Já imaginou conhecer o Rio Tietê limpo, com praia e tudo, e ainda de quebra navegar por ele, com direito a passeio de barco subindo e descendo por uma eclusa? Foi isso e muito mais coisas legais para fazer que encontramos em Barra Bonita, no interior de São Paulo. Uma cidadezinha cheia de charme e contato com a natureza.
Barra Bonita é uma das 70 cidades do Estado de São Paulo que possuem o status de Estância Turística, assim como Igaraçu do Tietê, a cidade logo ali do outro lado do Rio Tietê.
Em dezembro de 2020 nós iniciamos uma longa viagem de carro pelo interior de São Paulo e visitamos muitas cidades interessantes na região. Leia mais sobre algumas delas:
E não deixe de ler também:
- Circuito das Águas Paulista: 9 Cidades Para um Roteiro Perfeito!
- 8 Campings INCRÍVEIS no Interior do Estado de São Paulo
- 11 Cidades Fora do Óbvio Para Turismo no Interior de São Paulo
Índice
Barra Bonita – SP: Onde Fica e Como Chegar
Para quem viaja de ônibus, tanto de São Paulo quanto de Campinas, é preciso viajar até Piracicaba e de lá pegar um ônibus com destino a Barra Bonita.
Para consultar passagens, tempo de viagem e preços clique aqui.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Onde se Hospedar em Barra Bonita – SP
Barra Bonita é uma cidade bem pequena e não tem muitas opções de hospedagem.
Para reservar on line com segurança nós encontramos esses hotéis e pousadas bem legais e super bem avaliados:
Hotel-Barco em Barra Bonita
Que tal se hospedar em um barco com piscina no Rio Tietê em Barra Bonita? Sim, você leu certo! Essa é a proposta do Tapri Hotel Flutuante – com piscina e tudo!
Resort em Barra Bonita
Se você busca um local para relaxar completamente em sua viagem a Barra Bonita, dê uma olhada no Hotel Estância Barra Bonita e no Panorama Park Hotel, pois um deles pode ser o local perfeito para você.
Hotel Barato em Barra Bonita
Se você está procurando um lugar para dormir que seja confortável e arrumadinho, mas também simples e barato, aqui estão os hotéis mais econômicos que encontramos em Barra Bonita:
- Hotel Turi, perto das atrações turísticas, com café da manhã e quartos amplos com frigobar.
- Hotel Príncipe, muito elogiado pela limpeza dos quartos e pelo café da manhã bem servido.
Camping em Barra Bonita – SP
Em Barra Bonita optamos por ficar no Camping Barra Bonita devido às ótimas avaliações que lemos na internet a respeito do local.
O Camping Barra Bonita é pequeno em comparação com outros campings que conhecemos pelo interior de São Paulo, mas isso torna o local aconchegante e mais fácil de manter organizado.
Para saber preços e nossa avaliação completa do camping, com muitas fotos, leia nosso post:
Passeio de Barco em Barra Bonita e Eclusa da Hidrelétrica no Rio Tietê
Eu já sabia que o Rio Tietê tinha trechos limpos fora da cidade de São Paulo, mas não imaginava que ele fosse tão lindo e com um volume tão grande de água! Ele é o maior do Estado de São Paulo e uma das mais importantes rotas fluviais do Brasil, formando com o Rio Paraná um caminho de acesso também para fora do país.
Sem dúvidas ele é a maior atração de Barra Bonita, e é imperdível fazer um passeio de barco passando pela eclusa da hidrelétrica próxima da cidade.
Nós pagamos R$50 por pessoa para fazer o passeio até a represa que fica logo acima da hidrelétrica. Viajamos no início de 2020 e, devido à pandemia, o tradicional almoço que é servido durante o passeio não estava disponível.
Mesmo assim curtimos demais o passeio. Um funcionário do navio passou muitas informações interessantes sobre o rio e a eclusa, que é o ponto alto do dia. Mas o que é uma eclusa? É uma estrutura usada para içar o navio de um nível do rio para outro nível. Como se fosse um elevador de navios.
Nunca tínhamos passado por uma eclusa e foi muito interessante ver a velocidade com que nosso barco subiu até o outro lado do rio:
Além desse passeio, também curtimos bastante a cidade de Barra Bonita e sua vizinha, Igaraçu do Tietê, que fica logo do outro lado do rio.
O Que Fazer em Barra Bonita – SP
Barra Bonita é uma cidadezinha com aquele clima gostoso do interior, cheia de pássaros cantando e um ventinho bom vindo do Rio Tietê – que aqui é limpinho, como eu já disse!
Em um ou dois dias dá para conhecer tudo em Barra Bonita e Igaraçu do Tietê e fazer o passeio de barco. Esse foram os pontos que visitamos na cidade:
Portal Clemente Ricci
É o portal de entrada da cidade, para quem chega vindo de Jaú. Vale a pena dar uma paradinha para tirar fotos.
Ponte Campos Salles
A Ponte Campo Salles é um dos cartões postais da cidade. Ela foi construída em 1915, toda em metal, para ligar Barra Bonita a Igaraçu do Tietê.
No centro da ponte foi montada uma estrutura para permitir sua abertura e dar passagem aos barcos.
Hoje essa estrutura não é mais utilizada, visto que foi construído um canal em paralelo com uma ponte bem mais alta, por onde qualquer embarcação que navega pelo Rio Tietê consegue passar sem problemas e sem precisar abrir ponte nenhuma.
Memorial Rio Tietê
Uma das principais atrações de Barra Bonita para quem gosta de história e curiosidades, esse espaço construído em 2000 conta tudo sobre o uso do Rio Tietê para navegação fluvial e integração de pontos distantes do Brasil.
Paróquia São José
Como toda cidade do interior, Barra Bonita também conta com uma igreja bem charmosa, numa pracinha no centro da cidade. É a Paróquia São José, que tem pintura em amarelo e roxo e é rodeada de palmeiras.
Praça do Artesanato e Praça dos Namorados
Duas praças bem arborizadas, uma delas tomada por barraquinhas de vendedores locais de artesanato, roupas e comidinhas, e a outra com muitas flores.
Ali pertinho das praças fica também o Museu Histórico Municipal, uma construção bastante bonita e bem preservada em meio a uma praça ampla e com um mirante imitando um deck de navio.
Mini Cidade e Teleférico
A Mini Cidade e o Teleférico de Barra Bonita são o local perfeito para quem viaja com crianças. O teleférico é bem pequeno e tem um trajeto curtinho, passando por cima do parque apenas.
A Mini Cidade contém uma miniatura da paróquia da cidade, além de muitos brinquedos e trailers de comida. Ali também tem um lago artificial com pedalinho e alguns chafarizes. É um lugar bem gostoso para caminhar no começo da noite.
O Que Fazer em Igaraçu do Tietê
Como Barra Bonita não tem praias de fato para se banhar no Rio Tietê, a pedida é dar um pulo na vizinha Igaraçu do Tietê, onde tem também quiosques que vendem porções de peixe e uma cervejinha para curtir o dia.
Nós comemos uma porção de Perna de Moça e estava divino, com um monte de molho gostoso.
Prainha Maria do Carmo
Ficamos surpresos de verdade com essa prainha em Igaraçu do Tietê. No dia que fomos não tinha quase ninguém na água porque estava nublado e friozinho, mas aparentemente nos dias de sol fica bem cheio por lá.
Foi lá perto da prainha que tivemos a melhor vista da hidrelétrica:
Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Ao lado da prainha fica uma espécie de gruta com uma corredeira dentro, bem bonitinha. Pelo caminho há umas preces para Nossa Senhora de Lourdes, mas não há estátuas dela no local (pelo menos não conseguimos encontrar).
Praça da Paróquia
Nós passamos pelo centro de Igaraçu do Tietê e não achamos a cidade tão bonitinha quanto Barra Bonita, mas a igreja matriz tem uma arquitetura bem interessante que nos chamou a atenção, com esses arcos e uma cor diferente:
Vídeos de Barra Bonita – SP
Em nossa viagem por Barra Bonita nós fizemos 2 vídeos para o Youtube:
- O primeiro mostrando as cidades de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê, e contando sobre a tempestade que enfrentamos na qual quase perdemos tudo que carregamos nessa viagem:
- O segundo mostrando o passeio de barco pelo Rio Tietê e explicando como funciona a eclusa e o nível de limpeza do rio depois que ele passa pela cidade de São Paulo:
CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Jamais imaginarei tomar banho no Rio Tietê, muito menos sobre praias às margens de cidades. Pelo que vi aqui, Barra Bonita é um destino bastante interessante para se conhecer no interior de SP, além da proximidade dessas praias inusitadas, ainda tem uma hidrelétrica e uma mini cidade pra chamar de sua.
É mesmo difícil imaginar um banho no Tietê né? Eu mesma fiquei com receio, mas a água é muito limpa e as prainhas são um charme em Barra Bonita!
Estive em Barra Bonita há alguns anos e só fiz o passeio de barco – incrível, por sinal. Não imaginava que havia uma praia do outro lado do rio! Bem que o rio Tietê poderia ser limpo e bonito assim em todas as cidades por onde passa, não? Difícil acreditar que aquele rio fedido da marginal em SP é esse mesmo de Barra Bonita…
Pois é, o Rio Tietê é muito lindo e agradável no interior, principalmente em Barra Bonita, mas acho que na capital não tem mais salvação não
Que lugar encantador, tenho um amigo que já morou ai e vive me convidando. Logo que estiver vacinada, irei marcar essa viagem em Barra Bonita. Obg pelas dicas e forte abraço.
Ahh, aproveite muito! Barra Bonita é uma lindeza mesmo!
Eu não tinha ideia do que fazer em Barra Bonita, porque eu nunca tinha ouvido falar nesse lugar e fiquei bem pressionada. Como esse país sempre nos surpreende.
Obrigada por compartilhar
beijos
Oie! Que bom que você curtiu nossas dicas do que fazer em Barra Bonita! Realmente o Brasil tem uns lugares bem escondidinhos que surpreendem rsrs
Parabéns pelo seu post super completo sobre p que fazer em Barra Bonita. Passar no meio da eclusa não dá medo?
Eu fiquei com um pouquinho de claustrofobia na eclusa, mas nada demais rsrs
Muito bom saber que há trechos limpos do Rio Tietê. Também achei bem interessante as dicas do que fazer em Barra Bonita.
Oi Sabrina, que bom que você gostou de nossas dicas de Barra Bonita. É uma cidade muito linda, e com certeza o Tietê limpo é a principal atração