Em nossa viagem para o Marrocos provamos tudo o que tínhamos direito da comida típica marroquina e ela nos surpreendeu! Foram ainda melhores do que a gente esperava! Muitos temperos, nozes e frutas. Comemos de tudo e sempre tinha algo novo para provar.
Só ficou faltando mesmo uma taça de vinho para acompanhar de vez em quando, mas no Marrocos o álcool é proibido, embora seja possível encontrar em alguns hotéis (a preços bem elevados).
Um aviso: a gente gosta de viajar para provar comidas de rua e fuçar as prateleiras de supermercado pra encontrar coisas interessantes e diferentes. Então não espere ver pratos gourmet por aqui 😉
Índice
- Pão Marroquino
- Msemmen
- Azeitonas Marroquinas
- Cuscuz Marroquino
- Tajine do Marrocos
- Pastilla (Tortinha do Marrocos)
- Leite e Queijo de Cabra
- Brochettes e Kafta
- Pizza, Sanduíches, Omelete
- Harira (Soupe Marrocaine)
- Temperos da Comida Marroquina
- Doces do Marrocos
- Frutas do Marrocos
- Frutas Secas do Marrocos
- Briouats
- Chebakia
- Bebidas do Marrocos
- Dinheiro no Marrocos
- Seguro Viagem Para o Marrocos
Pão Marroquino
Prepare-se para comer muito pão no Marrocos. O país tem uma produção imensa de trigo, e você com certeza verá os campos dourados na beira da estrada.
Se você se sentar na mesa de um restaurante, mesmo que seja só pra tomar um chá ou uma coca-cola, o garçom vai botar uma cestinha com pão na sua frente.

Msemmen
É um tipo de pão preparado de modo muito curioso: a massa é bem molinha, tipo massa de panqueca, e é frita com a panela virada de cabeça para baixo, no fundo da panela.
Várias massas fininhas são colocadas juntas formando um pão folheado. Meio difícil de explicar, mas uma delícia. É muito comum no café-da-manhã de comida típica marroquina.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Azeitonas Marroquinas
Junto com o pão e as laranjas, azeitona é um dos produtos mais abundantes no Marrocos. Elas estão em todas as refeições e sempre são servidas quando você se senta para consumir algo em um restaurante.
Há 3 tipos muito comuns: verde, preta e vermelha. As conservas variam muito, então em cada restaurante é uma novidade. Geralmente as conservas levam limão, pimenta e muitos outros temperos.

Cuscuz Marroquino
Bem diferente do cuscuz que comemos no Brasil. O cuscuz marroquino é preparado de modo simples, cozido só na água, e servido geralmente com legumes e uma carne. Simples, porém delicioso.

Tajine do Marrocos
O que caracteriza o tajine é o preparo: uma panelinha específica é usada para cozinhar porções individuais, e a comida é servida nessa mesma panelinha, ainda borbulhando.

Os mais comuns são de frango, carne e carne com amêndoas e ameixas. Sempre com legumes e, nos disseram, sempre se usa nozes para cozinhar. Muitas vezes com azeitonas e coentro.
Pastilla (Tortinha do Marrocos)
Aquelas comidas que a gente pede pro garçom com medo do que vai vir: uma tortinha de massa fina, recheada com frango, coberta com canela e açúcar.
E não é que é bom? A melhor que comemos foi em Chefchaouen, a cidade azul do Marrocos (e um ótimo destino para provar comida marroquina!).

Leite e Queijo de Cabra
Você saberá que está comendo queijo de cabra porque ele é branquinho e bem mais cremoso do que estamos acostumados.
Já o leite eu não tenho certeza, mas tenho a impressão de que todo o leite é de cabra. Não me lembro de ter visto nenhuma vaca pelo país, de qualquer modo…
Leia também: 14 Queijos Franceses Que Provamos em Nossa Viagem
Brochettes e Kafta
Brochette é a palavra usada para espetinhos em geral, e kaftas são aqueles espetinhos de carne moída. Quase todos os restaurantes de comida marroquina tem essa opção no cardápio.
Geralmente a porção de carne é bem servida (2 ou 3 espetinhos) e acompanha salada e batata frita.
Pizza, Sanduíches, Omelete
Muito comum de encontrar nos restaurantes ou nos carrinhos de rua. Os omeletes geralmente são bem baratos e gostosos. As pizzas são de tamanho individual e massa fininha.
Algo que já não é tão comum no Marrocos são as massas. No máximo você encontra um spaghetti e, procurando muito, uma lasanha. Mas a comida marroquina é tão boa que a gente nem sente falta dessas coisas…
Harira (Soupe Marrocaine)
Sopa à base de tomate, bem temperada e com um pouco de macarrão. É o prato típico do café-da-manhã durante o Ramadã.

Temperos da Comida Marroquina
- Coentro
Esse matinho que ou você ama, ou você odeia, é muito comum no Marrocos. Sopas, tagine, saladas e sanduíches costumam vir cheios de coentro. Se você gosta, aproveite.
Como eu detesto, minha estratégia é sempre pedir sem e dizer que sou alérgica, assim eles levam a sério o pedido.
- Cominho
A maioria das comidas marroquinas leva muito cominho, principalmente os molhos e carnes.
- Canela
Mesmo os pratos salgados de comida marroquina, como a Pastilla, por exemplo, levam canela. Também é comum servirem frutas picadinhas com canela por cima de sobremesa.

- Mel
Em algumas cidades você verá muitas abelhas rodeando as banquinhas de doce, então já dá pra imaginar que também tem muito mel no país. Assim como a canela, é comum servirem frutas com mel de sobremesa.
Doces do Marrocos
Amendoim, Grão de Bico e Amêndoas Caramelizadas são muito comuns e fáceis de encontrar em banquinhas nas ruas. É muito barato, de 5 a 10 dirhans cada 100 gramas.
O grão de bico confesso que é meio estranho, pois ele não fica de fato crocante, mas o amendoim e as amêndoas são deliciosos.

Frutas do Marrocos
Nêspera, melão, melancia, maçã, ameixa, pêssego. Além, é claro, de laranja. Não deixe de provar todas as frutas que encontrar pela sua frente.
Elas são incrivelmente mais doces que em qualquer outro lugar do mundo que eu tenha experimentado.
Tanto que uma noite, com preguiça de ir até algum restaurante, nós jantamos um melão inteiro no quarto do hotel. Só no Marrocos mesmo!
Frutas Secas do Marrocos
Principalmente ameixa, tâmara e damasco são frutas secas muito usadas na comida marroquina.
Podem ser encontradas em bancas pelas ruas das medinas, junto com nozes e amêndoas. Custam entre 50 e 150 dirhans O QUILO!

Briouats
Um pastelzinho caramelizado que você encontra pra todo lado. Normalmente eles levam amêndoas ou arroz doce e são cobertos com mel.
Chebakia
Uma massinha frita, coberta com mel, canela e gergelim. Também típico no café-da-manhã do Ramadã.

Bebidas do Marrocos
- Jus D’orange
Suco de laranja. O mais barato que encontramos foi em Marrakesh (4 dirhans), vendido em todo canto, especialmente na praça principal. Em restaurantes custa de 10 a 15.
- Jus de citron à la menthe
Suco de limão com menta. Só vimos na cidade de Fez. É super refrescante.
- Thé (Chá Marroquino)
Chá. Na maioria das vezes é de hortelã, mas em Merzouga era um chá preto bem forte.

- Fanta Citron
Fanta limão! Bem gostosinha, só não entendi bem porque não é simplesmente Sprite.
- Zaz Zaz
Uma taça imensa de abacate batido com leite, com pedaços de frutas pelo meio (pêssego, maçã, banana), e calda de chocolate.
- Jus Panaché
É tipo uma vitamina mista, várias frutas batidas com leite.
- Água no Marrocos
A água no Marrocos foi uma surpresa agradável. Não nos aventuramos a tomar da torneira, mas todas as marcas que compramos em garrafa eram maravilhosas.

Dinheiro no Marrocos
Nome da moeda: Dirham Marroquino (MAD)
Cotação (setembro/2022): 1 MAD = R$ 0,48
Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%! Para o Marrocos o melhor é viajar com Euro, porque você não vai encontrar Dirham para comprar antes de chegar lá.
Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.
Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.
Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.
Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.
Ponto importante: em vários caixas eletrônicos do Marrocos tivemos problemas com nossos cartões MasterCard. Em um dos bancos conversamos com o atendente e ele nos disse que, de fato, é pouco aceito no país e não funciona bem.
Outra coisa chatinha é que os caixas eletrônicos só permitem saque de até 2.000 MAD, equivalente a pouco menos de 200 €. .
Atenção também a isso: o dinheiro no Marrocos só pode circular dentro do país, ou seja, planeje-se para gastar todas suas moedinhas antes de entrar no avião. Isso porque o governo proíbe a circulação e comercialização de MAD em outros países.
Ou seja, se você tentar trocar sua sobra de MAD em outro país, mesmo que seja um país vizinho, não vai conseguir. É possível trocar por euro ou libra ao sair do país, mostrando os comprovantes tanto de saque quanto de câmbio.
Seguro Viagem Para o Marrocos
A contratação de seguro viagem não é obrigatória para entrar no Marrocos.
Mesmo assim, a comida, o sol forte e até mesmo a água podem causar algum estranhamento na gente, então é bom estar preparado para alguma emergência.
E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19. Dá para viajar bem mais tranquilo assim.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a África.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE O MARROCOS
Clique aqui para ver nosso vídeo do Marrocos
Leia também esse post do blog Viagem e Rango: Como Comer Como um Local

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Gosto tanto de comida marroquina! É tão boa! Não tanto o cuzcuz mas o aroma das especiarias! É uma delícia.
A gente curtiu praticamente tudo por lá! As frutas são deliciosas, os temperos, as azeitonas…
Nossa que saudades das comidinhas marroquinas. As que eu mais gostei foi o Tahine, o Cuscuz e o cha de menta. Adorei este post, agora tenho que voltar pra provar umas comidinhas que nem sabia que existiam e tu me apresentou aqui! 😉
É muita coisa boa né? A gente é apaixonado pelas comidas do Marrocos
Eu adoro as laranjas (tão doces) e os frutos secos de Marrocos. Para quem não come carne acaba por ser uma cozinha repetitiva, enjoei de tanto tajine de legumes, haha
As frutas do Marrocos são únicas na doçura, né? Adoro!
Meu Deus esse artigo é de dar água na boca, rsrs.
Sou exatamente assim como vcs, gosto de viajar para provar comidas de rua e olhar todas as prateleiras de supermercado para poder encontrar coisas interessantes e diferentes.
Amo viagens que envolvam comidas típicas, comidas de rua, coisas que mostrem bem a cultura local.
É bom demais viajar assim né, conhecendo a cultura e gastronomia do país? As comidas do Marrocos são um show a parte
Nossa, como eu gostei do Tajine, comi praticamente todo dia em nossa viagem pelo Marrocos. E de todos os tipos, vegetariano, com carnes, adocicado, apimentado… hum…
É bom demais mesmo!! Nós sempre pedíamos um tajine e um cuscuz pra comer os dois juntos 🙂