Ícone do site Caminhos me Levem

Comida Típica de Curitiba e do Interior: Conheça 13 Pratos Típicos do Paraná

comida tipica parana

No que se trata de comida típica o Paraná é bem diversificado e conta com pratos trazidos por imigrantes e aprimorados com ingredientes locais.

Confira a seguir nossa lista com o top 13 de comida típica do Paraná:

Carne de Onça

Uma comida típica de Curitiba, a capital do Paraná, que nós simplesmente amamos!

A carne de onça é preparada com carne moída, temperada com alho, cebola, pimentas e servida com muita cebolinha e mostarda escura no pão preto. A carne é servida crua, o que pode ser um pouco estranho para algumas pessoas, mas confie em mim – Que delícia!

Foto: Mercearia Fantinato

Apesar do nome a carne é de vaca mesmo, viu? Reza a lenda que esse prato é chamado de carne de onça por conta do bafo que a gente fica depois de comer, o famoso “bafo de onça”.

A carne de onça é uma comida típica do Paraná com sabor bastante forte e vai bem demais com uma cerveja bem geladinha!

Pode ser encontrado em muitos restaurantes e bares, mas o principal lugar para comer carne de onça em Curitiba é a Mercearia Fantinato. Nós provamos lá e estava simplesmente magnífica, além do bar ter um ambiente muito gostoso e bonito.

A Carne de Onça também é uma comida típica de Santa Catarina, mas lá é chamada pelo seu nome alemão: Hackepeter.

Rollmops

Uma comida típica do Paraná com origem alemã, o rollmops não é para todos: peixe em conserva (geralmente arenque) enrolado em torno de um pedaço de pepino ou cebola em conserva.

Foto: Ra Boe, CC BY-SA 2.5

Nós não chegamos a comer rollmops em Curitiba, mas já provamos essa delícia em alguns países da Europa, principalmente na Finlândia. Além de ser um ótimo petisco para acompanhar uma cerveja, também vai bem no meio do pão com salada.

Se você está achando muito estranho comer um peixe em conserva, é porque não viu as outras coisas que nós comemos na Finlândia.

Barreado – A Principal Comida Típica do Paraná!

A comida típica mais famosa do litoral do Paraná sem dúvidas é esse: o barreado.

O barreado é um prato preparado com muitas carnes e temperos, cozidos durante horas e horas, até ficar desmanchando no caldo. É servido com arroz, pimenta, banana e farinha de mandioca. Muito gostoso!

Foto: A Caiçara

O barreado é o principal prato de Morretes, cidade muito visitado num passeio de trem a partir de Curitiba. Inúmeros restaurantes na cidade preparam e servem o barreado diariamente.

Para quem não tiver a oportunidade de viajar até Morretes para provar o barreado, é possível degustar essa delícia em Curitiba mesmo.

O restaurante A Caiçara, localizado no Largo da Ordem, é especializado em culinária litorânea e é a opção número 1 para comer barreado em Curitiba.

Joelho de Porco (Eisbein)

Se você nunca comeu um joelho de porco preparado da maneira alemã, se prepare para essa delícia: cozida lentamente, e depois assada até ficar crocante por fora, a carne fica simplesmente maravilhosa!

O joelho de porco já é considerado uma comida típica do Paraná e pode ser encontrado em muitos restaurantes e cervejarias com temática alemã.

Joelho de Porco (Eisbein)

Localizado no Largo da Ordem, no Centro Histórico de Curitiba, o Bar do Alemão foi fundado em 1979 e até hoje mantém um clima rústico, que remete aos pubs de antigamente da Alemanha. É o principal local para comer joelho de porco na cidade.

O bar possui um ambiente interno, fartamente decorado à maneira alemã, e um externo, com mesas na calçada e vista para os prédios históricos de Curitiba.

Pinhão – A Comida Típica Símbolo do Paraná

Quem chega no Paraná logo se depara com imensas araucárias que dominam o cenário das estradas e cidades. Essas imensas e lindas árvores são as responsáveis pela produção da pinha, cuja parte comestível é a semente, também chamada de pinhão.

Araucárias numa praça em Castro

O pinhão é uma das principais comidas típicas do Paraná e pode ser consumido só com sal (depois de cozido) ou usado em receitas.

Pinhão com casca

Além de ser gostoso, ficar comendo pinhão é um ótimo passatempo, já que é uma aventura descascar a semente para chegar na polpa. Pelo menos para mim, que não sou paranaense, não é fácil não.

Além de encontrar o pinhão nos supermercados e em muitos pratos típicos, também vimos muitas barraquinhas vendendo na beira das estradas – cru ou já cozido e pronto para comer.

Pierogi

Típico de países como a Polônia, a Ucrânia e outros do leste europeu, o pierogi foi trazido pelos imigrantes e passou a ser uma comida típica também do Paraná.

Embora pareça ser uma simples massinha recheada, o pierogi de verdade é primeiramente cozido e depois frito ou assado com bacon e cebolas. O recheio varia, mas os mais tradicionais são de batata e carne.

Pierogi

É uma comida muito saborosa e perfeita para os dias de inverno, quando temos fome de algo mais pesado para esquentar.

Borsch

Assim como o pierogi, o borsh também vem do leste europeu e é perfeito para os dias de frio.

Curitiba é a capital mais fria do Brasil, então é claro que tem que ter comida típica para esses dias no cardápio.

O borsch tradicional é uma sopa de beterraba, que pode ser cozida com carnes ou servida com um pedaço de carne defumada tipo salame, como essa da foto abaixo, que nós comemos na Bielorrússia.

Borsch

Outro ingrediente que vai bem demais no borsch é uma dose generosa de smetana, um tipo de creme de leite típico de países do leste europeu.

Outro lugar onde nós provamos caldos e sopas muito bons foi no Maranhão, que tem comidas típicas maravilhosas.

Entrevero de Pinhão

Preparado tradicionalmente numa frigideira de ferro ou num disco de arado, o entrevero de pinhão é uma comida típica do interior do Paraná.

A receita leva carnes variadas de vaca e porco, vegetais, temperos e o ingrediente principal: o pinhão. O resultado é um delicioso cozidão para comer com arroz e ficar muito feliz.

Feijão Tropeiro e Arroz de Carreteiro

Duas receitas típicas do Paraná e que ganharam seus nomes por serem tradicionalmente preparadas pelos tropeiros, comerciantes que viajavam entre São Paulo e o Rio Grande do Sul com grandes carretas.

Os dois pratos eram preparados com carnes defumadas ou secas, que podiam ser levadas nas expedições dos tropeiros sem risco de estragar.

O feijão tropeiro leva linguiça, bacon, ovos, farinha de mandioca e couve, enquanto o arroz de carreteiro é feito com carne seca desfiada.

Feijão Tropeiro

Uma das cidades que sofreram grande influência dos tropeiros no Paraná é Castro, sobre a qual já temos um guia completo aqui no blog.

Além de Castro, há muitos lugares especiais, cheios de natureza e história, para visitar no Paraná. Confira nossa lista com 31 Lugares Para Conhecer no Paraná.

Leia também: 24 Melhores Comidas da Região Sul

“Vina” – Você Conhece Essa Comida Típica do Paraná?

Em alguns lugares do Paraná, como Curitiba, a salsicha ficou conhecida como “vina”, palavra que vem do alemão “wiener”.

Embora seja possível encontrar salsicha em qualquer lugar desse Brasil, é curioso comprar um cachorro quente em Curitiba e escolher se vai querer com uma ou duas “vinas”.

E falando em cachorro quente, os de Curitiba são bem caprichados, viu? Até farofinha de bacon tinha em um que comemos por lá, e estava delicioso.

Nós mostramos esse cachorro quente e tivemos algumas conversas sobre as comidas típicas do Paraná em um vídeo no nosso canal do youtube. Clique aqui para assistir.

Comida Típica do Paraná: Produtos Coloniais

É bastante comum encontrar lojinhas (principalmente em locais turísticos) de produtos coloniais no Paraná. Mas o que são esses produtos?

O principal deles é uma linguiça curada, fermentada, seca, maturada e defumada, que pode ser chamada de Linguiça Blumenau ou Linguiça Colonial. O resultado é uma carne que parece crua, mas que está pronta para ser consumida.

Linguiça Blumenau ou Colonial

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Tereré

Reconhecida como patrimônio imaterial da humanidade, o tereré é uma bebida paraguaia feita com erva mate, água fria e limão.

Em algumas partes do Paraná, principalmente no oeste do Estado, que faz fronteira com o Paraguai, o tereré é bastante consumido.

Nos supermercados do Paraná é comum encontrar erva mate de muitas marcas diferentes. Para quem nunca consumiu tereré pode até parecer tudo igual, mas eu tenho certeza que cada um tem as suas favoritas.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile