A primeira questão quando se pensa em viajar para Taiwan é: o que tem para fazer por lá? Então você descobre que tem um monte de coisa bacana pra ver, e vem a segunda pergunta: E quantos dias devo ficar? E a terceira pergunta é inevitável: Como montar um roteiro de viagem por Taiwan?
Uma boa notícia: é relativamente fácil planejar uma viagem por Taiwan. O país é pequeno, as ferrovias são construídas quase que num círculo perfeito em volta da ilha, e as distâncias não são muito grandes.
Mas não se engane pelo tamanho da ilha, porque tem muita coisa para fazer em Taiwan! Nós ficamos surpresos com o que encontramos por lá no nosso 1 mês e meio de viagem, tanto que Taiwan se tornou um de nossos países favoritos no mundo (e olha que já conhecemos mais de 60).
O que acontece é que a gente não tem uma imagem bem formada sobre o país, né? Não sabemos nada sobre Taiwan e o que tem de bonito e legal lá! Mas continue lendo, pois ao final desse post você ficará craque no assunto!
Nesse post trouxemos informações super detalhadas do que tem de interessante em cada canto de Taiwan e montamos alguns roteiros de 1, 2, 3 semanas ou além, para todo tipo de viajante: os que são mais de natureza ou os que curtem mais as cidades.
Antes de mais nada, tem algumas coisas que são importantes saber sobre Taiwan: Qual moeda eles utilizam? Vou à falência se resolver fazer uma viagem à Taiwan? E a língua? Vou conseguir me comunicar com as pessoas? É fácil reservar hotéis? E pegar trens de um lado pro outro?
Eu respondo a essas e outras questões em outros posts aqui do blog, e recomendo FORTEMENTE que você leia:
- Turismo em Taiwan: Preços, Dicas de Viagem e Nossas Impressões
- Visto Para Taiwan – Como Tirar (Brasileiros)
- Taiwan: Curiosidades e Fatos Que Aprendemos em Nossa Viagem
- Culinária Taiwanesa: Comida de Rua e Mercados Noturnos
E confira nossos vídeos no youtube onde mostramos tudo sobre Taiwan e contamos as curiosidades sobre a ilha. Clique aqui para assisti-los.
Agora vamos aos roteiros e ao que tem para fazer em Taiwan:
Índice
Quanto Tempo Ficar em Taiwan?
Se você ainda não decidiu quanto tempo vai ficar em Taiwan, saiba que uma semana é bem pouco para conhecer os lugares mais interessantes do país.
A gente recomenda pelo menos duas semanas, e ainda assim você vai ter que deixar alguns lugares bem legais de fora.
O ideal são 3 semanas, para fazer uma viagem sem muita correria e podendo curtir ao máximo Taiwan.
O Que Fazer em Taiwan em 1, 2, 3 Semanas ou Mais
Se você só tem uma semana ou menos em Taiwan, infelizmente não é o suficiente para rodar o país todo, por mais que ele seja pequeno. Você terá que concentrar sua viagem na capital e locais próximos:
Taipei e Arredores
Taipei é uma cidade grande, cheia de vida, de lugares para ver e coisas para fazer. Reserve pelo menos 2 dias para conhecer a capital, mas de preferência 3 ou 4.
Atente para o fato de que a parte turística de Taipei se chama Taipei mesmo. Ao lado tem a cidade de New Taipei, a maior do país e que é uma espécie de centro financeiro do país, mas não é tão interessante em termos turísticos.
Com uma semana de viagem ainda sobra tempo para algum passeio curto de bate e volta. E se você organizar direitinho, dá para passar 1 ou 2 noites em outra cidade.
Para um bate e volta, Shifen é uma boa opção, ainda mais se você der a sorte de presenciar o Festival de Lanternas, que acontece em fevereiro ou março, sempre 2 semanas após o Ano Novo Lunar (ou Ano Novo Chinês).
Para passar 1 ou 2 noites em outra cidade, nós recomendamos Taichung, uma das maiores do país, caso você seja do tipo mais urbano, ou então Hualien e o Parque Nacional Taroko, lugar absolutamente imperdível para quem é mais de natureza.
Você pode ler mais em detalhe sobre esses lugares aqui no nosso blog, com informações de como chegar, onde se hospedar e quais pontos turísticos visitar:
- Como é o Festival de Lanternas em Taiwan (Pingxi/Shifen)
- Parque Nacional Taroko: Lugar Incrível em Hualien
Se você é sortudo e tem pelo menos 2 semanas para conhecer Taiwan, terá tempo de ver alguns lugares bem maravilhosos.
Duas semanas são tempo suficiente para dar a volta no país, começando e saindo de Taipei, provavelmente o aeroporto onde você chegará e e de onde você sairá da ilha. Então vou te contar aqui todos os lugares interessantes do país, e assim fica fácil montar seu roteiro: basta simplesmente escolher quais lugares você quer conhecer no tempo que tem, já que em duas semanas não será possível visitar todos.
Saindo de Taipei você precisa decidir se vai começar sua viagem pela costa leste (sentido horário) ou oeste (sentido anti-horário). Isso porque o interior da ilha é dominado por uma grande cadeia de montanhas, e não há muitas estradas ou ferrovias para fazer a travessia por lá.
Só de olhar para o mapa e ver a quantidade de estradas e cidades grandes, já fica óbvio: a costa oeste é mais urbana e desenvolvida, enquanto a costa leste é mais rústica e rica em natureza.
Vou começar pelo costa leste, que foi por onde nós seguimos viagem:
Hualien e o Parque Nacional Taroko (Condado de Hualien)
Na costa leste sua viagem vai passar primeiro por Hualien e o Parque Nacional Taroko, um dos lugares mais incríveis do país.
Hualien é uma cidade pequena, com pouco mais de 100 mil habitantes, e tem uma clima totalmente diferente de Taipei. Como ela passou por um desenvolvimento urbano mais tardio, em Hualien é possível ver com mais nitidez a cultura dos aborígenes, os habitantes originais da ilha de Taiwan.
Além disso, Hualien conta com praias lindíssimas, mas só para olhar, já que o banho é proibido por conta da força e agressividade do mar ali.
Mas o mais importante é que Hualien é o ponto de partida para conhecer o Parque Nacional Taroko, uma região com montanhas, cânions e muita natureza exuberante. Leia tudo aqui sobre o que fazer em Hualien e sobre esse parque absurdamente lindo:
Guanshan, Chishang e Luye (Condado de Taitung)
De Hualien você segue a viagem para o sul. Uma experiência que é a cara de Taiwan, e que nós curtimos demais, foi pedalar por entre as plantações de arroz no meio das montanhas. É bem aquela coisa de filme asiático, sabe?
Se você quer isso em sua viagem (e por que não iria querer né?), pare no Condado de Taitung. Lá você encontra 3 cidadezinhas que são rodeadas por essa paisagem surreal: Chishang, Guanshan e Luye. Você só precisa escolher uma delas para viver essa experiência, já que são cidades bem parecidas e com alguma estrutura.
Essas cidades são bem pequenas, então se você estiver com pressa, dá para deixar suas malas na estação, alugar uma bicicleta, pedalar 2 horinhas pelos arredores da cidade e seguir viagem no mesmo dia.
Nós escolhemos Guanshan, por ser a cidade que tem a ciclovia mais antiga (e maravilhosa) do país. E nós adoramos! Dormimos uma noite lá, pois tivemos receio de ficar muito corrido só fazendo uma parada, mas no fim das contas teria sido tranquilo e vantajoso fazer no esquema de deixar a mala na estação, já que a hospedagem na cidade é bem cara.
Leia mais sobre nossa experiência em Guanshan e babe nas muitas fotos lindas desse lugarzinho especial:
Dulan Forest, Green Island e Orchid Island (Condado de Taitung)
Depois dos campos de arroz, você já está chegando perto do extremo sul de Taiwan, onde o clima é mais ameno e há mais praias e formações geológicas lindas.
Uma região bem bonita para curtir praia é a Dulan Forest, onde os trens não chegam, então é preciso ir de ônibus. A praia de Dulan tem um clima bem gostoso e descontraído, além de ser ponto de encontro para os mochileiros viajando por Taiwan e com escolas de surfe para turistas e lcoais. A partir de lá você consegue visitar a lindíssima Ponte dos 3 Imortais.
Leia mais sobre Dulan e outras praias e ilhas de Taiwan aqui:
De Dulan você também consegue barcos para conhecer 2 ilhas bem especiais de Taiwan: a Green Island e a Orchid Island, o paraíso dos mergulhadores. Nós não tivemos a oportunidade de ir a nenhuma das duas pois demos azar com o clima muito ruim e o mar agitado demais para pegar barcos.
Parque Nacional Kenting (Condado de Pingtung)
O destino número um para curtir praia em Taiwan é o Parque Nacional Kenting, no extremo sul da ilha. Ali os trens também não chegam, e viajar de ônibus em Taiwan é um pouco mais lento e complicado, pois muitas vezes tem que trocar de ônibus em alguma cidade.
Mas olha, vale a pena! Só a prainha de Nanwan já conquistou totalmente nossos corações que estavam com saudades do mar. Além dela, ainda tem outras praias e dá para ir até um farol na pontinha sul de Taiwan.
Para os aventureiros, dá para alugar uma moto e dirigir por entre as montanhas de Kenting caçando lugares bonitos.
Leia tudo sobre nossa experiêcia em Kenting, incluindo nossa estadia num hotel cápsula de frente para a praia:
Ilha Lambai ou Ilha Liuqiu (Condado de Pingtung)
Inclua no seu roteiro também uma viagem rápida para a Ilha Lambai, onde é possível (e bem fácil) nadar com tartarugas, ou vê-las mesmo de fora da água.
Essa ilha é bem pequenina e dá para explorar em um dia com uma scooter ou bicicleta elétrica. Como a hospedagem por lá também é um pouco cara, uma boa é tentar ir num barco bem cedinho e voltar no fim do dia.
Nós dormimos uma noite por lá e conseguimos dar praticamente 3 voltas na ilha com nossa bicicletinha elétrica alugada. Contamos tudo em outro texto do blog:
Kaohsiung (Condado de Kaohsiung)
Se você achar que não vale a pena (ou que não tem tempo para) conhecer as praias e ilhas de Taiwan, siga para a maravilhosa Kaohsiung, a primeira cidade grande subindo a costa oeste da ilha e uma das maiores do país, onde dá para passar 2 ou 3 dias conhecendo seus cantinhos lindos.
Sério mesmo, Kaohsiung é uma cidade que nos conquistou totalmente. Nós passamos 3 dias sem descanso conhecendo-a e no final queríamos morar lá. Só esse templo budista da foto aí embaixo já vale a viagem, né não?
Leia mais sobre essa lindeza de cidade:
Tainan (Condado de Tainan)
Na costa oeste de Taiwan, depois de Kaohsiung, você chega em Tainan, a cidade mais antiga e ex-capital do país, que conta com mais de 1000 templos.
Parque Nacional Alishan (Condado de Chiayi)
Depois de Tainan, suba as montanhas do centro da ilha de Taiwan para visitar o Parque Nacional Alishan e caminhar entre as antiguíssimas árvores da floresta. Planeje sua viagem para março se quiser ver as cerejeiras em flor. Este é um dos pontos mais visitados do país, então, caso seja alta temporada, fim de semana, a concorridíssima época das cerejeiras em flor, ou mesmo feriado, é importante se planejar com antecedência.
