Comida Típica da Bahia: TOP 20 Que Você Precisa Conhecer

A comida típica da Bahia, no Nordeste do Brasil, é uma explosão de sabores vibrantes e influências culturais ricas.

Reconhecida internacionalmente, a comida típica da Bahia é um reflexo da herança afro-indígena que se entrelaça com elementos europeus, resultando em pratos únicos e cheios de personalidade.

Os aromas exuberantes e os temperos intensos, como o dendê, o coentro e a pimenta, são marcas registradas que permeiam pratos icônicos como o acarajé, abará, vatapá, caruru e moqueca.

A mistura de ingredientes frescos, peixes, frutos do mar, e a habilidade de transformar simples ingredientes em experiências gastronômicas inesquecíveis fazem da comida típica da Bahia uma joia da culinária brasileira, carregada de tradição e sabor.

# Comida Típica da Bahia: As Melhores

1) Bolinho de Estudante

Um bolinho preparado com goma de tapioca, coco ralado, leite de coco e açúcar. É frito e polvilhado com açúcar e canela por fora.

O resultado é uma massa macia, que tornou esse quitute popular entre os estudantes como uma opção prática e saborosa para matar a fome durante longas jornadas de estudo.

É o bolinho da foto acima 🙂

Dica de onde comer: barraquinha em frente à Fundação Casa de Jorge Amado no Pelourinho.

Clique aqui para ver nosso vídeo do Pelourinho no Youtube.

Confira: 29 Pontos Turísticos Imperdíveis em Salvador

2) Vatapá Baiano

O vatapá é uma iguaria típica da comida típica da Bahia, e é um prato rico em sabores e tradição cultural.

Essa preparação exótica consiste em uma mistura cremosa e espessa de pão, camarões secos, amendoim, castanhas de caju, azeite de dendê, leite de coco e temperos como coentro, cebola e alho.

O resultado é uma textura suave e um sabor único, que combina o toque adocicado do coco com o sabor intenso do dendê.

O vatapá é frequentemente utilizado como recheio para o acarajé, mas também pode ser servido como acompanhamento de diversos pratos.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

3) Caruru Baiano

O caruru é um prato emblemático da culinária baiana, refletindo a riqueza das tradições afro-brasileiras presentes na região.

Essa comida típica da Bahia é basicamente um guisado preparado com quiabo, camarões secos, azeite de dendê, amendoim, castanhas de caju e temperos como cebola, alho e coentro.

O quiabo é o protagonista dessa receita, e é o que dá uma textura viscosa ao prato.

Assim como o vatapá, o caruru pode ser servido como acompanhamento de diversos pratos típicos da Bahia, e principalmente dentro do acarajé.

4) Acarajé e Abará (Comida Típica da Bahia)

O acarajé e o abará são dois tesouros da comida típica da Bahia.

O acarajé é uma iguaria feita a partir de uma massa frita de feijão-fradinho, cebola e sal, geralmente recheada com vatapá, camarões, pimenta e caruru.

Este bolinho frito é caracterizado pela sua crosta dourada e pela explosão de sabores provenientes dos ingredientes tradicionais utilizados.

Já o abará, embora seja feito basicamento com os mesmos ingredientes do acarajé, é distinto por ser cozido em folhas de bananeira, resultando em uma textura mais leve e um sabor levemente defumado.

comida tipica bahia
Acarajé

Dica de onde comer: nas barraquinhas do pelourinho (qualidade: média) e nas barraquinhas do Rio Vermelho (qualidade: melhor impossível).

5) Mungunzá

Um docinho muito gostoso da Bahia e de todo o Nordeste, principalmente na época das festas de São João.

Trata-se de uma comida típica feita a partir de grãos de milho verde cozidos com água e leite de coco, açúcar, canela e cravo.

Em outras partes do Brasil é conhecido também como canjica.

Mungunzá – Foto: EurritimiaCC BY 2.0

Leia também: 33 Melhores Comidas Nordestinas

6) Bobó de Camarão (Comida Típica da Bahia)

O bobó de camarão é um prato muito saboroso da culinária brasileira e está muito presente na comida típica da Bahia.

Consiste em um cremoso ensopado feito com camarões, leite de coco, azeite de dendê, purê de mandioca, além de uma mistura de temperos que inclui alho, cebola, coentro e pimenta.

O camarão é o destaque principal do prato e harmoniza perfeitamente com a textura do purê de mandioca, enquanto o leite de coco e o dendê acrescentam uma riqueza de sabores tropicais.

Leia também: Comida Típica de Minas Gerais

7) Suco e Caipirinha da Fruta do Cacau

O suco ou a caipirinha de cacau é uma bebida refrescante feita com o fruto do cacaueiro, a planta responsável pela produção de cacau, ingrediente central na fabricação de chocolate.

O suco de cacau oferece uma experiência sensorial completamente diferente do chocolate, seja ele sólido ou misturado com leite.

comida tipica bahia
Caipirinha de Cacau

Feito a partir da polpa branca que envolve as sementes de cacau, o suco é conhecido por seu sabor naturalmente adocicado e ligeiramente ácido, muitas vezes comparado ao gosto de frutas tropicais como o maracujá.

Então já dá pra imaginar que também fica uma delícia na caipirinha né? Nós curtimos muito!

comida tipica bahia
Mesa de frutas para caipirinha (incluindo cacau)

Dica de onde comer: nas barraquinhas e restaurantes de Morro de São Paulo, Boipeba e Itacaré.

Veja nosso vídeo de Morro de São Paulo clicando aqui ou no player abaixo:

8) Cortado de Palma (Comida Típica da Bahia)

Esse prato é preparado com uma espécie de cacto típica do sertão. O sabor é bem suave e a textura lembra um pouco a do palmito.

O miolo da palma, após ser devidamente preparado, pode ser cozido, refogado ou utilizado em saladas, proporcionando uma textura crocante e sabor suave.

comida tipica bahia
Plantação de palma

Dica de onde comer: no restaurante da Gruta Lapa Doce, na Chapada Diamantina.

Leia também: 22 Lugares Para Conhecer na Bahia

9) Sorvetes da Ribeira (desde 1931)

A Ribeira é um bairro de Salvador, isolado numa pontinha de continente cercada de água, então tem pouco trânsito, as casas são mais baixas e o clima é mais sossegado do que o resto da cidade.

Além de ser um lugar gostoso para passear, a Ribeira se destaca pelas sorveterias, com destaque para uma muito especial.

comida tipica bahia
Sorveteria da Ribeira em Morro de São Paulo

Um dos melhores sorvetes do Brasil é feito na Sorveteria da Ribeira, que existe desde 1931.

Há muitos sabores servidos lá, e eu te recomendo provar vários, mas não deixe de fora os mais incríveis, que são o de Coco Verde e o de Tapioca. A cremosidade é surreal!

Dica de onde comer: na Sorveteria da Ribeira original (no bairro da Ribeira), em shoppings de Salvador e em Morro de São Paulo.

Mostramos nosso passeio pela Ribeira, incluindo a sorveteria, nesse vídeo (clique para abrir no youtube).

10) Escondidinho

O escondidinho é um prato da comida típica da Bahia que ganhou popularidade em todo o país.

Essa preparação consiste em camadas alternadas de purê de mandioca ou batata-doce e um recheio saboroso, frequentemente feito com carne-seca, frango desfiado, carne moída ou outros ingredientes.

comida tipica bahia
Escondidinho

O nome “escondidinho” provém da característica de o recheio ser “escondido” sob uma generosa camada de purê, antes de ser assado no forno para criar uma crosta dourada de queijo por cima de tudo.

Dica de onde comer: no maravilhoso restaurante Papoula Culinária Artesanal em Morro de São Paulo.

