Viajar para a Europa no fim do ano é sinônimo não só de cenários elegantes de inverno, mas também de muita festa e comemoração!
Confira como foi nossa experiência passando o fim de ano na Europa, entre a Alemanha e a Dinamarca.
Veja nosso vídeo sobre essa viagem:
Mercados de Natal na Europa
O natal é levado bem a sério em países como a Alemanha e a Dinamarca, onde acontecem os famosos Mercados de Natal, que são feiras imensas, com muitas barraquinhas de comidas e bebidas típicas, mas principalmente com a decoração natalina esplendorosa.
Muitas dessas feiras contam também com pista de gelo para patinação. Cada bairro tem um Mercado de Natal, alguns pequenos e com clima mais “família”, outros com música alta e bebedeira no estilo alemão, ou seja, intenso.
Os maiores Mercados de Natal ficam no sul da Alemanha. O mais tradicional de todos é o de Nuremberg e tem centenas de anos de história.
Em nossa viagem pela Europa no fim do ano nós passamos por Frankfurt, Colônia, Hamburgo e Berlim, além de Copenhagem, na Dinamarca, que também tem muita festa e decoração de natal.
Ao chegar a um Mercado de Natal, você irá primeiro sentir o cheiro de Glühwein, que é o vinho quente e bebida símbolo dessa grande festa. Em seguida ouvirá o chiado das salsichas alemãs grelhando em alguma churrasqueira. E por último, o cheiro de anis vindo das bancas de docinhos típicos.
O Glühwein é servido em canecas especiais de cerâmica. Cada mercado tem sua própria caneca, e para poder comprar o vinho é preciso pagar um depósito pelo uso da caneca. Ao devolvê-la, o dinheiro volta pra você. A maioria dos mercados vende Glühwein de vinho tinto e de vinho branco.
Além de vinho, também vendem muitas outras bebidas alcoólicas quentes, com cremes e chocolate. Tudo uma delícia. Provamos uma que se chamava Grog, na esperança de ser mais forte que o vinho, mas era super diluída em água quente, bem sem graça.
Já a cerveja, que é a bebida símbolo da Alemanha, nós sequer vimos nos Mercados de Natal.
Quanto à comida, imagine uma vontade de comer um pouquinho de cada, só pra saber se o gosto é tão bom quanto o cheiro.
Muitas carnes, ensopados, crepes, cogumelos, mais carnes… hum, água na boca só de lembrar. E depois ainda tem os doces. Além da típica torta de maçã alemã, vários doces de massa folheada cobertos com açúcar ou chocolate. E o já mencionado anis, que predomina tudo.
Leia também: Mercados Gastronômicos Europeus, no blog Descobrir Viajando.
Na maioria dos mercados, as barraquinhas estão abertas o dia todo, mas não é muito comum rolar até tarde. Não é bem um problema, porque escurece às quatro da tarde, e fica parecendo que você já tá há um tempão curtindo noite adentro.
Em um dos mercados que fomos nós acabamos perdendo o dinheiro das canequinhas, porque fomos andando pra outro mercado e quando o mercado de lá fechou, voltamos e o mercado de cá já tinha fechado também. Não teve como devolver.
Em Köln (Colônia), a festa rolou até mais tarde, com todo mundo bêbado e um cara fantasiado de Papai Noel super animado cantando um blues. Aliás, Colônia é uma ótima cidade, com Mercados de Natal gigantescos acontecendo simultaneamente.
Leia mais sobre os Mercados de Natal de Colônia no blog Berço do Mundo.
Já em Copenhagen, capital da Dinamarca quase deu um torcicolo na gente de tanto olhar pra toda a decoração não só dos mercados, mas da cidade inteira. Os dinamarqueses arrasam muito no natal!
Um bom site para consultar as datas dos mercados é esse aqui. Boa parte deles rola do fim de novembro até uns dias antes do revéillon.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Réveillon na Europa
Depois de toda essa magia nos Mercados de Natal, nós decidimos passar o réveillon em Berlim. Tomamos essa decisão depois de conversar com alguns amigos europeus que disseram que cidades como Paris e Amsterdam não tinham muita festa.
Passamos a noite de réveillon perto da East Side Gallery em Berlim. Os fogos são maravilhosos vistos da beira do rio, e a festa é bem animada, com muita gente na rua, apesar do frio.
Depois da meia noite encontramos um bom bar (dentre os muitos) perto da Boxhagener Platz e ficamos até amanhecer.
Confira também Roteiro o que fazer em Berlim (Super guia com mapa), do blog Turistando.in.
Seguro Viagem Para a Europa
Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. A maior parte deles fica na Europa e é signatária do Tratado de Schengen.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS COM DICAS DE VIAGEM
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Conhecer a Europa está na minha meta, adoraria viajar para esse canto do mundo, ótimas dicas
Que bom que curtiu nossas dicas. Um abraço
Ai, que lindo, ver a cidade nesse clima deve ser uma experiência muito mágica! Além de todas as comidas e bebidas, deram água na boca de vontade de experimentar.
A gente prioriza muito a culinária em nossas viagens, e nos mercados de natal da europa tem tantaaaaa coisa boa!
A minha criança interior fica deslumbrada com os Mercados de Natal e toda a decoração.
Mas sabe que apesar de tantas diferenças, os mercados me remetem às festas juninas e julinas? Talvez por conta do frio e das comidas típicas que só comemos em determinada época do ano.
Não tinha pensado nisso, mas até que lembra um pouco mesmo!
Alemanha é tudo de bom! Alemanha no Natal então… esses mercados de Natal são a melhor coisa da Europa nessa época do ano e a Alemanha arrasa nisso! Quando estava estudando em Berlim, conheci alguns dos 60 mercados da cidade rs e em outra viagem já tinha visitado o mercado de Munique (a Dinamarca só conheci no verão). Não sou a pessoa mais chegada em frio, mas tenho planos para voltar pelo menos mais uma vez e conhecer outros mercados famosos como os de Frankfurt, Dresden, Nuremberg etc…
A gente todo ano tem vontade de ir pra lá nessa época, só pelos mercados rsrs nosso favorito acho que foi o de Colônia! Super animado