O que fazer em Ouro Preto – Minas Gerais é só uma pequena parte do que você precisa saber antes de ir para lá. Essa cidade repleta de história já foi uma das mais importantes do mundo e guarda lugares icônicos que podem ser visitados ainda hoje.
Ouro Preto fica em Minas Gerais, não muito longe de Belo Horizonte. Tem uma população de cerca de 74 mil habitantes. Sua altitude é de 1.179 metros acima do nível do mar.
O Centro Histórico de Ouro Preto foi o primeiro a ser considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 1980.
Antes de viajar para Ouro Preto – MG você precisa saber:
- Quais são os melhores lugares para se hospedar?
- Como chegar aos locais interessantes?
- Vale a pena fazer passeio ou tudo por conta própria?
- O que comer de bom por lá?
- Onde curtir uma noite boa e barata?
Nesse guia completo te respondemos tudo isso, e ainda te contamos várias histórias e curiosidades sobre Ouro Preto!
E já deixo aqui um aviso importante: Ouro Preto é uma cidade muito complicada para quem tem dificuldade de locomoção ou pouco fôlego.
Provavelmente a frase que eu mais disse por lá foi “quanta ladeira!”. É um sobe e desce sem fim, sendo que quase sempre as ruas são de paralelepípedos, às vezes escorregadios.
Então planeje bem sua visita e use sapatos confortáveis para andar por lá.
Se você quiser ter um gostinho do que fazer em Ouro Preto ante de ir pra lá, assista nosso vídeo clicando aqui.
Nós passamos meses viajando por Minas Gerais e conhecemos várias cidades, sobre as quais você pode ler clicando aqui, ou então veja os vídeos dessa viagem em ordem clicando aqui.
Índice
- História e Curiosidades Sobre Ouro Preto – MG
- Onde Fica e Como Chegar a Ouro Preto – MG
- Onde se Hospedar em Ouro Preto – MG
- O Que Fazer em Ouro Preto – MG
- Pontos Turísticos de Ouro Preto – MG
- Igrejas de Ouro Preto – MG
- Bares e Restaurantes em Ouro Preto – MG
- Outras Cidades Para Conhecer Perto de Ouro Preto – MG
História e Curiosidades Sobre Ouro Preto – MG
É verdade que Ouro Preto já foi maior que Nova York? E que o ouro extraído de suas minas era realmente de cor preta? E a cabeça de Tiradentes ficou exposta na praça central da cidade? E Ouro Preto nem sempre teve esse nome? Calma que a gente explica!
Por que Ouro Preto?
Ouro Preto foi fundada em 1711 e seu nome era Vila Rica. Após a independência do Brasil recebeu o título de cidade imperial e então passou a se chamar Ouro Preto.
Esse nome foi escolhido devido à coloração do ouro extraído, que nessa região continha uma camada de óxido de ferro e era mais escuro.
Ouro Preto > Nova York
No auge de sua riqueza Ouro Preto chegou a ter a maior população da América Latina. A cidade se desenvolveu tanto que era dez vezes maior que Nova York naquela época!
A Cabeça de Tiradentes
Uma das praças de Ouro Preto, localizada em frente ao Museu da Inconfidência, leva o nome de “Praça Tiradentes”, pois foi ali que a cabeça do mártir da independência foi exposta após sua morte, em 1792.
Desde 1894 há no local um monumento em sua homenagem:
Aleijadinho
Aleijadinho, um dos mais importantes artistas brasileiros da época colonial, nasceu em Ouro Preto. Um exemplo de sua obra pode ser visto hoje em dia na cidade, especialmente na Igreja de São Francisco de Assis.
Precioso Ouro Negro
O lema atual da cidade, inscrito em sua bandeira, é “Precioso Ouro Negro” desde 2005. O lema anterior era “Precioso, Ainda que Negro” e foi trocado por ser de conotação racista.
Assombrações e Oratórios
No século XVIII uma onda de assombrações noturnas colocou o povo de Ouro Preto (então Vila Rica) em desespero. Era diversos relatos de fantasmas e demônios que atacavam as pessoas à noite.
Para resolver o problema, foram colocados pequenos oratórios em esquinas, onde as pessoas podiam rezar por proteção.
Soube-se depois que os “fantasmas” eram na verdade um grupo de ladrões, que atacavam à noite e causavam caos para roubar o ouro destinado a Portugal.
Repúblicas Estudantis
Ouro Preto teve a primeira faculdade de farmácia da América do Sul e logo em seguida foi fundada a Escola de Minas, para estudo de minérios e metais.