Leia também: Comida Típica da Paraíba: TOP 16 Melhores

11) Moqueca Baiana

A moqueca baiana é uma joia da culinária da Bahia. É um prato à base de frutos do mar, com destaque para peixes e camarões, cozido lentamente em um caldo aromático de leite de coco, azeite de dendê, pimentões, cebolas, tomates e uma variedade de ervas e temperos, como coentro e azeite de oliva.

comida tipica bahia
Moqueca de frutos do mar, arroz e pirão (prato individual)

A moqueca baiana é frequentemente servida em uma panela de barro, potencializando os aromas e preservando a tradição dessa receita passada de geração em geração.

Em nossa última viagem à bahia nós provamos uma novidade, a moqueca vegana, feita com banana da terra no lugar dos frutos do mar. Achamos surpreendentemente boa!

comida tipica bahia
Moqueca vegetariana, de banana da terra

Não confunda a versão baiana com a moqueca capixaba, que é uma receita diferente, lá do Espírito Santo 🙂

Dica de onde comer: a de banana da terra no Restaurante Família em Boipeba e a de frutos do mar no Oxente Bistrô no Pelourinho em Salvador.

Clique aqui para ver nosso vídeo de Boipeba no Youtube

12) Buchada de Bode (Comida Típica da Bahia)

A Buchada é um prato bem polêmico, pois muita gente sequer tem coragem de experimentar.

É um prato da comida típica da Bahia, especialmente apreciado no sertão.

Essa iguaria consiste na utilização da buchada, ou estômago, do bode, que é cuidadosamente limpo e recheado com uma mistura de miúdos, como vísceras, carne, arroz, temperos e ervas.

O conjunto é amarrado e cozido lentamente, resultando em uma combinação de sabores rica e robusta.

comida típica de pernambuco
Buchada de bode

13) Vinagrete de Polvo

Nós viajamos por todo o litoral do Nordeste, e nas praias de Alagoas e da Bahia foi onde mais vimos pratos e petiscos com polvo.

Tanto que resolvi incluir essa delícia aqui nessa lista de comida típica, já que também é muito comum nas praias da Bahia.

O vinagrete de polvo fica perfeito para comer com torradas. Crocante por fora e com aquela textura maravilhosa do polvo por dentro.

comida tipica bahia
Vinagrete de polvo

Dica de onde comer: no Bar e Restaurante Flutuante de Boipeba

14) Cachaça do Cravinho

Um bar histórico, bem no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, onde são vendidas as cachaças dos barris que ficam em exposição.

As cachaças são infusões e cada uma tem um tempero especial, sendo que a mais famosa é a de cravo, que dá nome ao bar.

comida tipica bahia
O Cravinho

A frente do bar tem só um balcão e vive lotada, mas nos fundos há um espaço com mesas onde você pode degustar uma cachacinha (ou várias) e pedir um petisco.

Nós escolhemos a moela e estava ótima! Veio acompanhada de farofinha e vinagrete.

comida tipica bahia
Porção de moela e cachaças d’O Cravinho

Além dos petiscos do cardápio, também há uma vitrine com algumas comidinhas que você pedir, bem no estilo de boteco antigo.

Leia também: Comidas Típicas do Rio Grande do Norte

15) Beiju (Tapioca)

A tapioca já se popularizou no Brasil todo, mas na comida típica da Bahia você encontra receitas com ingredientes mais locais que fazem toda a diferença.

O beiju é uma espécie de crepe ou panqueca feita exclusivamente de goma de tapioca, que é extraída da mandioca.

O beiju é versátil e pode ser apreciado tanto na versão doce, com recheios como coco e leite condensado, quanto na versão salgada, com queijo coalho, carne de sol e camarão seco, entre outros.

16) Cocada (Comida Típica da Bahia)

A cocada é um doce que tem suas raízes na tradição afro-indígena. Feita principalmente com coco ralado e açúcar, a cocada possui uma textura firme e despedaçável.

Algumas variações podem incluir outros ingredientes, como frutas, leite condensado ou amendoim.

A cocada é frequentemente moldada em pequenos quadrados ou colheradas e deixada para secar, resultando em um doce que pode ser macio e úmido ou mais firme, dependendo da preferência regional.

17) Camarão ao Alho e Óleo

O camarão ao alho e óleo é um petisco saboroso e perfeito para qualquer momento.

Nesse prato, camarões são geralmente marinados com alho picado, sal, pimenta e outros temperos, antes de serem salteados em uma generosa porção de óleo.

Você pode escolher o camarão com ou sem casca e cabeça, maior ou menor. Tudo influencia no sabor e textura do prato.

Camarão ao alho e óleo

Dica de onde comer: em muitos lugares, mas esse da foto estava sensacional e foi no Bar Zulu no Pelourinho.

18) Anduzada (Andu de Angola)

Prato típico do Recôncavo Baiano, a Anduzada é feita com um feijão/ervilha chamado Andu, que tem uma textura bem durinha e gostosa.

A lista de ingredientes da Anduzada é imensa, podendo ter carnes, frutos do mar, vegetais e temperos diversos. É um prato forte, com uma verdadeira explosão de sabor.

comida tipica bahia
Anduzada

Dica de onde comer: num restaurante que tem várias outras comidas típicas da Bahia (especificamente do recôncavo) que vale a pena provar, o Ponto Vital de Santo Amaro (no Pelourinho).

19) Maniçoba Baiana

Embora a Maniçoba seja um prato mais popular no Pará, na Bahia nós também encontramos uma variação desse preparo.

A maniçoba é conhecida por sua complexidade e riqueza de sabores. É preparada a partir das folhas da mandioca brava, que passam por um longo processo de fermentação e cozimento.

A mandioca é combinada com carnes defumadas, charque, toucinho, linguiça, e outras, resultando em um guisado encorpado e saboroso.

A maniçoba é servida com arroz, farinha de mandioca e pimenta, proporcionando uma experiência gastronômica intensa e única.

Dica de onde comer: no Ponto Vital de Santo Amaro (no Pelourinho)

Leia também: 13 Comidas Típicas de Sergipe Para Provar

20) Xinxim de Galinha (Comida Típica da Bahia)

O xinxim de galinha é uma deliciosa comida típica da Bahia, notadamente associada à tradição afro-brasileira e à região Nordeste.

Este prato é feito com pedaços de frango cozidos em um molho de amendoim, azeite de dendê, leite de coco e uma variedade de temperos que incluem alho, cebola, pimentões e coentro.

A combinação desses ingredientes resulta em um caldo espesso e saboroso que envolve a carne de galinha, conferindo-lhe uma textura macia e um sabor distintamente tropical.

O xinxim de galinha é frequentemente servido com arroz branco, complementando perfeitamente a intensidade do molho.

Xinxim de galinha

Leia a seguir: Comidas Típicas do Nordeste: 33 Delícias Nordestinas Para Provar

CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL

Booking.com

BAHIA COMIDA TIPICA

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

8 comentários em “Comida Típica da Bahia: TOP 20 Que Você Precisa Conhecer”

    1. Compreendo muito bem, também tenho esse problema com coentro rsrs! Os sabores da Bahia são incríveis. Se curte doces, não deixe de experimentar as delícias açucaradas locais.

  1. Conheço pouquíssimos pratos dessa lista. Os que conheço adoro, e agora quero muito experimentar os que nunca comi. Obrigada pelo seu artigo

    1. De nada! Fico feliz em saber que o artigo despertou seu interesse. A gastronomia brasileira é vasta e cheia de surpresas deliciosas. Espero que tenha a oportunidade de experimentar e apreciar ainda mais esses pratos no futuro!

  2. Deu até fome lendo este post sobre comidas típicas da Bahia rs Eu não como nada de origem animal… Amo uma moqueca de banana e até me arrisco a cozinhar aqui em casa às vezes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share