O Que Fazer em Ushuaia no Começo do Inverno (maio/junho) – Temperaturas, Neve, Passeios

o que fazer em ushuaia no inverno maio junho

O que fazer em Ushuaia no inverno, especialmente entre maio e junho, é uma pergunta que muitos se fazem ao planejar uma viagem para a cidade mais austral do mundo.

Com as temperaturas começando a cair e a neve cobrindo a paisagem, Ushuaia ganha um charme especial.

Nós viajamos no fim de maio e lemos em muitos sites que era uma época ruim, porém essa não foi nossa experiência.

Descobrimos que há muito o que fazer em Ushuaia, no começo do inverno e principalmente quando a neve chega com força total na cidade.

Onde Fica Ushuaia

Ushuaia é uma cidade na Argentina, localizada na província da Terra do Fogo, bem no extremo sul do país.

onde fica ushuaia mapa

Fica à beira do Canal de Beagle e é conhecida por ser o ponto habitado mais ao sul do mundo, por isso é chamada de “fim do mundo”.

Como Chegar a Ushuaia (de avião)

Ushuaia é conhecida como o fim do mundo e não é à toa. Da capital Buenos Aires até lá são cerca de 4h de voo.

Existem voos “diretos” de São Paulo para Ushuaia, nos quais o avião pousa em Buenos Aires mas os passageiros não precisam desembarcar.

Essa é uma boa opção para quem não vai parar em Buenos Aires, mas fique de olho se o preço não está saindo muito mais alto do que comprar 2 voos independentes – um até Buenos Aires e depois outro até Ushuaia.

Buenos Aires é uma cidade incrível e acho que nem preciso dizer que vale muito a pena ficar uns dias lá.

o que fazer em ushuaia no inverno maio junho fim do mundo
Ushuaia, “culo del mundo”

Em nossa viagem nós voamos de Guarulhos para Buenos Aires, ficamos alguns dias na cidade e depois pegamos um voo para Ushuaia. Comparando com um voo “direto” na mesma semana, nós pagamos cerca de R$500 a menos.

Para encontrar os preços mais baixos nós pesquisamos no Skyscanner, com datas flexíveis e sempre mexendo nos voos da ida e da volta para ver quando o preço fica melhor.

Faça uma busca direto aqui embaixo, nas datas que você gostaria de viajar, para ter uma ideia dos preços:

Como ir do Aeroporto de Ushuaia Para Centro da Cidade/Hotéis:

Você pode pegar um táxi logo na saída do aeroporto, que é a opção mais prática. Eles costumam cobrar um preço fixo pela corrida até o centro, e não é muito caro.

Nós chegamos numa noite gelada e com muito vento, e conseguimos um Uber para nos pegar em menos de 1 minuto. A corrida deu menos de 4 dólares.

Não há ônibus nem nenhum tipo de transporte público saindo do aeroporto de Ushuaia.

Outra opção é contratar um transfer com antecedência, principalmente se estiver viajando com um grupo maior ou se preferir um serviço já reservado.

Alguns hotéis também oferecem transfer, então vale a pena conferir com eles antes de chegar.

Ônibus El Calafate x Ushuaia

Para ir de El Calafate para Ushuaia, a forma mais prática é de avião. Existem voos diretos entre as duas cidades, que duram cerca de 1h30, operados por companhias argentinas.

Essa é a opção mais rápida e confortável, e não é muito cara, visto que os voos nacionais não tem preço elevado.

Mas mesmo assim acaba saindo mais barato ir de ônibus, e para quem tem tempo, é uma baita aventura.

Como Ir de El Calafate Para Ushuaia

Se você quiser fazer a viagem direto, sem dormir em Rio Gallegos, será preciso sair de El Calafate às 3h da manhã com um ônibus da Marga Taqsa.

Às 7h você estará em Rio Gallegos, e terá 1h na rodoviária antes de embarcar (às 8h) para Ushuaia, em outro ônibus da mesma empresa.

A previsão dessa viagem é de durar 12h, pois nela o ônibus precisa pegar uma balsa para atravessar o Estreito de Magalhães e também cruza a fronteira da Argentina para o Chile, e depois de volta para a Argentina.

Tanto a Argentina quanto o Chile são países nos quais podemos entrar sem passaporte, então pelo menos essas fronteiras não são um problema.

Resumindo: você sai de El Calafate às 3h da madrugada e chega a Ushuaia às 20h (17h de viagem).

Atenção: o ônibus de Rio Gallegos para Ushuaia não roda todos os dias da semana, então faça sua pesquisa e programe direitinho seu roteiro.

Como Ir de Ushuaia Para El Calafate

Para fazer o caminho inverso é bem parecido. O ônibus que sai de Ushuaia para Rio Gallegos parte às 3h da madrugada e chega ao destino às 15h.

O problema aqui é o tempo de espera em Rio Gallegos, pois o ônibus para El Calafate só sai às 20h. Então você vai ter que ficar 5h esperando na cidade.

Nós estivemos lá e falamos sobre os lugares que você conhecer nesse outro post (em breve).

