O Que Visitar em Buenos Aires | Mochilão Argentina

O Que visitar em Buenos Aires

Imensa, gigante, louca e linda. Buenos Aires assusta o viajante que venha de qualquer lado, porque é extremamente maior do que as cidades da vizinhança, e quando se trata de o que visitar em Buenos Aires, a lista é interminável. Como vínhamos do Uruguai, o susto foi imenso, porque fazia tempo que não tínhamos contato com o caos urbano.

A cidade é tão grande que é dividida em Buenos Aires e Capital Federal. O limite é imperceptível, mas o fato é que fica-se quase uma hora dentro do ônibus e nada da capital acabar.

Além de que parece que o centro da capital se estende infinitamente. Andamos 5km e nada dos prédios altos (e bonitos) acabarem. Aliás, vê-se muito pouco o sol na cidade por conta dos prédios colados uns aos outros.

Confira nosso vídeo no Youtube contando tudo sobre essa viagem, inclusive as histórias mais engraçadas (e vergonhosas) que a gente não tem coragem de colocar aqui no blog:

O que Visitar em Buenos Aires

Dá pra escrever um livro sobre o que visitar em Buenos Aires. A cidade tem de tudo e mais um pouco pra fazer. Além do óbvio, que é andar pelo centro, ver a Casa Rosada e a estátua da Mafalda, visitamos muitas feiras de rua e reunimos as dicas aqui.

Feira de San Telmo

A mais tradicional de todas da Argentina, se estende por um zilhão de quadras e fica lotada de gente. Aí dá pra encontrar de tudo, e o melhor é que os argentinos são muito criativos quando o assunto é “tudo”.

As barracas, ao contrário da maioria das feiras por aí, nunca se repetem. Cada passo dá-se de cara com uma arte nova. Além de tango e música típica tocando por todo lado ao vivo. É todo domingo, e começa bem pertinho da Casa Rosada.

Nós falamos muito de feiras nessa seção “o que visitar em Buenos Aires”, porque nem todo blog de viagem dá muita ênfase para elas. Continue lendo para chegar até as atrações imperdíveis da cidade.

Feira de Mataderos

Maravilhosa também. Onde os produtores do interior vão pra vender o que foi feito nas suas fazendas. Queijo, doce de leite, mel, salame, tudo do melhor. Aí também tem uma variedade grande de comidas típicas prontas, como o nacatamal, o locro, muitos alfajores, cozinha paraguaia, e muito mais.

Além de contar com um palcão central onde rola dança, música e tudo o mais. E lá no cantinho tem umas 3 ou 4 barraquinhas vendendo cerveja artesanal a um preço justo.

o que visitar em buenos aires
Tomando uma IPA na Feria de Mataderos

Rola todo domingo, e pra chegar tem que pegar ônibus e ficar muito tempo dentro dele. Do Retiro tem a linha de ônibus número 91 indo pra lá. Mais informações aqui. Um táxi do centro até lá dá na faixa de uns 300 pesos.

Cotação (janeiro/2022): 10 pesos argentinos = R$ 0,55

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Feira de Palermo

Essa ocorre aos sábados e é menorzinha que as outras. O bom é que tem vários bares legais ao redor, com promoções de chope, e que o bairro em si é muito charmoso e um pouco diferente do “normal” em Buenos Aires. Pra chegar lá, descer na estação de metrô Plaza Italia e caminhar umas 10 quadras.

Puerto Maderos

Quando se fala em o que visitar em Buenos Aires nem sempre Puerto Maderos aparece. É a parte “moderna” de Buenos Aires. Aí tem uns ótimos restaurantes (caros), um caminho beirando o canal e a vista pros arranha-céus ultra-modernosos. Não fica muito longe do centro, dá pra ir caminhando numa boa.

o que visitar em buenos aires
Puerto Maderos, Buenos Aires. Fonte: https://bit.ly/2Rlbj58

Bairro da Boca / Caminito

Onde fica o estádio do Boca Juniors e o Caminito. Um bairro mais “real” de Buenos Aires, com bares simples, restaurantes fazendo churrascão, casas coloridas de estrutura mais simples. Um dos lugares mais bacanas pra se comer e beber na cidade.

Dá pra ir a pé do centro, passando por diversos bairros e praças interessantes, mas não é pertinho não. Ao contrário do que dizem pra turistas, o trajeto e o bairro não são perigosos. Sugestão: vá renovando a latinha de cerveja pelo caminho que torna o percurso ainda mais bonito.

camiñito buenos aires o que visitar em buenos aires
Camiñito, Buenos Aires. Fonte: https://bit.ly/2PXLxDu

Livraria El Ateneo

Pra quem ama livros, a livraria El Ateneo é um prato cheio. Além da arquitetura incrível do prédio, que já foi um teatro no passado, as centenas de livros disponíveis são uma tentação. Cuidado pra não ultrapassar o limite de bagagem comprando todos os livros!

livraria em buenos aires O Que visitar em Buenos Aires
Livraria El Ateneo

Leia mais no blog Let’s Fly Away: El Ateneo – Uma Livraria CLássica na Cidade

Milongas

O lugar onde o povo que não é rico e chique vai pra dançar tango. Na verdade, a milonga é um ritmo levemente mais animado que o tango. Não é um samba nem um baile funk, mas vale muito a pena pra ver o povo dançando bonito. Existem as que o povo vai mais pra se exibir e outras onde qualquer um dança, num clima mais bagaceira. Fomos a uma dessas que se chama Catedral, e amamos.

