Escópia, ou Skopje, a capital da Macedônia, é uma cidade que divide as opiniões dos viajantes: muitos curtem a cidade, que tem várias atrações e lugares agradáveis, mas outros acham a cidade um pouco “fake”.
Mas porque “fake”? Acontece que há poucos anos o governo quis revitalizar o centro histórico da cidade para atrair mais visitantes. O resultado foi um monte de estátuas, monumentos e prédios “históricos” que são novinhos em folha e misturam vários estilos arquitetônicos.
A sensação de visitar Escópia é bem estranha. A gente fica sem saber pra onde olhar, e sem saber se aquilo tudo é bonito ou se é só muito estranho mesmo.
Porém estamos aqui em defesa da cidade. Acho que qualquer viajante que ultrapasse esse momento de “ver” e “fotografar”, vai perceber o outro lado de Escópia. Por exemplo, os bares e restaurantes bonitinhos, baratos e com comidas de qualidade já foram o suficiente pra gente não ter pressa de ir embora.
Aliás, tudo é bem barato em Escópia e na Macedônia toda. Há ótimas opções de hospedagem na cidade por preços baixos.
E se você tiver um dia disponível, poderá fazer um bate e volta para o Canyon Matka, onde a natureza deslumbrante te fará esquecer rapidinho da arquitetura bizarra de Escópia.
Se você ainda não leu, confira também nossas dicas de viagens para a Macedônia e pelos Balcãs, onde falamos sobre moeda, transporte, idioma e damos mais dicas:
E leia também sobre Ohrid (ou Ocrida), uma cidade medieval e santuário religioso à beira de um lago que não pode ficar fora do seu roteiro de jeito nenhum:
E não deixe de assistir nosso vídeo sobre a Macedônia, onde contamos mais sobre o país e deixamos escapar algumas histórias vergonhosas que a gente não coloca aqui no blog:
Índice
Onde Ficar em Escópia – Macedônia
Ficar perto da praça principal (onde fica a estátua de Alexandre, o Grande) é a melhor opção.
Pra quem é econômico como a gente, os hostels são uma boa pedida. O Skopje Hostel é uma escolha infalível: bem no coração da cidade, baratinho e muito bem avaliado pelos hóspedes anteriores.
O Hostel Inbox também pode ser uma boa escolha, além de um pouco mais barato. É um hostel no estilo cápsula, bem interessante e confortável.
Pra quem prefere ficar em hotel ou pousada, o Rooftop Square Vanilla é um apart econômico bem na praça central. Olha a vista:
E para quem quer uma experiência inesquecível, o Pelister Bed and Breakfast tem quartos com hidromassagem, fica bem na praça central e ainda por cima tem um restaurante que parece ter saído de um conto de fadas.
O Que Fazer em Escópia – Macedônia
Apesar de ser uma cidade grande, dois dias são o suficiente para conhecer Escópia: um dia explorando o centrinho turístico e outro dia para fazer um bate e volta até o Canyon Matka, a meia hora de lá, que é a principal atração turística dessa parte do país.
Praça Macedônia
Essa é a praça polêmica de Skopje. Sua reconstrução começou em 2007 e teve como resultado muitos novos monumentos, tanto na praça quanto em seus arredores. Vamos falar um pouco sobre cada um:
Estátua de Alexandre o Grande
Uma estátua imensa, de um homem montando seu cavalo, bem no centro da Praça Macedônia. Ele é Alexandre, o Grande, um nome que provavelmente você já ouviu falar a respeito, e que supostamente nasceu na Macedônia.
O moço é tão importante que a Grécia briga seriamente com a Macedônia pela questão da sua origem, pois afirma que ele teria nascido numa região chamada Macedônia (ou Makedonia), dentro da Grécia.
Por conta desta briga, pra que a Macedônia fosse admitida na ONU em 1993, a Grécia exigiu que a Macedônia fosse chamada provisoriamente pelo nome Antiga República Jugoslava da Macedônia (ARJM, ou em inglês, FYROM).
E assim foi até 2018, quando os dois países assinaram um acordo alterando oficialmente o nome da Macedônia para República da Macedônia do Norte, e agora a Grécia retirou seu veto para que a Macedônia faça parte da OTAN e da União Europeia. Uma confusão tão grande por causa de um nome.
Ponte de Pedra
É uma ponte que cruza o Rio Vardar bem ao lado da Praça Macedônia, conectando-a com o Old Bazaar, uma parte totalmente diferente da cidade. A construção da ponte original ocorreu há mais de 500 anos.
Ponte da Arte
É uma ponte de pedestres com estátuas dos maiores artistas é músicos da Macedônia. Foi construída bem recentemente, como parte da revitalização do centro da Escópia.
Foto: Dennis Jarvis from Halifax, Canada [CC BY-SA 2.0], via Wikimedia Commons
Ali pertinho dela, na beira do rio, há vários bares e restaurantes com mesinhas pra fora (quando a temperatura permite), que são muito gostosinhos pra passar o fim de tarde.