Saindo de Rio Gallegos às 20h, você chegará a El Calafate à meia noite.

Resumindo: nessa viagem você sai de Ushuaia às 3h da madrugada e chega a El Calafate à meia noite (21h de viagem).

Ou seja, se puder escolher entre começar a viagem em Ushuaia ou El Calafate, para quem vai pegar esses ônibus, a melhor opção é começar em El Calafate, para ter uma viagem mais curta.

Atenção: o ônibus de Ushuaia para Rio Gallegos também não roda todos os dias da semana, então faça sua pesquisa e programe direitinho seu roteiro.

Como Ir de El Calafate Para Ushuaia

Vale a Pena Dormir em Rio Gallegos?

Nós somos totalmente a favor de viajar sem pressa, conhecendo os lugares pelo caminho, e por isso em nossa viagem decidimos dormir em Rio Gallegos.

Nesse caso, porém, nossa opinião sincera é de que vale mais a pena seguir viagem direto mesmo, e não dormir em Rio Gallegos.

A cidade não é feia nem desagradável, mas não tem realmente nada muito interessante para ver ou fazer.

rio gallegos
Na costanera de Rio Gallegos

Em outro post nós recomendamos 5 roteiros que já fizemos de mochilão pela América do Sul, e Ushuaia e El Calafate estão em um deles. Leia mais aqui.

Melhor Época Para Viajar a Ushuaia

A melhor época para visitar Ushuaia depende do tipo de viagem que você quer fazer.

Se você busca ver neve e aproveitar atividades de inverno, o ideal é ir entre maio e agosto, quando a cidade está coberta de branco.

Mas, se prefere explorar a região com temperaturas mais amenas e dias mais longos, o verão, de dezembro a fevereiro, é a escolha certa.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

CHIP INTERNACIONAL

CÂMBIO

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Temperaturas em Ushuaia

As temperaturas em Ushuaia são sempre frias, já que a cidade está no extremo sul.

No verão (dezembro a fevereiro), as máximas ficam em torno de 10°C a 15°C, e no inverno (junho a agosto), a média cai para cerca de 0°C, com mínimas que podem chegar a -10°C. Mesmo no verão, leve sempre roupas de frio.

o que fazer em ushuaia no inverno maio junho
Usando todas as roupas que tinha na mala (Ushuaia em maio)

Quando Neva em Ushuaia?

A neve começa a cair em Ushuaia por volta de maio e se intensifica nos meses de inverno, principalmente em junho, julho e agosto.

Esses são os melhores meses para quem quer ver muita neve e curtir atividades de inverno, como esqui e snowboard.

Leia também: Onde Ver Neve na Argentina

Ushuaia Tem Neve o Ano Todo?

Não neva durante o ano todo em Ushuaia (ou seja, não caem floquinhos do céu), mas tem onde ver neve sim.

Durante o verão, a neve nas partes baixas da cidade derrete. No entanto, é comum ver neve nas montanhas ao redor de Ushuaia, mesmo nos meses mais quentes.

Para quem quer ver neve o ano todo, é só subir um pouco mais nas áreas montanhosas, como por exemplo no Glaciar Martial.

o que fazer em ushuaia no inverno maio junho
Subida para o Glaciar Martial

Leia também: melhores lugares para ver neve na América do Sul

Ushuaia em Maio (começo do inverno)

Maio marca o início da temporada de frio em Ushuaia e foi quando nós viajamos, por isso falamos aqui sobre nossa experiência.

As temperaturas começam a cair, e as primeiras nevascas aparecem, cobrindo a cidade e as montanhas ao redor.

o que fazer em ushuaia no inverno maio junho neve na cidade
Neve na cidade quando estivemos lá em maio

Ainda não é o pico do inverno, mas já dá para ver neve e sentir o clima beeem gelado, com dias mais curtos e noites longas.

Uma grande vantagem de viajar nessa época é pegar preços baixos, pois ainda não é alta temporada. A desvantagem é que algumas atrações (Cerro Castor, por exemplo) ainda estão fechadas.

Ushuaia em Junho (inverno)

Em junho, o inverno já chegou de vez. As temperaturas ficam perto de 0°C ou abaixo, e as paisagens estão completamente cobertas de neve.

É um ótimo mês para quem quer aproveitar as atividades de inverno, já que a neve está em seu auge e as estações de esqui funcionam a todo vapor.

Leia também: 6 sugestões de roteiro Uruguai + Argentina

Onde Ficar em Ushuaia

Em qualquer lugar da Av. San Martin ou da Av. Maipu você estará a uma distância fácil de caminhar para o centrinho da cidade, onde ficam os bons restaurantes e as lojinhas.

Os hotéis com a localização mais perfeita são o Los Naranjos (3 estrelas), o Hotel Albatros (4 estrelas) e o Hotel Canal Beagle (4 estrelas).

Suíte com vista do Hotel Albatros

Nas ruas paralelas (Deloqui, Paz, Magallanes e etc), cada vez a subida para chegar à sua hospedagem vai ficando maior e mais cansativa.

Se estiver a pé, o ideal é ficar nas duas primeiras ruas, mas até a Magallanes ainda é razoavelmente bom.

