O Panamá é um país bastante turístico e desenvolvido, com voos diretos do Brasil. O país é pequeno, mas as distâncias dentro dele não são tão curtas, porque as estradas cortam montanhas e são bem sinuosas. Por esse motivo seu roteiro pelo Panamá tem que ser bem planejado.
A capital, Cidade do Panamá, é uma cidade bem grande. Prédios imensos, comércio intenso e trânsito congestionado o tempo todo. Lá você encontra shopping centers gigantes, desses que deixam quem gosta de fazer compra doido. Não é o nosso caso.
A produção interna do Panamá não é muita, e o normal é ver um monte de produtos importados nas prateleiras dos supermercados.
Nós conhecemos o Panamá como parte de uma viagem que se estendeu por outros países da América Central. Leia nossas dicas:
Índice
Roteiro Pelo Panamá
Dá pra conhecer os lugares mais bonitos do Panamá em um roteiro de 7 a 10 dias. São a Cidade do Panamá e os Arquipélagos de Bocas del Toro e de San Blas.
Viajar pelo Panamá é uma experiência sensacional. Paisagens lindíssimas, gente engraçada e simpática, comida gostosa.
O único erro que cometemos em nossa viagem foi ter ido a San Blas antes de Bocas del Toro. San Blas é maravilhosa demais, e Bocas del Toro acabou ficando um pouco sem graça depois daquele paraíso.
Mas Bocas del Toro também é um paraíso, então se possível faça seu roteiro pelo Panamá nessa ordem: Cidade do Panamá > Bocas del Toro > San Blas.
Se você vai fazer um roteiro só pelo Panamá fica fácil, pois você terá que voltar para a capital de qualquer modo. Mas se você for seguir para a Costa Rica pela costa caribenha, fica complicado. Foi o nosso caso.
Considere também que San Blas e Bocas del Toro ficam lados opostos do país, com a capital no meio, então o tempo de locomoção entre os dois destinos é de um dia inteiro.
Depois de Bocas del Toro nós seguimos para Puerto Viejo, um vilarejo hippie na Costa Rica. Leia mais sobre ele: Puerto Viejo de Limón.
Cidade do Panamá (1 – 2 dias)
Um ou dois dias são o suficiente para conhecer a Cidade do Panamá. Além do centrinho histórico e do famoso Canal do Panamá, não há muito o que fazer na cidade.
Se o seu roteiro pelo Panamá for curto (7 dias, por exemplo), deixe só um dia para a capital.
Nós gostamos bastante da cidade e escrevemos um post com dicas de como ir do aeroporto para o centro, onde ficar, o que fazer e onde tomar uma cervejinha comendo comida típica panamenha. Leia mais:
Bocas del Toro (3 – 4 dias)
Um arquipélago no extremo noroeste do Panamá, pertinho da fronteira com a Costa Rica. Um lugar para relaxar e curtir o contato com a natureza.
É difícil sugerir um número de dias para ficar em Bocas del Toro, porque nunca dá vontade de ir embora de lá. Mas se a ideia é fazer os passeios e seguir viagem, pelo menos 2 dias inteiros são necessários. 3 ou 4 são o ideal.
A viagem da Cidade do Panamá até Bocas del Toro de ônibus é longa, mas a boa notícia é que há ônibus noturnos, então você não perde um dia de viagem. Também há voos. Falamos sobre essa viagem e todas as dicas essenciais para conhecer Bocas del Toro em outro post:
Nós conhecemos vários países caribenhos de forma econômica. Veja nosso comparativo entre eles aqui:
San Blas (2 – 3 dias)
San Blas foi o lugar mais incrível que conhecemos no Panamá, e mesmo depois de visitar dezenas de países, as lembranças de lá ainda nos arrancam suspiros.
Um território indígena na costa caribenha, com suas próprias leis e até com o próprio serviço de fronteiras. Mais de 300 ilhas compõem o arquipélago de San Blas, mas apenas 36 delas são habitadas.
Para conhecer San Blas é necessário contratar transporte e hospedagem com antecedência, além de escolher a ilha que vai visitar. Leia nossas dicas de como fazer isso gastando pouco:
Como a estrutura nas ilhas de San Blas é bem precária, nós recomendamos ficar 2 ou 3 dias por lá. Claro que dá para ficar mais, mas acho que seria um pouco cansativo.
Como Viajar Entre a Colômbia e o Panamá
Se você vai viajar para o Panamá a partir da Colômbia, ou vice-versa, leia com atenção as informações a seguir.
A maneira mais comum e divertida de viajar entre o Panamá e a Colômbia (Cartagena) é num veleiro ou barco a motor. São pelo menos 2 dias navegando, mas a viagem geralmente inclui alguns dias conhecendo as ilhas de San Blas. O único problema dessa opção é o preço bastante elevado.
Não existem estradas ligando o Panamá e a Colômbia, mas ainda assim existe uma maneira de cruzar de um país para o outro sem pegar voos e sem o veleiro caro que mencionei anteriormente.
Essa viagem passa por Necoclí e Capurganá, no extremo noroeste da Colômbia, e é bem econômica. E o melhor de tudo: pelo caminho você vai conhecer praias incrivelmente maravilhosas!
Leia mais:
- Cartagena: Dicas Básicas que Você Precisa Saber Para sua Viagem
- San Blas: Conheça o Arquipélago Kuna Yala, no Panamá
- Tudo que Você Precisa Saber Para Viajar a Necoclí
- Conheça o Paraíso Escondido no Caribe: Capurganá
Hospedagem no Panamá
No nosso mochilão pelo Panamá e América Central nós usamos todo tipo de hospedagem. Ficamos em hostel, pousadinhas econômicas, campings e couchsurfing.
Os hostels foram a melhor opção nessa viagem. Os preços são baixos e os hostels tem boa estrutura. Por exemplo, na Cidade do Panamá ficamos no Hostel Mamallena. Além de ser um ótimo hostel, com piscina e tudo, conseguimos fechar com eles nossa viagem a San Blas por um preço muito bom.
Nós sempre fazemos reserva pelo booking.com. A maior parte das reservas não requer cartão de crédito nem pagamento antecipado, e sempre encontramos boas ofertas no site.
Acampamos algumas vezes na América Central e uma delas foi em Bocas del Toro. Foram boas experiências, mas de um modo geral não é tão mais barato do que ficar em hostel.
Também usamos o Couchsurfing em nossa viagem, mas na maior parte das cidades foi difícil encontrar anfitriões. Se você não conhece o CS leia mais aqui: Couchsurfing: o que é e como funciona.
Moeda Usada no Panamá
Balboa, que na verdade é o Dólar. O país igualou a moeda local à estadunidense, então é sempre um pra um. O Panamá até parou de produzir notas. Só existem moedas de Balboa.
O dólar circula como a moeda local mesmo, inclusive as moedas. Traga os dólares do Brasil, porque reais não são bem aceitos.
Língua Falada no Panamá
Espanhol, basicamente. Com inglês dá pra se virar, já que a cultura é bem misturada com a estadunidense.
Já a compreensão do portuñol não é muita, pois não estão habituados ao português como os países da América do Sul.
Nos territórios indígenas há um dialeto próprio, mas o espanhol deles é fluente. O inglês não.
Como se Locomover pelo Panamá
Ônibus é o meio de locomoção mais barato e funciona bem. Para as ilhas, usa-se muito avião, mas tem barcos também que fazem essas conexões.
Carona não é o mais comum, e não é tão parte da cultura local, mas ainda assim é possível. Informações específicas sobre caronar no Panamá aqui (em inglês).
A empresa de ônibus TicaBus é uma das principais da América Central e conecta a Cidade do Panamá com as demais capitais do continente.
Melhor Época para Viajar ao Panamá
O clima do Panamá é muito instável, chovendo um dia inteiro ou fazendo um sol de deixar qualquer um em casa. E não espere diferente: o sol lá é fortíssimo e a umidade intensa, de deixar qualquer um pegajoso.
O meio do ano é a época dos ciclones. Dizem que não se passa uma semana lá sem ver chuva. Nós viajamos em junho e realmente vimos muita. Inclusive uma tempestade que passou perto da nossa ilha em San Blas e transformou o cenário nessa coisa de outro planeta:
Seguro Viagem Para a América Central e Caribe
O seguro viagem não é um documento obrigatório para viajar para todos os países da América Central, mas nós recomendamos fortemente a contratação de um mesmo assim.
Os valores são beeem mais baixos do que a gente imagina. O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América Central.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A AMÉRICA CENTRAL
Veja também: Como é o Aeroporto de Tocumén na Cidade do Panamá
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Sou doida para conhecer o Panamá, parece ser incrivelmente lindo.
Não conhecia praticamente nada sobre o Panamá (a não ser o famoso Canal do Panamá que a gente estuda na escola) e fiquei impressionada com San Blas… que azul é esse?? Essa foto da chuva ficou sensacional!
O Panamá é o único país da América Central (continental) que ainda não visitei. Este artigo dá-me um novo alento para pensar nessa aventura 🙂
Estou surpresa com a beleza das praias do Panamá e quanta coisa dá pra fazer por lá. Obrigada por compartilhar esse roteiro bem didático e redondinho com a gente.
Adorei o texto com o roteiro do Panana, não conhecia nada sobre o país, e ele tem praias lindas. Obrigada por compartilhar.