Iasi (escreve-se Iași e pronuncia-se Iachi) não é uma cidade que consta nos roteiros turísticos pela Romênia, mas nós passamos uns dias lá e adoramos a cidade. Trouxemos aqui as dicas para quem também vai viajar para Iasi e alguns bons motivos para incluí-la em seu roteiro.
Nós só fomos parar em Iasi, que fica no nordestes da Romênia, porque a cidade tem uma localização estratégica para quem vai conhecer a Moldávia.
Se você ainda não leu, confira:
Não deixe de conferir nosso vídeo no Youtube, onde falamos sobre nossa viagem pela Romênia e muitas curiosidades sobre o país:
Índice
O que Fazer em Iasi – Romênia
Dá pra conhecer tudo que tem de interessante em Iasi em um dia. Vamos listar os pontos interessantes na ordem que os visitamos, pra ficar mais fácil:
Rua de Pedestres (Bulevardul Ștefan cel Mare și Sfânt)
Essa rua é a espinha dorsal de tudo que há de interessante em Iasi, seja de dia ou de noite. Ela começa na Piata Uniri e acaba no Palácio da Cultura.
Catedral Metropolitana
Com um prédio imenso, impossível de não chamar sua atenção, é a maior catedral ortodoxa da Romênia. No subsolo funciona um museu.
Palácio da Cultura
Local de muitas exibições e eventos, é o ponto central de uma visita à Iași. O prédio de mais de 100 anos é lindo e imenso, com 92 janelas só na fachada frontal!
A entrada é pela torre do relógio, que já te deixará de boca aberta. Para visitar o prédio paga-se uma taxa, mas dá pra entrar no hall e dar uma espiadinha.
Shopping e Jardim
Respectivamente ao lado e atrás do Palácio da Cultura, o shopping e o jardim também valem uma visita.
No primeiro, uma típica refeição romena é garantida. Por um precinho camarada dá pra comer em praticamente qualquer restaurante. No verão eles ficam com mesinhas na sacada, com vista para o jardim e o palácio.
Aproveite a barriga cheia pra fazer a siesta no gramado do jardim, em meio a fontes de águas dançantes e com vista para as costas do Palácio da Cultura.
No verão também há grandes chances de estar rolando algum festival ou apresentação por ali.
Mănăstirea Sfinții Trei Ierarhi (Monastério dos Três Hierarcas)
Não perca a chance de olhar essa construção de pertinho. Por fora o prédio é todo coberto por linhas de gravuras que não se repetem, do chão até o teto.
Um amigo disse que as paredes eram cobertas de ouro, e em algum momento da história tudo foi roubado, mas não conseguimos saber se essa história é real ou não.
Como Chegar em Iasi – Romênia
Das cidades mais ao sul, tais como Bucareste e Brasov, há vários ônibus e trens direto para Iasi durante o dia.
Vindo de Chisinau, capital da Moldávia, são mais comuns os micro-ônibus.
A estação central de trens fica em frente à estação de ônibus onde chegamos de Chisinau. Já para ônibus nacionais, é usada a rodoviária leste (os ônibus urbanos nº 19 e 31 passam pelo Bicycle Hostel e pela estação de trem e te deixam lá).
Para utilizar o transporte público em Iasi é necessário comprar o bilhete antes de embarcar, o que pode ser feito em quiosques pela rua. Em frente à estação de trem, na mesma calçada do Mc Donald’s, dá pra comprar o ticket que custa 2 lei. Vale pra uma viagem em ônibus ou trolleybus.
Não esqueça de validar o bilhete nas máquinas dentro do veículo. Pegamos uma vez o ônibus e PIMBA!, lá estavam os fiscais. Sorte que tínhamos validado o tíquete.
Onde se Hospedar em Iasi – Romênia
Como já disse ali em cima, ficamos no Bicycle Hostel e super recomendamos o lugar. Quartos grandes e frescos, privado pelo mesmo preço do dormitório, cozinha bem equipada e uma galera massa na recepção.
E a localização é perfeita: meio caminho entre a estação central e a ruazinha turística, e ao lado de um supermercado imenso.
Pra quem prefere ficar em hotéis ou pousadas, o Casa Marguta é uma opção excelente e econômica. Já pra quem quer uma experiência inesquecível, o Hotel Select é um sonho.
Bares e Restaurantes em Iasi
Nós íamos ficar só um dia em Iasi, mas acabamos ficando 3, e os culpados foram os ótimos bares e restaurantes da cidade.
Pra começar, o Mamma Mia! Imagine uma comida gostosa e barata. É a desse restaurante. Tem 2 dele bem pertinho do Hostel Bicycle, no começo da parte pedonal da Bulevardul Ștefan cel Mare și Sfânt.
Como já mencionamos, o shopping ao lado do Palácio da Cultura é um ótimo local para comer, com várias opções baratas de restaurantes de comida típica romena.
Já o bar mais animado da cidade é bem escondidinho. Seu nome é Taverna e ele é subterrâneo. De quarta-feira rola uma competição séria (rs) de beer pong, com muita cerveja gelada e música boa. A menina da recepção do nosso hostel foi campeã na vez que a gente foi, e todos do hostel ganharam foi uma bela ressaca no dia seguinte. Boas lembranças!
Seguro Viagem Para a Europa
Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. Embora raramente esse documento seja solicitado na fronteira, é altamente recomendável contratar um seguro para alguns países da Europa.
A dificuldade de comunicação com as pessoas é considerável, então imagine o desespero em caso de emergência médica. Com o seguro a comunicação fica muito mais fácil.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.
O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A ROMÊNIA
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