Dicas Para Visitar Guatapé e a Piedra el Peñol na Colômbia

Guatapé é a cidadezinha mais colorida da Colômbia, parada obrigatória para quem curte a calmaria do interior, boa comida e preços baixos.

E o melhor: tudo isso pertinho de Medellín, podendo ser visitada num passeio de bate e volta – embora a gente recomende pelo menos uma noite por lá.

Em Guatapé fica a pedra El Peñol, um passeio lindo que oferece vistas maravilhosas da região, artificialmente alagada por uma represa.

A pedra El Peñol fica isolada em meio à paisagem e chama a atenção de quem passa por ali.

A boa notícia é que é fácil alcançar seu topo, o que torna esse lugar uma das principais atrações da Colômbia.

Guatapé colombia piedra el penol
Piedra El Peñol, Guatapé, Colômbia

Praticamente todos os blogs que lemos e pessoas com quem conversamos disseram que gostariam de ter passado mais tempo em Guatapé.

Eu mesma não queria ir embora de jeito nenhum, tanto que íamos ficar só duas noites e acabamos ficando seis.

Quanto à estrutura da cidade, embora pequena ela é bem movimentada e turística, com uma pracinha linda, repleta de bares, restaurantes e lojinhas, e muitos passeios para fazer durante o dia.

Onde Ficar em Guatapé

Nós consideramos que a melhor localização em Guatapé é perto do centrinho da cidade.

Algumas boas opções de hostel (com quarto privado ou compartilhado), para quem viaja economizando, são:

Varando do Lake View Hostel

Pra quem gosta da ideia de ficar em meio à natureza, nos arredores de Guatapé você consegue ter experiências bem legais e afastadas do burburinho da cidade:

Bangalô do Country House Hostel

E se você prefere um hotel com mais conforto e café-da-manhã, algumas das opções com melhor custo x benefício são:

Suíte do Hotel Guatatur

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

O Que Fazer em Guatapé

Já fazia uns dois dias que estávamos em Guatapé quando lemos em uma faixa: “Guatapé, a cidade dos Zócalos”.

  • Os Zócalos de Guatapé

Na mesma hora fui pesquisar e descobrimos que esse é o nome dado para as decorações temáticas em alto relevo que ficam na parte inferior dos prédios da cidade.

Guatapé colombia
Esses desenhos são chamados Zócalos

Todos os prédios de Guatapé são bonitinhos, coloridos e cheios de zócalos.

Vale a pena prestar atenção nos detalhes deles, que estão relacionados às origens de cada um dos edifícios.

Por exemplo: os zócalos do bar são de pessoas jogando sinuca, sentadas numa mesa bebendo ou apoiadas no balcão.

Mesmo os prédios residenciais têm zócalos. Se não for temático vai ser algo muito colorido e bonito.

Quase enlouqueci tirando fotos nessas casinhas fofas. Muitas delas tem vasinhos de flores pendurados na fachada também, um paraíso para os instagrammers de plantão.

Guatapé colombia
  • Praça Central de Guatapé

A pracinha central de Guatapé (Parque Principal) é o coração da cidade e onde tudo acontece.

O prédio da prefeitura fica ali e é lindo demais, super colorido e bem conservado. Aliás, todos os prédios em volta da praça são.

A igreja (Parroquia Nuestra Señora Del Carmen) também é uma graça, com as cores e arquitetura bem fora do estilo clássico.

No meio da praça tem uma fonte bem colorida e numa das esquinas um coreto. Que delícia esse clima de cidade pequena!

Guatapé colombia
  • Plazoleta de los Zócalos

Se você achou que a praça central seria a parte mais colorida de Guatapé você se enganou! A Plazoleta de los Zócalos, uma pracinha extremamente colorida, é o auge da fofura dessa cidade.

Prédios, zócalos, escadas, cafés e lojinhas: tudo é colorido, bonitinho e decorado com flores. A rua de pedestres (carrera 28a) que sai dessa praça também é uma lindeza e rende ótimas fotos.

Guatapé colombia
  • Malecón de Guatapé

O Malecón de Guatapé é o calçadão que acompanha as margens do lago.

Tem muitos hotéis, lojinhas e restaurantes lá de frente pra água, e até alguns bem na beira da água, sendo necessário descer um barranco pra chegar neles.

Nós tivemos o azar de pegar essa área da cidade toda em obras, então não foi um local que conseguimos curtir. Na verdade, evitávamos passar por lá por causa da poeira da obra. Imagino que tenha ficado lindo.

Como Visitar El Peñol em Guatapé

Quando a gente pensa que Guatapé ser tão fofa já é motivo suficiente para uma visita, na verdade a cereja do bolo está um pouquinho mais adiante: a pedra El Peñol.

A história da Piedra El Peñol é de que ela era adorada pelos indígenas da região.

Reza a lenda que a rachadura em sua lateral é como uma “cicatriz” de resistência aos ataques de um diabo, que tentou derrubá-la.

Hoje em dia, nessa mesma rachadura, há uma escadaria através da qual podemos alcançar o topo da pedra. Na verdade, são duas escadas distintas: uma para quem sobe e outra para quem desce.

Guatapé colombia piedra el penol
A escada de El Peñol
  • Como é a Visita à Pedra El Peñol

Ao chegar na entrada da pedra (falamos mais adiante como chegar) você encontra um estacionamento e um complexo de lojinhas e restaurantes de todo tipo.

Nós fizemos a visita em um domingo e estava bem cheio, com certeza durante a semana é mais agradável.

