A Índia é um país imenso, com o turismo bastante desenvolvido e muitos lugares interessantes para conhecer. Também atrai muitos viajantes por sua rica culinária e por oportunidades de aprofundamento espiritual.
Porém não estamos falando de um país fácil para viajar.
A Índia é suja, bagunçada, pobre e precária. E nada disso é disfarçado ou escondido. É só botar o pé na rua (qualquer rua) e você estará no meio do caos.
Então depois de 2 meses viajando por lá, reunimos aqui as dicas que achamos mais importantes para quem quer viajar para a Índia a turismo.
Índice
- Voo Para a Índia
- Dinheiro na Índia
- Língua Falada na Índia
- Como Tirar o Visto de Turismo Para a Índia
- Como se Vestir na Índia a Turismo
- Internet na Índia
- Melhor Época Para Viajar Para a Índia a Turismo
- Curiosidades Sobre a Índia
- Comida Indiana
- Hospedagem de Turismo na Índia
- Transporte na Índia Para Turismo
- Seguro Viagem Para a Índia
- Nosso Roteiro Pela Índia (Primeira Vez a Turismo)
- Nossa Sincera Opinião Sobre Viajar Para a Índia a Turismo
Voo Para a Índia
Se você quer ir para a Índia a turismo, os voos mais fáceis de encontrar do Brasil são aqueles que fazem escala em alguma capital do Oriente Médio, como Doha (no Qatar) ou Dubai (nos Emirados Árabes Unidos). Também há voos com escala em Adis Abeba, na Etiópia.
Nova Delhi é uma das principais portas de entrada para turismo na Índia, junto com Mumbai.
O Aeroporto de Nova Delhi é imenso e bem organizado, limpo e moderno – ou seja, diferente de tudo que você vai ver na Índia a turismo.
Busque preços de voo no Skyscanner. É uma ferramenta ótima e com a possibilidade de procurar com datas flexíveis. Mas lembre-se: em geral o preço das passagens é mais barato comprando direto no site da companhia aérea.
Eu costumo comprar passagens internacionais com antecedência de mais ou menos 3 meses, a não ser que apareça alguma promoção bombástica antes disso.
Aproveite e faça uma pesquisa para ter ideia dos valores. Use datas diferentes e tente entender se os preços estão subindo ou baixando:
Dinheiro na Índia
Nome da moeda: Rúpia Indiana (INR)
Cotação (junho/2023): 100 INR = R$5,83
Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!
Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.
Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.
Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.
Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.
Na Índia a realidade é que quase lugar nenhum aceita cartão, e cartão internacional menos ainda.
Então prepare-se para fazer muitos saques de milhares de rúpias. Nós usamos sempre o cartão da wise para isso e não tivemos problemas.
Língua Falada na Índia
A Índia tem dois idiomas oficiais: o hindi e o inglês.
Muita gente que viaja a turismo comenta que tem dificuldade com o inglês falado na Índia, mas depois de ter viajado por países como a China, a Mongólia e a Rússia, que usam outros alfabetos e onde a população não fala quase nada de inglês, nós achamos que viajar pela Índia foi fácil demais.

O hindi está muito presente na Índia, mas como um visitante a turismo você sempre tem a opção do inglês para se resolver.

Como Tirar o Visto de Turismo Para a Índia
Como brasileiros, precisamos de um passaporte válido e um visto de turismo para entrar na Índia. A boa notícia é que o processo é todo on line e sem enrolação.
Há vários tipos de visto, sendo que o Tourist Visa é aquele que você deve escolher se for ao país somente a passeio.
Você pode escolher a duração e o número de entradas que seu visto vão te permitir. Isso impacta no valor da taxa que você vai pagar:
- 30 dias – 2 entradas – USD 10
- 1 ano – entradas múltiplas (máximo 90 dias cada) – USD 40
- 5 anos – entradas múltiplas (máximo 90 dias cada) – USD 80
Esse é o site oficial, onde você encontra o passo a passo para tirar o visto. Cuidado com sites falsos que aparecem quando você pesquisa no google.
Como se Vestir na Índia a Turismo
Quem viaja a turismo para a Índia não tenha nenhuma restrição obrigatória sobre vestimenta, mas turistas mulheres podem se sentir extremamente desconfortáveis caso se vistam de modo a chamar muita atenção.
Evite sempre que possível decotes chamativos e roupas curtas demais. Os homens indianos olham descaradamente, sem nenhuma vergonha, e é incômodo demais.
Por exemplo, eu sempre uso blusinhas de alça fina em lugares quentes, mas na Índia mudei para camisetinhas de manga, pois me senti menos assediada visualmente assim.
Roupas folgadas também são uma boa pedida, pois qualquer coisa marcando demais o corpo chama atenção.
A melhor dica que posso te dar é: viaje com uma malinha básica e deixe para comprar roupas lá!
É tudo absurdamente barato na Índia, e as roupas são coloridas e esvoaçantes, perfeitas pra você se misturar no ambiente de lá.

Internet na Índia
Não é fácil encontrar redes de wi-fi abertas na Índia, e quando você encontra é lento e instável. Além de muitas vezes precisar receber um SMS para ativar a conexão, o que é impossível sem um chip local.
Você pode chegar na Índia e comprar um chip, mas esteja preparado para uma burocracia bem chatinha, fotos de passaporte e um tempo perdido para entender como conseguir se conectar.
Nós ficamos mais de 2 meses na Índia, então pedimos para nosso primeiro anfitrião nos explicar o passo a passo e recomendar um local de confiança.
Se você quiser um chip local, faça o mesmo. A melhor rede é a Airtel.
Uma opção mais fácil e tranquila é sair do Brasil com um chip internacional já funcionando. Chegando lá é só se conectar e pronto.
Embora essa segunda opção seja mais cara, é uma boa para evitar ter que ir a uma loja e passar pelo processo de ativar um chip. Com o chip internacional você desce do avião já com a internet funcionando.
Uma excelente opção é O Meu Chip, que tem ampla cobertura e preços ótimos para receber em casa.
Clique aqui para ver preços e pacotes.
Melhor Época Para Viajar Para a Índia a Turismo
Faz muito calor da Índia durante quase o ano inteiro, então a melhor época para viajar é sem dúvidas no inverno e começo do verão, entre os meses de novembro e abril.
Também é preciso ficar atento à época das monções, quando chuvas torrenciais assolam o país.
Sendo a Índia um país imenso e muitas opções de turismo, é claro que o clima muda de acordo com a região.
Por exemplo, no inverno você não consegue fazer uma boa viagem ao extremo norte do país, onde a influência da Cordilheira dos Himalaias deixa tudo congelado.
Quem vai à Índia a turismo pela primeira vez vai fazer uma viagem parecida com a nossa, pelo Golden Triangle (Delhi, Agra e Jaipur) e mais algumas cidades do Rajastão.
Nós viajamos no final de dezembro e passamos janeiro e fevereiro por lá. Pegamos bastante calor no final da viagem, mas no começo (janeiro principalmente) foi um frio gostosinho.

Curiosidades Sobre a Índia
Rios e cidades sagradas, vegetarianismo, falta de higiene, casamentos espetaculares e tantas outras coisas são curiosidades na Índia.
Depois de mais de 2 meses de viagem nós reunimos nossas observações, impressões e sensação em vídeos no nosso canal do Youtube.
Também escrevemos um artigo aqui no blog com uma listinha de todas as curiosidades da Índia – clique aqui para ler.
Comida Indiana
A comida indiana é uma das mais famosas do mundo, tanto pelos seus sabores exóticos, quanto por algumas curiosidades e grandes questões envolvendo a falta de higiene.
A sujeira da comida de rua indiana é uma questão imensa, afinal é bem visível e nada disfarçado. Tem milhares de vídeos na internet mostrando situações absurdas e extremamente nojentas.
Antes de ir para a Índia a gente tinha a esperança de que esses vídeos fossem exagerados. De que eles só mostrassem o lado mais precário do país, e não o lado “normal”.
Mas depois de ter viajado para a Índia a turismo, entendemos que tudo é verdade. E pior ainda: vídeo nenhum consegue transmitir a verdadeira imundície e caos que reinam na Índia!
Nós tentamos, é claro:
E apesar disso tudo, tem pratos deliciosos para provar na Índia, e sobremesas que não se igualam a nada desse mundo.
Leia: como é a comida indiana (37 pratos para provar)
Hospedagem de Turismo na Índia
Nessa altura já ficou claro que o viajante a turismo na Índia sofre muito com a falta de higiene, né?
Essa realidade se aplica também aos hotéis e pousadas do país, infelizmente.
Escolher uma boa hospedagem para turismo na Índia é um verdadeiro desafio:
- As fotos do quarto são claras e coloridas, mas ao chegar no hotel ele é escuro e todo encardido;
- Hotéis quase nunca oferecem papel higiênico. No lugar dele, você encontra um balde com uma canequinha para se limpar (a mesma que todos os hóspedes anteriores usaram para o mesmo fim);
- Água quente no chuveiro é um luxo que você só consegue em poucos lugares, e muitos controlam o uso durante algumas horas do dia;
- Quedas de eletricidade são frequentes e não há nada que se possa fazer a respeito. É normal passar algumas horas por dia sem energia;
- É super comum hotéis anunciarem que tem restaurante – e muitos tem mesmo – mas a maioria serve refeições para ser consumidas somente no seu quarto. E elas são preparadas numa cozinha minúscula e imunda, escondida em algum lugar.

A cereja do bolo é que, quando você vai reservar um hotel pela internet, você geralmente pode confiar nas avaliações deixadas por outros hóspedes para saber se o lugar é bom ou não.
Mas na Índia não é assim. O esquema de avaliações falsas na internet é um verdadeiro negócio de sucesso por lá, de modo que nada é confiável.
Quando você vê dezenas de “hóspedes” dizendo mil maravilhas sobre um lugar barato e simples, é para desconfiar.
O melhor para garantir uma boa hospedagem é reservar hotéis 3 estrelas ou mais. E não pense que vai ser luxuoso. Nós ficamos em um monte de hotel ruim 3 estrelas na Índia. E olha que nós somos mochileiros e pouco exigentes.
Depois de um tempo pesquisando e lendo avaliações (tentando distinguir as reais das falsas) nós concluímos que o melhor é sempre reservar on line.
Usamos o booking.com durante a viagem toda e sempre comparamos as avaliações e fotos de lá com as do google maps.
Em nossa viagem ficamos:
- Em Jaipur: Madhav Guesthouse (razoável), Gypsy Monkey (só se você quiser muito economizar) e Jwala Niketan Guesthouse (também razoável);
- Em Pushkar: Zoola Palace (hotel bom, restaurante maravilhoso);
- Em Udaipur: Trip in Hostel (hotel razoável, boa localização);
- Em Jodhpur: Gopal Home Stay (hotel e restaurante bons, ótima localização);
- Em Jaisalmer: Murad Haveli (hotel e restaurante bons);
- Em Nova Delhi: Hotel Shiva Intercontinental (hotel bom, bairro horrível), Hotel Dakha International (hotel e localização razoáveis) e Mayda Inn (hotel ótimo, perto do aeroporto);
- Em Agra: Gypsy Nest (só se você quiser muito economizar);
- Em Rishikesh: Hostel Cozy Beds (hotel razoável, localização boa).

Transporte na Índia Para Turismo
Sempre prefira os trens na Índia, pois viajar de ônibus por lá é uma experiência pavorosa.
Depois de uma viagem muito ruim num ônibus comum, tentamos um ônibus leito, achando que seria pelo menos um pouco confortável, e foi assustadoramente horrível. E olha que nós somos mochileiros há muitos e muitos anos.
O ar condicionado não funcionava, o ônibus chacoalhava mais que um barquinho de papel em alto mar e o motorista não parava de buzinar feito um louco, parando em qualquer esquina para embarque e desembarque de passageiros.

Mas viajar de trem na Índia também é uma experiência e tanto. Entender como comprar as passagens, como funcionam os assentos e tudo mais é uma aventura.
O mais difícil é realmente comprar as passagens. O site oficial é o irctc.co.in, mas nós nunca conseguimos comprar nele.
Alguns sites de terceiros acabam sendo a melhor opção. Nós usamos bastante a Ichigo e Make My Trip e quase sempre deu certo. Senão, resta a opção de comprar em agências que normalmente ficam perto dos pontos turísticos.

Muita gente também opta por fazer toda sua viagem de turismo pela Índia com motorista particular, o que não é uma má ideia. É uma maneira de viajar com mais segurança e conforto do que as opções anteriores.
Você consegue reservar muitos transfers e passeios privados com guias que falam português na Civitatis.
Seguro Viagem Para a Índia
A contratação de seguro viagem não é obrigatória para entrar na Índia.
Mesmo assim, a comida, o sol forte e até mesmo a água podem e vão causar algum estranhamento na gente, então é bom estar preparado para alguma emergência.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Índia.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
Nosso Roteiro Pela Índia (Primeira Vez a Turismo)
Em nossa primeira viagem para a Índia a turismo optamos por conhecer o Golden Triangle (Nova Delhi, Agra e Jaipur) e algumas cidades do Rajastão, além de Rishikesh mais ao norte, em Uttarakhand.

Nossa viagem pela Índia começou em Jaipur, o que é um pouco fora do comum.
Nós estávamos com um certo receio de chegar em Nova Delhi ou Mumbai e não aguentar cidades tão imensas e caóticas já no nosso primeiro contato com a Índia.
Por isso pegamos um voo para Jaipur, uma cidade menor e suspostamente melhor para esse primeiro contato. Mas nós estávamos enganados.
Voamos de Dubai para Jaipur e nosso choque não poderia ter sido maior. Isso porque Jaipur consegue ser ainda mais caótica e suja do que Nova Delhi.
Então anote essa dica: melhor encarar logo Nova Delhi e não tentar amenizar as coisas. Acabamos não visitando Mumbai, então não podemos opinar muito sobre ela como opção para primeiro choque.
Gravamos esse vídeo quando chegamos a Jaipur e nele contamos nossas sinceras primeiras impressões de turismo na Índia.
Depois de Jaipur nós seguimos de trem para Pushkar, e de lá também de trem para Udaipur.
Nosso próximo destino era Jodhpur, e para lá pegamos um ônibus. Foi uma das piores viagens que fizemos na vida. O trem não é nenhuma maravilha, mas os ônibus na Índia são um verdadeiro horror.
De Jodhpur pegamos um outro ônibus para Jaisalmer, e chegando lá ficamos doentes e não conseguimos fazer os passeios que tínhamos planejado.
Não foi a primeira nem a última vez que passamos mal na Índia, mas foi a pior. Ficamos de cama por alguns dias, até que melhoramos o suficiente pera pegar um voo para Delhi.
Por conta disso acabamos pulando Bikaner, que estava no nosso roteiro, e não vimos nada de Jaisalmer além da pousada onde ficamos.
Depois de uns dias nos recuperando em Nova Delhi, conhecemos os pontos turísticos da capital e maior cidade da Índia, e em seguida fomos até Agra para ver o Taj Mahal.
Finalizamos nossa viagem pela Índia com o Holi Festival em Rishikesh, mais ao norte do país.
De lá voltamos para Nova Delhi só para pegar um voo para o próximo destino da nossa viagem, que foi a Jordânia.
Se não tivéssemos ficado doente também gostaríamos de ter viajado para Varanasi, que sempre figura entre os lugares de turismo na Índia.
Leia também: 21 Pontos Turísticos Imperdíveis na Índia
Leia sobre cada uma dessas cidades aqui no blog:







ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Nossa Sincera Opinião Sobre Viajar Para a Índia a Turismo
A Índia tem seus problemas, mas mesmo assim muitos viajantes se apaixonam pelo país e voltam várias e várias vezes para conhecer mais lugares a turismo e se aprofundar em sua cultura e espiritualidade.
Nós não nos encaixamos nesse grupo de viajantes.
Achamos muito estressante e desconfortável viajar pela Índia. É impossível não se incomodar com a sujeira e a pobreza explícitas por todos os lados.
É triste ver as condições nas quais as pessoas vivem, comem, trabalham. Como turistas não há nada que possamos fazer, a não ser viajar como observadores daquilo tudo.
Mas é impossível não se sensibilizar com a situação. E ela incomoda de verdade. Pra gente, incomoda a ponto de não conseguir curtir os passeios.
Em mais de 6 anos como nômades digitais viajando o mundo nós nunca tínhamos tido problemas de saúde como tivemos na Índia. Diarreia, febre e sei lá mais o que. E foi mais de uma vez.
Então se alguém me pergunta:
Vale a pena ir pra Índia? É precário mas é legal de viajar, não é? Será que eu vou gostar?
Eu sinceramente respondo que não. A não ser que você saiba muito bem no que está se metendo, escolha outro lugar pra ir. Porque turismo na Índia não é pros fracos.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A ÍNDIA

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
vou para a Índia no fim desse ano ???? dicas muito boas, a dos hotéis principalmente… vou tomar cuidado ao reservar… muito bom o blog!
Que emocionante sua viagem para a Índia! Espero que aproveite cada momento dessa experiência única. Se precisar de mais dicas ou informações sobre hospedagem, estou à disposição. Tenha uma viagem incrível!
achei as dicas de Turismo na Índia muito boas, confesso que tinha bastante preconceito, mas parece bem legal.
Não é nada mole viajar pela Índia, mas para os aventureiros é um verdadeiro paraíso 🙂
Amei a sinceridade! E vindo de vcs, viajantes experientes, tem ainda outro peso. Só conheço a Índia através de filmes e de relatos de amigos que já foram pra lá, e nada me convenceu que é um bom lugar para turistar, mesmo sendo uma cultura tão rica e diferente da nossa.
Eu sinceramente não sei se volto pra lá um dia rsrs