Como se Locomover por Buenos Aires

Dica principal: todo o sistema de transporte público só funciona com o cartão SUBE (em torno de uns 30 pesos pra se comprar). Chegando na cidade, encontre um “kiosko” ou “quinuela” para comprar um e fazer carga.

O sistema de ônibus é bem bom, mas carece de informação (o Google Maps funciona bastante bem aí). O metrô é um dos mais antigos do mundo, por isso bem estúpido o sistema e pouco funcional. Mas é barato demais, então vale a pena caso exista uma estação no lugar pra onde se vai.

Cuidado: em cada lado da rua é a entrada para a estação naquele sentido. Ou seja: deve-se olhar bem antes de descer a escada pra conferir se a direção que se quer ir é ali mesmo. Caso contrário, tem que pagar outra passagem. Nas estações de metrô é possível pagar a passagem em dinheiro, mas paga-se também pelo cartão SUBE.

O táxi é muito barato na cidade, por isso é bom considerar pegá-lo vez ou outra.

Como Chegar em Buenos Aires

Buenos Aires é uma megalópole bem conectada com todos os países do nosso continente e de outros também. Dois aeroportos, dois portos de conexão com o Uruguai, a estação central de trem da Argentina e um terminal de ônibus (Estação Retiro) com saída pra todos os cantos do país e dos vizinhos também.

Pra viajantes, o meio mais comum é chegar de barco de Montevideo ou Colonia del Sacramento, ou vir de ônibus de alguma cidade argentina. Chegando de barco, tomar cuidado, pois o porto da Colonia Express é num lugar escondido, perigoso e distante do centro da cidade, sem casa de câmbio, e deve-se caminhar 4 quadras para chegar no ponto de ônibus e no ponto de venda do cartão SUBE mais próximos. Já o terminal de ônibus é integrado com o metrô e com a estação de trem.

estátua da mafalda O Que visitar em Buenos Aires
Mafaldinha

Onde Ficar em Buenos Aires

Os melhores bairros para se hospedar em Buenos Aires são Recoleta, Microcentro e Palermo. Independente da sua preferência de o que visitar em Buenos Aires, ficar fora dessas áreas não faz muito sentido.

A melhor maneira de encontrar hospedagem em cidades grandes e cheias, como é o caso de Buenos Aires, é o booking.com. Além de poder filtrar por preço e localização, fique de olho nas promoções de última hora!

Algumas das opções econômicas com melhores avaliações são:

Seguro Viagem Para a América do Sul

É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:

  1. Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
  2. Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Lembrando que tem como contratar um seguro com cobertura COVID-19, já que muitos países estão exigindo esse requisito.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Bares e Restaurantes em Buenos Aires

Os restaurantes são relativamente caros, mas é possível encontrar alguns com preço razoável. Escolher um bom restaurante em Buenos Aires deveria fazer parte da lista “o que visitar em Buenos Aires”, porque a comida é muito boa, e comer um bom churrasco argentino é algo especial. Temos um post só sobre comidas e bebidas típicas da Argentina, clique aqui para conferir.

O melhor e mais econômico que experimentamos foi o El Salteño, no bairro Almagro. Era um lugar bem simples, mas com carne maravilhosa com preço justíssimo.

Fomos a um restaurante mais gourmet no centro da cidade chamado Dadá que era divino também, porém mais carinho. É bom tirar pelo menos um dia pra destruir o orçamento e comer uma carne de qualidade, que aliás é o que mais tem em Buenos Aires.

Considere também ficar em um lugar com cozinha, pois nos mercados há muita carne boa num preço justo que nem um mal cozinheiro conseguiria estragar. Nós tomamos litros de vinho, comemos muitas carnes, queijos, doce de leite até no café da manhã e nos acabamos de beber quilmes.

A bebida em bar é bem cara, mas é possível encontrar bons preços nos kioskos (que são mercadinhos espalhados por todo canto), se a opção for beber na rua, ou tem as calles Humahuaca e Guardia Vieja, perto do Abasto Shopping, que é onde o povo fica até dar a hora de ir pra noite de fato (o que só ocorre lá pra 1h ou 2h). Aí pareceu ser o lugar mais jovem e alternativo da cidade.

Fomos também a uma milonga chamada Catedral próxima a essa rua dos bares. Barata, simples, com tragos a bom preço, e dá pra curtir o povo dançando algo parecido com tango.

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A ARGENTINA

Confira também esse post do blog Expedições em Família: Buenos Aires – Filmes para viajar pela capital portenha

Leia as dicas do blog Let’s Fly Away: Cuidado em Buenos Aires Para Não Estragar Sua Viagem

barco colônia buenos aires, buenos aires, camiñito, capital, feira de mataderos, feira de palermo, feira de san telmo, milonga buenos aires, mochilão américa do sul, mochilão argentina, ônibus buenos aires, puerto maderos, caminito,

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

6 comentários em “O Que Visitar em Buenos Aires | Mochilão Argentina”

  1. Adorei seu post sobre Buenos Aires, já fomos 2 vezes e esse é aquele destino apra se fazer mesmo muitas vezes, sempre terá algo novo para ver.

  2. Que legal esse post e que máximo visitar Buenos Aires em uma volta ao mundo. Realmente a cidade merece! Eu simplesmente amei Buenos Aires.

  3. Pingback: O que fazer: Mendoza? 7 vinícolas imperdíveis - Travel Tips Brasil

  4. Ótimas dicas de lugares legais para visitar em Buenos Aires! Tem anos que eu estive nessa cidade, mas lembro que fiquei encantada com a Ateneu. As feirinhas também são muito boas né?

  5. Pingback: Buenos Aires, a capital da Carne excelente e do Tango | TurMundial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share