Nós ficamos na Paz e já era uma subida bem chatinha para voltar do centro, ainda mais nos dias em que nevou e as ruas ficaram super escorregadias por conta da camada de gelo que se formou no asfalto e nas calçadas.

O visual de Ushuaia no inverno

Porém, se quiser opções econômicas perto do centro, vale a pena. O Hostel Rio Ona e o MS Hotel Campos 26 são os melhores por ali, com preços bons.

Para quem está buscando economizar de verdade, há várias opções de hospedagem mais em conta nos bairros altos, como El Cañadón e Escondido.

Se você não estiver de carro, um conselho que dou para evitar as subidas é: vá sempre a pé para o centro, que é descida, e na volta pegue Táxi ou Uber.

O preço das corridas sai bem baixo e no fim das contas ainda deve sair mais barato do que se hospedar no centro.

O Que Fazer em Ushuaia no Inverno: NA CIDADE

Ushuaia é uma cidade rodeada de montanhas, com paisagens lindas e muito o que fazer no centrinho e nas margens do Canal de Beagle, que fica charmoso principalmente no inverno.

Passear na Av. Maipú

A Avenida Maipú é uma das principais da cidade e é paralela ao Canal de Beagle. É a rua mais movimentada do centro da cidade, onde você encontra de tudo.

Caminhar por lá no inverno é uma boa forma de sentir o clima da cidade, com lojas, cafés e restaurantes pelo caminho, além da vista para as montanhas cobertas de neve.

Ver o Porto de Ushuaia

Além de ter a vista do Canal de Beagle, na região do porto você encontra essa placa de Ushuaia que é um point clássico para tirar fotos:

Também é nos arredores do porto que você encontra o escritório de informações turísticas, onde pode pegar mapas e informações, na mesma região onde ficam os quiosques das agências de turismo, onde você pode consultar e reservar passeios.

Visitar o Museu do Fim do Mundo

Esse museu pequeno, mas cheio de história, conta a trajetória da Terra do Fogo e da região de Ushuaia.

No inverno, é uma ótima opção de passeio para se abrigar do frio e aprender mais sobre a cidade e seus antigos moradores.

Leia também: como é Bariloche no inverno

Tomar um Gelato na Freddo

Mesmo no inverno, vale a pena parar na Freddo para tomar um gelato argentino.

O ambiente é quentinho e o gelato de doce de leite é tão magnifício que você simplesmente tem que aguentar qualquer frio para não deixar de tomar essa delícia.

Fazer Comprinhas na Feira de Artesanato

Para levar uma lembrança de Ushuaia, a Feria de Artesanos é o lugar ideal. Por ser uma cidade tão fria, a feirinha é coberta, e não a céu aberto como estamos acostumados.

Ela fica perto do porto e tem várias opções de produtos locais, como roupas de lã, bijuterias e souvenirs que são feitos pelos próprios artesãos da região.

Tirar Foto no Letreiro de Ushuaia (no Cartel)

Uma parada obrigatória em Ushuaia é o famoso letreiro da cidade, que fica em frente ao Cartel.

Com as montanhas e o Canal de Beagle ao fundo, é o cenário perfeito para registrar sua passagem pelo “fim do mundo”.

Jantar no Bodegon Fueguino

No final do dia, um jantar no Bodegon Fueguino é uma ótima pedida. Foi nosso favorito em Ushuaia, já que infelizmente a cidade não tem restaurantes tão fantásticos quanto Buenos Aires.

O Bodegon Fueguino serve pratos tradicionais da Patagônia, como cordeiro e merluza negra, em um ambiente acolhedor e rústico, perfeito para se aquecer após um dia de passeios no frio de Ushuaia.

É bom chegar cedo, pois costuma ter filas antes mesmo de abrir para o jantar. Veja os horários no google maps.

Lula frita (rabas), cerveja artesanal e Fernet com coca no Bodegon Fueguino

Leia mais: 29 comidas típicas da Argentina

O Que Fazer em Ushuaia no Inverno: PASSEIOS

o que fazer em ushuaia inverno maio junho mapa
Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Navegação Pelo Canal de Beagle (o que fazer em Ushuaia no inverno)

Esse é um dos passeios clássicos para fazer em Ushuaia, é de fato imperdível e pode ser feito durante o ano todo, inclusive no inverno.

O passeio é em catamarãs imensos, com 2 ou 3 andares de ambiente fechado, aquecido e bem confortável.

o que fazer em ushuaia no inverno maio junho canal de beagle

Quem não quiser ir para o lado de fora, no frio e no vento, nem precisa, porque dá para ver basicamente tudo ali de dentro, através das vidraças.

Todas as agências de turismo vendem o mesmo passeio, com 4 paradas, e o preço varia bem entre elas.

Nós passamos em todas as que estavam abertas (ficam perto do porto) perguntando o preço e vimos um diferença equivalente a mais de15 dólares entre a mais cara e a mais barata, sendo que o passeio era igualzinho.

