Brasov foi nossa cidade favorita na Romênia. O clima de cidade pequena e medieval, rodeada de natureza, faz com que Brasov seja uma cidade extremamente agradável e encantadora.
Se você ainda não leu, confira também:
Não deixe de conferir nosso vídeo no Youtube, onde falamos sobre nossa viagem pela Romênia e muitas curiosidades sobre o país:
Brasov é uma cidade na Romênia que não tem nada de absolutamente fantástico, e é justamente isso que a torna tão especial. Ela é toda bonitinha e agradável! E qualquer caminhada sem rumo vai te render lindas fotos, topando sem querer com os pontos turísticos. Vamos a eles!
Índice
O que Fazer em Brasov – Romênia
Ver a cidade de cima e de baixo, se deliciar com os restaurantes e andar sem rumo. Mesmo se você tiver só um dia por lá, dá pra passar por todos os locais interessantes.
Catedral Negra
Essa catedral imensa fica bem no meio do Centro Histórico de Brasov.
Ela é chamada de Catedral Negra devido a um incêndio ocorrido séculos atrás, que deixou suas paredes escurecidas.
A igreja não chega a ser negra de fato, mas realmente tem lá um pouco de escuridão e manchas.
Praça Central
Passe por lá pra ver o movimento dos romenos e dos turistas. Se for verão, provavelmente terá um palco montado e algum festival acontecendo, nem que seja um grupinho tocando música local.
Rua de Pedestres (Strada Republicii)
A rua mais movimentada de Brasov. Boa parte das ruas adjacentes também são exclusivas para tráfego de pedestres.
Em toda essa região, os restaurantes espalham mesinhas e servem desde comidas típicas mais refinadas, como no restaurante La Ceaun, às melhores cervejas romenas, como no Seven Pots, ou só uma fatia de pizza ou um hambúrguer do Mc Donald’s mesmo.
Rua do Canal (Strada După Ziduri)
Ponto de partida para chegar às Torres Negra e Branca.
Essa rua por si só já rende uma caminhada muito agradável, beirando um canal e passando por baixo de arcos de pedra.
Torre Negra (Turnul Negru) e Torre Branca (Turnul Alb)
Duas torres localizadas próximas uma da outra, nas encostas de um morro. A dica é visitar uma delas e depois seguir uma trilha (bem marcada) até a segunda, ao invés de voltar para a rua do canal e ter que enfrentar a subida de novo.
Das duas dá pra ter uma vista excelente do Centro Histórico todo, e do morro do lado oposto, com o letreiro BRASOV no alto.
A Rua Mais Estreita da Europa (Strada Sforii)
Na real, é só um beco qualquer. Chegamos lá e vimos a plaquinha, e só depois soubemos que era um ponto turístico.
Morro Tâmpa (Teleférico ou Trilha)
Uma das primeiras coisas que se nota ao chegar no Centro Histórico de Brasov é esse morro abraçando a região.
Para alcançar seu topo é possível pegar um teleférico ou subir por uma trilha/estradinha (uma hora subindo, mais ou menos). Vai da disposição de cada um.
Poiana Brasov
Região montanhosa próxima de Brasov, famosa por ser uma estação de esqui muito movimentada e com muitas descidas, para todos os níveis.
Como visitamos a cidade no auge do verão, nem pensamos em ir pra lá.
Passeio Para Ver Ursos Pardos
Vimos esse anúncio no hostel e ficamos um pouco céticos, mas depois de conversas com umas pessoas, soubemos que o passeio é de fato legal.
Um carro te leva até uma zona protegida e lá é possível avistar os ursos na natureza, não em jaulas e nem dopados.
Como Chegar em Brasov – Romênia
De trem é a opção mais fácil, rápida e frequente. Pareceu ser a mais barata também. Nós viemos de Busteni e a viagem demorou 1h. De Bucareste dá pra pegar o trem rápido e chegar em cerca de 2h30. Tem um parador que demora umas 5 horas, e que é a opção mais barata de todas.
É importante atentar que Brasov tem duas estações, sendo uma nacional (trem e ônibus) e outra internacional.
A nacional é a estação central da cidade e tem todo tipo de estrutura, como caixas eletrônicos e casas de câmbio, restaurantes e tudo mais.
A internacional fica mais afastada (tem que pegar um ônibus desde a estação central pra chegar lá) e não tem estrutura nenhuma.
Pra vocês terem uma ideia, estávamos na rodoviária internacional e precisávamos imprimir nosso visto para a Moldávia, e tinha nada em volta. Tivemos que contar com a bondade do tiozinho de um posto de gasolina, que deixou a gente fazer isso no escritório dele. Trocar ou sacar dinheiro também nem pensar.
Nós fomos à estação internacional para pegar o ônibus até Chisinau, e o pior foi que íamos chegar lá só a noite, com medo de não ter onde trocar dinheiro. Pra chegar a Chisinau custou 70 lei de ônibus, demorou 9h.
Leia mais sobre a Moldávia:
Onde se Hospedar em Brasov – Romênia
A melhor localização é o mais próximo possível da praça central. Pra quem viaja economizando ao máximo, como nós, há ótimos hostels em Brasov: Boemia Hostel e Bed Stage são os melhores.
Pra quem prefere a privacidade de um hotel ou pousada, há opções para todos os bolsos. Todas bem localizadas e com nota alta de avaliação dos hóspedes anteriores:
- Drachenhaus Urban Village ($$)
- Residence Hirscher ($$$)
- Arce Boutique Hotel ($$$$)
- Casa Gotica ($$$$$)
Seguro Viagem Para a Europa
Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. Embora raramente esse documento seja solicitado na fronteira, é altamente recomendável contratar um seguro para alguns países da Europa.
A dificuldade de comunicação com as pessoas é considerável, então imagine o desespero em caso de emergência médica. Com o seguro a comunicação fica muito mais fácil.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.
O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A ROMÊNIA
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Amo cidadezinhas como Brasov, que a gente não espera muito e acaba se surpreendendo!
Adorei está dicas de viagem a Brasov. Confesso que a Romênia não estava nos meus planos, mas adorei conhecer mais e deu vontade viajar pra lá.
Nunca tinha ouvido falar de Brasov, mas é bem linda mesmo. É que a Romênia não é um lugar tão famoso assim pra viajar.
Mas Brasov é muito encantadora mesmo. Que fofura de cidade. A Catedral Negra e a Praça Central são lindas. Dicas super anotadas para quando eu visitar a Romênia
A Romênia tem sido cada vez mais procurada para turismo, mas apesar do desejo de conhecer, a gente sempre se pega perguntando: o que fazer por lá, né? Gostei das dicas para Brasov.