Ícone do site Caminhos me Levem

O Que Fazer em Helsinki (ou Helsinque) – TOP 17 PASSEIOS E PONTOS TURÍSTICOS

o que fazer em helsinki

O que fazer em Helsinque (ou Helsinki)? Passamos 4 dias na capital da Finlândia no começo de nossa viagem pelo país e reunimos muitas dicas de passeios, hospedagem e melhores comidas e bebidas típicas para provar.

A capital da Finlândia se chama Helsinki (ou Helsinque, ou ainda Helsínquia, em português) e é uma cidade de pouco mais de um milhão de habitantes, contando a área metropolitana. Aí vive boa parte da população do país, mas não espere uma capital movimentada e louca.

Pelo contrário, a calmaria reina absoluta em Helsinki. Não há muita gente na rua, nem muitos carros, nem mesmo barulho alto. A Finlândia toda é assim, pois os finlandeses são pessoas calmas e tranquilas, preferindo o sossego à gritaria. Helsinki nos surpreendeu, justamente por se tratar de uma capital.

Aqui nesse post a gente vai falar como chegar no “furdunço” da cidade, mesmo que esse “furdunço” seja algo bem tranquilo e calmo. E como economizar um pouco, já que Helsinki é uma cidade bem carinha, tal qual o resto da Finlândia.

Se você ainda não leu, confira também as maiores curiosidades que observamos na Finlândia e nosso post detalhado sobre quanto custa viajar para a Finlândia.

Onde Fica e Como Chegar a Helsinki?

Pegar um avião é a primeira ideia que ocorre ao pensar em como chegar a Helsinki. Afinal, a capital tá situada no sul de uma península, e pro Norte dela tudo é frio e um pouco deserto.

Mas curiosamente Helsinki faz parte de alguns roteiros de viagem, tanto pelos países do Mar Báltico, quanto um roteiro pela Escandinávia ou até mesmo pra quem quer pegar a Ferrovia Transiberiana.

De fato a cidade é muito bem conectada. Há ônibus e trem para São Petersburgo, na Rússia, o que a torna perfeita para uma parada antes de se enfiar no país vizinho gigante.

Há ferries saindo com bastante frequência para Tallinn (2 horas), capital da Estônia, o que seria o primeiro país num roteiro pelos assim chamados Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia, com acesso à Polônia).

Barco saindo de Helsinki

Há também outros ferries indo para Estocolmo (18 horas), na Suécia. De lá é facinho se enveredar pelos interiores escandinavos (Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca, com acesso por terra à Alemanha).

Além disso, apesar de as regiões ao norte da Finlândia serem de gelo e escuridão total no inverno, a famosa Lapônia, muita gente adora fazer turismo por lá.

E o acesso é bem tranquilo, tanto por trem quanto por ônibus. Aliás, é possível cruzar a fronteira com a Suécia por terra também, já lá em cima, na Lapônia.

Nós estivemos na Lapônia e escrevemos outros textos com dicas sobre a região. Confira tudo sobre Kemi e Rovaniemi.

Lapônia

Idioma Falado na Finlândia

A língua oficial da Finlândia é o finlandês. Mas o país tem uma segunda língua oficial, que é o sueco. Porém fique tranquilo caso você não fale nenhum desses dois idiomas.

A Finlândia é um dos países do mundo com maior número de habitantes que conseguem se comunicar em inglês. Isso inclui cobrador de ônibus, caixa de supermercado, garçons e todas essas pessoas que tornam nossa viagem mais fácil.

Idiomas da Finlândia

Visto Para a Finlândia

Brasileiros não precisam de visto para visitar a Finlândia, pois o país faz parte da Zona Schengen.

Se você não está familiarizado com as regras do visto para a Zona Schengen nós aconselhamos a leitura desse post: Como Funciona o Visto Schengen Para Brasileiros.

Se você pensa em viajar pela Europa, não deixe de ler também nossas dicas para fazer um mochilão e nosso roteiro perfeitinho para quem vai pela primeira vez.

Moeda Usada em Helsinki – Finlândia

Desde 1999 a Finlândia usa o euro como moeda oficial. Cartões de crédito são amplamente aceitos.

Nome da moeda: Euro

Cotação (setembro/2022): 1 euro = R$ 5,05

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Quanto Custa Viajar Para Helsinki, na Finlândia?

Se prepare, pois tudo que o turismo na Finlândia tem de interessante ele tem também de caro. Mas como sempre, nós encontramos algumas maneiras de viajar com conforto e ainda assim economizando.

Nós passamos 11 dias viajando pela Finlândia e tentamos fazer uma viagem bem econômica. É importante ressaltar que somos mochileiros e não nos importamos com um pouquinho de perrengue vez ou outra.