Claro que fomos na mais barata e pagamos o equivalente a 36 dólares por pessoa em maio/2024. Nas mais caras o passeio estava por 53 dólares.

Às vezes você também consegue reservar on line com desconto, pagando menos do que pagaria nas agências. A vantagem é pagar em R$ e ter cancelamento gratuito. Dê uma olhada na Civitatis, que é nossa parceira:

O passeio acontece em dois horários: pela manhã ou pela tarde. Segundo o agente de turismo com quem conversamos, não há muita diferença entre os dois.

Nós fomos de manhã e achamos ótimo. Em maio estava amanhecendo às 9h30 da manhã, então quando fomos pegar o barco o sol ainda estava nascendo por trás das montanhas nevadas.

Amanhecendo em Ushuaia (quase às 10h da manhã)

1) Isla Bridges

A primeira parada é numa ilha que tem um caminho bem curtinho até um mirante, de onde se tem a vista panorâmica da cidade de Ushuaia.

Isla Bridges

Nem dá para chamar de trilha, porque é um caminho muito curto e fácil mesmo. Além disso, o catamarã para numa prainha bem bonita.

2) Ilha dos Pássaros e Lobos Marinhos

A segunda parada é em outra ilhota, que na verdade é só uma imensa rocha no meio do canal, onde vivem centenas de pássaros e lobos marinhos.

Nessa parada a gente não desce do catamarã, só fica olhando lá de cima mesmo.

Mas ele chega bem pertinho da ilha e dá para observar (e fotografar) bem os lobos e as aves, que parecem pinguins, mas não são.

o que fazer em ushuaia no inverno maio junho pinguins canal de beagle
Os pinguins fake (corvo marinho imperial)

Essas aves pretas e brancas, de tamanho bem parecido com pinguim, ficam ali durante o ano todo e a grande diferente entre elas e os pinguins é que elas voam, enquanto eles não.

Os lobos marinhos também ficam ali em peso, e é muito divertido ficar observando eles se jogando na água e gritando um com o outro.

o que fazer em ushuaia no inverno maio junho lobos marinhos canal de beagle
Lobos marinhos

Depois de rodear bastante a ilha, dando tempo suficiente pra gente se deslumbrar com os bichinhos em seu habitat natural, o catamarã segue navegando pelo canal até o ponto mais distante do passeio, que é o Faro Les Éclaireurs, um pequeno farol no topo de uma rocha lá no meio do canal.

3) Faro Les Éclaireurs

O Farol Les Éclaireurs foi construído em 1920 e começou a operar em 23 de dezembro do mesmo ano.

Seu nome, que significa “Os Exploradores” em francês, homenageia a expedição francesa que explorou o canal Beagle no século XIX.

Esse farol tem uma construção bem simples, e nós ouvimos algumas pessoas no barco que ficaram decepcionadas, pois esperavam um farol mais bonitão.

o que fazer em ushuaia no inverno maio junho farol do fim do mundo  Les Éclaireurs
Faro Les Éclaireurs

A guia então nos explicou que existe um outro farol, o Farol de San Juan de Salvamento, que é mais antigo e tem mais detalhes na construção.

Ele é conhecido como “Farol do Fim do Mundo”, mas fica mais distante, onde passeio nenhum chega, na Isla de los Estados. É normal as pessoas confundirem os dois faróis.

4) Estância Túnel

Na volta para Ushuaia o catamarã passa perto (mas sem desembarque) da Estância Túnel, que é uma fazenda situada à beira do canal. Essa propriedade possui uma história rica e é um ponto de interesse tanto histórico quanto turístico na região.

Foi fundada no início do século XX, durante o período de colonização e exploração da Terra do Fogo. Era utilizada principalmente para a criação de ovelhas, atividade comum na região devido ao clima.

Para ser sincera, nós não prestamos muita atenção nesse ponto do passeio, pois foi bem nessa hora que o piloto desligou os motores e avisou todo mundo que tinha uma baleia nas proximidades.

Ficamos do lado de fora esperando, esperando, até que ela deu um salto bem pertinho do catamarã e depois sumiu de vista. Consegui fotografar o rabinho dela, mas nunca vou esquecer do tamanho daquilo (era uma jubarte).

o que fazer em ushuaia no inverno maio junho baleia canal de beagle
O rabinho da nossa amiga jubarte

Passeio Para Ver Pinguins em Ushuaia no Inverno

O passeio no Canal de Beagle para ver os pinguins é uma das atrações mais procuradas em Ushuaia.

Para chegar até a Ilha Martillo, onde os pinguins ficam, apenas uma agência tem autorização para desembarcar e fazer a visita com os turistas: a Piratour.

Isso torna o passeio exclusivo e, consequentemente, o preço é mais elevado em comparação com outros tours pelo canal.

A temporada para ver os pinguins acontece só entre outubro e abril, quando eles migram para a região para procriar e passar o verão.

Nesse período, você pode caminhar entre os pinguins-de-magalhães e, com sorte, ver também alguns pinguins-reis, que são maiores e mais raros.

Ou seja, para quem viaja no começo do inverno, nos meses de maio e junho, ver pinguins infelizmente não entra na lista do que fazer em Ushuaia.

Parque Nacional Tierra del Fuego (o que fazer em Ushuaia no inverno)

Além dos passeios pelo Canal de Beagle, um dos principais atrativos de Ushuaia é o Parque Nacional Tierra del Fuego, ou PNTF para ficar mais simples.

O PNTF é uma imensa área de preservação natural com trilhas, mirantes e o famoso Trem do Fim do Mundo, sobre o qual falaremos mais adiante.

1) Ingressos para o Parque Nacional Tierra del Fuego

A visitação ao PNTF é controlada e é preciso pagar uma taxa, que em 2024 custava o equivalente a 30 dólares para estrangeiros.

Esse valor dá direito a uma visita única. Quem quiser retornar paga metade do valor (ou seja, 15 dólares) pela entrada do dia seguinte.

Nós visitamos o parque em um único dia e achamos que foi suficiente. Pagamos a entrada na hora, sem necessidade de comprar nada com agências antes.

2) Como Chegar ao Parque Nacional Tierra del Fuego de Ushuaia no Inverno

Há várias maneiras de ir ao parque, que fica a pouco mais de 20km de Ushuaia.

A mais prática é de carro alugado, que te dá liberdade de explorar a região com tranquilidade, no seu próprio ritmo. Para quem viaja em duas pessoas ou em grupos maiores, o preço vale muito a pena.

Só é preciso ter cuidado na estrada, que tem alguns trechos sem asfalto e pode ter gelo/neve, deixando o terreno escorregadio.

Estrada no PNTF

Você pode comparar preços das locadoras de Ushuaia e reservar pagando em R$ no site da RentCars, que sempre tem uns descontos muito bons, permite pagar em R$ e parcelado.

Já a maneira mais popular de visitar o parque é em grupo, com as agências de turismo de Ushuaia.

Você encontra todas as agências numa ruazinha de pedestres perto do porto de Ushuaia e pode negociar o preço lá mesmo.

Lembre-se sempre de confirmar se o preço inclui ou não:

  • A taxa de entrada no parque
  • O passeio no Trem do Fim do Mundo, caso você vá fazer

No passeio em grupo você irá num veículo até o PNTF e irá fazer paradas estratégicas em mirantes e pontos de interesse, mas não terá a liberdade de fazer trilhas, por exemplo.

Muitos passeios incluem uma parada de cerca de 2h no Trem do Fim do Mundo, para quem vai fazer o passeio.

Se você não tiver interesse, busque um grupo que não faça essa parada, senão você vai ter que ficar lá esperando durante muito tempo.

Consulte preços dos passeios ao PNTF:

A terceira maneira de ir ao PNTF, que é a mais econômica e, na nossa opinião, a melhor para quem quer fazer as trilhas, é contratar um transfer de ida e volta ao parque e fazer o resto por conta própria.

Trilha no PNTF

Esses transfers são vans com horários marcados – cerca de 3 ou 4 horários de ida na manhã, e o mesmo para a volta à tarde.

Você consegue agendar seu transfer na cabine (que é tipo um container) que fica no Terminal de Ushuaia, e está marcado como “Bus Terminal of Ushuaia” no Google Maps.

Em 2024 pagamos o equivalente a 25 dólares por pessoa para ir e voltar do parque.

O transfer nos deixou no início de uma trilha e combinamos qual seria o ponto de retorno, num restaurante que fica dentro do parque.

Tivemos horas para caminhar livremente pelo PNTF, no nosso ritmo, e chegar ao ponto de encontro para voltar à cidade.

3) Trilhas no Parque Nacional Tierra del Fuego

Se for com o transfer, peça para o motorista te deixar num ponto alto para começar as trilhas, sendo que o melhor é o ponto de partida para os “Senderos Mirador Lapataia y del Turbal“.

4) Baía Lapataia

Foi o que nós fizemos, e dali caminhamos cerca de 10 minutos por um caminho bem demarcado em meio às árvores até um mirante, de onde tivemos a primeira vista da Baía Lapataia.

o que fazer em ushuaia no inverno maio junho
Mirante da Baía Lapataia

Seguimos descendo por mais 10 minutos até um conjunto de passarelas que fica na beira da água e de onde se tem uma vista bem legal da baía.

Perto dessas passarelas há um estacionamento, que delimita o fim da Ruta Nacional 3, parte da Rodovia Panamericana.

Quem está na missão de percorrer toda a rodovia de carro (do Ushuaia até o Alaska) encontra aqui um marco e um ponto final, de onde só é possível voltar para trás.

O fim da linha para quem viaja de Ushuaia ao Alaska

5) Senda Castorera

Continuando nossa caminhada, nós atravessamos o estacionamento e seguimos por cerca de 30 minutos pela estrada até a Senda Castorera, uma trilha bem curtinha e com um visual curioso.

Nos anos 1940 um bando de castores, que não são nativos da região, foram trazidos com o intuito de promover o comércio de peles.

No entanto, sem predadores naturais para controlar sua população, os castores se multiplicaram rapidamente e causaram grandes impactos no ecossistema local.

A destruição dos castores

Os castores são conhecidos por sua habilidade de construir barragens e represas com troncos de árvores, galhos e lama.

Na Terra do Fogo, essas construções alteraram o curso dos rios e criaram novos corpos d’água, resultando em mudanças no ecossistema local.

As áreas inundadas pelas represas dos castores levam à morte de árvores e mudanças na vegetação nativa.

Na Senda Castorera é possível ver uma grande área que foi profundamente afetada pelos castores.

6) Laguna Negra

Depois de uma pausa para um lanchinho, seguimos caminhando por mais 30-40 minutos até alcaçar a Laguna Negra, que fica no fim de uma trilha bem tranquila.

Lá há um conjunto de passarelas sobre a água, de onde é possível ver bem a lagoa, as montanhas ao redor e toda a paisagem.

Laguna Negra

Essa lagoa, que estava começando a congelar no mês de maio, tem como principal característica a formação de turfa, que é uma camada espessa de arbustos formada sobre a água ao longo de milhares de anos.

7) Laguna Verde

Depois de contemplar a Laguna Negra, voltamos caminhando pela estrada até a trilha da Laguna Verde.

Passamos por um pequeno estacionamento e chegamos a um mirante, e ali percebemos que essa seria uma trilha de verdade.

Digo isso porque até o momento todo o caminho que havíamos percorrido tinha sido bem marcado, amplo e razoavelmente plano.

o que fazer em ushuaia no inverno maio junho
Sendero Laguna Verde

Já a trilha da Laguna Verde é um caminhozinho de terra bem estreito, subindo e descendo por pedras nas encostas do morro que beiram a lagoa. Ou seja, o que a gente espera quando se fala em trilha.

Essa parte do caminho foi a única na qual suamos, apesar de todo o frio que fazia.

Demoramos quase 1h para percorrer toda a trilha e voltar para a estrada, de onde seguimos por mais 15 minutos até o Restaurante Alakush, onde esperamos pela van que nos levou de volta a Ushuaia.

o que fazer em ushuaia no inverno maio junho
Vista do Restaurante Alakush

No total percorremos entre 8km e 9km dentro do PNTF, sem nenhum trecho difícil de fato.

8) Lago Roca, Senda Costera e Outras Trilhas

A partir do Alakush ainda tínhamos a opção de fazer mais uma trilha até o Lago Roca, com 2km de ida e volta, mas nós estávamos cansados e principalmente com muito frio, e desistimos de ir.

Esse conjunto de trilhas que nós fizemos é uma boa opção para quem quer passar um dia com caminhadas leves e vistas bonitas.

o que fazer em ushuaia no inverno maio junho parque nacional tierra del fuego
Parque Nacional Tierra del Fuego

Outra opção que também é “light” é a Senda Costera.

Para percorrê-la você precisa pedir para seu motorista te deixar na Baía Ensenada Zaratiegui, onde tem uma famosa e minúscula agência dos correios para enviar postais do fim do mundo.

De lá você inicia a Senda Costera e segue a costa por cerca de 8km. O Restaurante Alakush é o ponto final.

Para quem encara trilhas mais pesadas e difíceis, há opções como a Senda Pampa Alta, Senda HITO XXIV e subida ao Cerro Guanaco, que é a com maior nível de dificuldade.

Para pesquisar trilhas eu recomendo o app Wikiloc, e para se guiar dentro do PNTF recomendo o app Maps.me (baixe o mapa da região off line antes de ir).

Trem do Fim do Mundo (o que fazer em Ushuaia no inverno)

O Trem do Fim do Mundo em Ushuaia é uma atração histórica que te leva de volta ao tempo em que a ferrovia era usada para transportar prisioneiros do antigo presídio de Ushuaia até a floresta para cortar lenha.

O trem foi reativado como atração turística e oferece um passeio pelo Parque Nacional da Terra do Fogo.

O ponto de partida do trem fica a cerca de 8 km do centro de Ushuaia, e dá para chegar lá de táxi, carro alugado ou contratando um transfer.

A maioria dos passeios ao Parque Nacional já inclui o trem como uma das paradas, como esse aqui.

O preço do passeio varia, mas costuma ser o equivalente a 15 a 20 dólares por pessoa (veja no site oficial). O valor pode mudar dependendo da classe escolhida (turística ou primeira classe).

O trajeto de ida e volta dura aproximadamente 1 hora e 40 minutos, com uma parada para fotos na Cachoeira La Macarena, onde os passageiros podem descer e explorar um pouco.

o que fazer em ushuaia no inverno maio junho trem do fim do mundo
Foto: Viajera del alba, CC BY-SA 4.0

Durante o passeio, o trem passa por cenários como vales, montanhas e rios, além de ter uma vista para o Parque Nacional da Terra do Fogo.

No inverno, a paisagem fica coberta de neve, o que deixa o passeio bem bonito. O trem é aquecido, então você fica confortável enquanto aprecia a vista.

Se você gosta de história e paisagens naturais, mas sem ter o trabalho de fazer caminhadas longas e difíceis, o passeio no Trem do Fim do Mundo é uma boa pedida, especialmente no inverno em Ushuaia, quando a neve transforma o cenário.

Porém, se preferir algo mais aventureiro e espontâneo, o custo elevado pode não compensar.

Glaciar Martial (o que fazer em Ushuaia no inverno)

Um passeio quase de graça e imperdível em Ushuaia no inverno ou em qualquer outra época do ano é subir até o Glaciar Martial, uma região de montanha com muita neve e paisagens de tirar o fôlego.

o que fazer em ushuaia no inverno maio junho glaciar martial
Subindo e subindo

No caso o fôlego vai embora por conta da beleza do lugar e também do cansaço da subida.

O caminho não tem nenhuma dificuldade de fato – é amplo, sem obstáculos e bem demarcado. O problema é você sobe, sobe e sobe sem encontrar nenhum pedacinho de terra que seja plano.

1) O Que é o Glaciar Martial

O Glaciar Martial é uma geleira localizada nas montanhas que cercam a cidade de Ushuaia.

É um dos pontos turísticos mais visitados da região, e lá do alto dá para ver o Canal de Beagle e a cidade.

2) Onde Fica o Glaciar Martial

O Glaciar Martial fica atrás da cidade de Ushuaia, na direção oposta ao Canal de Beagle, no alto da montanha.

Do centro da cidade até o ponto de início da trilha são cerca de 7km.

É lá que fica a La Cabaña Casa de Té, um restaurantezinho simpático que serve refeições e principalmente sobremesas maravilhosas.

La Cabaña Casa de Té

É um ponto de parada perfeito para quem acabou de descer do glaciar e precisa se esquentar com um chá ou café.

3) Como Chegar ao Glaciar Martial

A boa notícia é que os 7km que separram o início da trilha do centro de Ushuaia podem ser percorridos de carro alugado, Táxi ou Uber.

No caso de Táxi ou Uber, espere pagar o equivalente a cerca de 4 dólares pela corrida (só ida ou volta). Foi o que pagamos em 2024.

Nós subimos de Uber e ficamos com medo de não encontrar um motorista para nos levar de volta à cidade depois, mas quando fomos embora tinha muitos taxistas parados lá no alto e conseguimos um sem problemas.

4) Teleférico do Glaciar Martial

Quando o teleférico do Glaciar Martial está funcionando, ele facilita bastante o acesso à geleira.

O teleférico parte da base e leva os visitantes até um ponto mais alto, onde você pode ter uma vista incrível do Canal de Beagle e das montanhas ao redor.

Ao chegar ao topo, você pode fazer trilhas e subir até o ponto final da geleira, além de fazer atividades como esqui ou snowboard.

Porém o teleférico não funciona todas as épocas do ano, e aparentemente está abandonado de vez no momento (2024).

Foi o caso de quando nós visitamos o local. Sendo assim, é preciso subir todo o percurso a pé:

5) Como é a Subida do Glaciar Martial

Quando o teleférico não está funcionando, você pode subir por uma trilha, que vai margeando o lago, ou subir pela pista (que seria a pista de esqui), que é mais ampla e plana.

Pra direira é a trilha, pra esquerda é a pista

Informe-se na recepção sobre as condições dos dois caminhos e pergunte sobre a necessidade de alugar grampos para colocar nos pés e bastões para se apoiar.

Como a trilha é todinha inclinada, forma-se uma camada de gelo lisa e escorregadia, e sem grampos fica quase impossível subir.

o que fazer em ushuaia no inverno maio junho glaciar martial
Grampos para subir o Glaciar Martial

Nós alugamos ali mesmo e foi baratinho, mas você também pode levar os seus.

Optamos por subir pela pista, seguindo o conselho de um guia que tinha acabado de descer. O caminho é fácil, como todo mundo vai te dizer, mas é longo e a inclinação é pesada.

Vá devagar, leve bastante água e um lanchinho para quando quiser descansar e repôr as energias.

o que fazer em ushuaia no inverno maio junho glaciar martial
Nevando no Glaciar Martial

No dia que nós subimos estava nevando e fazia muito frio. Eu subi até um certo ponto, bem perto da parte mais montanhosa da trilha, e de lá desisti. Fiquei descansando antes de descer e me esquentar na lanchonete da base.

Meu marido teve mais disposição e foi até o fim. O trecho final da trilha é o mais íngreme de todos, muito escorregadio por conta do gelo. Ele mostrou como foi no vídeo que gravamos para nosso canal do youtube.

Pelo menos a descida é fácil.

o que fazer em ushuaia no inverno maio junho glaciar martial
O Canal de Beagle lá embaixo

Laguna Esmeralda (o que fazer em Ushuaia no inverno)

A Laguna Esmeralda é um lugar incrível perto de Ushuaia e vale a pena visitar.

Para chegar lá, você pode pegar um táxi ou um transfer até a entrada da trilha, que fica a cerca de 20 km do centro da cidade.

