A comida típica do Ceará tem pratos com carne de sol, frutos do mar e muita macaxeira. A comida cearense é cheia de sabor e tradição. A culinária cearense é simples, mas super gostosa, com temperos que fazem toda a diferença. Quem visita o estado não pode deixar de provar essas delícias!
Depois de anos morando no Ceará (tanto em Fortaleza quanto na paradisíaca Jericoacoara) nós conhecemos bem as melhores comidas típicas do Estado e os melhores lugares onde prová-las.
Aqui no blog também temos uma lista com os melhores restaurantes, barzinhos e barracas de praia em Fortaleza que pode te interessar 🙂
Confira a seguir nossa lista com o melhor da comida típica do Ceará, começando por dois itens essenciais.
# Comida Típica do Ceará: O Básico
Paçoca
Um ingrediente simples e super comum na culinária cearense é a paçoca, tanto que achei melhor deixá-la em primeiro aqui nessa lista.
Quase toda comida cearense acompanha um potinho de paçoca, por isso é melhor que você saiba logo do que se trata – e não, não é aquele doce de amendoim comum em todo o Brasil.
No Ceará paçoca é uma farofa amarela bem grossa, muitas vezes com pedacinhos de carne seca desfiada no meio. É uma farofa salgada que vai bem com tudo: camarão alho e óleo, moqueca, baião de dois, caranguejo….
Baião de Dois (comida típica do Ceará)
Assim como a paçoca, o baião de dois é uma constante na comida típica do Ceará.
Ao invés de comer arroz branco e feijão com caldo, no Ceará é mais comum comer os dois já misturados, numa receita chamada Baião de Dois. Aqui o feijão é sequinho, sem molho, e fica com os grãos soltinhos no meio do arroz.
Eu te recomendo provar, pois é uma delícia, mas se não for sua onda é só pedir arroz branco para o garçom, que com certeza vai ter. Também é muito comum o arroz de brócolis, para quem quiser uma opção ainda mais saudável.
# Comida Típica do Ceará: Frutos do Mar
Pargo Frito Inteiro
O pargo (um tipo de peixe) é um clássico da comida típica do Ceará, principalmente nas barracas de praia.
Um bom almoço de domingo vai ter o peixe inteiro frito até ficar crocante por fora e macio por dentro, acompanhado de salada, baião de dois, paçoca e limão.
Em muitos cardápios você encontra o pargo frito inteiro com vários preços diferentes. O mais barato, para duas ou três pessoas, vai ser um peixe menor, com porções pequenas de acompanhamentos.
Caranguejo (comida típica do Ceará)
Se você chegar na recepção do seu hotel em Fortaleza numa quinta-feira e pedir sugestão de onde jantar, muito provavelmente a resposta será: “Hoje é dia de caranguejo em Fortaleza!”.
Na verdade você encontra caranguejo todos os dias em Fortaleza, mas quinta-feira é o dia sagrado de consumir essa iguaria.
Tanto que basicamente qualquer bar e restaurante tem promoções e pratos especiais de caranguejo na quinta.
O mais comum é encontrar caranguejo cozido no leite de coco (também chamado de caranguejada), temperado com alho, cebola, pimentão e muito coentro.
O caranguejo não é só uma comida típica do Ceará, é um verdadeiro ritual. Já vimos muitos turistas sem saber o que fazer quando recebem esses bichinhos peludos na mesa, acompanhados de um martelo e uma tábua.
Por isso eu digo que comer caranguejo é um ritual. Os cearenses adoram passar horas martelando a casca do caranguejo para encontrar cada pedacinho de carne lá dentro e chupar todo o molho que fica escondido. Aliás, o molho é super saboroso e vai bem para comer com paçoca.
Para quem nunca comeu caranguejo, é uma verdadeira aventura. Espere terminar o processo com muita lambança e pouca comida na barriga, afinal é só um aperitivo.
Agora, se você está achando que isso tudo é muito trabalhoso, fique tranquilo. Você pode provar carne de caranguejo em vários pratos da comida cearense, como em moquecas e no recheio de coxinhas e bolinhos. Assim a carne vem limpinha e sem casca, é só comer.
Existem vários locais para comer caranguejo em Fortaleza, mas os mais tradicionais são as barracas de praia. Esses da foto acima nós comemos na Praia do Cumbuco.
Leia também: as 16 melhores praias do Ceará
Moqueca Cearense
Diferente da moqueca baiana e da capixaba, essa comida típica que também é muito comum no Ceará geralmente tem a carninha do fruto do mar desfiada e os vegetais e temperos bem picadinhos, tudo num molho bem grosso.
As mais fáceis de achar e mais gostosas são de arraia, de peixe e de sururu. Acompanha arroz e paçoca.
Arroz de Camarão (ou de Arraia, de Sururu…)
Na comida cearense você encontra muitos pratos de arroz cremoso com frutos do mar, sendo os mais comuns o arroz de camarão, de arraia e de sururu.
O tempero é suave e vai bem com um limão espremido por cima e uma paçoca para acompanhar (sempre paçoca!).
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Polvo na Manteiga (comida típica do Ceará)
Se você é um amante de frutos do mar, um lugar imperdível para conhecer em Fortaleza é o Mercado de Peixes.
Lá você compra peixe, polvo, camarão, lula, lagosta e o que mais imaginar e escolhe um restaurante para preparar na hora para você.
Uma das maiores delícias para comer lá, e com o preço mais em conta do que nos restaurantes tradicionais, é o polvo na manteiga.
Nessa receita o polvo é cozido inteiro na pressão e depois é refogado com manteiga, alho e cebola. A textura e o sabor são incríveis!
Ostras (comida típica do Ceará)
Eu amo ostras e esse é um dos motivos pelos quais eu coloco a comida típica do Ceará entre as melhores do Brasil.
Lá você encontra essa delícia muito fresca a um preço surrealmente baixo! Em nossa última visita (2022) a dúzia estava custando cerca de R$15 com os vendedores ambulantes, que abrem na mesa para você consumir na hora com sal e limão.
Um lugar muito bom para comer ostras em Fortaleza é no restaurante Marcão das Ostras (que também tem outras delícias no cardápio).
Ele fica um pouco afastado da área turística, mas fique tranquilo se você não quiser ir até lá. Sempre tem vendedores nas praias e a ostra é sempre fresquinha. Já devo ter comido um milhão e nunca passei mal.
Além de Fortaleza, tenho lembranças de comer muita ostra também na Praia do Cumbuco, em Canoa Quebrada e até em Jericoacoara, principalmente na maravilhosa Lagoa do Paraíso.
Camarão no Abacaxi
Um clássico da comida típica cearense, o camarão no abacaxi é preparado com camarão descascado num molho que leva leite de coco e queijo.
O camarão com o molho é colocado dentro de um abacaxi cortado ao meio, como na foto acima, e levado ao forno. Dá para até 3 pessoas comerem, com arroz branco de acompanhamento.
O melhor camarão no abacaxi é o do Restaurante Dona Amélia, em Jericoacoara.
Peixe à Belle Meunière (comida típica do Ceará)
Peixe à Belle Meunière é prato típico da comida cearense que combina filés de peixe sem espinho (normalmente sirigado) com camarão.
O peixe é grelhado e coberto com uma porção de camarão sem casca refogado com alcaparras, amêndoas, limão e manteiga.
É uma ótima opção para quem está cansado de comidas muito pesadas, fritas e com molho.
Peixada Cearense
Lembro da minha surpresa quando comi peixada cearense pela primeira vez, e no meio do ensopado cheio de filé de peixe, batata e legumes, encontrei um ovo cozido inteiro!
Além do tempero delicioso, com muitas especiarias e leite de coco, a peixada cearense é uma delícia por conta dos ingredientes macios em pedaços grandes.
É o tipo de comida perfeita para quando você está com aquela fome de leão e querendo um sabor mais caseiro.
Essa receita de peixada também é muito comum na comida típica do Piauí e na culinária do Maranhão.
Camarão ao Alho e Óleo (comida típica do Ceará)
Camarão alho e óleo é aquele petisco impossível de não amar. Vai bem com cerveja, caipirinha e o melhor é que no Ceará é sempre baratinho.
Você encontra camarão alho e óleo em basicamente qualquer barraca de praia de Fortaleza e de todo o litoral cearense.
Normalmente as porções são vendidas por peso. Se você gosta de camarão como a gente, meio quilo é uma boa quantidade para um casal petiscar.
