Conhecer o Deserto do Saara é um sonho de muitos viajantes e amantes de turismo, e a forma mais fácil de torná-lo realidade, sem pagar um passeio caro, é a partir da cidade de Merzouga, no Marrocos.
Nós fizemos essa viagem e reunimos muitas informações úteis para viajantes independentes e econômicos, como nós.
Desde que compramos nossa passagem para o Marrocos estávamos cientes de que o país era muito barato, mas ainda não tinha conseguido uma informação: qual a forma mais econômica de conhecer o Deserto do Saara? Como fazer turismo no Deserto do Saara gastando pouco?
Se você vai montar um roteiro pelo país, não deixe de ler também:
Índice
- Dunas do Deserto do Saara em Merzouga – Marrocos
- Ônibus Para Merzouga – Marrocos
- Como é Merzouga – Marrocos
- Comércio em Merzouga
- Onde se Hospedar em Merzouga
- Passeio no Deserto a Partir de Merzouga – Marrocos
- Como é Andar de Camelo
- Como é o Acampamento no Deserto
- Como é a Comida Servida no Deserto
- Apresentação de Tambores Típicos
- Como é Dormir no Deserto
- Dica Extra: Moeda do Marrocos
- Seguro Viagem Para o Marrocos
- Salve esse post no seu PINTEREST:
Dunas do Deserto do Saara em Merzouga – Marrocos
O Deserto do Saara é o maior deserto do mundo, com extensão maior que o Brasil inteiro. Mas nem tudo são dunas de areia, como a gente imagina.
A maior parte é pedregosa e plana, área denominada Hamada e não muito atraente quando se pensa em turismo no Deserto do Saara.
As regiões arenosas são denominadas Ergs, e são onde aquelas fotos que vemos de camelos fofos andando nas dunas também fofas são tiradas.
Na imagem de satélite do google.maps dá pra ver bem a diferença: toda essa região é deserto, mas só a parte mais alaranjada (ali pertinho de Merzouga) são as dunas.
Imagem: google.maps
No Marrocos há duas partes do Deserto do Saara interessantes para turismo. São dois Ergs: Erg Chebbi, perto de Merzouga, e Erg Chigaga, perto de M’Hamid. Essa segunda só pode ser alcançada por 4×4, então se torna uma opção de tour bem mais cara.
A melhor opção é visitar as dunas de Erg Chebbi, que ficam apenas a 1,5km de Merzouga, cidade acessível por ônibus no Marrocos.
Ônibus Para Merzouga – Marrocos
Saindo de Fez há um ônibus por dia para Merzouga, que sai à noite e chega de manhã. A empresa é a Supratours. São 11h de viagem e a passagem custa 170 dirhans.
De Marrakech também existe um ônibus por dia, com a Supratours. Esse sai de manhã e chega no fim do dia, depois de 12h de viagem. O valor é em torno de 220 dirhans.
Prepare-se bem para essa viagem, pois o ônibus vai passar horas ziguezagueando pelas montanhas (os Atlas, a grande cadeia de montanhas do Marrocos), te jogando de um lado pro outro na poltrona. Em compensação, a paisagem é sensacional.
Para viajar com a Supratours, principalmente nesses trajetos que só tem um ônibus por dia, é recomendável comprar com pelo menos um dia de antecedência.
Para isso é preciso ir a uma agência da empresa, já que não é possível comprar on line.
Nós estivemos em Marrakech e Fez, leia mais:
Como é Merzouga – Marrocos
A cidade é muito pequena e o calor é muito intenso. Durante o dia há pouca gente circulando. Até mesmo conseguir um táxi pode ser difícil, então se precisar, peça para seu hotel chamar um.
O motivo de parar em Merzouga é a visita às Dunas de Erg Chebbi, principal ponto de turismo no Deserto do Saara. Se Merzouga tem mais atrações turísticas eu não sei.
O calor era tão intenso, e nós estávamos tão cansados depois da viagem noturna desde Fez, que passamos o dia relaxando pra curtir o passeio no fim do dia.
Comércio em Merzouga
Nós viajamos durante o Ramadã, quando boa parte do comércio não funciona, ou funciona em horário bem restrito. Leia mais a respeito:
Em Merzouga só encontramos um único restaurante aberto. O preço de tudo era bem acima do que estávamos acostumados no Marrocos, mas pelo menos a comida é gostosinha e eles tem um bom wi-fi.
O nome é Auberge Familiaire, localizado numa esquina na rua principal, perto da praça onde fica a mesquita.
Embora o turismo no Deserto do Saara seja intenso, a maior parte dos viajantes vai pra lá com pacote e tudo reservado, então não se vê ninguém na rua.
Para o passeio nas dunas você precisará levar muita água, então deixe pra comprar no fim do dia, quando os mercadinhos começam a abrir.
Onde se Hospedar em Merzouga
Ficamos no hostel mais barato que encontramos (40 dirhans por pessoa), o Camel Trek Bivouac, e fomos super bem recebidos pelo gerente, o simpático Mohammed. O lugar é simples, mas sem burocracias.
Chegamos às 7h da manhã e ele foi nos encontrar na parada de ônibus, nos ofereceu café-da-manhã e disponibilizou o quarto durante o dia todo. Sem frescura de horário de check-in.
Outras opções econômicas e muito bem avaliadas são o Riad Merzouga e o Hostel Hassan.
Embora a recepção tenha sido ótima nesse hostel simples, seria simplesmente maravilhoso ter ficado num lugar com piscina. O passeio para o deserto só sai no horário do pôr-do-sol, e enquanto você espera, o dia é extremamente sufocante.
Algumas opções maravilhosas são o Riad Ali e o Riad Nezha. É importante combinar de alguém te encontrar na parada de ônibus, pois as distâncias são grandes embaixo daquele sol.
Passeio no Deserto a Partir de Merzouga – Marrocos
Merzouga fica apenas a 1,5km de onde começam as dunas. Teoricamente você pode ir caminhando até lá. Mas…
Problema nº1: o calor. Nós estamos falando do deserto mais quente do mundo. Durante o dia, na cidade, a temperatura fica acima dos 40°C. Imagine lá no meio da areia.
Só depois das 18h, quando o sol está baixando, a temperatura começa a ficar menos insuportável.
Problema nº2: se perder. Se você não tiver um bom senso de direção, ou souber usar uma bússola e tiver uma, é muito fácil se perder no meio das dunas.
Mesmo nosso guia, que faz aquilo todo dia, teve dificuldade na volta para a cidade, pois as dunas estavam muito altas para passarmos e tivemos que fazer um desvio bem grande.
Sem contar que, por conta do vento, as dunas mudam de formato e posição de um dia pro outro. Se localizar lá no meio é bem complicado mesmo.
Problema nº3: tempestades de areia. Por mais que você consiga se orientar, se acontecer uma tempestade de areia, é impossível continuar andando. É muito difícil ficar com os olhos abertos, mesmo com o rosto coberto. O vento é muito forte e a areia voando ao seu redor não te deixa ver o que está acontecendo.
Tendo isso em mente, a melhor alternativa é contratar um guia com camelo.
Passeio de Camelo + Camping no Deserto
Contratamos com nosso hostel e pagamos em torno 400 dirhans cada um. O preço é menor conforme mais gente se junta ao tour. No nosso caso, fomos com 2 meninas chinesas que também estavam no hostel.
A programação do passeio é:
- Saída de Merzouga pouco antes do pôr-do-sol, de camelo
- Uma hora e meia de camelo ao pôr-do-sol, até chegar ao acampamento
- É servido chá com biscoitos enquanto os guias preparam o jantar
- O jantar é servido
- Apresentação de tambores típicos
- Dormir
- Saída ao nascer do sol*
- Café da manhã no hostel*
*Durante o Ramadã a volta a Merzouga é ao nascer do sol, e o café-da-manhã é servido no hostel. No resto do ano o café é servido ainda no deserto, antes de voltar. Isso porque os guias não podem comer a partir de quando o sol nasce.
O que Levar no Passeio pelo Deserto
Água
Você vai passar uma noite no deserto e no acampamento não tem onde conseguir água. Os guias servem chá e jantar, mas não há água potável. Leve pelo menos 2 litros por pessoa.
Lenço e Óculos Para Cobrir o Rosto
Nós presenciamos uma tempestade de areia que durou a noite toda, e mesmo para correr de uma tenda para a outra o lenço era necessário.
Mochila Pequena
Leve apenas o básico, e deixe sua mala no hotel em Merzouga.
Calçado
A pior coisa na areia é usar sapato fechado. Fomos de havaianas e foi a melhor coisa.
Roupa
Use calça, pois o contato com o camelo não é lá muito confortável. Eu mesma fiquei com um hematoma imenso na parte interna da coxa.
À noite e de manhã faz um friozinho no deserto, então um casaquinho vai bem.
Como é Andar de Camelo
Não é o melhor meio de transporte do mundo, eu confesso. Embora eles sejam super fofinhos e andem devagar, somos jogados pra frente e pra trás na sela a cada passo. Inclusive, tem gente que enjoa.
Anda-se em linha, com um camelo amarrado no outro. Com algum azar, o camelo da sua frente vai peidar bastante. Acontece.
Outro detalhe é que eles costumam soltar uma baba branca e espessa pela boca. Parece que eles estão sofrendo, mas é apenas o líquido para proteção da boca.
Nós morremos de dó dos bichinhos, mas não encontramos outra maneira de fazer esse passeio.
Como é o Acampamento no Deserto
As cabanas tem uma estrutura ótima. São feitas de tapetes bem grossos, de modo que não entra areia e fica bem quentinho. O chão também é forrado com tapetes, tudo muito limpo.
