19 Curiosidades Sobre a Finlândia e a Cultura Finlandesa

Que no Polo Norte as coisas são bem diferentes do que por aqui você já imaginava, mas olha só essas 19 curiosidades que nós reunimos depois de 2 semanas de viagem pela Finlândia!

Pensa, só pensa, num país que foi eleito o país mais feliz do mundo, mas que tem no suicídio um dos principais problemas sociais; num país que tem dia com 24 horas de sol, mas também tem dia com mais de 20 horas de escuridão total; num país onde mora o próprio Papai Noel! Pois é! Visitamos esse país e resolvemos mostrar algumas curiosidades sobre ele, a Finlândia, aqui no blog.

Foram 2 semanas de viagem e reunimos muitas informações essenciais de viagem pela Finlândia (além das curiosidades). Se você ainda não leu, veja também nosso guia de Turismo na Finlândia e Quanto Custa Viajar Para a Finlândia.

Curiosidades Sobre a Finlândia

Confira então nossa lista com 19 curiosidades sobre a Finlândia e fatos curiosos sobre a cultura finlandesa:

1) O Papai Noel mora na Finlândia!

Sim! Acabaram com seus sonhos infantis e te contaram que ele não existe, mas o bom velhinho tem seu escritório principal na cidade de Rovaniemi, capital da região da Lapônia. Isso é bem lá pro Norte do mundo!

Ele fica numa vila, bem ao lado da agência de correio oficial do Natal, para onde as cartinhas enviadas ao Papai Noel em todo o mundo são enviadas.

Além disso, a vila do Joulupukki (o nome do bom velhinho em finlândes, que se lê “iôulupuki”) conta também com uma fazenda de rena, a casa da Mamãe Noel e a oficina dos elfos.

Curiosidades da Finlândia: O Papai Noel mora lá!
Curiosidades da Finlândia: O Papai Noel mora lá!

A verdade é que tudo não passa de uma jogada de marketing do departamento de turismo da Finlândia.

Algumas histórias falam do Papai Noel morando no Polo Norte, daí os países lá de cima do mapa mundi meio que competiram entre si, mas a Finlândia terminou se firmando como a terra oficial do bom velhinho.

Pra nós do pareceu muito conveniente a morada definitiva do Papai Noel ser em Rovaniemi, porque é justamente lá onde passa a linha do Círculo Polar Ártico, uma espécie de fronteira do Polo Norte. O que nos leva à próxima dessas curiosidades sobre a Finlândia:

2) O Ártico Começa na Finlândia

Nós no Brasil somos um pouco familiarizados com a Antártida, pois tá ali no nosso hemisfério e volta e meia aparece um pinguim perdido numa das nossas praias.

Mas do outro lado do globo terrestre, está o Ártico, conhecido também por Polo Norte.

 Curiosidades da Finlândia: O Polo Norte passa pelo país!
Curiosidades da Finlândia: O Círculo Polar Ártico passa pelo país!

Assim como a linha do Equador e os Trópicos de Capricórnio e Câncer, existem mais duas linhas principais no mapa mundi: Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico.

O Círculo Polar Ártico corta a Finlândia e, na área determinada por esta linha, vivem os povos do Ártico. Nessa região vivem aproximadamente 4,5 milhões de pessoas, uma parte delas sendo indígenas, mais parecidos com esquimós do que com o estereótipo dos escandinavos e finlandeses que conhecemos.

finlândia curiosidades
Eu no Círculo Polar Ártico

O Ártico engloba partes do Canadá, Estados Unidos, Rússia, Finlândia, Suécia, Noruega e Groelândia (em algumas definições de Ártico, a Islândia também tem uma parte dentro dos limites da região).

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

3) Ursos Polares na Finlândia

Por que ursos polares não comem pinguins? Essa pergunta é difícil pra nós brasileiros, mas um finlandês responde facilmente. Os caras moram no Ártico. Então, é claro que eles sabem que urso polar e pinguim não vivem no mesmo lugar. O primeiro tá no Polo Norte, enquanto o segundo vive no Polo Sul.

finlândia curiosidades
Não existe bumbum mais fofo!

