As praias de Mongaguá são perfeitas para quem busca um destino tranquilo e acessível no litoral paulista. Com uma orla bem estruturada, é fácil encontrar quiosques, áreas para caminhadas e ciclovias.
Sua busca sobre as praias e a cidade de Mongaguá acaba aqui, com esse guia super completo que preparamos para que sua viagem seja inesquecível e você se encante por esse destino no litoral paulista.
Mongaguá tem cerca de 60 mil habitantes e fica no Litoral Sul de SP, na região denominada Baixada Santista.
Mongaguá é uma das 15 cidades de praias de São Paulo com o título de Estância Balneária. É de fácil acesso para quem vem da capital ou do interior, com estradas em boas condições.
Índice
- Curiosidades Sobre Mongaguá e Suas Praias – SP
- Onde Fica e Como Chegar a Mongaguá – SP
- Hotel & Pousada em Mongaguá – SP (Bom e Barato!)
- Mapa das Praias de Mongaguá
- Melhores Praias de Mongaguá
- Plataforma de Pesca de Mongaguá
- Feira de Artesanato e Quiosques da Plataforma de Pesca
- Feira de Artesanato do Centro de Mongaguá
- Centrinho de Mongaguá – SP
- Morro da Padroeira
- Poço das Antas
- Outras Praias Para Conhecer Perto de Mongaguá
Curiosidades Sobre Mongaguá e Suas Praias – SP
A Maior Plataforma do Brasil Fica Nas Praias de Mongaguá
A Plataforma de Pesca de Mongaguá foi construída em 1977 e é a maior desse tipo no Brasil.
Ela avança 400 metros mar adentro e termina em formato de T, com 86 metros para cada lado.
Água Pegajosa
O nome “Mongaguá” tem origem no tupi-guarani e significa água pegajosa, em referência à lama formada na beira do Rio Mongaguá, onde os indígenas costumavam acampar.
Além das curiosidades e informações que trazemos sobre Mongaguá aqui no blog, não deixe de ver também nosso vídeo sobre a cidade.
Onde Fica e Como Chegar a Mongaguá – SP
Mongaguá fica no Litoral Sul de SP, a 96km da capital paulista e 361km de Curitiba, no Paraná.
Para quem vem de São Paulo, o jeito mais fácil de chegar a Mongaguá é descer a serra até Praia Grande e de lá seguir pela Rod. Governador Mário Covas.
Para encontrar voos baratos nós usamos o Skyscanner, pois dá para pesquisar com flexibilidade de datas, voos com escala ou direto, além de buscar vários aeroportos de uma só vez. Faça uma busca clicando aqui.
Nós viajamos com nosso carro desde Curitiba, passando por Peruíbe e Itanhaém, então tivemos a ótima experiência de poder ir para qualquer lugar com muita liberdade, inclusive para conhecer as praias das cidades próximas.
Alugar um carro é bem fácil e econômico. Dá para reservar on line, pagar parcelado e pegar o carro sem burocracias na locadora. Clique aqui para consultar preços e modelos disponíveis.
Hotel & Pousada em Mongaguá – SP (Bom e Barato!)
Selecionamos aqui algumas opções de hospedagem com ótimo custo / benefício em Mongaguá, além de boa localização e avaliações positivas dos hóspedes.
- Hostel Tá Maneiro é uma opção bastante econômica, com piscina, perto da plataforma de pesca;
- Ariel Beach fica bem no centrinho e tem ótimos preços com café da manhã.
Alguns apartamentos e casas de temporadas perto do centro que você pode reservar on line:
- Kit Duplex
- AP Padrão Varanda Gourmet
- Pé na Areia – 2 Quartos – 6 pessoas
- Edícula Completa com Piscina
Mapa das Praias de Mongaguá
Melhores Praias de Mongaguá
São mais de 10km de praias, sendo que elas são basicamente uma mesma linha reta, mas mudam de nome conforme o bairro em que se localizam.
A praia é ampla, com uma faixa de areia bem larga, e ondas moderadas, de modo que é tranquilo se banhar.
Toda a orla de Mongaguá é urbanizada e as praias tem grande oferta de quiosques para quem busca estrutura para passar o dia.
Se você viaja em fim de semana ou na temporada alta e busca sossego, evite ficar muito perto da Plataforma de Pesca, porque lá os quiosques são mais movimentados.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Plataforma de Pesca de Mongaguá
A principal atração de Mongaguá fica por conta da Plataforma de Pesca da cidade, que é a maior da América Latina e uma das maiores do mundo desse tipo.
Mesmo que você não vá pescar, a Plataforma de Pesca de Mongaguá é um passeio obrigatório para quem visita a cidade.
A entrada custa R$8 por pessoa (2024) e há sanitários no local.
É muito interessante caminhar pela plataforma observando os pescadores e a paisagem. Como ela é bastante extensa (400m), a sensação é de que nunca vai chegar ao fim.
Na ponta a plataforma se bifurca em duas, formando um T, de onde se tem uma vista linda da praia ao longe.
Feira de Artesanato e Quiosques da Plataforma de Pesca
Depois de caminhar pela Plataforma de Pesca de Mongaguá a pedida é relaxar em um dos quiosques (muito bem estruturados) que ficam próximos à entrada da plataforma, ou então passear pela feirinha de artesanato que há ali ao lado.
Feira de Artesanato do Centro de Mongaguá
Assim como na praia, o centro de Mongaguá também tem uma Feirinha de Artesanato. Aqui é o point para passear à noite, já que o local é rodeado de bares, restaurantes e área gostosas de caminhar.
A feirinha fica na beira do Rio Mongaguá, bem pertinho de onde ele deságua no mar.
Centrinho de Mongaguá – SP
O melhor lugar para passear à noite em Mongaguá. Além da feirinha de artesanato, os arredores do rio Mongaguá oferecem várias opções de lazer.
A Praça Dudu Samba é um ponto central onde ocorrem os eventos da cidade. Informe-se em sua viagem sobre a agenda da praça.
Ao lado fica uma bonita estátua de São Pedro Pescador, com um letreiro de Mongaguá.
Há algumas pontes para travessar o Rio Mongaguá, e ali ao lado você encontra a Arquibancada do Pescador, com degraus que ficam secos ou alagados conforme a maré sobe ou desce.
Do outro lado do rio, ao lado da feirinha, fica o Praia Shopping, que pode ser uma boa opção de passeio para dias mais chuvosos.
Morro da Padroeira
Com 10 minutinhos de caminhada (a partir da feirinha de artesanato) e mais 139 degraus morro acima, você chega ao Mirante da Padroeira, onde há uma grande estátua de Nossa Senhora Aparecida.
Aos pés do morro há uma pracinha simpática com opções de lazer.
Poço das Antas
Um recanto em meio à mata para quem quer dar um tempo da praia. O Poço das Antas é de fácil acesso, perto da cidade, e pode ser visitado por toda a família.
A entrada é paga (R$4 em 2022) e no local há quiosques onde é possível passar o dia.
Se você quer sossego, evite os finais de semana, quando muita gente vai pra lá e acaba deixando o lugar mais bagunçado e barulhento.
Resumindo, as praias de Mongaguá são uma opção econômica para curtir o verão. A Praia Central é uma das mais movimentadas, ótima para quem quer um ambiente mais animado, enquanto outras praias menores oferecem mais sossego.
Mongaguá também tem atrações como o Poço das Antas e a Plataforma de Pesca, que completam o passeio para quem curte natureza e lazer. É uma opção simples, mas que garante momentos agradáveis perto do mar.
Outras Praias Para Conhecer Perto de Mongaguá
O Litoral Sul de SP é repleto de praias bonitas e agradáveis para passar um fim de semana ou temporada. Se você escolheu se hospedar em Peruíbe e vai ficar uns dias, vale a pena conhecer também alguma praia das cidades vizinhas:
- Peruíbe – 44km ao Sul de Mongaguá
- Itanhaém – 15km ao Sul de Mongaguá
- Praia Grande – 29km ao Norte de Mongaguá
- São Vicente – 35km ao Norte de Mongaguá
- Santos – 42km ao Norte de Mongaguá
CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Conheço tantas praias perto de São Paulo, mas ainda não tinha ouvido falar de Mongaguá. Certamente irei conhecer em uma próxima oportunidade, adoro balneários.
Você vai adorar Mongaguá então 🙂 nós gostamos porque é mais barata que as vizinhas, mas dá para pegar o carro e ir conhecer os arredores numa boa
Nunca tinha ouvido sequer falar de Mongaguá (achei super curiosa a origem do nome). As praias são mais urbanas, mas parecem simpáticas. E gostei muito de saber sobre a Plataforma de Pesca, vocês saíram para uma pescaria?
Oi Ruthia! Nós só fomos dar uma longa caminhada pela Plataforma de Pesca, mas não nos arriscamos não rsrs
Nossa, a gente acha que só vai encontrar informação sobre praias de Mogaguá, mas quantas coisas mais a considerar. Obrigada por compartilhar.
Que bom que gostou das nossas dicas, Marcia! Se for para Monagaguá conte pra gente o que você achou 🙂
Tenho muitas lembranças de Mongaguá de quando era criança!!! Era a nossa viagem anual em família pois meu pai tinha direito a se hospedar numa colônia de férias ali. Há muitos anos não vou pra lá, mas fiquei feliz de ver a revitalização da cidade e das praias, pois na década de 80 era tudo muito sujo. Me deu até vontade de voltar e ver a cidade de novo!
Ahh que legal! Acho que você iria gostar muito de ver como está Mongaguá hoje em dia. Achei bem arrumadinho (e olha que era um feriadão rsrs)
Nossa, São Paulo tem tantas praias que ainda não conhecemos! E o acesso é tão fácil! Adoro quando encontro um post sobre lugares diferentes. Obrigada por compartilhar essas informações preciosas!
Oi Cris, que bom que curtiu nossas dicas de praias em SP. Mongaguá é bem pouco conhecida mesmo, um achado!
Não conhecia Mongaguá. Depois do seu post se tornou mais um lugar em SP que quero conhecer.
SP tem muitas praias lindas! Mongaguá não é das mais visitadas, mas tem seu charme com certeza 🙂
que delícia. Não conheço nenhuma praia em Mongágua, tampouco esse destino. Nunca ouvi falar. Adorei esse achado e conhecer as Praias de Mongaguá em Sao Paulo. Gostei demais da Plataforma de Pesca e das Melhores Pousadas.
É uma lindeza de lugar, não só Monagaguá mas as outras praias próximas também 🙂