Ícone do site Caminhos me Levem

O Que Fazer em Natal RN: Pontos Turísticos e Roteiro Detalhado

o que fazer em natal

Natal é a capital do Rio Grande do Norte e uma cidade linda, com muito o que fazer, lugares para conhecer e comidas gostosas para provar. Nesse guia completo eu te conto tudo de melhor sobre Natal e outras praias nos arredores, que podem (e devem!) ser visitadas numa mesma viagem.

A capital potiguar é gostosa demais e tem uma praia linda com ares de vilarejo, uma fortaleza na beira do mar e fica pertinho do maior cajueiro do mundo!

Além de Natal, o Rio Grande do Norte tem outras praias que podem ser visitadas em um dia, como é o caso da Praia da Pipa. Eu recomendo ficar alguns dias em Pipa para curtir ao máximo aquele paraíso. Falo mais sobre isso no guia completo da praia:

Aqui nesse post também vou te dar uma dica de 2 praias não tão famosas no Rio Grande do Norte, mas que merecem sua atenção se você tiver uns dias a mais e estiver afim de conhecer lugares menos badalados e, quiçá, mais paradisíacos ainda.

Onde Fica e Como Chegar a Natal – RN

Natal é a capital do Rio Grande do Norte, no Nordeste do Brasil. Fica a 525km de Fortaleza, 180km de João Pessoa e 288km do Recife, que são as capitais mais próximas.

Para quem viaja de ônibus, as principais empresas que vão para Natal são a Guanabara, a Progresso e a Nordeste.

O aeroporto de Natal é o Aeroporto Internacional Augusto Severo, localizado em São Gonçalo do Amarante, cidade vizinha. Para quem viaja de avião, há várias opções de transfer, van ou mesmo uber para ir do aeroporto ao seu hotel.

Para consultar preços e agendar transfer privado entre aeroporto e hotel em Natal, clique aqui.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Melhor Época Para Visitar Natal – RN

Rola uma conversa de que no Nordeste é verão o ano inteiro, mas não caia nessa! Apesar de geralmente fazer calor, nos meses de março a julho existem grandes chances de pegar muita chuva e a mínima pode chegar aos 25 graus.

A melhor época para visitar Natal é de setembro a fevereiro, mas se possível evite as datas comemorativas e feriados, quando tudo fica mais cheio e mais caro.

Muito amor por esse céu azul de Natal

Eu estive em Natal duas vezes. A primeira foi num feriado de setembro e a segunda foi em novembro. Nas duas peguei clima ótimo, mas na segunda curti muito mais as praias vazias.

Por outro lado, se é badalação e noitada que você prefere, pode ir nos feriados que por lá tem bastante opção disso também.

Onde se Hospedar em Natal

Em Natal o melhor lugar para se hospedar é, sem dúvida alguma, a praia de Ponta Negra. É lá que você encontra feirinhas de artesanato e comidas típicas, bares com festinhas de forró e restaurantes com deliciosos frutos do mar.

Se você busca uma pousada econômica, porém cheia de conforto, dê uma olhada na Pousada Itália e na Ponta Negra Varandas.

Pousada Itália

Se você quer esbanjar e ficar no maior luxo em Natal, olha só que maravilha o D Beach Resort e o Bello Mare Conforto.

D Beach Resort

Pra quem prefere gastar pouquinho e ficar em hostel, a pedida é se hospedar no Rock’n Hostel ou no Soul Hostel, ambos bem localizados e com notas altíssimas dadas pelos hóspedes que já ficaram lá.

Rock’n Hostel

Quantos Dias Ficar em Natal

Para conhecer Natal e os arredores, o ideal é reservar 2 ou 3 dias.

Se você tiver mais dias, é imperdível seguir viagem para Pipa, o vilarejo mais charmoso e com as praias mais lindas do Rio Grande do Norte.

Para quem tem mais tempo (pelo menos 1 semana inteira), dá para conhecer outros destinos do Rio Grande do Norte, como São Miguel do Gostoso e Galinhos. Mais adiante falo sobre eles.

O Que Fazer em Natal – RN

Natal possui muitas atrações na cidade, mas também em locais mais afastados, que podem ser visitados em passeios de bate e volta.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Ponta Negra

A Praia de Ponta Negra é um bairro de Natal, mas tá mais pra um desses vilarejos de pescadores. Tão charmosa que é fácil passar um dia inteiro relaxando por lá.

Ponta Negra

A boa em Ponta Negra é curtir a praia, que tem uma boa estrutura, com barraquinhas que oferecem comida e bebidas, além de mesas com cadeiras e guarda-sol.

Morro do Careca

No cantinho da praia de Ponta Negra fica um dos principais cartões postais de Natal: o Morro do Careca.