Dorme-se em camas normais. Como éramos um casal, e o acampamento estava bem vazio, ficamos com uma cabana só pra gente, embora tivesse 6 camas.
Como é a Comida Servida no Deserto
Maravilhosa! Um tagine imenso de frango com legumes, salada tipo vinagrete e frutas com mel para sobremesa. Além de chá, é claro.
Não é servido suco, água nem qualquer outra coisa para beber. É preciso levar sua própria água.
Leia mais: Comidas e Bebidas Típicas do Marrocos
Apresentação de Tambores Típicos
O povo que vive no deserto são os Nômades Berbére. Após o jantar eles se reuniram para nos apresentar um pouco da sua música, tocando tambores e cantando.
No começo pensei que fosse um negócio meio forçado, mas entramos na onda e também pegamos nossos instrumentos, e a chinesa que estava com a gente começou a cantar em mandarim. Ficou uma mistura bem legal!
Como é Dormir no Deserto
Como eu já disse, as cabanas são super confortáveis, com cama e tudo, mas a vontade de passar a noite em claro é imensa. O céu é maravilhoso, com milhões de estrelas, e a temperatura é agradável.
Tivemos o azar de uma tempestade de areia que durou a noite toda, então acabamos dormindo mesmo.
Se você visitar o deserto durante o Ramadã, os guias e nômades provavelmente passarão a noite em claro, então aproveite para curtir a música e o céu estrelado com eles.
Dica Extra: Moeda do Marrocos
Nome da moeda: Dirham Marroquino (MAD)
Cotação (setembro/2022): 1 MAD = R$ 0,48
Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%! Para o Marrocos o melhor é viajar com Euro, porque você não vai encontrar Dirham para comprar antes de chegar lá.
Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.
Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.
Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.
Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.
Ponto importante: em vários caixas eletrônicos do Marrocos tivemos problemas com nossos cartões MasterCard. Em um dos bancos conversamos com o atendente e ele nos disse que, de fato, é pouco aceito no país e não funciona bem.
Outra coisa chatinha é que os caixas eletrônicos só permitem saque de até 2.000 MAD, equivalente a pouco menos de 200 €. .
Atenção também a isso: o dinheiro no Marrocos só pode circular dentro do país, ou seja, planeje-se para gastar todas suas moedinhas antes de entrar no avião. Isso porque o governo proíbe a circulação e comercialização de MAD em outros países.
Ou seja, se você tentar trocar sua sobra de MAD em outro país, mesmo que seja um país vizinho, não vai conseguir. É possível trocar por euro ou libra ao sair do país, mostrando os comprovantes tanto de saque quanto de câmbio.
Seguro Viagem Para o Marrocos
A contratação de seguro viagem não é obrigatória para entrar no Marrocos.
Mesmo assim, a comida, o sol forte e até mesmo a água podem causar algum estranhamento na gente, então é bom estar preparado para alguma emergência.
E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19. Dá para viajar bem mais tranquilo assim.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a África.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE O MARROCOS
Salve esse post no seu PINTEREST:
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Essa viagem deve ter sido incrível, eu adoraria viver essa experiência no deserto do Saara, obrigada pelas dicas e relato.
Que bom que curtiu nossas dicas 🙂 abraço!
Um dos meus sonhos Dde viagem é conhecer o deserto do Saara, adorei o que li aqui. Jamais pensaria em usar havaianas para andar pelas areias, essa foi uma dica que me surpreendeu e que levarei em conta quando planejar minha viagem.
Você vai adorar o Deserto do Saara, é um lugar bem único e lindo. Que bom que curtiu nossas dicas. Abraço!
Confesso que eu não morri de amores pelo Marrocos, mas conhecer o deserto deve ser uma experiência incrível.
que relato mais sincero. Exatamente do que precisamos sem aquele lenga-lenga querendo vender serviço. Adorei!
ps. já fiz a travessia atacama-uyuni e entendo como é perrengue a situação. só to com medinho por ser bem mais dificil de ser entender com os marroquinos do que com os bolivianos/chilnenos.
Obrigada
NOSSA, ERA TUDO QUE ESTAVA PROCURANDO, ESTOU MONTANDO UM ROTEIRO DE MARROCOS E TUNISIA POIS NO ANO QUE VEM VAMOS PARA ESTA AVENTURA. OBRIGADA.. VCS DICAS TBM DA TUNISIA.
Oii que bom que você gostou!! Ainda não fomos pra Tunísia 🙁 mas temos vários posts sobre o Marrocos, você viu todos? Boa viagem!! http://caminhosmelevem.com/category/africa/marrocos/
Sempre fui fascinada com o deserto e sempre tive vontade de conhecer. Porém, também sempre entendi sobre as dificuldades de lá e não sabia se daria conta de fazer turismo lá. Mas amei as suas dicas aqui de Turismo no Deserto do Saara e Gastando Pouco. Vou seguir essas dicas. Obrigada