No total foram 816 euros para 2 pessoas, mas é importante ressaltar que tivemos gastos baixos com hospedagem e não fizemos tantos passeios. Esse valor não inclui passagens aéreas para a Finlândia. Falamos em detalhes sobre todos os preços – e o que poderia ter feito diferente – em outro texto aqui do blog. Clique aqui para ler.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Onde Ficar em Helsinki?

A hospedagem em Helsinki é cara e não tem muito pra onde fugir. A dica é reservar com MUITA antecedência (meses) para garantir as melhores opções.

Fizemos aqui uma seleção com melhor localização e custo x benefício:

Hostels em Helsinki:

Foto: Cheap Sleep Hostel

Hotéis em Helsinki

Como sempre, selecionamos aqui no blog os hotéis com melhor avaliação, bem localizados e com preço justo.

Foto: Scandic Paasi

Nós ficamos na região de Kalio, bem aos pés da Kalio Church. O lugar é tranquilo, à beira de um lago bem bonito. Porém essa região é mais afastada do centro, tendo que andar pelo menos 2km pra chegar na parte mais turística.

Por outro lado, os bares são mais baratos e a zona mais “boêmia” da cidade fica lá. Você não verá turistas nesses bares, só locais mesmo.

O Que Fazer em Helsinki?

Helsinki é uma cidade bem moderna e compacta. Ou seja, tudo está a uma distância a pé, com algumas poucas atrações mais distantes.

Por essa razão, muita gente faz da capital um passeio bate-volta, saindo de Tallinn, na Estônia. Afinal, são apenas 2 horas de ferry. Comprando com antecedência, é possível encontrar passagens por até 10 euros.

Tudo de interessante e bonitinho na cidade está entre a Old Market Square (Kauppatori) e os arredores da estação de trem.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Uma boa opção para facilitar seus passeios por Helsinki é o ônibus turístico que roda a cidade. Clique aqui para ver preço e itinerário.

Outra opção, que é muito comum em cidades da Europa e a gente adora, é o Free Walking Tour. Nele você se junta a um grupo com um guia e caminha ouvindo explicações sobre os lugares por onde passa.

Embora o passeio seja grátis, espera-se uma contribuição para o guia (não obrigatória). Clique aqui para reservar sem pagar nada.

Old Market Square (Kauppatori)

Começando o passeio ali pela Kauppatori, temos o Mercado antigo (Vanha Kauppahalli ou Old Market Hall), com muitas gostosuras do país.

Os estandes estão repletos de peixes e frutos-do-mar maravilhosos, com destaque maior para o salmão e o caviar, assim como produtos de carne de rena, de alce e de urso.

Old Market Hall

Ali tem restaurantes vendendo comida a preços que começam em 10 euros. O cheiro é maravilhoso. Só a apresentação das vitrines já dá água na boca. Perca um tempo por lá.

Old Market Hall

Para ajudar no passeio, aqui vão algumas palavras em finlandês:

As plaquinhas estão quase sempre em inglês, então dá para reconhecer palavras como trout (truta), salmon (salmão), caviar e por aí vai. Na dúvida, basta perguntar, porque todos ali falam inglês bem.

Old Market Hall

Há sanduíches ali por 5 euros. Deliciosos, repletos de salmão ou outros frutos-do-mar.

Old Market Hall

Quer saber mais sobre as delícias da Finlândia? Confira nosso post de dar águas na boca sobre as comidas e bebidas típicas da Finlândia.

Ainda na Old Market Square, há barraquinhas vendendo comida boa: frutas da Finlândia, especialmente as chamadas berries, como framboesa, morango, mirtilo, murtinho, oxicoco e amora, e ainda peles de animais e suvenires. Cuidado com as gaivotas. Elas são loucas e voam na sua comida.

Old Market Square

Ainda pertinho da Old Market Square, um pouco mais para o leste, está o Palácio do Presidente (Presidentinlinna).

Catedral de Uspenski

Essa catedral está bem do ladinho da Old Market Square. Ela é linda e um belo exemplo de igreja ortodoxa, coisa que a gente não vê no Brasil.

Catedral de Uspenski

Praça do Senado (Senaatintori) e Catedral de Helsinki (Tuomiokirkko)

Essa praça, ainda ali pertinho da região onde começamos, reúne os principais pontos turísticos de Helsinque. Nela está a Catedral de Helsinki, provavelmente o lugar com mais gente tirando foto na cidade.

Catedral de Helsinki
Praça do Senado

Esplanadi Park

Dali da Praça do Senado, dê uma passada no Esplanadi Park. Muito lindinho e cinematográfico, cheio de gaivotas.