Na Finlândia não há nenhum urso polar na natureza, mas o clima da Lapônia é favorável para esses animais viverem. Então perto da cidade de Rovaniemi, capital da região, existe um zoológico onde é possível ver esses ursos de perto, além de outras 50 espécies de animais que habitam o Polo Norte (alce, rena, raposa-do-ártico, o famoso Wolverine, e por aí vai…).

Quem acompanha nossas viagens sabe que somos loucos por bichos. Então nós fizemos um post com um monte de foto deles. Deleite-se clicando aqui.

finlândia curiosidades
Lontra lindinha comendo um peixe

Ah, o zoológico não tem jaulas que deprimem os animais. Lá, os bichos ficam soltos em espaços amplos que favorecem a felicidade deles.

Falando em felicidade, as curiosidades sobre a Finlândia não acabam:

4) A Finlândia é o país mais feliz do mundo

Numa pesquisa da ONU, a Finlândia foi apontada como o país mais feliz do mundo. No top 5 figuram só países escandinavos e a Suíça.

Mas nem vá para Helsinki achando que tudo é um grande musical, com pessoas cantando e dançando alegremente pelas ruas. A felicidade apurada nessa pesquisa refere-se à estabilidade, sensação de segurança e expectativa de vida, principalmente.

Helsinki

Por sinal, a Finlândia também já foi apontada como o país de maior sensação de bem-estar no mundo.

Mas, na verdade, os finlandeses são reconhecidamente pessoas sérias, que não conversam com estranhos e que falam baixo. O país é uma calmaria que só, de modo geral.

Como o meu amigo finlandês disse, isso vem mudando bastante por conta da globalização e da chegada dos imigrantes ao país.

finlândia curiosidades
Helsinki

Falando nesse amigo, fazia 6 anos que não o via. Quando o reencontrei numa rua cheia de bares em Helsinki, uma das primeiras coisas que ele me falou foi: “Ei, fala mais baixo!”. Parece que minha alegria por o ter reencontrado não conseguiu contagiá-lo.

5) Suicídio, Um Problema Social Grave

Nos anos 90, a Finlândia chegou a ser um dos países com maior taxa de suicídio no mundo. Entretanto, até nisso os caras conseguiram melhorar absurdamente. Nos últimos 15 anos, conseguiram reduzir em 40% os números e, hoje em dia, já são um dos países com as melhores taxas nesse assunto.

Infelizmente, o suicídio ainda figura como a maior causa de morte de homens entre 20 e 34 anos.

Uma das causas é o alcoolismo… o álcool é liberado no país, mas com muitas restrições. Na Finlândia é lei: supermercados e mercadinhos não podem vender álcool a partir das 21h. Quer dizer, hoje em dia até podem. Mas só com teor alcoólico de até 2,8%. Há rumores de que esse limite será aumentado.

Assim como há rumores de que os supermercados e mercadinhos vão poder vender vinho. Hoje em dia, nada com mais de 5,5% de álcool pode ser encontrado nas prateleiras desses estabelecimentos.

finlândia curiosidades
Bebidas da Finlândia

Por outro lado, os bares estão entre os lugares favoritos dos finlandeses. Tem até uma piada. “Um finlandês ia saindo do bar e aí… Não, esquece. Essa história não pode ser verdade.”.

Se você quer álcool mais pesado, como gin, vodka ou o já citado vinho, tem que ir numa loja chamada Alko. Essa loja detém o monopólio do comércio de álcool acima de 5,5% (exceto o vinho, que pode ser vendido em vinícolas também). E foi o governo que decidiu assim.

6) Bebida é cara, mas tem “reembolso”

E toda bebida é bem cara na Finlândia. No supermercado, é bem difícil pagar menos de 2 euros numa latinha. Na cotação de hoje, fica bem caro.

Porém parte desse dinheiro é “reembolsado”, porque umas das curiosidades da Finlândia é que eles tem um sistema de reciclagem muito inteligente e eficiente: cada supermercado possui uma máquina para recolher as latas, garrafas de vidro e de plástico vazias.

Ao final do recolhimento, a máquina entrega um cupom de desconto para uso no mercado. É possível também pedir a troca do cupom por dinheiro vivo.

Em 2019, as latas de alumínio valiam 0,15 euros, as de vidro 0,10 e as de plástico 0,20.

7) População Que Fala Inglês

A Finlândia é um dos países do mundo com mais pessoas que conseguem se comunicar em inglês. Foram raras as vezes que encontramos alguém que não falasse inglês. Na sua maioria, motoristas de ônibus. Mesmo assim, eles conseguiam entender as perguntas. Só não falavam mesmo.

Em restaurantes, bares e afins, é normal já te cumprimentarem em inglês, ao ver que você não é de lá. Claro que um “kiitos” no fim do atendimento ou um “moi moi” serão apreciados (obrigado e tchau, respectivamente)

8) A Língua Finlandesa

Falando em palavras no finlandês, uma das curiosidades da Finlândia é que, junto com Estônia e Hungria, são as poucas línguas oficiais na Europa que não pertencem ao tronco indo-europeu.

E o que significa isso na prática? Que você não vai entender patavinas mesmo. As palavras não possuem nenhuma similaridade com as que a gente conhece. Não compartilham da mesma raiz.

finlândia curiosidades
Um pouco de finlandês

Por exemplo: quando você lê algo em alemão, ou sueco, ou polonês, consegue entender algumas palavras soltas. A palavra “bilhete” em sueco é biljett; em alemão é ticket; em polonês é bilet. Sabe como é em finlandês? Lippu. Pois é. Assim fica difícil.

O motivo disso é que o finlandês vem da família das línguas urálicas, ou seja, que vem lá de trás dos Montes Urais, na Ásia. Apesar de não ser muito clara a história desse idioma urálico chegando até a Finlândia, quase todos os poucos mais de 5 milhões de habitantes do país tem o finlandês como língua mãe.

Mas veja pelo lado positivo: o sueco também é língua oficial no país. Isso se dá por conta de algumas regiões pertencentes à Finlândia hoje serem lugares históricos de ocupação sueca.

Ou seja, as placas e sinais na rua normalmente vem nos dois idiomas. Vai dar pra entender, pelo menos, onde se vendem bilhetes numa estação de trem.

9) A Sauna é Finlandesa

Talvez uma das maiores contribuições da Finlândia para o mundo é a sauna.

Existem dois tipos de sauna: a seca e a úmida. Na Finlândia, a seca é preferência nacional. A vantagem desse tipo de sauna é que a temperatura que o corpo atinge é bem mais alta.

Quase todo prédio tem. Construir casa sem uma sauna, só se houver uma sauna pública por perto. Mas não tem problema, porque tem sauna em todo canto.

No inverno, a graça é sair da sauna correndo para algum lugar com água congelante, como um lago ou rio. E tem que ser pelado. As saunas que permitem uso de roupa são normalmente as para turistas.

10) Gostos Bem Diferentes

Na Finlândia, o esporte mais popular é o hóquei no gelo. Na verdade, o país já ganhou o campeonato mundial algumas vezes e tem a Suécia como um de seus maiores rivais. Queríamos assistir a um jogo da seleção contra a Noruega, mas os ingressos estavam esgotados dias antes da partida.

Um dos ritmos musicais mais populares é o heavy metal. Não é que você vai ouvir guitarras distorcidas com muita frequência quando visitar o país, mas a Finlândia possui o maior número de bandas de heavy metal per capita do mundo. O metal finlandês é reconhecidíssimo no mundo. Por quem é do heavy metal, claro.

finlândia curiosidades
Papai Noel com uma banda de heavy metal

11) Sucesso Nos Esportes

A Finlândia é o país com maior número per capita de medalhas de ouro olímpicas no mundo. Com pouco mais de 5 milhões de habitantes, o país tem 101 ouros conquistados. Isso sem contar as medalhas nas Olimpíadas de Inverno.

Curiosamente o esporte mais popular na Finlândia não faz parte das Olimpíadas de Verão (assim é conhecida as Olimpíadas nos países que participam dos jogos de inverno). É ele o hóquei no gelo.

A Finlândia já conquistou duas vezes o campeonato mundial nesse esporte, fazendo dela uma das maiores potências do hóquei no gelo.

12) A Finlândia Já Foi Parte da Rússia e da Suécia

Desde o século 12 até 1809, a Finlândia foi parte da Suécia. Esse período de domínio sueco acabou após a Guerra Finlandesa, entre Suécia e o Império Russo.

Após a guerra, a Finlândia se tornou um Grão-Ducado autônomo, porém parte do Império Russo, até o fim de 1917. Nessa época, coincidindo com a Primeira Guerra Mundial, houve uma terrível Guerra Civil, o que culminou com a ajuda dos alemães contra os bolcheviques russos e a independência da Finlândia.

O país ainda teve quase metade de seu território “cedido” à Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial, o que culminou com um ataque tanto por parte dos russos quanto dos alemães. Uma destruição massiva das cidades ao Norte e um período de muito sangue derramado se seguiu.

13) Estatísticas Surpreendentes

Em cem anos de independência, e pouco mais de 70 do fim da Segunda Guerra Mundial, a Finlândia atingiu números absolutamente invejáveis e que fazem parte das curiosidades sobre o país.

Hoje é um dos países de maior desenvolvimento humano do mundo, além de mais feliz, maior bem-estar, país mais seguro do mundo, mais honesto, segunda maior igualdade de gênero e outras estatísticas admiráveis que podem ser consultadas nesse site (em inglês).

14) Prédios com Chave Única

A segurança na Finlândia é tamanha que os prédios possuem uma chave única. A chave que abre o portão serve também para a porta de todos os apartamentos. Nós achamos isso uma das maiores curiosidades sobre a Finlândia!

Em Helsinki isso é menos comum, mas nas cidades do interior quase todos os prédios utilizam esse sistema. A vantagem? Menos chaves para carregar e, se você esqueceu a chave dentro do apartamento, basta pedir para um vizinho.

Melhores Hotéis de Helsinki:

Hotéis Baratos em Helsinki:

15) Aurora Boreal na Finlândia

Na Finlândia, é possível ver a aurora boreal em algumas partes do país em 200 dias no ano, o que o torna um dos melhores países para “caçar” a revontuli (aurora boreal em finlandês).

Entretanto, a melhor época para conseguir ver esse fenômeno lindo e impressionante é no inverno, entre dezembro e março. O único problema é que, principalmente no início dessa estação, o céu está normalmente encoberto.

inverno na finlandia
Primavera na Finlândia

Fevereiro e março são sem dúvida os melhores meses para ver esses feixes verdes psicodélicos bailando no ar. Quanto mais pro Norte, maiores as chances.

O nome revontuli vem de uma fábula saami (um dos povos originais da Lapônia) que significa fogo da raposa. Segundo essa lenda, as faíscas geradas pela cauda da raposa batendo contra os montes de neve eram refletidos no céu.

16) Uma Amplitude Térmica de Dar Medo

“Caçar” a aurora boreal pode ser bem complicado por conta do frio: no inverno, na Lapônia, temperaturas de -30 graus Celsius são frequentes. Essa temperatura também ocorre em Helsinki.

Por outro lado, o verão da capital chega a 35 graus positivos. Imagina o tamanho do guarda-roupa de um finlandês.

Nós curtimos muita neve em plena primavera. Até caminhamos sobre o mar congelado. Veja como foi em Kemi, o Tesouro Escondido da Lapônia.

Mar congelado em Kemi – Finlândia

17) Dias e Noites Muito Longos

Pra deixar tudo mais confuso, por volta do dia 22 de junho ocorre o dia mais longo do ano. Simplesmente são 24 horas de luz do sol. Chega um momento que parece que o sol vai se pôr, mas aí ele resolve subir de novo. A casa de um finlandês precisa de cortinas muito grossas. De outro modo, fica impossível dormir.

O mesmo ocorre no auge do inverno. Por volta do dia 22 de dezembro, os dias chegam a ter apenas 2 horas de luz solar. E mesmo assim o Sol fica quase escondido. Ótimo pra caçar aurora boreal; péssimo pra viver a vida.

18) Acampar é Liberado

Existe uma regra na Finlândia chamada Everyman´s Right (Direito de Todos os Homens) que permite acampar em qualquer lugar no país, exceto em jardins, na imediata vizinhança de residências de pessoas, e em campos ou plantações que possam ser facilmente danificadas.

Lenha disponível na floresta

Existem vários campings de fato na Finlândia, mas muita gente prefere o acampamento selvagem mesmo. Caso você resolva fazer isso, melhor dar uma pesquisada se não há ursos, lobos ou carcajus nas imediações.

Esses são animais comuns por lá e normalmente não tem muita compaixão com humanos dando bobeira na natureza.

19) Carnes de Caça na Finlândia

A gente fez um post de comidas típicas da Finlândia (que você pode ler clicando aqui). Mas não dá pra falar das curiosidades do país sem citar as carnes. Tirando os peixes maravilhosos, com destaque para o salmão, é possível encontrar nos supermercados também carne de rena, de alce e de urso.

Vitrine de dar água na boca

Bem, a carne de rena já está se popularizando no mundo, por conta da sua gordura “saudável”. O que acontece é que os animais do Polo Norte, para aguentarem a temperatura, possuem a chamada gordura marrom, com grande valor nutritivo. Em outros países europeus já é possível encontrar essa carne nas prateleiras dos supermercados.

Poroa é Rena em finlandês

A carne de alce também possui propriedades similares. Porém é mais cara.

A de urso é a mais cara de todas, pois não é permitida a criação de ursos. A carne comercializada provém da caça. Essa é mais comum encontrar enlatada nos supermercados.

E aí, gostou de saber essas curiosidades sobre a Finlândia? Conhece alguma que ficou faltando aqui? Conte pra gente deixado um comentário ali embaixo!

Dinheiro na Finlândia

Nome da moeda: Euro

Cotação (setembro/2022): 1 euro = R$ 5,05

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Seguro Viagem Para a Europa

Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. A maior parte deles fica na Europa e é signatária do Tratado de Schengen.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A FINLÂNDIA

Booking.com

finlandia curiosidades

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

10 comentários em “19 Curiosidades Sobre a Finlândia e a Cultura Finlandesa”

    1. Eu queria passar a vida inteira assim com o popô pro ar rsrsrs A Finlândia é cheia de curiosidades mesmo, foi muito legal conhecer

  1. Pensava que o país mais feliz do mundo era o Butão. No entanto acredito que haja imensos índices de Felicidade e a Finlândia deve estar bem no topo sim. É um país com muito respeito pelas pessoas e isso é fundamental.

  2. eh muito bizarro né, tem o titulo de mais feliz mas ai tem os suicidios. eh muito tenso no inverno, tenho um amigo finlandes e ele diz q eh a pior epoca do ano ever. no resto ate vai… convidei pra ele visitar o brasil em dezembro e fugir dessa epoca das trevas ahuahua

  3. Amei o post! Adoro saber curiosidades de países! Eu achava que até sabia bastante coisa por ter duas amigas finlandesas mas descobri que não sei nada na verdade rsrs. E queria ir só pra conhecer o Papai Noel! Eu ia amar! E uma coisa que invejo deles é a educação. É surreal a maneira como a Finlândia trata a educação. Enfim… to adorando acompanhar sua viagem por lá!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share