Também pode contratar esse passeio com transporte e guia, que vai te dar todo o equipamento e a informação necessária para a trilha. Eles também levam um almoço (estilo pique-nique) e fazem um chá quentinho na beira da lagoa.

o que fazer em ushuaia no inverno maio junho laguna esmeralda
Laguna Esmeralda – Foto: Estefania Flores, CC BY-SA 3.0

A trilha para a laguna tem cerca de 7 km de ida. O caminho começa em uma área de florestas, passa por um vale e tem muitas subidas.

É bem marcada, então é fácil de seguir. O nível de dificuldade é considerado moderado. Você não precisa ser um expert, mas um pouco de preparo físico ajuda.

Leva em média de 2 a 3 horas para chegar à laguna, dependendo do seu ritmo.

A paisagem ao longo do caminho é bonita, e quando você chega, a água tem um tom esverdeado que é realmente marcante.

No inverno, a Laguna Esmeralda ganha um visual bem diferente. A trilha pode estar coberta de neve, o que transforma a caminhada em uma experiência mais desafiadora.

Algumas partes podem ficar escorregadias, então é importantíssimo usar calçados adequados, como botas de trekking com grampos.

O tempo de caminhada pode ser um pouco maior devido às condições, levando de 3 a 4 horas para chegar. É uma experiência única, mas é essencial ter cuidado e estar preparado para o frio e a neve.

Cerro Castor (o que fazer em Ushuaia no inverno)

O Cerro Castor é a estação de esqui mais ao sul do mundo, localizada a cerca de 26 km de Ushuaia. A temporada de esqui normalmente começa em junho e vai até outubro, dependendo das condições de neve.

Ou seja, para quem viaja em maio, mesmo num ano em que a neve comece cedo, dificilmente ele estará aberto.

Na estação, você encontra diversas atividades, como:

  • Esqui e Snowboard: Atração principal, com várias pistas para diferentes níveis de habilidade, desde iniciantes até experientes.
  • Esqui Cross Country: Oferece trilhas para quem prefere um estilo mais tranquilo de esqui.
  • Trilhas de Snowshoe: Você pode explorar a área usando raquetes de neve.
  • Passeios de Snowmobile: Para quem busca adrenalina, há opções de passeios guiados.
  • Esqui Noturno: Algumas noites, a estação oferece a possibilidade de esquiar à noite, o que é uma experiência bem legal.
Cerro Castor

A estação tem estrutura, incluindo restaurantes, lojas de equipamentos e aluguel de materiais.

Para chegar ao Cerro Castor você pode contratar esse transfer ou então alugar um carro e dirigir por conta própria.

Veja no site oficial os preços da a entrada e das diversas atividades que você pode fazer por lá.

O Que Levar na Mala Para Ushuaia no Inverno

Quando você está planejando uma viagem para Ushuaia no inverno, é essencial se preparar para o clima frio com chuva/neve. Aqui vão algumas sugestões do que levar na mala:

  1. Roupas Térmicas: Camisetas e calças térmicas são indispensáveis para manter o calor do corpo. Elas funcionam bem como primeira camada.
  2. Casacos Quentes: Um bom casaco impermeável e com isolamento térmico é crucial. Opte por um modelo que seja também resistente ao vento.
  3. Acessórios: Não esqueça de gorros, luvas e cachecóis para proteger as extremidades do frio.
  4. Botas Impermeáveis: Calçados que ofereçam conforto e isolamento térmico são ideais, especialmente se você pretende fazer caminhadas ou atividades ao ar livre.
  5. Meias Grossas: Meias de lã ou específicas para frio ajudam a manter os pés aquecidos e secos.
  6. Óculos de Sol e Protetor Solar: A neve reflete a luz solar, e é fácil se queimar, então leve um bom protetor solar e óculos de sol.
  7. Câmera: Se você ama registrar suas viagens, não esqueça de uma câmera para capturar as belezas da cidade e da natureza ao redor.
  8. Medicamentos e Itens Pessoais: Lembre-se de levar quaisquer medicamentos que você use regularmente e itens de higiene pessoal.
  9. Equipamentos para Atividades: Se você planeja esquiar ou fazer trilhas, verifique se precisa levar equipamentos específicos ou se pode alugá-los por lá.

Nossa principal dica para arrumar uma mala de inverno são os sacos à vácuo. Explicamos quais são os que nós usamos nesse outro post.

Assista o vídeo que gravamos para nosso canal do youtube para ver como foi nossa viagem para Ushuaia no começo do inverno (maio/junho) com tudo o que tem para fazer por lá.

Concluindo, Ushuaia no começo do inverno, em maio e junho, é uma experiência única e com muito o que fazer na região. As temperaturas começam a cair, e a neve começa a cobrir a paisagem, criando um cenário mágico.

É a época perfeita para aproveitar passeios como o Trem do Fim do Mundo e visitar a Laguna Esmeralda, que ganham um toque especial com a neve.

Se você curte natureza e atividades ao ar livre, Ushuaia no inverno é uma ótima escolha, com muito o que fazer em meio à beleza da Patagônia.

Seguro Viagem Para a América do Sul

É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:

  1. Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
  2. Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A ARGENTINA

Booking.com

o que fazer em ushuaia no inverno maio junho

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Compartilhar
Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share