Como é Viajar Pelo Marrocos Durante o Ramadã

ramada marrocos

O Ramadã no Marrocos e em outros países é um mês durante o qual os muçulmanos praticam jejum do nascer ao pôr-do-sol. Sua data varia a cada ano, conforme o calendário islâmico.

É uma época na qual os turistas evitam ir ao país, mas os preços ficam mais baixos e os lugares mais vazios. Todas as vantagens da temporada baixa, e o clima continua o mesmo.

Porém, viajamos pelo Marrocos durante o Ramadã e verificamos muitas mudanças na rotina das cidades, e enfrentamos algumas pequenas dificuldades com isso.

Estando preparado, não será nenhum problema o Ramadã, além de ser ainda mais curioso do ponto de vista turístico.

Para entender melhor como é viajar pelo Marrocos leia: Marrocos é Perigoso? Golpes e Assédios Comuns

Se você vai montar um roteiro pelo país, não deixe de ler: Marrocos: Roteiro e Dicas Para Viagem de Mochilão

E leia também sobre as principais cidades do país: Marrakech, Deserto do Saara (Merzouga), Chefchaouen e Fez.

Ônibus com Horários Diferentes

A maioria dos ônibus que pegamos durante o Ramadã tiveram o horário alterado.

Essas alterações não aparecem nos sites, sendo informadas nas agências de ônibus apenas (em uma das vezes, nem nos informaram), então é importante comprar passagens com antecedência de algumas horas, pelo menos, para saber com certeza qual será o horário da viagem.

A maioria das alterações são nos ônibus que circulam entre 18h e 22h, que é mais ou menos o horário de reza e desjejum.

Parada Para Almoço

Outra alteração em relação aos ônibus é que eles não param para almoço. E não importa se a viagem leva 12h. Enquanto houver luz do sol, é hora de jejuar.

Existem pequenas paradas, mas não com tempo suficiente para almoçar. Em compensação, se você estiver fazendo uma viagem noturna, a parada será mais longa.

ramada marrocos
Comida marroquina

Restaurantes Fechados Durante o Dia

Nas cidades grandes, como Marrakech e Fez, não sentimos tanto essa diferença. Em Merzouga, a cidade base para visitar o deserto do Saara, havia apenas um restaurante aberto durante o dia inteiro. Não tinha nem onde comprar água (exceto nesse mesmo restaurante, pagando-se mais caro).

Alguns restaurantes não fecham, mas só servem comida para levar, e não para comer no local. Isso porque eles estão de jejum o dia inteiro, então os outros muçulmanos estariam ali somente para comprar comida para a noite.

Em Marrakech, percebemos que boa parte das lojas fecha no horário do pôr-do-sol, que é a hora de quebrar o jejum. Esse horário também é o pior para ir aos restaurantes, pois eles estarão lotados com os locais tomando o “café-da-manhã”. Tudo volta ao normal uma ou duas horas depois.

Mesmo o comércio que não é de comida (ex: bancos, agências de ônibus, farmácias) tem horário de funcionamento ligeiramente diferente, já que os funcionários também tem que fazer jejum, rezar e todo o resto.

Cardápio Especial – Iftar

Servido ao pôr-do-sol, Iftar é o “café-da-manhã” do Ramadã no Marrocos. Normalmente é composto por sopa marroquina (Harira), ovos, carnes, pão, suco de laranja, leite e chebakia (um pastelzinho frito coberto com mel).

Veja nosso post completo sobre comidas típicas do Marrocos clicando aqui.

Estávamos em um restaurantezinho em Fez, no fim do dia, quando presenciamos o café-da-manhã sendo servido: os garçons distribuiram sopa, ovos, carnes, pães, leite, suco e chá pelas mesas vazias. Ficamos sem entender nada. Aos poucos as pessoas foram chegando e sentando em frente à comida, mas ainda sem tocar em nada.

ramada marrocos

Mesmo nós, que já havíamos sido servidos, ficamos esperando por respeito. Às 19h30, um aviso sonoro indicou que já era noite, ou seja, hora de quebrar o jejum. Todos comeram, com muita calma, e foram cedendo lugar para mais pessoas que chegavam.

Programação Diferente do Passeio ao Deserto do Saara

Durante o Ramadã, conforme nosso guia explicou, o café-da-manhã é servido já em Merzouga, e não no acampamento no deserto, como no resto do ano, pois os guias iniciam o jejum ao nascer do sol.

Leia mais: Conhecendo o Deserto do Saara

Deserto do Saara

Muito Mais Vida nas Cidades à Noite

Já que o dia é passado em jejum, a noite é o momento de comer e celebrar, quase como se fosse Natal durante um mês inteiro.

ramada marrocos
Marrakech

Em todas as cidades que estivemos era notável o movimento de locais durante a noite, o que era bem agradável e nos passava uma sensação de segurança e alegria pelas ruas.

Muitas vezes estávamos tentando dormir e ouvíamos tambores e muita conversa, mesmo muito depois da meia-noite.

Dinheiro no Marrocos

Nome da moeda: Dirham Marroquino (MAD)

Cotação (setembro/2022): 1 MAD = R$ 0,48

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%! Para o Marrocos o melhor é viajar com Euro, porque você não vai encontrar Dirham para comprar antes de chegar lá.

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Ponto importante: em vários caixas eletrônicos do Marrocos tivemos problemas com nossos cartões MasterCard. Em um dos bancos conversamos com o atendente e ele nos disse que, de fato, é pouco aceito no país e não funciona bem.

Outra coisa chatinha é que os caixas eletrônicos só permitem saque de até 2.000 MAD, equivalente a pouco menos de 200 €. .

Atenção também a isso: o dinheiro no Marrocos só pode circular dentro do país, ou seja, planeje-se para gastar todas suas moedinhas antes de entrar no avião. Isso porque o governo proíbe a circulação e comercialização de MAD em outros países.

Ou seja, se você tentar trocar sua sobra de MAD em outro país, mesmo que seja um país vizinho, não vai conseguir. É possível trocar por euro ou libra ao sair do país, mostrando os comprovantes tanto de saque quanto de câmbio.

Seguro Viagem Para o Marrocos

A contratação de seguro viagem não é obrigatória para entrar no Marrocos.

Mesmo assim, a comida, o sol forte e até mesmo a água podem causar algum estranhamento na gente, então é bom estar preparado para alguma emergência.

E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19. Dá para viajar bem mais tranquilo assim.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a África.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

PASSEIOS

VÔO BARATO

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE O MARROCOS

E o pessoal do blog World by 2 escreveu um post com dicas para visitar o Marrocos, confira: 15 Dicas para uma Viagem Incrível pelo Marrocos

Salve esse post no seu PINTEREST:

mochilão áfrica, mochilão marrocos, perrengue de viagem, ramadã, marrocos, norte da áfrica, africa árabe

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share