Praia de Ponta Negra com o Morro do Careca ao fundo

O Morro do Careca é uma duna imensa, com mais de 100 metros de altura. Ele é parcialmente coberto de vegetação, mas tem uma faixa de areia que se destaca no meio.

Geralmente o acesso à duna é interditado, para maior preservação da mesma. Isso porque, ao caminhar por cima da duna e sua vegetação nós acabamos destruindo esse lugar tão lindo, porém frágil.

Morro do Careca

Leia também: Lugares Baratos Para Viajar no Brasil

Bares e Restaurantes em Ponta Negra

À noite Ponta Negra tem muitas opções de restaurantes com comidas típicas e bares. Vale a pena se informar sobre música ao vivo e bares com forró, pois é sempre muito animado.

Aquela tapioca perfeita!

Aproveite para passear também pelo Mercado de Ponta Negra, onde são comercializados muitos produtos típicos e lembrancinhas.

O Que Fazer no Centro de Natal

Embora o point turístico de Natal seja a praia de Ponta Negra, a orla do centro da cidade também é linda e vale um passeio.

Você pode conhecer essa parte da cidade por conta própria ou se juntar a um grupo com guia e transporte. O preço do passeio é bem acessível – clique aqui para consultar.

Praia dos Artistas

Antes de Ponta Negra ser famosinha, a Praia dos Artistas era o principal lugar turístico de Natal. Hoje ainda é possível encontrar barracas de praia para passar o dia – e os preços são bem melhores que em Ponta Negra.

Nessa parte da orla de Natal há arrecifes bem próximos da areia, o que dificulta o banho de mar, porém cria um visual bem bonito, com a água mudando de cor.

Mesmo se você não for passar o dia, é gostoso dar uma caminhada no calçadão e conhecer mais da cidade.

Na Praia dos Artistas há uma estátua de Iemanjá, a Rainha do Mar, onde os devotos costumam deixam flores.

Estátua de Iemanjá na orla de Natal

Fortaleza dos Reis Magos

Passeando pela orla de Natal, a Fortaleza dos Reis Magos é parada obrigatória.

Fortaleza dos Reis Magos

A construção do ano de 1598 fica mais ou menos por cima da água e é impressionante. A visita é bem agradável e tem muitas placas com informações sobre a história do local.

Fortaleza dos Reis Magos

Ponte Newton Navarro

No extremo da orla de Natal fica essa ponte de design bastante bonito. Tem quase 3km de extensão e é caminho para quem vai para Genipabu e outros destinos do litoral Norte.

Ponte Newton Navarro

O Que Fazer em Natal: Passeios Bate e Volta

Depois de conhecer Ponta Negra e a orla da Praia dos Artistas, bem como a Fortaleza dos Reis Magos, reserve um ou dois dias para fazer passeios de bate e volta para outros destinos próximos de Natal.

Genipabu

Genipabu é uma praia linda, entre as mais bonitas do Brasil, com dunas gigantes e uma pontinha cheia de coqueiros. Há muitas opções de passeio ali, sendo as mais famosas o passeio de buggy e o passeio de dromedário.

A melhor maneira de conhecer Genipabu é ir com um grupo para passar o dia. Você tem o transfer ida e volta garantido, mas fica livre para fazer o que quiser na praia. Clique aqui para consultar valores e itinerário.

Outra opção é fazer um passeio completo de buggy desde seu hotel, passando por Genipabu e outras praias próximas – clique aqui para ver preço e itinerário.

Genipabu

Sobre o passeio de dromedário: eu morro de dó dos bichinhos sendo explorados e não recomendo esse tipo de passeio. Melhor deixar os animais em paz e passear de buggy mesmo. Ou então só caminhar pelas dunas e curtir esse visual incrível.

Os valores aproximados são:

Genipabu

Maracajaú

Maracajaú fica a cerca de 50 Km ao norte de Natal e é um lugarzinho paradisíaco, com águas cristalinas e piscinas naturais cheias de peixinhos.

A grande atração de lá são os parrachos, formações de corais que garantem toda essa beleza ao lugar.

Foto: Snorkel em Maracajaú

O acesso às piscinas naturais é feito de catamarã ou lancha e é preciso planejar direitinho para não cair numa furada.

As piscinas só se formam na maré baixa e para chegar lá é preciso ter condições climáticas ideais. Por isso é super importante agendar com antecedência seu passeio.

São 30 minutos de barco para percorrer os 7Km que separam os parrachos da costa. Chegando lá você pode mergulhar ou ficar nas plataformas flutuantes.

A vista das plataformas flutuantes
Foto: Leilacunhalima / CC BY-SA

O passeio de barco inclui coletes e snorkel com máscara para todos, mas se quiser você também pode alugar cilindro e chegar mais fundo no mar.

Para chegar em Maracajaú você pode contratar um passeio ou ir de Uber, que sai por volta de R$100 (saindo de Ponta Negra). A viagem de carro leva menos de 2h.

Reserve um tempinho extra, antes ou depois do passeio de catamarã, para curtir a praia de Maracajaú, ali pertinho, que também é linda.

Para consultar preços e agendar esse passeio, clique aqui. Ao fazer a reserva o guia escolherá o melhor horário para fazer o passeio, de modo a pegar a maré certinha.

O Maior Cajueiro do Mundo (Pirangi)

O maior cajueiro do mundo! Aliás, o cajueiro de Piranji é a maior árvore frutífera do mundo, de acordo com o Guiness Book.

Foto: Ben Tavener

Por uma mutação genética, o cajueiro não para nunca de crescer e sua copa já atinge quase 9 mil metros quadrados!

Ele produz toneladas de caju por ano, que você pode comer direto do pé se estiver na época certa (novembro a janeiro).

Isso tudo é uma árvore só! Foto: Marina Almeida / CC BY

Fica um pouco difícil encaixar o Cajueiro de Pirangi no seu roteiro por Natal, já que o local (ao sul da cidade) fica na contramão dos passeios que falamos até agora (todos ao norte de Natal).

A maioria dos turistas faz uma paradinha no caminho para Pipa. Se essa não for uma opção para você, vale a pena pegar um Uber (22 Km de Natal) para conhecer esse lugar único.

Outra opção é se juntar a um grupo com guia e transporte para conhecer o cajueiro e outras atrações da região, como o Centro de Lançamento de Foguetes Barreira do Inferno, a Lagoa de Arituba e a Praia de Camurupim. Clique aqui para ver preços e itinerário completo.

Praia da Pipa

Pipa é um vilarejo com muito o que fazer, super charmoso, num estilo bem hippie e cheio de vida. Até golfinho tem nas praias maravilhosas de lá!

Praia da Pipa

A distância entre Natal e Pipa é de apenas 85 Km. Quem faz o trajeto de ônibus é a Viação Rio Grande. A viagem dura cerca de 2h e custa menos de R$20.

Se preferir viajar com mais conforto, o Uber é uma boa opção para fazer a viagem entre Natal e Pipa. O carro para 4 pessoas custa cerca de R$150 e vai mais rápido do que o ônibus, se não tiver trânsito.

Muita gente acaba fechando um transfer (van), afinal o preço sai parecido e ainda há chance de fazer algumas paradas turísticas no meio do caminho (mirantes, lojinhas, etc).

Embora Pipa esteja aqui como opção de passeio bate e volta, eu te recomendo fortemente que passe pelo menos uma noite por lá. O lugar é muito gostoso de dia e de noite e vale a pena demais conhecer com calma.

Leia nosso guia completo sobre Pipa: O Que Fazer em Pipa – RN

Se dormir em Pipa não é uma opção para você, clique aqui para consultar valores e itinerário de um passeio bate e volta.

O Que Fazer Com Mais Dias em Natal

Além de todas essas lindezas que já falamos aqui nesse post, o Rio Grande do Norte tem duas praias que eu morro de vontade de conhecer: São Miguel do Gostoso e Galinhos. Se você é um sortudo que tem dias sobrando em sua viagem, não deixe de conhecê-las:

São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso é uma cidadezinha bem turística e estruturada, com ventos fortes e areias brancas. Nos últimos anos ela se tornou mais conhecida, principalmente entre os praticantes de kite e wind surf.

Praia em São Miguel do Gostoso. Foto: Patricialaraia / CC BY-SA

A boa por lá é relaxar nas praias, fazer passeios de buggy e se esbaldar com a culinária potiguar.

Dá para conhecer em um dia só, mas fica corrido. Para consultar valor de transfer para São Miguel do Gostoso, clique aqui.

Leia mais no blog Viajando com Moisés: São Miguel do Gostoso – Um Destino Que Vale a Pena

Galinhos

Já Galinhos é um local beeem menos turístico, principalmente por conta do difícil acesso.

Para começar, os únicos veículos que podem circular em Galinhos são buggys e charretes.

Para chegar lá é preciso deixar seu carro em um município próximo (Pratagil) e pegar um barquinho.

Mas o que há de especial em Galinhos para valer a viagem?

Galinhos é uma pequena ponta de areia que fica entre o rio e o mar. O vilarejo ali parece que parou no tempo, com ruas de paralelepípedo ou areia e poucos restaurantes e pousadas.

Praia em Galinhos. Foto: Wagner ROCHINK

As atrações são passeios de barco e longas caminhadas pela areia. Há uma região com dunas petrificadas e até um farol super fotogênico.

Farol de Galinhos. Foto: Flaviohmg / CC BY-SA

Embora seja um pouco longe de Natal, e o tipo de lugar perfeito para ficar dias, é possível conhecer Galinhos num passeio de bate e volta. Clique aqui para consultar.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile