Visitamos Dali, a cidade hippie da China que fica na província de Yunnan, considerada uma das mais belas e tranquilas do país.
Dali é uma cidade visitada por muitos estrangeiros, principalmente porque Yunnan é a porta de entrada na China para os mochileiros que viajam pelo Sudeste Asiático.
Apesar do nome, Dali não faz referência ao pintor Dalí. O nome significa “Grande Razão”, em chinês (大理).
A cidade fica a 315 km de Kunming, a capital da província de Yunnan, a 985 km de Hanói, a capital do Vietnã, e a 2690 km de Pequim, a capital da China.
Dali normalmente é visitada por quem está tentando alcançar o Tibete chinês, e os turistas e mochileiros a incluem numa rota que envolve também as cidades de Lijiang e Shangri-Lá, além da pouco explorada Trilha da Garganta do Salto do Tigre (todos esses lugares com links no fim do post).
Embora seja uma cidade antiga tipicamente chinesa, a arquitetura que encontramos em Dali é bem diferente do que vimos no restante do país.
As construções de pedras escuras que predominam nas outras cidades que visitamos na China não estão presentes em Dali, onde o cenário é dominado por prédios brancos com delicadas decorações azuis.
Nós achamos Dali muito diferente do restante da China também pelo clima mais quente, com dias lindos de céu azul, ruas com muitas flores e vendedores de frutas. Estamos voltando pros trópicos…
O ritmo do dia-a-dia também parece ser mais tranquilo em Dali, principalmente no centro histórico murado, onde é normal encontrar barraquinhas de artesanato hippie e até lojinhas onde você pode fazer dreadlocks no cabelo (e ver chineses de dreadlocks!!!).
Índice
O Que Fazer em Dali, na Província de Yunnan – China
A principal atração turística de Dali é o complexo do Templo Chongsheng, que conta com 3 imensas pagodas. Sua construção original data de mais de 1800 anos atrás.
As pagodas ficam a uma distância pequena do centro histórico murado, que é fácil percorrer caminhando. A entrada custa 75 yuan por pessoa.
Cotação (janeiro/2022): 1 yuan = R$0,89
O que nós mais gostamos em Dali foi de caminhar pelas ruazinhas lindas do centro histórico.
Qualquer local entre os quatro portões de acesso à cidade antiga merece ser visitado, pois há cantinhos charmosos onde menos se espera.
O centro histórico de Dali (Dali Old Town) fica a 2000 metros de altitude em relação ao nível do mar e se localiza aos pés de uma majestosa cadeia de montanhas.
Apesar de não ser uma cidade com uma infinidade de locais turísticos para visitar e marcar em um mapa, nós curtimos demais conhecer Dali.
Dali é um excelente refúgio para quem, como nós, já visitou cidades imensas e super movimentadas na China. Aliás, toda a província de Yunnan é um refúgio de calma e tranquilidade. Leia mais sobre os outros locais que visitamos nesse cantinho tão querido da China:
- Lijiang, a Cidade da Eterna Primavera (em breve!)
- 3 Dias de Trilha na Tiger Leaping Gorge (em breve!)
- Shangri-la, o Paraíso Perdido nas Montanhas do Tibet (em breve!)
Se você pretende viajar para a China, não deixe de ler nossos guias com informações indispensáveis. Passamos meses no país e reunimos muita dica importante:
- Pontos Turísticos e Roteiro de Viagem Pela China
- Viagem Para a China: 11 Dicas Importantes Antes de Ir
- China: Qual Moeda Levar? Saque ou Cartão de Crédito? Saiba Tudo!
- China: Tudo Sobre Internet, VPN e Apps
- Dificuldades de Fazer um Mochilão Pela China
E leia também sobre alguns aspectos curiosos e culturais que podem te chocar caso você não esteja preparado. Depois não diga que não avisei:
- 7 Hábitos dos Chineses Que São Muito Estranhos
- Comida Estranha na China – As 8 Mais Bizarras que Provamos
Outro ponto que merece destaque em Dali é a culinária. Foi lá que nós tivemos uma experiência inesquecível comendo um churrasquinho chinês. Assista a esse vídeo bem engraçado que fizemos no restaurante:
Quantos Dias Ficar em Dali (Yunnan – China)
Honestamente, Dali só precisa de 1 dia mesmo para conhecer. Existe um passeio em volta do lago para conhecer uns vilarejos da etnia minoritária local (a etnia Bai), que é mais longo, ocupando boa parte do dia.
Para esse passeio, que é feito de bicicleta ou moto, outro dia seria necessário.
Onde Ficar em Dali (Yunnan – China)
Qualquer lugar perto do Centro Histórico de Dali é uma boa pedida. Cuidado para não se confundir com a parte moderna (e sem graça) de Dali, que fica a quase 10 km da Old Town.
Como o Google Maps não funciona na China, a não ser que você tenha um VPN, nós disponibilizamos os mapas das cidades que visitamos no país, com os pontos de interesse, para você usar offline. Clique aqui para baixar.
Se você ainda não sabe, na China todos os apps e ferramentas do Google são bloqueados, tais como o Gmail, Google Maps e Google Tradutor.
Sem falar no Facebook, Instagram, Youtube, Pinterest, Whatsapp e diversos outros sites e apps que você simplesmente não vai conseguir usar.
O jeito de evitar esse problema é instalando um VPN em seu smartphone e notebook.
O Express VPN funciona bem, permite cancelamento até 30 dias de uso e ainda te deixa conectar 4 dispositivos por vez. Clique aqui para instalar e leia nosso post sobre o assunto para entender melhor: Tudo Sobre Internet, VPN e Apps Para Sua Viagem.
Clique aqui para baixar nossos mapas e usar offline. Dá pra abrir esses mapas em vários apps, mas nós recomendamos o Maps.Me, que foi o que usamos, e funciona muito bem.
Basta instalar o Maps.Me, baixar o nosso mapa que você vai usar, e abrir com o app.
Atualização 2024: Alguns leitores viajaram para a China recentemente e não conseguiram acessar as ferramentas do Google nem mesmo com VPN.
Algumas opções muito boas de hospedagem em Dali e com preço econômico são a Yimoxuan Guesthouse e o 1984 Relax Hostel.
Para quem prefere ficar num lugar especial, com mais confortos, há opções que são uma graça, no típico estilo antigo chinês, como a Yushantang Guesthouse e a Linshe Guesthouse.
Seguro Viagem Para a China
A China é sim um país muito seguro, mas isso não significa que você não deva ser precavido.
Um seguro viagem irá te ajudar em diversas situações, como em caso de acidentes e até extravio de bagagem, dependendo da cobertura que você selecionar.
Um seguro viagem na China irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a China.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A CHINA
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Interessante conhecer a cidade de Dali na província de Yunnan na China por aqui! Nunca tinha nem considerado passar por essa área antes! Já no título do post, achei que o nome tivesse algo a ver com Salvador Dalí hahaha, ainda bem que vocês explicaram que não rs.
Não tinha ouvido falar dessa cidade hippie da China mas já me encantei por Dali. Uma lindeza o centro histórico e também as montanhas que cercam a cidade. Com certeza colocarei em meu roteiro quando visitar a China. Obrigada por compartilhar
Não fazia ideia que Dali era a cidade hippie da China. Fiquei super curiosa pra conhecer depois de ler esse seu post. A China é um dos países que quero muito conhecer.
Eu adorei conhecer a China! Mas não sabia de Dali. Adorei ler o post e saber o que fazer nesse charmoso lugar na Província de Yunnan
Que cidadezinha linda!!! Tenho certeza que adoraria passar horas explorando cada rua da cidade de Dali! Já foi para a minha lista de lugares imperdíveis na Província de Yunnan.