Sun Moon Lake (Condado de Nantou)
Sua viagem está chegando ao fim, mas antes de retornar à região de Taipei visite o Sun Moon Lake (Lago do Sol e da Lua). Lá você consegue ter vistas incríveis do maior lago de Taiwan e fazer passeios de barco e teleférico.
Resumo: O Que Fazer em Taiwan
- 2 ou 3 noites para conhecer Taipei
- Bate e volta para Shifen ou outro local próximo da capital
- 1 ou 2 noites em Hualien
- 1 noite (ou só uma paradinha) no Condado Taitung
- 1 ou 2 noites para pegar praia na Dulan Forest
- 1 ou 2 noites para conhecer a Green Island
- 1 ou 2 noites para conhecer a Orchid Island
- 1 ou 2 noites para pegar praia no Parque Nacional Kenting
- 2 ou 3 noites para conhecer Kaohsiung
- 1 noite para conhecer a Ilha Lambai
- 2 ou 3 noites para conhecer Tainan
- 3 ou 4 noites para conhecer o Parque Nacional Alishan e o Sun Moon Lake
- 1 ou 2 noites em Taichung
Nosso Roteiro por Taiwan
- Taipei
- Shifen
- Hualien (+ Parque Nacional Taroko)
- Guanshan
- Dulan (não fomos às ilhas Green Island e Orchid Island porque o clima estava muito ruim e o mar agitado para pegar barco)
- Parque Nacional de Kenting
- Kaohsiung
- Ilha Lambai
- Tainan (onde tudo deu errado)
Nós estávamos em Taiwan em março de 2020 (especificamente na cidade de Tainan), quando o mundo parou por conta da pandemia do COVID-19.
Nosso roteiro deveria ter seguido por: Alishan, Sun Moon Lake e Taichung, antes de voltar para Taipei. Na verdade nós ficamos sem conhecer Taipei direito, pois quando passamos por lá no começo da viagem nós encontramos uma amiga e ficamos só numa região da cidade. Pensamos nós: “Já que voltaremos para Taipei antes de ir embora do país, teremos tempo de conhecer tudo depois”.
No fim das contas nós fomos obrigados a interromper nossa viagem em Tainan e voltar correndo para o Brasil (passando pela Tailândia de um jeito que nunca tínhamos imaginado). Mostramos essa saga no nosso canal do Youtube:
Seguro Viagem Para Taiwan
Taiwan é sim um país muito seguro, mas isso não significa que você não deva ser precavido.
Um seguro viagem em Taiwan irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para Taiwan.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE TAIWAN
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Uma pena que quando fui à China, não tive a chance de ver Taiwan. Tem bastante coisa pra fazer e muita natureza!
Que pena! Taiwan é um país muito lindo!
Vocês têm razão, não saber nada sobre um país é um problema! Ainda bem que tem gente como vocês que levam conhecimento e mostram lugares lindos que nem imaginávamos, como as coisas que tem para fazer em Taiwan.
Oi Marcia! Pois é, Taiwan é um lugar tão querido, mas tão sem informação. Obrigada por ler nosso blog, fico feliz que tenha gostado!
Adorei este post! Não conheço Taiwan ainda, mas já sei onde vou vir buscar informações quando finalmente puder ir até lá. Parabéns, ele tá super bom!
Oi Carina, que bom que você gostou do post! Não tem muita informação em português sobre Taiwan na internet, então quisemos escrever bem completinho mesmo 🙂
Nunca imaginei que Taiwan era uma ilha tão linda e tão diversa, e realmente há muito o que fazer por lá! A única coisa que sabia dela era o nome da capital rsrsrs me parece uma injustiça que seja um destino turístico tão pouco divulgado e conhecido. Entendi porque vcs se apaixonaram por Kaohsiung, pois se a cidade for linda como o templo da foto…
Taiwan surpreende todo mundo mesmo! É um quase-país totalmente esquecido, principalmente por nós brasileiros. Nós nos apaixonamos totalmente e queremos voltar rsrsrs