Ao lado do estacionamento há um guichê para comprar os ingressos.

A subida é bem cansativa, recomenda-se levar água e fazer algumas paradas para descansar, afinal são 659 degraus. Nós subimos com bastante calma, tirando fotos e curtindo a paisagem.

Guatapé colombia piedra el penol
Descansando no meio da subida

Ao chegar lá no alto há um espaço com restaurantes, sanitários e vendedores ambulantes, além de uma construção (com mais escadas) de onde se tem uma vista ainda mais livre dos arredores.

Guatapé colombia piedra el penol
Vista do topo de El Peñol – Guatapé
  • Como Chegar em El Peñol

Em Guatapé é só pegar um jipe na praça central.

Custa COP 2.000 por pessoa (2018) e sai quando enche, que é o tempo todo.

O jipe te deixa num posto de gasolina na beira da estrada, a partir do qual é preciso subir uma escadaria até a entrada da pedra em si.

Outra opção para chegar a El Peñol é pegar uma moto chiva (tipo um tuk tuk) por COP 10.000 (até 2 pessoas). Essa te deixa no estacionamento de visitantes da pedra, lá no alto.

É bem melhor do que a opção anterior, porque a escada que tivemos que subir só pra alcançar esse estacionamento cansou demais a gente antes de subir a pedra de fato.

“Moto chiva”, bem comum na Colômbia
  • Bate e Volta de Medellín

El Peñol é um passeio bate e volta que muita gente faz a partir de Medellín. São 82 km de estradas sinuosas que levam cerca de 2h para serem percorridas.

Os ônibus de Medellín para El Peñol partem do Terminal Norte (estação Caribe do metrô). Não há necessidade de reservar passagem, pois os ônibus são muito frequentes.

O ônibus te deixará no posto de gasolina que mencionei anteriormente. A partir de lá você pode subir a primeira escadaria a pé ou pegar um moto chiva para te levar até o estacionamento.

Voo Barato Para a Colômbia

Busque preços de voo no Skyscanner. É uma ferramenta ótima e com a possibilidade de procurar com datas flexíveis. Mas lembre-se: em geral o preço das passagens é mais barato comprando direto no site da companhia aérea.

Eu costumo comprar passagens internacionais com antecedência de mais ou menos 3 meses, a não ser que apareça alguma promoção bombástica antes disso.

Aproveite e faça uma pesquisa para ter ideia dos valores. Use datas diferentes e tente entender se os preços estão subindo ou baixando:

Bares e Restaurantes em Guatapé

O almoço mais baratinho e gostoso que encontramos em Guatapé foi o menu do Restaurante Tiki Taka, na praça central. Pagamos COP 15.000 por um peixe delicioso, com acompanhamentos.

Na rua de frente pro lago (calle 32) tem um restaurante chamado Tierra Adentro que também era muito bom. Os pratos variavam entre COP 15.000 e COP 20.000 e eram muito bem servidos.

O forte da cidade são os peixes, não deixe de prová-los!

comida colombiana tipica

Leia também: comidas típicas para provar na Colômbia

O Zona G é tipo uma galeriazinha com vários restaurantes que tem opções pra quem cansou da comida colombiana: hambúrguer artesanal, massas, carnes e comida mexicana.

Tem também chope artesanal da BBC (cervejaria colombiana, a Bogotá Beer Company) e um ambiente mais moderninho. Paga-se um preço mais alto por isso, claro.

O que mais gostamos na noite da cidade foram os vários bares locais que tocam música e ficam bem animados no fim de semana.

Na praça ficam os mais legais. Um deles é o El Porton de Antaño, onde você consegue uns petiscos bem gostosos (destaque pra linguiça da região) e bebidas a preço justo.

Também jantamos numa pizzaria bem pequena chamada Vecchio Forno. A pizza estava boa, mas nada demais.

Moeda Usada na Colômbia

Nome da moeda: peso colombiano (COP)

Cotação (maio/2023): 1000 pesos colombianos = R$ 1,11

Em qualquer cidade média ou grande da Colômbia, o cartão de crédito é um meio bem comum de pagamento.

É bom sempre ter um pouco de peso em mãos para comprar coisas pequenas e de vendedores informais.

Para fazer saques, procure um caixa eletrônico e fique atento às taxas cobradas. O Colpatria é um banco que não cobra taxa e que dá um limite alto de saque.

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Leia nosso post completo sobre qual moeda levar para a Colômbia clicando aqui.

Seguro Viagem Para a América do Sul

É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:

  1. Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
  2. Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Lembrando que tem como contratar um seguro com cobertura COVID-19, já que muitos países estão exigindo esse requisito.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Chip Internacional Para a Colômbia

Para facilitar sua viagem, é possível embarcar já com um chip funcionando para usar sem limite de dados na Colômbia (e em outros países que você vá visitar na mesma viagem).

É muito prático poder usar mapas para se guiar pelas cidades, tradutores para conversar com as pessoas locais e também apps de transporte, como o Uber.

Uma excelente opção é O Meu Chip, que tem ampla cobertura e preços ótimos para receber em casa.

Clique aqui para ver preços e pacotes para a Colômbia.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A COLÔMBIA

Booking.com

guatape colombia

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

14 comentários em “Dicas Para Visitar Guatapé e a Piedra el Peñol na Colômbia”

  1. Meu pai do céu, que lugar mágico.. e essa vista sem igual!! Fiquei encantada pelo lugar.. com certeza vai entrar na minha lista de lugares pra visitar quando for na Colômbia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share