Ícone do site Caminhos me Levem

O Que Fazer em São Francisco do Sul – SC: Centro Histórico e Melhores Praias

o que fazer em são francisco do sul sc

São Francisco do Sul – SC é a cidade mais antiga do Estado e terceira mais antiga do Brasil. É localizada numa ilha, que conta com belíssimas e tranquilas praias e um centro histórico que é puro charme.

A ilha de São Francisco do Sul fica no norte do Estado de Santa Catarina, separada do continente (cidade de Joinville) pela Baía da Babitonga, onde deságua o Rio Palmital.

Foi um dos lugares que mais gostamos de conhecer em Santa Catarina, e sem dúvidas possui algumas das melhores praias do litoral catarinense.

Nós passamos um dia passeando por São Francisco do Sul e visitamos várias praias, além do seu muito preservado centro histórico. Reunimos aqui informações de passeios, hospedagem e como chegar.

Além das dicas aqui do nosso blog, veja também o vídeo que gravamos em nosso passeio por São Francisco do Sul. Assista abaixo ou clique aqui para ver no Youtube.

Onde Fica e Como Chegar a São Francisco do Sul – SC

São Francisco do Sul fica no litoral norte de Santa Catarina, a 192km de distância de Florianópolis, a capital do estado, e a 177km de distância de Curitiba, capital do Paraná.

O acesso a São Francisco do Sul é feito a partir da BR-101 e da BR-280, que cruza a ilha e termina na Praia da Enseada.

Se você vai descer a serra de Curitiba para Joinville, não deixe de ver o vídeo em que mostramos as condições da estrada – clique aqui para assistir no youtube.

Outra opção é chegar a São Francisco do Sul de barco, em um dos passeios que partem de Joinville passando por várias ilhas da Baía da Babitonga.

Nós viajamos com nosso carro desde o interior de São Paulo, então tivemos a ótima experiência de poder ir para qualquer lugar com muita liberdade. As estradas do litoral são ótimas, e aquelas que ligam cidades grandes do interior também.

É muito cômodo conhecer Santa Catarina de carro. Como viajamos na temporada baixa, não tivemos problemas com trânsito nem com local para estacionar.

Na temporada alta é um pouco diferente. Os congestionamentos são constantes no litoral e pode levar horas para percorrer distâncias pequenas, principalmente nas praias mais badaladas.

Mas mesmo quem estiver de ônibus vai ter esse problema, então é preciso pesar os prós e contras para decidir o que será melhor para você.

Alugar um carro é bem fácil e econômico. Dá para reservar on line, pagar parcelado e pegar o carro sem burocracias na locadora. Clique aqui para consultar preços e modelos disponíveis.

Para consultar passagens de ônibus, tempo de viagem e preços clique aqui.

E se você vem de mais longe, para encontrar voos baratos nós usamos o Skyscanner, pois dá para pesquisar com flexibilidade de datas, voos com escala ou direto, além de buscar vários aeroportos de uma só vez. Faça uma busca clicando aqui.

Melhor Época Para Visitar São Francisco do Sul – SC

São Francisco do Sul possui um clima ameno e pode ser visitada durante todo o ano. O verão é mais quente e chuvoso (máxima de 29°C em janeiro), enquanto o inverno é seco e mais frio, mas sem baixar demais a temperatura (mínima de 15°C em julho).

Nós visitamos São Francisco do Sul no outono (mês de maio) e tivemos dias de sol e temperatura agradável para curtir praia.

Mesmo a água do mar, que nós imaginamos que estaria muito fria, estava razoável (desde que tivesse sol). Além disso, pegamos as praias praticamente só para nós, sem quase ninguém por perto.

Dia de outono em São Francisco do Sul – SC

Onde Ficar em São Francisco do Sul – SC

Para aproveitar bem sua viagem a São Francisco do Sul é preciso saber escolher a melhor localização para se hospedar. A ilha é grande e não há praias em toda parte.

Se você vai ficar só 1 ou 2 dias por lá, o melhor é ficar hospedado no Centro Histórico, e a partir de lá fazer passeios para as praias durante o dia.

Se você vai passar vários dias em São Francisco do Sul, é melhor escolher uma praia para chamar de sua e curtir ao máximo. A mais queridinha para quem vai passar temporada na ilha é a Praia da Enseada, que tem muitas opções de hospedagem.

Foto: Clique aqui para ver preço e disponibilidade
Foto: Clique aqui para ver preço e disponibilidade

Na Praia da Enseada é muito mais comum encontrar apartamentos e casas de temporada do que hotéis e pousadas. Algumas opções que se destacam são:

Foto: Clique aqui para ver preço e disponibilidade

O Que Fazer no Centro Histórico de São Francisco do Sul – SC

Por mais que a maioria dos turistas visite São Francisco do Sul pensando só nas praias, nós recomendamos fortemente que você reserve pelo menos meio dia para conhecer o centro histórico.

Use o mapa para ver a localização de cada um dos pontos turísticos do Centro Histórico de São Francisco do Sul – SC:

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Terminal Turístico de São Francisco do Sul – SC

É onde chegam e saem os barcos de passeio de São Francisco do Sul. Além de ter um visual bem bonito, conta também com uma central de informações turísticas.

Terminal Turístico de São Francisco do Sul – SC

Museu Nacional do Mar

Museu criado em 1993 no espaço de inúmeros galpões antigo. O principal foco da exposição são diversos tipos de embarcações históricas brasileiras.

Museu Nacional do Mar

Quando nós estivemos em São Francisco do Sul o museu estava fechado devido à pandemia, mas mesmo assim nós caminhamos por fora do bonito prédio e por um pequeno pátio onde há um submarino exposto.

Casarões da Rua Babitonga

O coração do Centro Histórico de São Francisco do Sul – SC, a movimentada Rua Babitonga parece um museu a céu aberto, com seus coloridos casarões centenários. Os mais belos ficam em frente ao trapiche e ao Mercado Municipal:

Casarões antigos em São Francisco do Sul – SC

Cine Teatro X de Novembro

Um prédio antigo que funciona hoje como espaço cultural, para exibição de peças e filmes. Conta com poltronas confortáveis e lanchonete.

Santuário Nossa Senhora da Graça

O Santuário Nossa Senhora da Graça é a igreja matriz de São Francisco do Sul, com mais de 350 anos de existência.

Santuário Nossa Senhora da Graça

Trata-se de uma igreja grande e bem preservada, em uma pracinha arborizada. Para ter uma vista bem bonita da igreja (foto abaixo), desça a Rua Dr. Luís Gualberto, uma travessa repleta de restaurantes e lojinhas.

Santuário Nossa Senhora da Graça visto da Rua Dr. Luís Gualberto

Mercado Municipal de São Francisco do Sul – SC

O lugar perfeito para um almoço, e mais ainda para um bom happy hour.

O Mercado Municipal de São Francisco do Sul é pequenino, porém conta com restaurantes sobre o deque externo, com uma vista privilegiada da Baía da Babitonga.

Pausa pro almoço no Mercado Municipal de São Francisco do Sul – SC

Nós adoramos a culinária de Santa Catarina e recomendamos fortemente que você prove as comidas típicas de lá, que são deliciosas e variadas!

Posto de Combustível Mais Antigo do Brasil

Lembra que eu disse que São Francisco do Sul é a cidade mais antiga de SC e uma das mais antigas do Brasil? Além de todos os casarões históricos, lá fica um curioso posto de combustíveis, que é o mais antigo em funcionamento no país.

Posto Delta

No andar de cima há um pequeno café, onde é possível comprar comidinhas e ver uma exposição de fotos antigas retratando momentos históricos no posto, como por exemplo a visita de Getúlio Vargas.

O posto segue funcionando e, segundo os moradores, tem combustível de alta qualidade.

OBS: o endereço do posto está errado no google maps. Ele fica no fim da Rua Lauro Muller, cruzamento com Largo Almirante Moraes Rego.

Trapiche do Centro Histórico de São Francisco do Sul – SC

Em frente ao Mercado Municipal de São Francisco do Sul está o trapiche do centro histórico, um longo deque construído sobre a Baía da Babitonga onde há lojinhas de artesanato e monumentos em comemoração aos centenários da cidade.

Trapiche do Centro Histórico

Trapiche da Praia do Mota

Numa parte menos movimentada do Centro Histórico de São Francisco do Sul fica o Trapiche da Praia do Mota, de onde se tem uma visão ampla da Baía da Babitonga e um lindo casarão amarelo cercado de palmeiras.

Vista do Trapiche da Praia do Mota

Parque Ecológico Municipal Celso Amorim Salazar Pessoa

Um pequeno parque com calçadão para caminhadas no alto de um morro, bem no meio do centro histórico. É o ponto perfeito para ver a cidade e suas redondezas do alto.

Vista de um dos mirantes do parque

O acesso (somente para pedestres) é a partir da Rua Fernandes Dias.

O Que Fazer em São Francisco do Sul – SC: PRAIAS

As melhores praias de São Francisco do Sul ficam no norte da ilha, bem afastadas do Centro Histórico, conforme é possível ver no mapa abaixo:

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Praia da Enseada de São Francisco do Sul – SC

A queridinha de São Francisco do Sul é essa: Praia da Enseada! Um mar que mais parece uma piscina, de tão calminho. Água gostosa e bem rasa, algumas poucas árvores perto da areia e uma avenida beira mar com muitos restaurantes e lanchonetes.

Na alta temporada de verão fica lotada, mas quando estivemos lá, em maio, estava assim:

Praia da Enseada – São Francisco do Sul – SC

Prainha de São Francisco do Sul – SC

Fica ao lado da Praia da Enseada, depois de uma curva da ilha. A Prainha é cercada de morros dos dois lados e é uma graça, em formato de meia lua.

O mar é agitado e estava com bandeiras vermelhas no dia que visitamos. As únicas pessoas na água eram surfistas.

Há algumas lanchonetes perto da praia e um calçadão com palmeiras e banquinhos.

Prainha – São Francisco do Sul – SC

Praia Grande de São Francisco do Sul – SC

Como o nome já diz, a Praia Grande tem uma faixa de areia que estende por vários quilômetros. No comecinho dela, perto da Prainha, há alguma estrutura, com bares e salva vidas.

A Praia Grande tem o mar agitado, mas é muito bonita, com algumas pequenas dunas de areia branquinha e vegetação rasteira.

Praia Grande de São Francisco do Sul – SC

Praia do Ubatuba

A Praia do Ubatuba é uma das mais frequentadas em São Francisco do Sul – SC. Conta com uma extensa faixa da areia, porém ainda há pouca infraestrutura para quem pensa em passar o dia.

Praia do Ubatuba ao fundo

Praia de Capri

Praia rústica acessada por um via sem asfalto (em más condições), frequentada principalmente por quem chega de barco particular na marina que existe lá.

Dentre os pontos de interesse na Praia de Capri há uma ponte suspensa e ruínas de um antigo leprosário.

Foto: caetano051068, CC BY-SA 3.0

Praia do Forte Marechal Luz

Praia com águas limpas e tranquilas, e ampla faixa de areia. Fica pertinho do Forte Marechal Luz, de onde se tem uma vista privilegiada da região.

O forte está bem preservado e pode ser visitado pagando-se uma taxa de visitação de R$5, que permite acesso com seu próprio veículo até o forte.

Foto: caetano051068, CC BY-SA 3.0

Praia do Paulas

A única praia que fica na Baía da Babitonga, e por conta dessa localização, é imprópria para banho.

Pela proximidade com o centro histórico, é bastante visitada principalmente no pôr do sol. O cenário com barquinhos de pescadores, casas à beira mar e trapiche certamente é lindo.

A Praia do Paulas conta com 2 excelentes opções de hospedagem, que são o luxuoso Hotel Villareal e a Pousada Vida Simples.

Vista da Pousada Vida Simples

Praia do Itaguaçú

Praia extensa e bastante vazia, com muita vegetação e com pedras em algumas partes. Não tem muita estrutura, então é pouco visitada por turistas.

Mais Praias no Litoral Norte de Santa Catarina

Nós passamos meses conhecendo o litoral norte de Santa Catarina e reunimos muitas informações aqui no nosso blog.

As mais próximas de São Francisco do Sul são também algumas das mais tranquilas, como é o caso de Balneário Piçarras, Penha e Barra Velha.

Se você viajar mais para o Sul vai encontrar Balneário Camboriú e Itajaí, que também contam com belas praias, não muito longe das cidades do Vale Europeu, como Pomerode e Blumenau.

E se você busca o melhor absoluto das praias de Santa Catarina, não deixe de incluir Bombinhas e Florianópolis em seu roteiro.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile