O Que Fazer em Zugdidi, na Geórgia: Pontos Turísticos e Culinária

o que fazer em zugdidi georgia

Zugdidi é uma cidade na Geórgia frequentemente vista apenas como um ponto de passagem para quem está indo em direção a Méstia, mas essa cidade tem muito a oferecer. Nós ficamos hospedados por lá e curtimos a cidadezinha.

Se você parar por algumas horas ou até mesmo um dia, vai encontrar lugares interessantes para conhecer e opções agradáveis para passear.

Com algumas construções históricas e culinária absolutamente deliciosa, como é de praxe na Geórgia, Zugdidi é um destino que merece uma visita, mesmo que rápida.

Onde Fica e Como Chegar a Zugdidi na Geórgia

Zugdidi fica no noroeste da Geórgia, na região de Samegrelo. Ela é a porta de entrada para Svaneti, uma área montanhosa super conhecida, onde fica a lindíssima Méstia.

Os aeroportos de Tbilisi e de Kutaisi recebem uma quantidade razoável de voos internacionais, então a melhor opção é começar sua viagem pela Geórgia em uma dessas cidades, e depois seguir por terra até Zugdidi (e Méstia).

Leia tudo sobre Méstia clicando aqui

No Skyscanner dá para pesquisar voos para todos os aeroportos do país de uma única vez e ver quais são os melhores, ao invés de ter que pesquisar um por um.

Para chegar a Zugdidi, a melhor opção é pegar um marshrutka (as vans locais) de Tbilisi, Kutaisi ou Batumi.

Se você vier de Tbilisi, prepare-se para umas 5h de viagem. De Batumi são 3h, e Kutaisi é um pouco mais perto, umas 2h no total. O caminho é tranquilo, e dá para curtir a paisagem enquanto viaja.

Nossa marshrutka de Batumi para Zugdidi

Além disso, Zugdidi também é ponto de parada para quem vai explorar a Abecásia, já que fica próximo da fronteira.

Em 2024 nós tentamos conseguir uma permissão para visitar a área, mas fomos recusados sem justificativas. Esse foi o e-mail com a resposta que recebemos:

Onde se Hospedar em Zugdidi na Geórgia

Zugdidi é uma cidade com um centrinho compacto, então se hospedar por ali é garantia de conseguir caminhar para os pontos turísticos com facilidade.

Nós ficamos no Cozy Home, um hostel familiar com uma anfitriã muito simpática e uma cachorrinha fofa.

A localização é ótima, perto do ponto de onde saem as vans para Méstia e também dos lugares interessantes para conhecer.

É um lugar bem simples, para quem só quer um cantinho para dormir. O único ponto negativo é que não tem banheiros privativos.

Para quem prefere mais conforto e privacidade, o LETO Boutique Hotel e o Garden Palace são os melhores da cidade.

LETO Boutique Hotel

ORGANIZE SUA VIAGEM:

CHIP INTERNACIONAL

CÂMBIO

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

O Que Fazer em Zugdidi na Geórgia

zugdidi georgia
Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Dadiani Palace Museum (დადიანების სასახლე)

O Dadiani Palace é a grande atração turística de Zugdidi. Foi construído no século XIX pela família Dadiani, que governava a região de Samegrelo.

Eles eram tipo uma dinastia local, com muita influência na política e cultura da Geórgia. A família tinha conexões com a nobreza europeia, e o palácio reflete esse estilo, com toques franceses na arquitetura. Atualmente o lugar virou um museu.

zugdidi georgia

No acervo do museu, além dos objetos da família Dadiani, você encontra itens arqueológicos e raridades.

A máscara mortuária de Napoleão no Dadiani Palace é um dos objetos mais curiosos do museu. Ela foi feita logo após a morte dele, em 1821, quando o imperador estava exilado na Ilha de Santa Helena.

A conexão com a família Dadiani aconteceu porque um sobrinho de Napoleão se casou com um membro da família.

Essa peça acabou sendo trazida para Zugdidi, virando parte da coleção do palácio. A máscara é um símbolo dessa ligação entre a nobreza europeia e georgiana.

Leia também: 13 Curiosidades Sobre a Geórgia, Esse Pequeno País da Europa

St. Virgin Mary of Vlacherna (ვლაქერნის ღვთისმშობლის ტაძარი)

A Igreja de Santa Virgem Maria de Vlacherna, em Zugdidi, é um lugar pequeno, mas importante. Fica bem ao lado do palácio.

zugdidi georgia

Construída no século XIX, ela tem uma arquitetura típica ortodoxa. O interior é simples, mas bonito, com pinturas tradicionais.

A igreja é um ponto de oração e também de encontros religiosos da comunidade local.

Jardim Botânico de Zugdidi na Geórgia

O Jardim Botânico de Zugdidi é um lugar tranquilo, ótimo para uma caminhada. Ele fica ao lado do Palácio Dadiani e foi criado pela família como parte do complexo.

O jardim tem uma variedade de plantas exóticas e locais, além de árvores antigas.

zugdidi georgia

Não é um jardim super incrível, mas é um espaço agradável e gostoso de passear. É cobrada uma taxa de entrada para turistas, mas o valor é baixo.

Leia sobre as montanhas de Kazbegi na Geórgia clicando aqui

Letreiro de Zugdidi (მე მიყვარს ზუგდიდი)

O letreiro “მე <3 ზუგდიდი” (“Eu <3 Zugdidi”) é um ponto turístico na cidade.

Ele fica em uma praça central, em frente ao Hotel Garden Palace, e é um point para fotos, principalmente porque nós não entendemos nada do idioma 😛

zugdidi georgia

Boulevard de Zugdidi na Geórgia

O Boulevard de Zugdidi é uma surpresa e tanto, especialmente para uma cidade tão pequena. Com árvores, bancos e áreas verdes, ele oferece um espaço super agradável para passear.

O boulevard tem alguns cafés e lojas ao redor, tornando o local ainda mais charmoso. Definitivamente, vale a pena conferir essa parte bonita da cidade!

zugdidi georgia

Mercado Central de Zugdidi na Geórgia

O Mercado Central de Zugdidi é bem bagunçado, mas tem seu charme. É um lugar curioso de conhecer, onde você encontra de tudo: frutas, verduras, especiarias, roupas, produtos de limpeza, fogos de artifício, e por aí vai…

Apesar da confusão, vale a pena explorar, pois é uma boa forma de sentir o ritmo local e experimentar produtos frescos e autênticos. Se você gosta de mercados, não pode deixar de dar uma passada por lá!

Leia também: Como é o Passeio em Vardzia na Geórgia

Restaurante Diaroni

O Restaurante Diaroni é o lugar perfeito para experimentar 2 pratos típicos da região: o karcho com nozes e o elarji.

O karcho é um ensopado tradicional georgiano, feito com carne bem molinha e um caldo com especiarias e nozes trituradas.

Já o elarji é uma espécie de polenta mole feita com queijo, super cremoso e elástico ao mesmo tempo. É um acompanhamento que combina muito bem com vários pratos.

zugdidi georgia

Nós amamos a comida e o ambiente do Diaroni, como você pode ver pela cara do meu marido na foto acima! O lugar tem o interior lindo, ideal para desfrutar de uma refeição típica e sentir a vibe local. Se estiver em Zugdidi, não deixe de passar por lá!

Leia sobre as comidas típicas da Geórgia clicando aqui

Castle of Rukhi (რუხის ციხე)

O Castelo de Rukhi é um ponto turístico nos arredores de Zugdidi. Ele fica perto da fronteira e oferece uma vista da Abecásia, do lado de lá.

Para chegar, você pode pegar uma marshrutka nº 73, que sai do lado de fora do Mercado de Zugdidi. As vans circulam a cada 20 minutos mais ou menos.

Nós acabamos não conhecendo porque pegamos uma chuva muito forte em Zugdidi, mas fica a dica de mais um passeio para fazer por lá.

Em resumo, Zugdidi é uma cidade de passagem, mas tem coisas legais para fazer em algumas horas ou até um dia por lá.

Desde explorar o histórico Palácio Dadiani e a charmosa Igreja de Santa Virgem Maria de Vlacherna até dar uma volta pelo animado Mercado Central e relaxar no Boulevard.

Não esqueça de provar a deliciosa comida no Restaurante Diaroni e aproveitar a vista do Castelo de Rukhi.

Se você está pensando no que fazer em Zugdidi, essas atrações com certeza vão deixar sua visita ainda mais interessante.

Dicas Para Viajar Para a Geórgia

Idioma: O idioma oficial é o georgiano, que tem um alfabeto próprio. Embora muitos jovens e pessoas em áreas turísticas falem inglês e principalmente russo, é útil aprender algumas palavras e frases básicas em georgiano, como “olá” (gamarjoba) e “obrigado” (madloba).

Segurança: A Geórgia é considerada muito segura para turistas. Como em qualquer lugar, é sempre bom ter cuidado com seus pertences e evitar áreas muito isoladas à noite.

Moeda: A moeda oficial é o lari georgiano (GEL). É fácil encontrar caixas eletrônicos nas cidades e muitas lojas aceitam cartões de crédito. Viajamos com um cartão da Wise e usamos sem problemas.

Lari georgiano (GEL)

Chip de Internet: Para ficar conectado durante a viagem, considere comprar um chip de internet local. Nós usamos um da Magti e funcionou bem. Para comprar e ativar só foi preciso apresentar o passaporte em uma loja credenciada. Se preferir um chip internacional, recomendamos o OMeuChip.

Transporte: Para se deslocar entre cidades, o transporte público mais comuns são as vans (marshrutkas), que partem muitas vezes sem horários fixos, e trens. Alugar um carro também é uma boa opção, especialmente se você quiser explorar áreas mais remotas. Em algumas cidades você pode contratrar passeios guiados (recomendamos a Civitatis).

Bagagem: Mesmo se viajar no verão, leve algumas roupas de frio, principalmente se for visitar as montanhas. Veja nossas dicas de como arrumar as malas.

Seguro Viagem Para a Europa

Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. Embora raramente esse documento seja solicitado na fronteira, é altamente recomendável contratar um seguro para alguns países da Europa.

A dificuldade de comunicação com as pessoas é considerável, então imagine o desespero em caso de emergência médica. Com o seguro a comunicação fica muito mais fácil.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER TODOS OS POSTS SOBRE A GEÓRGIA

Booking.com

zugdidi georgia

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share