O mais normal é o camarão alho e óleo vir com casca, mas em muitos lugares você também encontra descascado, pagando um pouco mais. h
Camarão Cozido
Muita gente torce o nariz quando vê os vendedores ambulantes com camarão cozido nas praias do Ceará, mas essa é uma das comidas mais gostosas que você vai provar em sua viagem!
Os ambulantes passam com cestos imensos, cheios desse camarão cozido na salmoura. O preço é bom e é uma delícia! O camarão fica macio e com bastante sabor do fruto do mar em si.
Você pode descascar o camarão para comer, ou comer com a casca mesmo, que fica molinha.
Lagostim Cozido
Do mesmo jeito que o camarão, a lagosta (ou lagostim) cozido na salmoura fica uma delícia!
Os vendedores ambulantes realmente são parte do cenário praiano cearense e vendem muita comida típica gostosa, que vale a pena provar em sua viagem ao Ceará!
Lagostim ao Alho e Óleo
Se por um lado a lagosta cozida tem um sabor suave, quando preparada ao alho e óleo ela explode de sabor.
Nosso lugar favorito para comer o lagostim ao alho e óleo é no Mercado dos peixes de Fortaleza, tanto pelo preço baixo quanto por poder escolher exatamente a quantidade que você quer.
Peixe à Delícia (comida típica do Ceará)
Se você gosta de comida com molho, então vai amar o peixe à delícia, uma das principais receitas da comida típica cearense.
O peixe à delícia é preparado com filés de peixe grelhados, cobertos com bastante molho branco e queijo. O diferencial dessa receita é a banana frita que vai junto com o peixe embaixo do molho e dá um sabor maravilhoso ao prato!
Cardápio Ao Vivo (comida típica do Ceará)
Uma curiosidade sobre a comida típica do Ceará, com a qual você pode se deparar viajando pelas praias e lagoas do Estado, é o cardápio ao vivo.
É bastante comum as barracas de praia e alguns restaurantes trazerem os peixes e frutos do mar ainda crus até a sua mesa, tanto para você ver que eles estão frescos, quanto para escolher o que vai querer.
Olha que lindeza esse cardápio ao vivo no passeio de buggy lá em Jericoacoara (a água ao fundo é porque as mesas ficam praticamente dentro da lagoa).
Nesse vídeo abaixo nós mostramos o cardápio ao vivo e o peixão que escolhemos, depois de preparado e com acompanhamentos (com preços):
# Comida Típica do Ceará: Outros Pratos
Feijão Verde
Uma comida bem típica do Ceará é o Feijão Verde, um prato preparado com feijão não maduro (por isso chamado de feijão verde) num molho bem encorpado de creme de leite e queijo coalho, temperado com bastante coentro e paçoca para acompanhar.
O feijão verde é um prato pesado, então se você não está acostumado é bom pedir uma porção pequena para provar.
Nesse vídeo de Fortaleza nós mostramos o feijão verde da foto acima, com o preço que pagamos na Beira Mar.
Sarapatel (comida típica do Ceará)
Falando em comida pesada, o sarapatel não é para qualquer um. Preparado com tripas e vísceras de porco, além de sangue coagulado, esse prato saborosíssimo tem origem portuguesa e é típico do sertão nordestino.
Por ser um prato bem completo, o sarapatel pode ser comido só com paçoca ou com arroz e dispensa mais acompanhamentos.
Leia também: 33 Melhores Comidas Nordestinas
Carneiro (comida típica do Ceará)
Não só de frutos do mar se vive em Fortaleza. Aliás, cearense ama um bom churrasco! Um dos cortes mais gostosos e diferentes que você pode provar por lá é o carneiro na brasa, temperado e grelhado à perfeição.
O melhor lugar para comer carneiro é indiscutivelmente o restaurante Carneiro do Ordones, que tem uma unidade no bairro Varjota, em Fortaleza. Essa tábua da foto é de lá e nós comemos em 3 pessoas, com acompanhamentos.
Cuscuz (comida típica do Ceará)
Se você se hospedar num hotel que serve café-da-manhã no Ceará, é bem provável que ele inclua cuscuz.
Diferente do cuscuz marroquino e também do cuscuz paulista, no Nordeste o cuscuz é cozido no vapor até ficar macio.
No café-da-manhã o mais tradicional é comer cuscuz com salsicha e molho de tomate ou então com ovo na manteiga. Já em restaurantes e lanchonetes especializados em cuscuz você vai encontrar todo tipo de recheio, com destaque para a carne de sol.
Ovo de Codorna
É claro que você encontra ovo de codorna em qualquer lugar, e não exclusivamente na comida típica do Ceará, mas coloquei esse aperitivo aqui na lista porque é muito comum nas praias de lá.
Os ovinhos de codorna são vendidos pelos ambulantes nas praias, cozidos na bandeja, com um punhadinho de sal para temperar.
É uma delícia para quando você senta num restaurante e sabe que a comida vai demorar, mas está morrendo de fome. Ou só para acompanhar uma cervejinha gelada mesmo 🙂
Panelada (comida típica do Ceará)
Parecida com o sarapatel, a panelada também é feita com tripas e miúdos, mas de boi e não de porco.
As carnes são cozidas na pressão até ficarem bem macias, e o tempero é bem forte, motivo pelo qual é servida só com arroz branco.
Eu particularmente gosto mais da panelada do que do sarapatel. Embora também seja um prato pesado, tem menos gordura.
Pratinho
Sabe aquelas barraquinhas de rua que normalmente vendem hambúrguer, cachorro quente e outras comidas simples e rápidas?
No Ceará elas são bastante comuns, mas você também encontra barraquinhas vendendo o famoso “pratinho”.
Você pode montar seu próprio pratinho com os ingredientes que escolher. os mais comuns são arroz, baião, paçoca e creme de frango desfiado (tipo um vatapá).
Dadinho de Tapioca
Uma comida típica cearense que tem ganhado bastante popularidade nos botecos do Brasil inteiro.
O dadinho de tapioca é um petisco delicioso, feito com uma mistura de tapioca, leite e queijo coalho que depois é frita até ficar crocante por fora e macia por dentro.
# Comida Típica do Ceará: Doces, Frutas e Bebidas
Refrigerante São Geraldo
Todo Estado tem um refrigerante local que é bastante consumido, e no Ceará não é diferente, onde o queridinho é o São Geraldo, feito de caju.
Não confunda com a cajuína, que não tem gás e é ainda mais doce.
A cajuína também é bastante consumida no Ceará, mais é mais típica ainda no Piauí, que tem comidas típicas semelhantes às cearenses.
Caipirinhas
O Ceará tem muitas frutas diferentes e deliciosas, e na hora de usá-las para fazer caipirinhas a criatividade é o limite.
A principal cachaça do Estado é a Ypióca, que é ótima para preparar esse drink, já que não tem um sabor tão forte.
Algumas das melhores caipirinhas que você encontra no Ceará são de seriguela, caju, cajá, carambola e até algumas mais exóticas, com pimenta e outros ingredientes.
Essa da foto acima nós tomamos em Jericoacoara, onde toda noite rola um encontro das barraquinhas de caipirinha na praia – mostramos nesse vídeo:
Sorvetes 50 Sabores
Nada melhor que um sorvete depois de um dia de praia, e Fortaleza tem uma das melhores sorveterias do Brasil você se deliciar.
Seu nome é 50 Sabores, embora no cardápio tenha pra mais de 100 opções.
Vale a pena conhecer esse lugar sem pressa e provar vários sabores antes de escolher o seu favorito. Os de frutas típicas do Nordeste são sempre uma boa pedida para tentar algo diferente.
Água de Coco
A água de coco não podia ficar de fora dessa lista de comida típica do Ceará.
Além de ser muito fácil de encontrar e de estar sempre geladinha e docinha, a água de coco é barata demais no Ceará!
Caminhando pelo calçadão da Beira Mar de Fortaleza nós encontramos por até R$2,00 (em 2022), enquanto nos restaurantes normalmente custe R$3,00 ou R$4,00.
Mungunzá
Um docinho muito gostoso e típico de Fortaleza, principalmente na época de São João.
O mungunzá é feito com um tipo específico de milho, leite, leite de coco e canela para finalizar.
Em outras partes do Brasil é conhecido também como canjica.
Cachaça Ypióca
A cachaça número um do Ceará é a Ypióca.
