Quando se trata de comida típica de São Paulo nós temos muitos pratos, bebidas e doces típicos que são uma delícia e que você deve provar em uma viagem para lá.
Eu digo “nós” porque eu mesma sou paulista, e amo tanto a comida caseira que temos no interior, quando as opções mais sofisticadas que você pode encontrar na capital.
Confira a seguir os 27 pratos típicos de São Paulo (alguns que você nem sabia que eram de lá).
Pão Com Mortadela (Um dos Pratos Típicos Mais Clássicos de São Paulo!)
Tudo bem que tem mortadela em qualquer lugar do Brasil (e do mundo, se a gente pensar bem), mas a mortadela é parte essencial da comida típica de São Paulo – cortada bem fininha, dentro de um pão francês fresquinho e com um queijinho derretido para acompanhar.
O pão com mortadela mais famoso sem dúvidas é o do Bar do Mané, que fica no Mercadão Municipal de São Paulo. Ele leva em torno de 300 gramas do embutido, um verdadeiro exagero de pura delícia.
Melhores Hotéis Econômicos de São Paulo:
Cuscuz Paulista
Muita gente é familiarizada com o Cuscuz Nordestino e com o Cuscuz Marroquino, mas você conhece o Cuscuz paulista?
Esse preparado que leva farinha de milho, sardinha, ovos e tomates como ingredientes principais – além de muitos temperos e uma boa dose de azeite extra virgem – é um favorito nas reuniões de família, onde sempre rola muita comida típica de São Paulo.
Muitos restaurantes se especializam no preparo do delicioso Cuscuz Paulista, como é o caso do Arapuca, na Rua do Porto de Piracicaba. Lá você encontra versões diferentonas, com peixe, camarão e frango.
Cachorro Quente Com Purê (Comida Típica de São Paulo!)
Atenção: assunto polêmico!
Como boa paulista eu acho uma decepção comer cachorro quente fora de São Paulo. Pode colocar quantas salsichas quiser, mas sem um bom purê de batata por cima de tudo não tem graça!
Como boa comida típica de São Paulo, não para por aí. O paulista ainda coloca milho, ervilha, vinagrete e parmesão ralado no cachorro quente.
O purê pode ir dentro do sanduíche, mas por cima ele dá um verdadeiro efeito de “cimento”, mantendo cada ingrediente em seu devido lugar enquanto você come.
O único lugar onde encontrei um bom cachorro quente com purê foi em Curitiba, onde fizemos um vídeo muito engraçado falando das diferenças das comidas de lá e daqui.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Bauru – O Original!
Agora eu vou te contar algo que você não sabia sobre os pratos típicos de São Paulo: o sanduíche chamado Bauru foi inventado lá no interior, na cidade de mesmo nome, e a receita original leva os seguintes ingredientes:
- Rosbife
- Queijo Derretido
- Tomate
- Pepino em Conserva (Picles)
Em uma visita à cidade o Skinão, local que inventou o Bauru original, é parada obrigatória! Eu te garanto que é uma delícia, melhor do que qualquer versão falcatrua que você possa encontrar por aí.
Virado à Paulista
Agora vamos falar de uma comida típica de São Paulo com sustância séria! Não há quem resista a um bom Virado à Moda Paulista.
Esse prato, que é uma verdadeira obra de arte, leva arroz, tutu de feijão, couve folha refogada com alho, banana frita, linguiça, torresmo e ovo frito.
A origem do nome vem da época do Brasil Colônia, quando esses ingredientes eram levados em carroças e acabavam se misturando no trajeto.
Peixes de Piracicaba
O Riiiiio de Piracicaba, vai joooogar água pra fora…
Todo caipira que se preza conhece essa música, eternizada nas vozes de Tião Carreiro e Pardinho.
O que pouca gente sabe é que na cidade de Piracicaba, às margens do tal rio, fica a aconchegante Rua do Porto, dominada por inúmeros restaurantes e suas churrasqueiras cheias de peixes assando.
Os peixes mais comuns na Rua do Porto em Piracicaba são o Tambaqui, o Filhote e o Pintado. Curiosamente, nenhum deles é do Rio Piracicaba, informação que nos surpreendeu! Mas são deliciosos de qualquer maneira, e já são uma tradicional comida típica de São Paulo.
Nós estivemos na Rua do Porto e fizemos um vídeo mostrando tudo, não deixe de assistir clicando aqui.
Ostras de Cananeia
Se tem uma coisa que o paulista ama é praia, e melhor ainda quando tem muito fruto do mar fresquinho pra comer. Um dos destinos mais incríveis do litoral paulista é a cidadezinha de Cananéia, famosa pelo cultivo de ostras gigantes e suculentas.
Churrasquinho no Pão
Algo aparentemente simples, mas que o paulista leva a sério na hora de preparar, é um bom churrasquinho no pão.
Imagina aí: um pão francês fresquinho, um bife molinho e suculento e muito queijo derretido. Que delícia!
Você encontra churrasquinho no pão nas melhores padarias em São Paulo. Eu levei meu marido carioca para comer essa iguaria lá em Santos e ele ficou apaixonado! Dá uma olhada na reação dele aí embaixo ou clicando aqui.
