Vale a Pena Conhecer Santiago de Tolú na Colômbia?

Estivemos em Santiago de Tolú, na Colômbia, e reunimos informações sobre onde ficar, bares e restaurantes e atrações turísticas dessa pequena cidade.

A grande questão é se vale a pena ou não visitar Tolu – leia nosso post para saber a resposta!

Santiago de Tolú é uma cidadezinha pequena e bem pobre na costa da Colômbia. Ela recebe movimento nas férias e na Semana Santa. No resto do ano, está sempre vazia e sem muitos atrativos.

Apesar disso, Tolú é a cidade usada como base para visitar a Isla Múcura e outras ilhas do Arquipélago de San Bernardo, por conta de sua posição.

Isla Múcura

Vale a Pena Visitar Tolú – Colômbia?

Honestamente, Tolú não mereceria nem meia hora de visita se não fosse pela sua posição entre Montería e Cartagena e a proximidade com a Isla Múcura.

A Isla Múcura é incrível e merece ao menos uma noite, por conta de um passeio bem legal para ver fitoplânctons.

Os barcos de Tolú para a Isla Múcura saem de manhã cedo e voltam já no fim da tarde.

Leia também: o que fazer em Cartagena, cidade colonial da Colômbia

Ou seja, você teria que dormir 2 noites em Tolú para poder ficar 1 noite na ilha: uma noite para poder acordar cedinho e pegar o barco, e mais uma quando chegar no fim da tarde voltando da ilha.

Essa segunda noite até dá pra descartar, caso você consiga um transporte para seu próximo destino ainda no mesmo dia.

tolu colombia

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

O que Fazer em Tolú – Colômbia

Fomos na temporada baixa e não havia muito o que fazer em Tolú. As praias são rasas demais, de água escura e tem muita alga e sedimentos naturais, tornando o banho pouco agradável.

No domingo colocam na areia umas tendas vendendo churrasco e bebidas, onde o povo da cidade vai se divertir. Mas não é lá um ambiente muito atraente.

Tolú Colômbia

Na Carrera 1, que é a avenida beira-mar de Tolú, há alguns poucos bares, principalmente na esquina da Calle 15, na altura do Supermercado Exito. Dá pra ver um pôr do sol bacana dali, com as mesas postas bem próximas ao mar.

Quando o sol se põe, começa algum movimento no barzinho que fica numa península bem ali no fim da Calle 15 e também nos outros bares da Carrera 1.

A principal parte do calçadão de Tolú é mais ao norte, subindo pela praia. Por ali há algumas estátuas bonitinhas e mais estrutura. Porém, na temporada baixa, não acontecia absolutamente nada por lá. A maior parte dos bares nem abria.

Leia também: tudo sobre San Andrés, o Caribe Colombiano

Passeio a Isla Múcura e Arquipélago San Bernardo

Essa é a única coisa interessante para fazer a partir de Tolú. Na verdade, o único motivo para visitar a cidade. Falamos tudo sobre esse passeio num post específico. Confira clicando aqui.

Onde se Hospedar em Tolú – Colômbia

As opções de hospedagem em Tolú são mais numerosas subindo a Carrera 1 para o Norte, lá pela Calle 19 pra frente.

Porém em temporada baixa esse lugar da cidade fica isolado, com pouco movimento e, de acordo com os moradores, um pouco perigoso.

Por isso resolvemos ficar mais próximos à praça central, na Calle 15. Primeiro ficamos no Hostel V&A Villa Alejandra, onde tivemos uma experiência bem ruim. Não tinha wi-fi funcionando e o quarto era ridiculamente quente, apesar de ser bem bonitinho.

Hostel Villa Alejandra

Leia também: vale a pena conhecer Medellín, na Colômbia?

Nos mudamos e fomos para o Casa Hotel Ortimar, com um jardinzão de frente pra praia e um clima muito agradável. Ainda era mais barato e as funcionárias eram uns amores.

Tolú Colômbia
Hotel Ortimar

Nós acabamos visitando alguns hostels em Tolú quando estávamos buscando onde ficar. O Summer Home era agradável e bem localizado, mas não quisemos ficar lá por não ter cozinha.

O Hotel Pizzeria Ópera Tolú é simplesmente maravilhoso, o dono é super simpático e a localização é boa. Não ficamos lá pelo mesmo motivo do anterior.

Outras opções muito bem avaliadas são: Hostal Luz Mar, Hotel Kevins, Casa Hotel Las Antillas

Como Chegar em Tolú

Os ônibus desde Cartagena ou Montería são bem frequentes e não se encontra dificuldades para chegar lá.

A parada dos ônibus em Tolú é na saída da cidade. De lá é possível caminhar uns 20 minutos até a praia ou a praça do Supermercado Exito, que o centrinho da cidade.

Leia também: tudo sobre San Andrés, o Caribe Colombiano

Também é possível pegar a bicitaxi, que são bicicletas com uma parte traseira maior e coberta, com espaço para 2 pessoas. Nos cobraram COP 4.000 por pessoa, porque estávamos com mala. Mas lembre-se que na Colômbia é tudo negociável.

O ônibus para Cartagena nos custou COP 30.000, e o que veio de Monteria nos cobrou COP 25.000. Pagamos com a certeza absoluta de que não era bem esse preço, mas a preguiça de barganhar foi tomando nosso espírito no decorrer da nossa estada na Colômbia.

Foram 4 meses e meio ao todo (em 2018). Imagina negociar tudo esse tempo todo.

Leia também: o que fazer em Cartagena, cidade colonial da Colômbia

Voo Barato Para a Colômbia

Busque preços de voo no Skyscanner. É uma ferramenta ótima e com a possibilidade de procurar com datas flexíveis. Mas lembre-se: em geral o preço das passagens é mais barato comprando direto no site da companhia aérea.

Eu costumo comprar passagens internacionais com antecedência de mais ou menos 3 meses, a não ser que apareça alguma promoção bombástica antes disso.

Aproveite e faça uma pesquisa para ter ideia dos valores. Use datas diferentes e tente entender se os preços estão subindo ou baixando:

Por que Ficamos Tanto Tempo em Tolú?

Se a cidade é tão sem graça, você vai se perguntar o porquê de termos ficado tanto tempo por lá.

O motivo é que já estávamos no quarto mês na Colômbia e estávamos fartos de movimentação. Queríamos uma base para poder botar em dias os textos do blog e os outros trabalhos.

Não foram dias de diversão, mas de muita calmaria e tranquilidade. E embora Tolú não tenha nenhum atrativo, foi ótima para nossa rotina de nômades digitais.

Tolú Colômbia

Moeda Usada na Colômbia

Nome da moeda: peso colombiano (COP)

Cotação (maio/2023): 1000 pesos colombianos = R$ 1,11

Em qualquer cidade média ou grande da Colômbia, o cartão de crédito é um meio bem comum de pagamento.

É bom sempre ter um pouco de peso em mãos para comprar coisas pequenas e de vendedores informais.

Para fazer saques, procure um caixa eletrônico e fique atento às taxas cobradas. O Colpatria é um banco que não cobra taxa e que dá um limite alto de saque.

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Leia nosso post completo sobre qual moeda levar para a Colômbia clicando aqui.

Chip Internacional Para a Colômbia

Para facilitar sua viagem, é possível embarcar já com um chip funcionando para usar sem limite de dados na Colômbia (e em outros países que você vá visitar na mesma viagem).

É muito prático poder usar mapas para se guiar pelas cidades, tradutores para conversar com as pessoas locais e também apps de transporte, como o Uber.

Uma excelente opção é O Meu Chip, que tem ampla cobertura e preços ótimos para receber em casa.

Clique aqui para ver preços e pacotes para a Colômbia.

Seguro Viagem Para a América do Sul

É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:

  1. Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
  2. Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A COLÔMBIA

Booking.com

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

10 comentários em “Vale a Pena Conhecer Santiago de Tolú na Colômbia?”

  1. Colômbia está no topo da minha wishlist de viagem e estou pesquisando bastante já faz meses. Até hj, nunca tinha ouvido falar desse lugar lindo! Obrigada pelas dicas!

  2. Eu já fiz como vocês fizeram, escolher uma cidade pacata como Santiago de Tolú para descansar e colocar o trabalho em dia, não precisa ser badalação e agito sempre ne?! Depende muito do estilo da viagem de cada um.

  3. Tenho certeza que vale a pena, só pra ver de pertinho esse mar turquesa, rs. Adorei conhecer um pouco mais da cidade e todas as dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share