles.

Passarela para Concha de Perla na Ilha Isabela

Passe com cuidado, principalmente se for um lobo marinho bebê, porque o nosso cheiro passa pra eles e as mães não os reconhecem mais, deixando os coitados “órfãos”.

Não esquecer de levar snorkel!! (USD 5 o aluguel nas agências de turismo)

Apesar da proximidade com o porto, não recomendo tentar combinar a Concha Perla com a chegada ou saída da ilha, pois o deck não é muito grande e está sempre cheio e molhado, podendo danificar a bagagem.

Praia do Porto de Ilha Isabela – Galápagos

Embora seja uma praia bem pequena, a água é super transparente e tem bastante árvore fazendo sombra, o que pode ser um bom lugar pra relaxar.

Praia do Porto – Ilha Isabela – Galápagos

Muitos lobos marinhos passam a tarde ali aproveitando a sombra, então pode ir esperando dividir o espaço com eles.

Praia do Porto – Ilha Isabela – Galápagos

Muro de las Lágrimas

A trilha mais extensa a se fazer na Ilha Isabela. São uns 6km saindo desde o centro da cidade, entrando no Parque Nacional de Galápagos propriamente dito.

Entrada Parque Nacional de Galápagos

Para chegar até o Muro, há de se preparar pra isso. Como o sol é destruidor em Galápagos, e não há muita sombra na trilha, é melhor sair cedo. Se possível, escolher um dia mais nublado, que não são muitos.

Uma boa ideia também, para evitar a caminhada de uns 2km pela praia, é pegar um táxi ou tentar uma carona até o acesso ao parque. Na verdade, a trilha passa por trás da praia, mas não tem sombra do mesmo jeito. Pra voltar, não tem táxi.

Clique no título do mapa para ver mais detalhes

Essa trilha tem um monte de pontos de interesse, mas só percorremos metade dela, pois nos faltou preparação. Dizem que a vista do Muro é bem bonita. Nós fomos até onde as atrações estavam todas juntas, como dá pra ver aí no mapinha da nossa trilha.

Paramos bem no começo do Camino de las Tortugas, até porque a trilha começa a ganhar bastante altitude ali. Logo após ver a primeira tartaruga selvagem (linda demais a bichinha!), tomamos o caminho de volta.

La Playita e Playa del Amor

Caminhando pela trilha, há dois acessos para praias, as duas com um monte de iguanas. A primeira chama-se La Playita, que tem uns banquinhos pra sentar e uma faixinha de areia pra caminhar. Quando fomos, o mar tava batendo um pouco.

Playa del Amor

A segunda é a Playa del Amor, que tem uma área grande onde não pode entrar, pois as iguanas estão fazendo seus ninhos por ali. Aqui tem uma piscininha boa pra tomar banho protegido das ondas. Tem um monte de pedra pra caminhar e a vista é bonita.

Túnel del Estero

No meio das pedras, há uma entrada que estende até o mar, deixando a água salgada entrar ali às vezes. Baixei até lá dentro pra ver o que tinha, mas era muito escuro e não pareceu boa ideia caminhar ali.

Túnel del Estero

El Estero

O lugar mais bonito que vimos na trilha. No meio do mato, começa um túnel de árvores que parece a Vila dos Hobbits ou algo assim.

No fim do túnel, tem um riozinho com uma correntezinha forte de água, mas que dá pra se banhar; e uns bancos pra ficar ali só de boa apreciando a natureza.

El Estero

Camino de las Tortugas

Logo após o El Estero, começa um caminho que tá cheio de árvores de manzanillo, fruta venenosa pra gente, mas prato tradicional das tartarugas, que digerem aquilo de boa. Então elas ficam por aqui.

Tartaruga gigante na natureza

Um pouco depois do começo do caminho, avistamos uma tartaruga gigante comendo. Ficamos ali uns bons quinze minutos, e a bichinha não se moveu nem dez metros. Foi a única tartaruga gigante que vimos na natureza.

Dali até o Muro de las Lágrimas são mais de 3km, boa parte subida, o que fez a gente desistir e voltar pra trás.

Las “Pozas”

Tem várias “pozas” nessa trilha, e todas elas são basicamente a mesma coisa: um amontoado de água cheio de lodo. Quando fomos nelas, não vimos absolutamente nada de interessante. Nem bonitas eram.

Uma das pozas

Tem a Poza de las Diablas, que é a maiorzona; a Poza Verde, que é verde mesmo; a Poza Redonda, sem nada de especial também; e a Poza Escondida, que talvez seja a com mais aparência de podre que a gente viu.

Centro de Crianza de Tortugas Gigantes

Toda ilha habitada em Galápagos (exceto Floreana) tem um centro de reprodução e preservação das tartarugas gigantes de Galápagos. Elas ficaram bem perto da extinção, mas, graças ao trabalho desses centros, as tartarugas estão voltando, pouco a pouco, a serem numerosas nas ilhas.

Filhotes de tartaruga gigante de Galápagos

Existe uma grande dificuldade de reprodução entre elas (dá pra entender quando se vê o tamanho das bichonas), e algumas espécies são nocivas para seus ovos e seus filhotes. Portanto, as tartaruguinhas crescem ali nos centros e são inseridas na natureza após os oito anos de idade.

Tartaruga gigante de Galápagos

Esse foi o mais legal dos centros que visitamos, com maior número de tartarugas, e com mais explicação sobre elas.

Tartaruga gigante de Galápagos

Flamingos cor-de-rosa na Ilha Isabela

O caminho para chegar no Centro de Crianza é por uma ponte sobre um poço, e ali tem muitos flamingos e aves curiosas.

Flamingos cor-de-rosa

Foi ali que vimos a maior quantidade de flamingos reunidos, e bem pertinho da gente, e não na Poza de las Salinas, como tínhamos sido informados.

Poza de las Salinas

Fica no meio da cidade, e como já dissemos ali em cima, não é o melhor lugar pra ver flamingos. Em compensação tem outros pássaros legais, e no fim da tarde o visual é bem bonito.

Poza de las Salinas

Malecón da Ilha Isabela

É um grande deck adentrando o mar, de onde se tem uma vista da praia inteira.

Praia Principal da Ilha Isabela

2,5km de extensão é uma baita praia. Porém o mar bate muito ali e tem pouca sombra, tornando-a interessante só no fim da tarde mesmo. O pôr-do-sol é absolutamente lindo visto dali, e isso nos leva ao próximo assunto.

Praia principal da Ilha Isabela

Outros Passeios na Ilha ISabela

Uma das maiores atrações da ilha é o passeio Los Túneles, que dizem ser imperdível e às vezes fica até esgotado por dias. O valor é entre USD100 e USD120. E esse foi o motivo pelo qual não fizemos ele. Pareceu que era muito dinheiro em troca de nem tanta coisa assim.

Mas, se for fazer algum passeio pago em Galápagos, parece que esse é o melhor. Tem mergulho (snorkel) com tubarão, pinguim, piqueo da pata azul, cavalo marinho e mais um monte de bicho pra ver.

Piqueo da pata azul

São 6 horas ao todo e, normalmente, a agência fornece material pra snorkel e almoço. É bom certificar se isso tá incluso mesmo quando for fechar o passeio.

Bares e Restaurantes em Ilha Isabela

Os bares da praia principal começam a encher de gente no pôr-do-sol, e todos oferecem happy hour, entre 16h e 20h.

O melhor bar na praia que encontramos, com drinks em dobro no happy hour por USD10 e muito bons, foi o Iguana Point. Não dá pra ver muito bem o pôr-do-sol de lá, mas, em alguns dias, rola até uma boatezinha no terraço.

Pra ver o pôr-do-sol mesmo, tem três bares. O Casa Rosada e um que tem na entrada da ponte para o centro de tartarugas eram mais para europeus ouvirem música eletrônica, sendo que o Casa Rosada era evidentemente o lugar onde os locais (homens) iam tentar uma gringa (mulher).