Esplanadi Park

Aleksanterinkatu

Katu em finlandês significa rua. Ou seja, todo nome de rua termina em katu. A Aleksanterinkatu é uma das principais ruas do centro, onde o comércio está à toda.

Toda essa região entre ela e a Yilopistonkatu, até a estação de trem e seus arredores, está repleta de lojas, bares, shoppings e pessoas.

Estação de trem de Helsinki

Aqui, lembre-se da regra de ouro em Helsinki nos meses de frio: não é porque a porta de um lugar está fechada que não é pra você entrar.

Quando nos demos conta de que tudo acontecia nos interiores dos prédios, já que ficar do lado de fora não é nada legal, outra Helsinki surgiu pra gente. Muitos shoppings e galerias foram desvendados.

Kolme Seppää (Three Smiths)

Uma estátua no fim da Aleksanterinkatu com três ferreiros martelando uma bigorna. Além da estátua ser muito bonita e realista, ela contém alguns “ferimentos de guerra”.

Foto: Janne Ranta, CC BY 3.0

Durante a Guerra da Continuação (uma espécie de consequência da Segunda Guerra Mundial), em 1944, essa estátua foi atingida. Até hoje veem-se as marcas na base dela, assim como um buraco na bigorna causada por estilhaços de bomba.

Kamppi Chapel

A ideia da Capela de Kamppi foi criar um espaço de silêncio em uma das áreas mais tumultuadas de Helsinki. É uma estrutura bem grande que parece de madeira e que surge do nada no meio da praça em frente ao shopping Kamppi (onde fica a rodoviária).

Essa capela não é de nenhuma religião, sendo aberta a todos, independente de filosofia de vida ou religião.

Kamppi

Eduskunta (Parlamento da Finlândia)

O prédio do Parlamento da Finlândia é imponente e grandioso. Foi construído entre 1926 e 1931.

Mas, além de ser uma vista bonita e impressionante, a região em volta também conta com outros prédios de estilos diferentes, como o Musiikkitalo (Casa da Música), prédio de 2008 bem moderno, com uma estátua linda na frente; e a Keskustakirjasto Oodi (Biblioteca Central), de visitação livre e com um desenho muito curioso, tanto externa quanto internamente.

Biblioteca Central

Sibelius Monument

Um pouco mais afastado, a uns 2km do centro, está o Sibelius Monument, construído em homenagem ao compositor finlandês Jean Sibelius, consiste de uma série mais de 600 tubos, construindo um instrumento musical gigante.

Sibelius Monument

Kallion Church

Essa igreja também é um pouco mais afastada, mas é bem fácil de enxergar de muitos pontos de Helsinki. Fica no final da Siltasaarenkatu, no distrito de Kallio. Ela tem 65 metros de altura, mas fica a 94 metros acima do nível do mar.

Igreja Kallion

Passeio Imperdível a Partir de Helsinki: Suomenlinna

No nosso roteiro por Helsinki aproveitamos um dia ensolarado para conhecer Suomenlinna, uma ilha da Finlândia que fica pertinho da capital.

Suomenlinna

Suomenlinna, o que em bom finlandês significa Castelo da Finlândia (Suomi = Finlândia), é na verdade um conjunto de seis ilhas, das quais apenas 2 são abertas para turistas. Elas ficam a 15 minutos de barco de Helsinki, o que facilita muito a visita.

Suomenlinna já foi parte da Rússia e da Suécia. Aliás, em sueco, até hoje, o nome é Sveaborg, que significa Castelo da Suécia. Funcionou durante muito tempo como fortaleza, já que a sua posição é bem na entrada da cidade de Helsinki pra quem vem pelo Mar Báltico.

Mas, honestamente, essa parte histórica não foi a que mais nos encantou em Suomenlinna, na Finlândia. A grande graça é que, de alguns pontos de uma das ilhas principais, o visual é completamente aberto, com uma vista lindíssima de 360 graus.

Ainda assim, quem gosta de fortificações, canhões e história militar vai adorar a visita, especialmente aos museus. Pra isso, tem que ficar atento aos horários de funcionamento, que a gente vai dizer aqui no post direitinho como consultar.

Ah, como quase todo lugar na Europa, Suomenlinna é também um patrimônio mundial da UNESCO por conta de sua arquitetura militar.

Melhor Época Para Visitar Suomenlinna

Nós fomos na primavera e a ilha estava linda e esplendorosa. Por ser temporada baixa, deu pra entrar nos corredores sombrios e buracos escuros sem fila nem gente com pau de selfie tentando tirar foto. É importante escolher um dia de sol, tanto pelo frio que pode fazer lá quanto pro visual ficar ainda mais maravilhoso.

No inverno Suomenlinna deve ser linda também, cheia de neve. Quando fomos, ainda tinha umas nevezinhas espalhadas, só pra dar um charme.

No verão o povo vai até pra praia, e Suomenlinna tem uma bem bonitinha e pequena, com vista pra Helsinki. Sério, tem praia na Finlândia e os finlandeses correm pra lá quando sai um sol quentinho.

Praia em Suomenlinna – Finlândia

Como Chegar a Suomenlinna

O ferry que leva à Suomenlinna faz parte do sistema de transporte público de Helsinki. Ou seja, é acessível com o cartão normal do metrô/ônibus/tram.

E sim, a ilha é habitada e tem de tudo lá: biblioteca, igreja, escola, restaurantes…

Esse ferry é operado pela HSL. Em Helsinki, há vários terminais de ferry, um para cada destino. O de Suomenlinna sai do terminal bem em frente ao palácio presidencial, do ladinho da Kauppatori (Market Square).

Ferry para Suomenlinna

Os ferries saem com bastante frequência, mas tem horários diferentes em cada estação do ano. Para consultar os horários de saída, acesse a página oficial de Suomenlinna. Esse link sempre aponta para os horários do período atual.

De maio a setembro, existe a opção de pegar o Waterbus, operado pela JT-Line. É uma opção bem mais turística, pois esse ônibus aquático roda um pouco pelas ilhas, com paradas diversas. Ele sai de outro terminal e é bem mais carinho.

Vista do ferry para Suomenlinna

Você também pode conhecer Suomenlinna numa visita guiada, incluindo vários pontos turísticos de Helsinque. Clique aqui para ver preço e itinerário.

Quanto Custa Conhecer Suomenlinna

Caso você ainda não tenha o cartão de transporte de Helsinki, é necessário comprar o bilhete nas máquinas no terminal do ferry mesmo.

A boa notícia é que existe um bilhete especial para o turista nesse caso: é o “Suomenlina 12h”, que inclui ida e volta por doze horas após o momento da compra. Esse custa 5 euros. E 12h são mais que suficiente para ir, conhecer a ilha e voltar.

Day ticket para Suomenlinna

O sistema é igual ao transporte urbano: você entra e espera o fiscal validar o seu bilhete. Às vezes ele não vem, mas a multa por não ter um bilhete é de 80 euros. Melhor pagar os 5 mesmo.

O Que Fazer em Suomenlinna

Nós levamos menos de duas horas para rodar as duas ilhas principais de Suomenlinna, parando para olhar a paisagem, tirar fotos e para ficar olhando os bichinhos.

A principal atração de Suomenlinna é simplesmente andar. O lugar todo é muito tranquilo, com os locais (que não são muitos) vivendo suas vidas normais.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Recomenda-se seguir a rota turística azul. Os moradores preferem que os turistas não se acerquem demais das suas casas. O que faz bastante sentido, já que é um lugar bem turístico. Então essa rota azul passa por todos os pontos de interesse, evitando as ruas residenciais.

Dentro do ferry mesmo já dá pra pegar de graça o mapa de Suomenlinna, em inglês ou finlandês.

Centro de informações turísticas de Suomenlinna

A trilha começa passando por um arco e passa pela igreja de Suomenlinna. A caminhada continua bonita. Tem parquinho pra um lado, um museu de guerra pro outro.

Daí a rota chega à ponte entre as duas ilhas. Essa segunda ilha que é mais interessante, pois todas as construções, canhões, visuais exuberantes e até uma praia estão concentrados aí.

Ponte entre as ilhas de Suomenlinna

Algo novo em nossas andanças que vimos por aqui foi um estaleiro seco para barcos. Funciona num sistema de barragem para retirar a água e manter os navios prontos para consertos e reformas. Chama-se Viaporin Telakka, ou Dry Dock, em inglês.

Outro lugar bem bonito é o Piperin Puisto. Uma casa solitária num terrenão verde, com um laguinho ao lado. Ótimo pra se perder por ali caminhando e deixando a mente voar em paz.

Piperin puisto

Ah, na trilha tem vários banheiros. A água da Finlândia é uma das melhores do mundo e pode tomar da torneira mesmo.

E, na parte final da trilha, ficam as duas atrações mais legais: o Kustaanmiekka e o King´s Gate.

Kustaanmiekka é um conjunto de bancos de areia onde foram construídos galpões para artilharia. Mais parecem várias casinhas de hobbit juntas. Charmosinho demais.