Ambas pertencem atualmente à UFOP, universidade imensa que oferece dezenas de cursos e atrai estudantes de todo o país.
Na cidade de Ouro Preto ocorre algo único no Brasil: o governo assegura 58 casas aos estudantes, para que sirvam de moradia. Quem faz a administração das repúblicas e a seleção dos novos moradores são os próprios estudantes. Muitas delas estão localizadas no centro histórico, em casas coloniais.
Carnaval
O carnaval de Ouro Preto é considerado o maior carnaval universitário do Brasil e o mais animado de Minas Gerais. Uma tradição bastante disputada pelos viajantes é se hospedar em uma das repúblicas da cidade, que comandam várias festas.
Onde Fica e Como Chegar a Ouro Preto – MG
Ouro Preto fica a 101km de Belo Horizonte, a capital do Estado de Minas Gerais. Apesar da curta distância, a viagem pode ser demorada devido às estradas estreitas e sinuosas, por meio de montanhas, que dão acesso à cidade.
Uma boa opção é viajar para Ouro Preto de ônibus. Para consultar passagens, tempo de viagem e preços clique aqui.
Para encontrar voos baratos nós usamos o Skyscanner, pois dá para pesquisar com flexibilidade de datas, voos com escala ou direto, além de buscar vários aeroportos de uma só vez. Faça uma busca clicando aqui.
Nós viajamos com nosso carro desde o interior de SP, passando por outros lugares no caminho, mas em Ouro Preto ele não saiu da garagem. A cidade é tão repleta de ladeiras íngremes e estreitas que nós preferimos fazer tudo a pé.
Se você não tiver problema com isso, alugar um carro é bem fácil e econômico. Dá para reservar on line, pagar parcelado e pegar o carro sem burocracias na locadora em Belo Horizonte. Clique aqui para consultar preços e modelos disponíveis.
Onde se Hospedar em Ouro Preto – MG
Hostel em Ouro Preto – MG
Nós ficamos no Brumas Ouro Preto Hostel e curtimos muito a experiência de dormir em um casarão antigo, que é a cara de Ouro Preto.
A localização é perfeita, pertinho da Praça Tiradentes e de tudo o que tem para fazer em Ouro Preto. E eles tem estacionamento, que é algo bem raro nas hospedagens mais baratinhas da cidade.
Outros hostels muito bons em Ouro Preto são:
- É Hostel
- Trilhas de Minas Hostel Camping
- Varanda Hostel E Galeria De Arte
- Uai Hostel
- Hospedaria e Hostel da Déia
Pousadas Boas e Baratas em Ouro Preto – MG
Ouro Preto tem muitas pousadinhas charmosas, bem localizadas para tudo o que tem para fazer na cidade e que cabem no nosso bolso. Se você busca um lugar gostoso e confortável para dormir na cidade, escolha dentre essas opções que selecionamos.
São todas pousadas bem avaliadas pelos hóspedes, localizadas no Centro Histórico de Ouro Preto:
- Oro Hospedaria
- Pousada São Francisco de Paula
- Caminhos da Liberdade Pousada
- Casa do Alferes
- Pousada Marotta
- Pousada Solar da Inconfidência
Melhores Pousadas de Ouro Preto – MG
Se você quer viver uma experiência inesquecível em Ouro Preto, talvez para comemorar uma data especial, escolha uma dessas pousadas que são o máximo do requinte e conforto que a cidade oferece:
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
O Que Fazer em Ouro Preto – MG
Ouro Preto tem muitas atrações e muito o que fazer, sendo que boa parte delas são suas igrejas e as antigas minas de extração de ouro, que hoje podem ser visitadas.
Para facilitar sua leitura e planejamento do que fazer em Ouro Preto, dividimos em subtópicos aqui.
Porém esteja ciente de que, para passar por (quase) todos os pontos turísticos da cidade, basta caminhar – ladeira acima, ladeira abaixo – pelo centro histórico.
Pontos Turísticos de Ouro Preto – MG
Ouro Preto é um verdadeiro museu a céu aberto, com muito o que fazer e é difícil caminhar pelo meio de tantas construções incríveis e não se perder em suas histórias.
Aqui listamos os principais pontos turísticos da cidade e disponibilizamos esse mapa do que fazer em Ouro Preto, onde você encontra cada lugar apontado:
Museu da Inconfidência
Um dos prédios mais imponentes da cidade de Ouro Preto, o Museu da Inconfidência fica na Praça de Tiradentes e é ponto imperdível quando se trata do que fazer em Ouro Preto.
Esse museu conta a história da exploração do ouro na cidade, das lutas contra o domínio português da inconfidência mineira e de seu principal integrante, Tiradentes.
A entrada é paga, porém o valor é baixo para o tamanho e a riqueza do acervo.
Praça e Estátua de Tiradentes
A Praça de Tiradentes, com a estátua do mártir num ponto central, é o cenário mais icônico e imperdível quando se fala do que fazer em Ouro Preto. Impossível não se arrepiar estando ali e imaginando tudo que já se passou nesse local.
A praça fica num ponto bem central e movimentado da cidade. É parte da rota de quem chega na cidade, então o fluxo de veículos é bem intenso, o que acaba atrapalhando a visita e o sossego do local.
Nos arredores da Praça de Tiradentes você encontra alguns bares e restaurantes, além de lojas de souvenir e joalherias.
Também há muitos guias de passeios que ficam oferecendo (insistentemente) para te levar às minas. Se quiser conhecer alguma, como a gigante Mina da Passagem, pode ser um bom ponto de partida – mais adiante falo melhor sobre isso.
Rua Conde de Bobadela
Uma das ruas mais bonitas de Ouro Preto, que conta com construções muito bem mantidas e coloridas. Boa parte foi convertida em comércio e restaurantes, então é uma rua bem movimentada.
Em nossa visita estava em obra, com os paralelepípedos sendo substituídos, então a circulação estava um pouco complicada. É uma ladeira bastante íngreme, difícil de caminhar.
No pôr do sol nós flagramos essa cena de filme da foto aqui embaixo, vista lá do topo da rua, quase na Praça Tiradentes:
Teatro Municipal – Casa da Ópera
O primeiro teatro do Brasil e mais antigo de toda a América Latina. Seu interior é todo decorado em madeira, com um belo palco e camarotes.
O Teatro Municipal é aberto à visitação (paga) e você pode caminhar por todo o espaço, e inclusive tocar um piano que fica no palco. Outra pedida é assistir um espetáculo e adicionar isso à sua experiência do que fazer em Ouro Preto.
Casa dos Contos
Museu com grande exposição sobre a história colonial do Brasil. Ali já funcionou a Casa de Fundição e também um cárcere para alguns dos inconfidentes.
Trilha do Horto
Ao lado da Casa dos Contos você tem acesso a uma trilha/caminho que começa numa parte alta da cidade (Rua Padre Rolim), passando por áreas arborizadas e construções, e termina ao lado da Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
O trajeto tem cerca de 1km de extensão e pode ser percorrido livremente. No entanto, se prepare para as subidas, como sempre em tudo o que há para fazer em Ouro Preto.
Leia também: 55 Pontos Turísticos da Região Sudeste
Rua São José
Uma rua quase plana em Ouro Perto, e ainda por cima lindíssima, com casarões coloridos fazendo curva. Fica ao lado da Casa dos Contos e é caminho para várias atrações e coisas para fazer em Ouro Preto, então vale a pena passar por lá.
Minas de Ouro Preto
Quando o assunto é o que fazer em Ouro Preto, um dos passeios mais procurados é a visita a alguma antiga mina de extração de ouro.
A maior e mais famosa de todas é a Mina da Passagem, que fica na cidade vizinha, Mariana. A visita percorre alguns trechos subterrâneos a pé e em um carrinho, que era o mesmo que os trabalhadores usavam. Dentre os atrativos se destacam as lagoas subterrâneas de águas cristalinas.
O preço é bem salgado e o pagamento só pode ser feito em dinheiro, então é preciso planejar bem seu orçamento. Visite o site oficial para mais informações.
Há outras minas que podem ser visitadas em Ouro Preto, sendo que algumas ficam pertinho do Centro Histórico, ou seja, dá para ir a pé:
- Mina Du Veloso
- Mina de Chico Rei
- Mina do Bijoca
- Minas Do Palácio Velho
- Mina Felipe dos Santos
Mirante do Morro São Sebastião
Um dos lugares clássicos para ver o pôr do sol em Ouro Preto é o Mirante do Morro São Sebastião. É possível chegar lá caminhando, mas prepare-se, pois as ladeiras são extremamente íngremes.
Você também pode ir com seu próprio carro (e encarar a dificuldade de achar um lugar para estacionar) ou então pegar um táxi e depois voltar a pé. Pra descer todo santo ajuda, não é?
Parque Natural Municipal das Andorinhas
Quer fugir um pouco da cidade e conhecer a natureza em volta de Ouro Preto?
O Parque Natural Municipal das Andorinhas tem entrada gratuita, trilhas curtas e bem marcadas para cachoeiras e conta com guias para passar informações.
O parque não tem lojinhas e quiosques, então leve sua água e um lanchinho para o tempo que for ficar por lá.
Parque Estadual do Itacolomi
Parque bem estruturado, com centro de visitantes, trilhas organizadas e bem demarcadas e área de camping. Tem algumas construções históricas que também podem ser visitadas.
O grande destaque é o Pico do Itacolomi, que pode ser alcançado através de uma caminhada de nível moderado morro acima.
A entrada é paga e é recomendado chegar cedo ao parque, para poder aproveitar toda sua estrutura.
Cachoeiras Perto de Ouro Preto
Tem cachoeiras lindas perto de Ouro Preto que valem a pena a visita para um dia de mais aventura e contato com a natureza.
Listamos as melhores em outro post do blog, não deixe de ler clicando aqui.
Igrejas de Ouro Preto – MG
As igrejas de Ouro Preto são algumas das construções que mais chamam a atenção no panorama da cidade e ficam entre os principais pontos turísticos e o que fazer por lá.
Nós achamos legal caminhar pela cidade sem rumo e encontrar igrejas de todos os tipos – algumas menores e mais modestas, outras bem imponentes.
Listamos aqui as principais igrejas de Ouro Preto, e apontamos todas em um mapa, para você se localizar melhor:
Igreja de São Francisco de Paula
Uma das principais igrejas no cenário de Ouro Preto, pois fica numa posição bem alta e pode ser vista de todo lugar da cidade.
É uma das igrejas de construção mais recente, então sua preservação é melhor que as demais. Apesar disso, normalmente não fica aberta à visitação.
Para evitar a subida árdua até a Igreja de São Francisco de Paula, nós fomos até a Igreja de São José e ficamos apreciando ela de lá, com essa vista:
Igreja de São José (Antiga Capela Imperial)
Igreja pequenina, numa localização privilegiada e com o interior muito bonito. Estava aberta para visitação e tinha um senhor muito educado dando informações sobre sua construção.
Essa igreja conta com um pequeno cemitério no pátio, com muitos túmulos antigos. De lá tem-se uma vista muito boa da Igreja de São Francisco de Paula e também da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos:
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
Igreja do século XVIII, construída para servir como local de culto católico para os negros. Sua construção é bem diferente do tradicional, com as paredes arredondadas.
Como não é tarefa fácil andar por Ouro Preto, nós escolhemos apreciar essa igreja também do pátio da Igreja de São José, de onde tivemos essa vista linda, com as montanhas ao fundo:
Basílica Matriz de Nossa Senhora do Pilar
Uma das igrejas com a decoração interior mais impressionante, de uma riqueza de detalhes imensa.
Chama a atenção ao fugir do óbvio com camarotes elevados, construídos para que a elite comparecesse às missas.
Nossa Senhora do Pilar é a padroeira da cidade de Ouro Preto e essa é a igreja matriz da cidade.
A visita ao interior pode ser feita mediante pagamento de entrada, em horários específicos.
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Localizada em um belo jardim, com vista para toda a cidade de Ouro Preto, fica a Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
Para visitar o interior da igreja é cobrada uma taxa e só é permitido entrar em horários específicos. Se você quer ver algumas obras de Aleijadinho, nessa igreja vai conseguir.
O acesso aos jardins é livre e vale a pena ir até lá no horário do pôr do sol, para ver a cidade ficando toda dourada com o fim do dia.
Igreja de São Francisco de Assis
Uma das principais igrejas de Ouro Preto, por conta de sua arquitetura rica em detalhes e do grande número de trabalhos de Aleijadinho em seu interior. O teto tem uma pintura lindíssima de Mestre Ataíde.
A entrada é paga e dá acesso ao interior da igreja e a um pequeno museu ao lado.
Igreja de Nossa Senhora das Mercês e da Misericórdia
Localizada no alto de uma colina, com um grande pátio aberto em frente, a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e da Misericórdia é pequenina e tem um estilo mais simples que a maioria de Ouro Preto.
O grande destaque da visita é a vista do pátio em sua frente, que dá vista para toda a cidade. Essa foto aqui embaixo é o espetáculo que presenciamos no pôr do sol visto de lá.
Bares e Restaurantes em Ouro Preto – MG
Não dá para fazer sobre o que fazer em Ouro Preto (ou em qualquer outra cidade de Minas Gerais) sem falar sobre a comida, né? Comida mineira é tudo de bom e em Ouro Preto há muitos lugares para curtir isso.
- Taberna Music Bar – fica num subsolo da Praça Tiradentes, tem noites com rock ao vivo, petiscos maravilhosos e caipirinhas que vem com um picolé caseiro inteiro:
- Armazém Rural – fica na Praça Tiradentes e tem várias torneiras de chopp artesanal, barris de cachaça e petiscos para consumir no local:
- Lanchonete Garapinha – tem pratos deliciosos e muito bem servidos, uma excelente opção para quem quer almoçar bem e barato;
- O Passo Pizza Jazz – pizzaria com ambiente diferenciado, um clássico de Ouro Preto;
- Café das Flores – para comer e beber algo com uma vista incrível da cidade:
- RePUBlica Cervejaria – para os amantes de uma boa cerveja e um ambiente animado;
- Tropea Cantina e Armazém – uma opção bem requintada, dê uma olhada no instagram deles para ficar babando.
Outras Cidades Para Conhecer Perto de Ouro Preto – MG
Embora tenha o que fazer em Ouro Preto durante vários dias de passeios, vale a pena conhecer outras cidades da região. Algumas delas são:
Mariana (14km de Ouro Preto)
Fica coladinha em Ouro Preto e é imperdível. Foi a primeira vila de Minas Gerais e uma cidade muito rica. É entre Ouro Preto e Mariana que fica a Mina da Passagem, da qual já falamos mais acima.
Alguns dos principais pontos para conhecer em Mariana são a Praça Minas Gerais e a Catedral de Nossa Senhora da Assunção.
Leia mais no blog E Aí, Férias!: Estrada Real – Caminho dos Diamantes – Mariana
Lavras Novas (18km de Ouro Preto)
É um distrito de Ouro Preto, escondidinha no alto das montanhas. Lavras Novas é o lugar para quem busca tranquilidade, descanso, calmaria e vários outros sinônimos de relaxar.
Com menos de 1000 habitantes, a boa por ali é fazer trilhas até cachoeiras, curtir a culinária local e admirar os casarões coloniais.
Congonhas (55km de Ouro Preto)
É uma das principais cidades históricas de Minas Gerais e o foco é conhecer suas joias arquitetôticas.
O destaque vai para a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e as esculturas dos 12 profetas, feitas por Aleijadinho nos anos 1800.
Tiradentes (158km de Ouro Preto)
Uma das mais belas cidades históricas de Minas Gerais, Tiradentes tem atrações para quem quer conhecer sua arquitetura, culinária e desfrutar de todo o clima gostoso do interior.
Dá para passar um bom final de semana em Tiradentes conhecendo seu centro histórico e o distrito artístico de Bichinho, que fica logo ao lado.
Se você viaja sem carro, uma boa alternativa é contratar um passeio saindo de Ouro Preto. Você pode consultar os itinerários completos, ver preços e reservar com cancelamento grátis nesse site que é nosso parceiro:
CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Que riqueza seu post de dicas de Ouro Preto. Fiquei impressionada com a riqueza de detalhes . Adorei, parabéns.
Oi Norma, que bom que gostou das nossas dicas de Ouro Preto! Um abraço
Ouro Preto é uma das maravilhas mineiras. Já fui várias vezes e ainda tenho vontade de voltar.
Ouro Preto é demais né Sylvia? Tem muita coisa pra fazer numa cidade tão pequena, é impressionante
Nossa quanta coisa legal para fazer em Ouro Preto, que muito fazer um roteiro pelas cidades históricas de Minas Gerais, esse post vai me ajudar e muito.
Ouro Preto é impressionante, Cynara! Se puder, vale a pena mesmo conhecer. É muita história numa cidadezinha tão linda
Que cidade linda que é Ouro Preto! Sempre que vejo fotos da cidade, fico admirada com o casario, as igrejas, as ruas. Tipo de cidade que me agrada para passar uns dias só curtindo a atmosfera.
Eu ainda não conhece Ouro Preto, mas pretendo fazer isso, em breve.
Você vai amar Ouro Preto, Sonia! É uma cidade muito impressionante
Ouro Preto é uma cidade super charmosa né? Já anotei suas dicas para quando visitar a cidade.
É um charme e tem muito o que fazer em Ouro Preto! Adoramos conhecer 🙂