É com elas que são preparadas as caipirinhas, mas você também encontra versões especiais que valem a pena ser degustadas puras.
As mais comuns são a prata, a ouro e a empalhada, que vem numa garrafa bonita para levar de presente para alguém.
Castanha de Caju
Fortaleza é o paraíso para quem ama castanha de caju. Além de ser fresquinha e de ótima qualidade, no Ceará a castanha de caju é bem barata.
Na feirinha da Beira Mar e no Mercado Central de Fortaleza você encontra bastante, tanto a normal (salgada) quanto a caramelizada. Vale a pena levar alguns pacotinhos na mala.
Leia também: comidas típicas da Região Sul
Frutas (Seriguela, Sapoti, Cajá, Caju, etc.)
O Nordeste tem muitas frutas típicas gostosas e diferentes para quem vem de outras regiões. A boa notícia é que é fácil encontrá-las, mesmo se você estiver só de férias.
Nas praias e na Beira Mar de Fortaleza sempre há vendedores ambulantes oferendo essas delícias.
Algumas das frutas mais comuns:
- Pitomba
- Jambo
- Graviola
- Murici
- Cajá
- Caju
- Seriguela
- Umbu-cajá
- Sapoti
No fim das contas, provar a comida típica do Ceará é mergulhar de verdade na cultura do estado.
Com pratos cheios de sabor e uma simplicidade que conquista, essa culinária é um ponto alto pra quem quer conhecer o Ceará de verdade.
Então, se tiver a chance, não deixe de experimentar!
O Ceará é parte da Rota das Emoções junto com o Piauí e o Maranhão.
Leia mais aqui no blog sobre São Luís, Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba, Barra Grande, Jericoacoara e Fortaleza, alguns dos principais destinos para conhecer nesse roteiro.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Adoro comida nordestina e as comidas típicas do Ceará são boas demais. Baião de dois, dadinho de tapioca, paçoca… tanta coisa que é impossível escolher a mais gostosa. Seu post abriu o apetite por aqui.
Nem me fale, Lulu! É só falar em comida cearense que eu já penso logo numa cerveja gelada acompanhando rsrs
Vou para Fortaleza em breve e suas dicas vão me ajudar muito. Já anotei algumas comidas típicas do Ceará para experimentar
Que delícia, Ana! Você vai amar Fortaleza, tenho certeza. Curta muito as comidas típicas de lá, tem muita coisa boa!
Amei esse post, era exatamente o que eu estava procurando. Fui pra Fortaleza começo do ano passado e agora estou indo novamente, estava querendo relembrar o que comi de gostoso por lá e adicionar mais umas coisas na lista que acabei não provando da última vez. O problema é que ao pesquisar no Google “o que comer em Fortaleza”, vem um monte de sugestão de cozinha autoral e contemporânea, tudo meio chique, pô que coisa chata, eu quero comida cearense! hehe não tem lugar mais sensacional que o Mercado de Peixes, aquele pessoal cozinhando naqueles tachos enormes. Acho que cozinha chique tem seu valor, mas enquanto turista eu quero essas experiências mais “reais” digamos assim rs obrigada pela postagem!!
Que massa que curtiu o post! Entendo demais querer provar a comida cearense raiz, né? Nada como aquela autenticidade do Mercado de Peixes. Aproveite muito sua volta a Fortaleza e todas as comidas deliciosas! Se precisar de mais dicas, tamo aí!
Que delicia a comida típica do Ceará, deu água na boca esse post. Amo frutos do mar.
Além de deliciosos os frutos do mar são baratos em Fortaleza. Amo muito a comida do Ceará <3
Olha sinceramente se existem comidas tão gostosas e variadas em outros lugares no Brasil eu ainda desconheço, amei a sua seleção de comidas típicas, principalmente pq acabam sendo do nordeste como um todo. Forte abraço 😃
Muita coisa acaba se repetindo da comida cearense no resto do Nordeste né? Mas sempre tem um ou outro temperinho ou toque especial rsrs
Baião de dois é um dos meus pratos favoritos da culinária do Ceará. Polvo na manteiga acabei de incluir na lista de pratos que preciso provar.
O polvo na manteiga eu só fui conhecer mais recentemente também, e amei! Comida cearense é bom demais né?