A cerveja mais comum e barata é a Skopska (iss que está escrito em cirílico aí na foto). As comidas eram gostosas, mas nenhum restaurante em especial nos chamou a atenção. Entre em qualquer um. Também tem bastante fast food pra todo lado.
Memorial de Madre Teresa
Escópia é a cidade natal da Madre Teresa. O memorial construído em sua homenagem fica ao lado da igreja onde ela mesma foi batizada. Também é uma das construções recentes da cidade.
Old Bazaar
É uma parte mais autêntica da cidade. Um dos maiores e mais antigos bazares dos Balcãs, e foi por séculos o centro comercial da região.
Hoje é um bairro que parece que parou no tempo. A arquitetura é linda, com as ruazinhas fazendo curvas e cheias de lojinhas.
Nessa região você também encontra muitas mesquitas, embora nenhuma que chame a atenção em especial. O maior atrativo, pra gente, foram os bares e restaurantes.
Fortaleza de Escópia
Fica no alto da cidade, próximo ao Old Bazaar. A vista de lá é linda e a região é super agradável para caminhar e encontrar lugares legais.
Foto: Makedonski biseri [CC BY-SA 4.0], via Wikimedia Commons
Inclusive o bar que mais gostamos em Skopje fica lá, a Cervejaria Old Town, que tem cervejas artesanais de respeito.
Canyon Matka
Um cânion repleto de águas cristalinas, tão paradinhas que formam um espelho. Como se não bastasse, há várias cavernas, trilhas, monastérios e ruínas de uma antiga fortaleza.
Foto: Bijonse [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons
O Canyon Matka fica perto da capital Skopje e é um dos principais destinos turísticos do país. A visita é grátis e há estrutura ao longo do canyon, como restaurantes e sanitários.
Além de apreciar o visual, há muitas opções de esportes aquáticos, como andar de kayak, e trilhas pela região. O mais comum é fazer um passeio de barco a motor e dar um mergulho, se tiver coragem de encarar a água fria.
Para chegar ao Canyon Matka há duas opções:
Ônibus
Com certeza o jeito mais econômico para visitar o Matka Canyon. Quem te leva até lá é o ônibus de número 60. Ele sai da estação rodoviária de Skopje.
Táxi ou Carro
A viagem até o Canyon Matka é bem rápida de carro (cerca de 30 minutos), por isso ir dirigindo ou de táxi acaba sendo uma boa opção. Claro que não é a mais barata, principalmente considerando que o transporte público na Macedônia é super econômico.
Se você estiver viajando em temporada baixa, certifique-se de que haverá outros taxistas no estacionamento do canyon quando você quiser voltar, senão será preciso deixar combinado com o mesmo que te levar.
Seguro Viagem Para a Europa
Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. Embora raramente esse documento seja solicitado na fronteira, é altamente recomendável contratar um seguro para alguns países da Europa.
A dificuldade de comunicação com as pessoas é considerável, então imagine o desespero em caso de emergência médica. Com o seguro a comunicação fica muito mais fácil.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.
O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A MACEDÔNIA DO NORTE
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Boas dicas, maravilhoso relato. agradecemos. Estamos indo lá em agosto. Abração.
Oi Inaldo, que bom que gostou! Faça uma ótima viagem
Obrigado pelas dicas e fotos!
Fui na Macedônia Skopje fiquei 1 mês lá as coisa são muito barato o difícil lá que ninguém falar inglês só da língua dele e muito diferente
Lá tenho vários cidades maravilhosa 😍
Ocrida ,tetevo, gostivar,Movrova, Albânia, Grécia ficar perto também
Vale muito apenas ir eu fui eu e minha 2 filhas sem saber o inglês só o português ,as pessoas são muito educada , 🇧🇷
Gente, nunca passou pela minha cabeça conhecer a Macedônia mas lendo esse post fiquei curiosa com essa mistura do novo com o antigo, mas com certeza eu iria gostar mais da parte histórica ‘real’, o Old Bazaar é o tipo de lugar que amo visitar.
Adorei este post sobre Escópia na Macedônia. Achei o Old Bazaar bem charmoso – e nenhuma das fotos me parece “fake”. Te dou 100% razão no comentário sobre “passar de fase” e aproveitar a cidade como ela é, sem expectativas. Passamos de meros turistas à viajantes maduros somente quando conseguimos ver um pouco mais além da superfície. Amei o post! Já quero ir!
Eita que loucura essa mistura de prédios históricos novos no centro histórico de Escópia! Mas pra ser honesta fiquei bem curiosa pra visitar a capital da Macedônia 🙂
Só posso dizer uma coisa, depois desse post estou com muita vontade de conhecer a Macedônia, não tinha ideia que tinha coisas legais, apesar da capital ser meio estranha (risos).
Madre Teresa também é da Macedônia, taí algo que não tinha ideia!!!
Belo post, valeu!
Que legal essa cidade da Macedônia! Fiquei com vontade de conhecer quando fui para a Romênia, mas não deu ainda! Com certeza vou colocar Escópia no meu roteiro e depois conto se fui da turma que amou ou detestou! Rs