Pôr-do-sol na Ilha Isabela

Do lado desse, tem o Beto´s Bar, que não tem happy hour, mas a música é muito gostosa e tem uma bela vista. Tomamos uma cervejinha lá pra ver o sol se pondo e foi perfeito.

Pra encontrar comida, tem três supermercados: Albatroz, Comercial de la Isla e Ferramarket. Todos são caros, como tudo nessa ilha, e tem bem pouca variedade de produto. O melhorzinho é o Albatroz.

A gente fez quase todas as refeições na rua. O Restaurante El Aventurero, na esquina da rua de acesso ao Malecón com a Antonio Gil, com certeza foi a melhor comida que encontramos. Além de ser um restaurantezinho mais simpático, dirigido por uma família dali mesmo.

O menu (sopa, suco, almoço e sobremesa) era USD7, sendo que os outros restaurantes custam USD8 (março/2018). Os demais restaurantes ficam todos ali em volta, na Calle Antonio Gil.

Um lugar que a gente comeu um ótimo Fish´n Chips era em frente ao sushi, ambos ao lado da igreja. Restaurante e bar, com o horário de happy hour bem estendido.

Mercado Municipal da Ilha Isabela

Para café-da-manhã ou alguma comida rápida, tem o Mercado Público, cheio de tendinhas. Comemos um tigrillo ali que tava divino!

A água da torneira não é potável, e a gente pagava 3,50USD num galão de água (uma medida que equivale a algo em torno de 3,7 litros). Foi o mais barato que encontramos.

Leia mais: Comidas e Bebidas Típicas do Equador

16 de Março na Ilha Isabela

Essa data é a “cantonización” da cidade, ou seja, quando ela virou município ou algo assim, já que as divisões políticas em Galápagos são meio diferentes.

São três dias de festa: dois em Puerto Villamil e um numa cidade chamada Tomás de Berlanga, que fica na parte alta da ilha. Estivemos lá bem nessa época, e o que vimos não encheu muito nossos olhos, mas é divertido.

Na quarta-feira, dia 14 de março, houve a escolha da rainha da festa, com desfile de carros alegóricos. Foram três carros com decoração de animais, e as candidatas dando “tchauzinho de miss” da caçamba.

Depois foram todos para um palco na Calle Antonio Gil (a dos restaurantes), e teve a eleição e música até um pouco mais tarde.

Ruas da Ilha Isabela

Na quinta-feira, dia 15 de março, a festa era no povoado de Tomás de Berlanga. Teve uma espécie de rodeio, mas a maior parte do tempo era um palhaço tentando fazer piada, e o show de uma orquestra latina que foi até às 3h da madrugada!

Ali havia algumas barraquinhas com comida e cerveja. Pra chegar lá, tomamos uma jardineira desde o centro da cidade, que nos cobrou 2USD. Na volta, pagamos 3USD. Ou seja, é tudo negociável mesmo. Já o táxi queria cobrar 10USD pelo carro.

Infelizmente fomos embora na sexta-feira, mas todos disseram que era a festa principal e pareciam bem animados. Imaginamos que tenha sido bom.

Internet na Ilha Isabela

Dizem que Galápagos não é lugar pra ficar na internet. Apoiado! Mas tem gente que tem que trabalhar, e a verdade é: você não vai conseguir.

Minha experiência é que entre 4h e 6h da madrugada era o melhor horário, e quando consegui trabalhar (mesmo assim, a duras penas).

Uma alternativa que pode funcionar é viajar com um chip internacional. Nós não usamos e não temos certeza de que daria certo, afinal se o sinal é ruim em todas as ilhas é porque não há rede mesmo.

Chip Internacional Para o Equador

Para facilitar sua viagem, é possível embarcar já com um chip funcionando para usar sem limite de dados no Equador.

É muito prático poder usar mapas para se guiar pelas cidades, tradutores para conversar com as pessoas locais e também apps de transporte, como o Uber.

Uma excelente opção é O Meu Chip, que tem ampla cobertura e preços ótimos para receber em casa.

Clique aqui para ver preços e pacotes para o Equador.

Seguro Viagem Para a América do Sul

É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:

  1. Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
  2. Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE O EQUADOR

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile