Quanto mais eu viajo pela Europa, mais eu me convenço de que a gente idolatra os países errados pela comida. Não que a culinária francesa, italiana e espanhola sejam desmerecedoras do valor que tem, mas são os pratos do Leste Europeu que ganham meu coração. E no que se trata das comidas típicas da Romênia, elas são absolutamente apaixonantes!
Um aviso: a gente gosta de viajar para provar comidas de rua e fuçar as prateleiras de supermercado pra encontrar coisas interessantes e diferentes. Então não espere ver pratos gourmet por aqui 😉
Se você ainda não leu, confira mais posts sobre nossa viagem pela Romênia:
- Viagem Pela Romênia – Dicas de Turismo e Roteiros
- O Que Fazer na Encantadora Brasov
- O Que Fazer em Sinaia, Busteni e Região
- O Que Fazer em Bucareste
- Vale a Pena Conhecer Iasi?
- Surpreenda-se com o Delta do Danúbio em Sulina
Comidas Típicas da Romênia
Mici
Bolinho de carnes moídas de cordeiro, porco e vaca com muitos temperos. Geralmente os bares e restaurantes vendem por unidade (3 a 5 lei cada), sendo um ótimo petisco pra acompanhar uma cervejinha. É servido com pão e mostarda forte.

Foto: Emilian Robert Vicol from Com. Balanesti, Romania
[CC BY 2.0], via Wikimedia Commons
Mamaliga
Polenta! Junto com a carne, é o ingrediente principal da culinária romena. Geralmente a polenta acompanha todos os pratos, do mesmo jeito que o arroz no Brasil.
Sarmale
No Brasil chamamos de charuto. São aqueles rolinhos de arroz com carne, dentro de uma folha de repolho. É uma das comidas mais comuns na Romênia, tanto no restaurante de fast food na estação de trem quanto nos restaurantes mais gourmets.

Foto: User:Themightyquill [CC BY-SA 2.5], via Wikimedia Commons
Ardei Umpluti
Pimentão recheado. Na Romênia há um pimentão muito comum, de um verde clarinho, quase branco, e sabor bem suave. Nesse prato ele é recheado com arroz e carne (parecido com o Sarmale), e servido com molho.

Foto: Martin Greslou [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons
Ciorba de Burta
Sopa de Tripa. A sopa é servida como prato de entrada na Romênia, embora essa em especial seja bem pesada e possa muito bem ser um prato principal. Ela é preparada com tripa, cenoura, alho e sour cream (smantana, em romeno).
O sabor é bem forte, mas ainda assim ela é servida com uma pimenta inteira, pra você ir mordendo enquanto toma a sopa, e pão.

Foto: Stiopa [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons
Os romenos também adicionam vinagre, mas acabamos tomando sem porque não estávamos conseguindo nos comunicar bem com a garçonete pra perguntar como comer aquela iguaria.
Tochitura
Um cozido de carnes de porco e linguiça, servido com polenta, queijo fresco salgado e um ovo frito por cima de tudo. Definitivamente esse país não é o melhor pra quem tá de dieta!

Foto: Nicubunu [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons
Salata de Icre
Uma salada/maionese de ovas de peixe com muito limão e cebola. Uma delícia pra comer com pão. Comemos no Bistro La Ceaun, em Brasov, e estava maravilhoso.

Foto: Prof.lumacorno [CC BY-SA 4.0], via Wikimedia Commons
Platou
A maioria dos restaurantes tem a opção de “platou”, que são tábuas de carne e queijo, podendo ser individual ou para compartilhar.
Nós comemos uma de carnes com batatas e quase explodimos. Custou 35 lei (menos de 8 euros) pra duas pessoas (que dava muito bem pra três também). Muito barato!
Carne de Porco
Já deu pra perceber que come-se muita carne de porco na Romênia, né? A maioria dos pratos do cardápio é alguma parte do porco, com polenta e um molho forte. Carne de vaca é pouco comum e cara. A opção mais light seriam os pratos com frango, que também são fáceis de encontrar.
Semente de Girassol
Viajamos pela Romênia no verão e ficamos encantados com os campos de girassol. São centenas de plantações em volta das estradas.
E aí não nos surpreendemos ao chegar no mercado e encontrar um monte de pacotinho da semente, fosse com casca, fosse já pronta para comer, com sal.

Imagem de Alicja
Sobremesas
Papanasi
Depois de uma sopa de tripas e um prato de polenta com carne de porco, tente encontrar um espacinho pra essa delícia. Papanasi são donuts de massa de queijo, servido com creme por cima de tudo e geleia. Pesado e gostoso.

Foto: Nicubunu [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons
Kurtos
Comum em todo o leste europeu, é um pão cilíndrico, feito em uma máquina específica.
Enquanto nos outros países ele é vendido com recheios de cremes, nutella e sorvete, na Romênia só vimos o pão oco com açúcar em volta. O que já é bom o suficiente.

Imagem de Sbringser
Nuga
Um doce de rua, fácil de encontrar em qualquer lugar. É um biscoito tipo wafer, com um recheio imenso de torrone macio, com amendoim.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Bebidas da Romênia
Cervejas
Uma surpresa maravilhosa! As cervejas da Romênia são uma delícia e, pasmem, são mais baratas que refrigerante! A nossa favorita foi a Silva, principalmente suas versões Pale Ale e Black.

Vinhos
Pra quem não bebe cerveja, em todo bar/restaurante dá pra encontrar várias opções de vinho, sendo que a taça do vinho da casa é sempre baratinha e o vinho não é nada mal. Mesmo pra comprar a garrafa não sai caro.
Afinata
Um brandy caseiro com blueberries das montanhas. O sabor é bem suave e docinho.
Palinka ou Rakija
Brandy de frutas, comum em todo o leste europeu. Ao contrário da Afinata, o sabor é forte. É o equivalente a nossa cachaça, mas com fruta (destilada junto com a bebida).
Água
A água da torneira é deliciosa e super confiável. Nos mercados há muitas opções de água, e os romenos consomem bastante água com gás, sendo que há águas com gás natural ou artificial. O termo para água sem gás é “Apa Plata”.
Seguro Viagem Para a Europa
Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. Embora raramente esse documento seja solicitado na fronteira, é altamente recomendável contratar um seguro para alguns países da Europa.
A dificuldade de comunicação com as pessoas é considerável, então imagine o desespero em caso de emergência médica. Com o seguro a comunicação fica muito mais fácil.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.
O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A ROMÊNIA

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂





Maravilha. Ciorba de burta( supa de tripa) come se com um pouco de vinagre misturado no prato,