O Rio Danúbio nasce na Floresta Negra, na Alemanha, e passa por Viena, Bratislava, Belgrado e Bucareste, até chegar à cidade de Tulcea, na Romênia. Ali ele se divide em 3 braços e se espalha por incontáveis canais, desaguando no Mar Negro na região de Sulina, conhecida como o Delta do Danúbio.
Nós estivemos em Sulina no verão e reunimos informações de como chegar, onde se hospedar e o que fazer por lá. Confira.
E se você ainda não leu, veja também:
Não deixe de conferir nosso vídeo no Youtube, onde falamos sobre nossa viagem pela Romênia e muitas curiosidades sobre o país:
Índice
Como Chegar no Delta do Danúbio (Sulina)
Para chegar em Sulina pega-se um barco em Tulcea, que é a cidade grande mais próxima.
Se você estiver vindo de Bucareste, basta pegar um ônibus ou um trem para Tulcea. Nós estávamos em Iasi, e para chegar em Tulcea tivemos que dormir uma noite em Braila, no meio do caminho.
A região que nós visitamos do Delta do Danúbio foi a cidadezinha de Sulina. Só dá pra chegar até lá de barco, pois não há estradas. A saída dos barcos de Tulcea para Sulina é sempre às 13h30.
Existe um barco grande, que é mais lento, e um menor que é mais rápido. Eles fazem o percurso em dias alternados na semana, dependendo da estação.
Você pode conferir no site oficial como está a programação na época que for fazer a viagem. Além desse barco, que é o “oficial”, existem lanchas que fazem o percurso praticamente pelo mesmo preço. Com elas a viagem é bem mais rápida, porém com muito mais balanço, pois são pequenas e instáveis.
A volta de Sulina com o barco “oficial” é sempre às 7h da manhã. Os dias de barco rápido ou lento são ao contrário da ida.
Braila
Se você estiver indo para o Delta do Danúbio do mesmo jeito que nós (vindo de Iasi e da Moldávia), você vai ter que dormir uma noite em Braila.
A pedida é ficar perto da estação, pois é de lá que vai sair seu transporte para Tulcea. Uma ótima opção é o Hotel Orient, que é muito bem avaliado e não é caro.
Dica: se você estiver viajando no verão, evite os trens na Romênia. Eles não tem ar condicionado, as janelas não abrem e a viagem é sufocante. De verdade.
O que Fazer em Sulina
O Delta do Danúbio é reconhecido pela diversidade de aves e peixes. A distribuição da água em braços e canais é perfeita para passeios de barco, nos quais é possível observar os animais e a natureza, ou ainda fazer atividades tipo pesca.
Em um dos passeios é possível observar cavalos selvagens, mas ninguém que fez o passeio com quem conversamos chegou a vê-los de fato.
Pela cidade existem várias agências que fazem esses tours, ou você pode pedir indicação no seu hostel.
Nós viajamos para lá numa época muito quente, com uma onde de calor muito intensa nos perseguindo, então acabamos não fazendo esse passeio. O motivo: os barquinhos do passeio não tem cobertura, então seriam horas embaixo do sol.
Também tivemos a impressão de que parte do entusiasmo com esse passeio de barco é que, pros europeus, andar de barco num rio é algo muito diferente e interessante. Para nós brasileiros, que temos natureza pra todo lado, não parece algo tão imperdível.
Nós passamos boa parte do tempo perambulando pela cidadezinha. Do outro lado do rio (que não é o centro) tem uma ponte antiga e um mercado de peixes.
A outra grande atração de Sulina é a praia! Foi muito interessante conhecer o Mar Negro e observar os romenos curtindo um sol com a família.
A praia é bem tranquila, com muitos peixinhos na água e vaquinhas comendo o matinho que cresce na areia. Achamos a água um pouco suja, mas é sujeira natural, tipo uma laminha.
Para chegar lá existem micro-ônibus saindo da segunda rua de Sulina o tempo todo, até as 21h45 (no verão).
Há dois restaurantes na praia, que servem basicamente a mesma coisa: peixe frito, grelhado ou ao vinagrete, acompanhado de pão e salada. Um deles (o da direita, olhando de costas para o mar) tem uma mesa de ping pong (pra usar DE GRAÇA!) e é bem grande e ventilado.
Onde Ficar em Sulina
Nós ficamos na área de camping do Danube Delta Homestay, mas não recomendamos. A estrutura deles é muito precária, e fica do outro lado do rio em Sulina. Isso significa que tem que atravessar de barquinho (pago), e o último é antes do pôr-do-sol no verão. E você não quer perder o pôr-do-sol lá, eu te garanto.
Uma opção econômica e no centrinho de Sulina, perto de tudo, é o Art Hostel Sulina.
Pra quem prefere a privacidade de uma pousadinha, o Delta Florilor vale super a pena: tem ar condicionado e cara de casa de vó. Os donos são um casal de idosos muito simpáticos. Nós dormimos uma noite lá e foi ótimo.
Uma opção mais confortável é o Vila Caviar, que tem um jardim lindo e quartos espaçosos.
Bares e Restaurantes em Sulina
Sulina é uma cidade bem pequena, mas no verão recebe muitos visitantes. O que acontece é que os restaurantes não dão conta de tanta gente, então é normal ter que esperar pra conseguir uma mesa, e depois esperar ainda muito pra comida chegar.
Um dos locais que mais gostamos foi o Bar Perla pra ver o pôr-do-sol. Eles colocam mesas bem perto do rio e rola música ao vivo.
Em todo esse calçadão que fica de frente pro rio tem bares e restaurantes legais. E a vista é excelente.
Seguro Viagem Para a Europa
Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. Embora raramente esse documento seja solicitado na fronteira, é altamente recomendável contratar um seguro para alguns países da Europa.
A dificuldade de comunicação com as pessoas é considerável, então imagine o desespero em caso de emergência médica. Com o seguro a comunicação fica muito mais fácil.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.
O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A ROMÊNIA
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Olá, por favor, quanto custa o barco de travessia pro outro lado de Sulina? E de Sulina pra Sfantu Gheorge tem transporte por ônibus ou barco, sabe os preços?
Obrigado