Comida Holandesa em Holambra
Toda comida típica tem suas influências estrangeiras, e em São Paulo não é diferente. Se você quer provar muitas delícias holandesas, eu te recomendo uma viagem à cidadezinha de Holambra, no interior do Estado.
Depois de passear e tirar dezenas de foto no moinho e nos campos de flor, vá até o Boulevard Holandês e escolha um restaurante para provar algumas iguarias.
Eu recomendo muito o croquete holandês no restaurante Casa Bela e o Joelho de Porco com Chucrute no restaurante Martin Holandesa.
Pão na Chapa e Pingado (Prato Típico de Café da Manhã)
Ao contrário do que acontece em muitas regiões do Brasil, em São Paulo a comida típica do café da manhã costuma ser bem modesta.
Nas padarias é bem comum encontrar muita gente comendo o típico pão na chapa acompanhado de um pingado.
Mas calma que o pão na chapa não é só um simples pão com manteiga! Você pode escolher também a versão com requeijão, e ainda se quer “na entrada” ou “na saída”, o que significa que o requeijão vai junto para a chapa (na entrada), ou se vai ser passado no pão já tostadinho (na saída).
Já o pingado é uma boa xícara de leite quentinho com um pouquinho de café.
Sushi no Bairro da Liberdade
O Brasil abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, e é em São Paulo – especificamente no bairro da Liberdade – que eles se concentram.
Quer provar um sushi de altíssima qualidade, com ingredientes frescos e bem servidos? Vá pra lá!
Você vai encontrar os melhores sushis e outras comidas japonesas que não são tão comuns em outros Estados do Brasil.
Leia também: 24 Melhores Comidas da Região Sudeste
Melhor Queijo do Brasil em Amparo
Você sabia que o melhor queijo do Brasil é produzido no interior de São Paulo?
Na pequena cidade de Amparo, a charmosa Fazenda Atalaia se dedica à produção de laticínios de qualidade.
Em 2016 o Queijo Tulha, um dos queijos produzidos na Fazenda Atalaia, ganhou medalha de ouro no World Cheese Awards, uma premiação internacional de queijos.
Nós estivemos lá e provamos o Queijo Tulha para confirmar – é bom demais! Não só ele, mas todos os outros queijos. Ainda mais porque a fazenda é linda e uma delícia para passear!
Leia também: 14 Queijos Franceses Que Provamos em Nossa Viagem
Comida Árabe Também é Comida Típica de São Paulo!
Mais uma comida típica trazida por imigrantes e que caiu no gosto de todo mundo em São Paulo: charuto, coalhada, quibe cru, tabule, homus, e por aí vai.
São muitos os pratos oriundos da culinária árabe que fazem sucesso em São Paulo. As principais origens são dos sírios e libaneses.
Churrasco Grego (Um dos Pratos Típicos Clássicos de São Paulo)
O churrasco grego já é um clássico no que se trata de comida típica de São Paulo. O modo de preparo da carne já chama a atenção: imensos espetos giratórios de carne, que cozinha ficando lentamente dourada por fora.
Ao ser fatiada, a carne fica fininha, molinha e molhadinha. Tudo que a gente quer num sanduíche, né?
Coxinha (Comida Típica que Surgiu em São Paulo!)
Você sabia que a coxinha foi inventada em São Paulo, e que a melhor de todas elas fica num lugarzinho chamado Bueno de Andrada, um distrito da cidade de Araraquara?
As famosíssimas Coxinhas Douradas fazem muito sucesso e atraem visitantes ao povoado que fica localizado ao lado de uma antiga estação de trem.
Nós estivemos em Bueno de Andrada e comprovamos: as coxinhas douradas são imbatíveis!
Veja nosso vídeo de lá e leia nosso post com dicas sobre Araraquara.
Bolovo
Coxinha todo mundo conhece, mas você já comeu um bolovo? Esse salgado não tão comum pode ser encontrado em muitos botecos de São Paulo, e pode confiar – vai muito bem com uma cerveja gelada ou uma capirinha!
No bolovo junta-se ovo cozido e carne moída, tudo envolto por uma massa crocante frita. Há várias versões, sendo que o importante é não ter massa demais e a carne ser bem temperadinha!
Parmegiana (Comida Italiana que Também é Típica de São Paulo!)
Ao contrário do que se pensa, a parmegiana, esse prato tão adorado no Brasil, não é de origem italiana!
A verdade é que a parmegiana foi inventada em São Paulo mesmo, por alguém que teve a brilhante ideia de juntar ingredientes fantásticos e servir junto com um arrozinho branco.
Seja de carne, frango ou peixe, não deixe de encontrar um bom restaurante para comer uma legítima parmegiana quando estiver em São Paulo.
Sardella
Um legítimo antepasto paulista, a sardella é super comum nos restaurantes italianos como uma entradinha antes da refeição.
A receita consiste em um molho feito com sardinhas, pimentões, tomates e muitos temperinhos. Fica perfeita num pão bem cascudo, como o próprio pão italiano.
Azul Marinho (Comida Típica do Litoral de São Paulo)
Azul Marinho é um prato tipicamente caiçara, ou seja, do litoral paulista. Muito comum em Ubatuba e Ilhabela, esse prato tem como ingredientes principais o peixe e a banana.
Ao cozinhar a banana num tacho de ferro, ocorre uma reação química que deixa o caldo azul – daí a origem do nome do prato, que tem raízes indígenas e esse modo de preparo único!
Sorvete Rochinha
Outro clássico do litoral paulista! Eu me lembro bem demais de quando era criança e corria atrás do sorveteiro da Rochinha na praia.
Os sabores da Rochinha são muitos variados, mas o que eu mais amo é o de morango, com pedações de fruta no meio.
Sonho de Padaria
Outra comida típica muito comum no Brasil todo, mas que foi inventada em São Paulo. O sonho de padaria, salpicado de açúcar e com muito creme no recheio, tem uma textura única e sabor delicioso.
Pode chegar em qualquer padaria paulista e pedir um sonho que provavelmente vai ser uma delícia!
CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Afe! Esse seu post deu água na boca. Como São Paulo tem um gastronomia peculiar e deliciosa. Amei as dicas.
Oi Norma! É de dar água na boca mesmo 😀 que bom que curtiu. Abraço
Nossa, aguei lendo sobre o Bauru, voltei lá atrás à minha infância quando morei no interior de São Paulo e conheci o Bauru. Mas o pão na chapa com pingado faz parte de pelo menos um café da manhã quando estamos passeando por Sampa assim como o pão com mortadela num final da manhã no mercadão :).
É bom demais né? Eu fico com água na boca só de pensar num pão francês bem fresquinho lotado de mortadela 😀
Marcela!!!!!! Que post é esse? kkkk Estou aqui aguando só de ler sobre todas estas delícias da comida típica de São Paulo. Agora vou ter que comer cuscuz paulista (amo demais), coxinha e experimentar este bolovo. Nesta lista eu acrescentaria o pastel de feira. Nada mais típico do que um pastel com caldo de cana depois da feira. 😉 bjs
Eita, ficou mesmo faltando um bom pastel de feira!!! Vá atrás de comer um bolovo tbm que é bom demais!
Só de ler essa postagem sobre comidas típicas de São Paulo já da água na boca. Imagine indo a esses lugares ..
Bão demais viajar e ainda por cima comer um monte de coisa boa né??
Eu adoro post sobre comida Típica, hahahahaha. Sempre tento ir em algum local que os blogs indicam. Já anotei as suas dicas aqui para quando for a São Paulo.
Que legal, Anna! A gente faz o mesmo. Morro de medo de entrar num lugar, pagar pela comida e ela vir ruim kkkk que tristeza.
Delícia de post! Você fez uma ótima seleção e só de ler e ver as fotos, deu água na boca! Adorei.
Oi Sonia! Bom demais viajar e comer né? Até eu fico com água na boca revendo as fotos rsrs
São Paulo é um destino incrível! Só essa comida típica já justifica a viagem kkk. Adorei o post!
Oi Angela! É muta comida boa mesmo em São Paulo rsrs
Quantos pratos deliciosos e saborosos para se experimentar em São Paulo! Adorei essas 21 dicas de comida típica de São Paulo.
Oi Deyse! Que legal que você curtiu nossas dicas do que comer em São Paulo. A gente ama essas comidas típicas 🙂
Não sabia que São Paulo tinha comida típica rs.. mas o sanduiche de mortadela eu provei
Ué, todo lugar tem suas comidas típicas, né não? Em São Paulo tem muitas, o Estado é imenso 🙂
Fiquei bem curiosa com a gastronomia paulista. Acho que iria adorar tudo.
Eu particularmente gosto muito das comidas típicas de São Paulo 🙂 muita coisa boa
Morei a vida toda em Campinas e tb acho um absurdo não ter purê em todos os cachorros quentes por ai – como assim? como q vai segurar o monte d coisa q tem q ir la dentro alem da salsicha, pra nao ficar aquela coisa sem graça do sanduiche americano? kkkkk nao gosto de cuscus paulista nao rs fiquei curiosa pra experimentar essas comidas tipicas do litoral q nunca provei!
Eu acho que não ter purê SEMPRE no cachorro quente é um absurdo também! Fico indignada (e desmotivada a comer) rsrs
Nossa quantas delicias! Eu amo São Paulo e a gastronomia da cidade é incrível, sem falar na quantidade de restaurantes maravilhosos! Dicas anotadas para quando voltar a SP! Obrigada
Que bom que curtiu, Suriàn! Vale a pena explorar a culinária também do interior e do litoral, tem muita comida típica boa em São Paulo
Confesso que estou babando aqui com esse post de comidas típicas de São Paulo. Já provei todos e te confesso que o cachorro quente com purê não curti muito não, kkkkkk
Ahhh Hebe, como assim? Cachorro quente tem que ter purê! kkkkk
Eu confesso que de todas as comidas típicas de São Paulo, o pão na chapa com um menorzinho (cafezinho aqui em Salvador) tem um lugar especial no meu coração.
Hahaha quem resiste a um cafezinho e um pão com manteiga, né?