Kustaanmiekka

Pra compor mais o cenário, além do visual maravilhoso das ilhas ao redor, do horizonte e da própria cidade de Helsinki, ainda tem coelhos, patos e outras aves bonitas pra todo lado.

Coelho selvagem em Suomenlinna

Já o King´s Gate é o portão de entrada na fortaleza. Uma construção que remonta um pouco à Idade Média e filmes do Senhor dos Anéis, porém em escala menor.

King’s gate

Há alguns museus espalhados pelas duas ilhas. O horário de funcionamento de cada um varia muito. Nessa página aqui é possível ver horários e eventos em cada dia específico.

Quando vimos essa página, ficamos com receio de a “fortaleza” fechar em alguma hora do dia. Mas a verdade é que as ruínas da fortaleza e todos esses lugares que listamos aí estão sempre aberto para visita, independente de horário.

Passeio de Um Dia Para Tallinn – Estônia

A capital da Estônia é uma belíssima cidade chamada Tallinn e fica a apenas duas horas de ferry desde Helsinki. Muita gente vai e volta no mesmo dia, o que dá tempo suficiente de conhecer o centrinho da cidade.

Tallinn

A Old Town de Tallinn é uma das mais bem preservadas da Europa e faz parte da lista de patrimônios históricos da UNESCO.

Na Old Town de Tallinn também há dois mirantes, um pertinho do outro, que são imperdíveis para ter uma vista incrível da cidade:

Kohtuotsa Viewing platform

E a muralha da Old Town de Tallinn também não pode passar em branco na sua viagem. Ela é super bem preservada e tem alguns pontos interessantes:

Você pode visitar Tallinn por conta própria ou participar de uma excursão guiada – clique aqui para ver preços e itinerário, podendo reservar on line e pagar em reais.

Outros Lugares Para Conhecer a Partir de Helsinki

Melhores Bares de Helsinki

Sim, fomos loucos o suficiente para gastar dinheiro em bares na Finlândia. O resultado: uma fatura de cartão que foi paga com muito suor e dificuldade. Mas tudo deu certo.

E deu tanto certo que vamos até indicar alguns bons bares que conhecemos lá em Helsinki.

Wall Street Bar

Fica na ruazinha de pedestres Ateneuminkuja e nos chamou a atenção porque tinham vários coroas tocando violão. Volta e meia eles se reúnem nesse bar, que é muito pequeno e mal tem espaço pra vê-los tocando.

Não é um show nem nada, só um grupo de coroas que curtem fazer um som. Mas fica gostosinho e animado por lá.

Os preços são bons para o centro, porém ainda bem caros. Uma cerveja custa por volta de 6 euros.

Shot Bar

Na continuação da Ateneuminkuja fica a Yliopistonkatu, onde está o Shot Bar. Ótimo bar, com boas promoções de shot. Por isso, termina atraindo a galera mais jovem, que passa por ali para se embebedar antes de ir pra onde quer que eles estejam indo.

O bar é todo decorado com quadros engraçados. Alguns são de gosto duvidoso, mas você vai ficar bêbado lá dentro mesmo e isso vai se tornar assunto pra mais papo.

No dia que fomos, tinha um pessoal fantasiado de panda, unicórnio e outros bichos fofos. Todos já loucos, claro. O preço é normal pro centro e tem cerveja e cidra além dos shots.

Kallio

Essa é a zona pra onde as pessoas que querem “economizar” dinheiro vão (se é que isso é possível em Helsinki). Um pouco mais barata do que o centro da cidade, os principais bares estão na Vaasankatu.

Não são muitos bares e a zona boêmia da Finlândia não se compara à Rua Augusta ou à Lapa. Mas é curioso ver como os finlandeses, que tem fama de pessoas caladas e de pouca emoção, se comportam quando estão bêbados.

Aliás, o que finlandês gosta muito é de beber.

Nós fomos no bar Kallion B12 e foi bem divertido, com muitos bêbados vindo puxar papo com a gente, numa mistura de finlandês com inglês.

Outro que nos agradou um bocado, fora desta zona, foi o Pub Porthan. Um bar mais com cara de bar mesmo, bem rústico e simples. Preços bons para a Finlândia.

Dica pra não ficar muito louco (se seu dinheiro permitir, claro): leve uma garrafinha de água sempre consigo. Dá pra encher em qualquer banheiro de bar, porque a água é mega limpa.

Seguro Viagem Para a Europa

Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. A maior parte deles fica na Europa e é signatária do Tratado de Schengen.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A FINLÂNDIA

Leia mais sobre a capital sueca no blog Viaje Leve: O Que Fazer em Estocolmo – Suécia

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile