Moldávia? Oi? E isso é um país, é? Se você realmente não sabe onde fica a Moldávia, não se preocupe. Estivemos lá e vamos contar tudo aqui nesse post sobre nossa viagem e o que achamos do turismo na Moldávia.
Índice
- Moldávia: Curiosidades
- Qual a Moeda Usada na Moldávia?
- Idioma Falado na Moldávia
- Precisa de Visto Para a Moldávia?
- Melhor Época Para Visitar a Moldávia
- Turismo na Moldávia: O Que Fazer
- Como Chegar na Moldávia
- Hospedagem na Moldávia
- Como se Locomover na Moldávia
- Seguro Viagem Para a Europa
- O que Faríamos Diferente na Viagem à Moldávia
Moldávia: Curiosidades
Existe um jogo de tabuleiro britânico chamado “Where is Moldova?” (Onde fica a Moldávia?), baseado em perguntas e respostas sobre países, com o objetivo de coletar mais territórios possíveis. Óbvio que o foco são os países mais bizarros, e a Moldávia ganhou a honra de estar no título do joguinho.
Além de ser um país pouco conhecido e lembrado para turismo, a Moldávia é um dos lugares mais baratos para se conhecer na Europa – e também um dos mais pobres.
Apesar de ter belezas naturais e cidades interessantes, a Moldávia sofre com questões políticas complicadas, como é o caso de zonas separatistas.
São muitas as curiosidades sobre a Moldávia, mas no fim das contas é fato que foi uma experiência muito boa e enriquecedora conhecer esse país a turismo!
Não deixe de assistir nosso vídeo no Youtube no qual contamos tudo sobre a Moldávia e nossa viagem por lá. Clique aqui para abrir no Youtube.
Após essas curiosidades, voltamos à nossa programação normal pra falar mais sobre como e o turismo na Moldávia.
Qual a Moeda Usada na Moldávia?
A moeda usada na Moldávia é o leu moldavo (MDL). Não confundir com o leu romeno (RON), que possui cotação completamente diferente.
Cotação leu moldavo (janeiro/2022): 10 MDL = R$3,20
O máximo para saque é 3.000MDL e caixas eletrônicos cobram tarifa proporcional ao valor sacado.
Casas de câmbio tem presença forte em Chisinau, na capital, principalmente na Strada Sthepan cel Mare. Levar dinheiro estrangeiro é bem conveniente, pois, com tanta casa de câmbio, a cotação termina ficando muito próxima à oficial.
Euro, dólar, leu romeno e moeda ucraniana são aceitas em todas as casas.
Idioma Falado na Moldávia
Oficialmente se fala tanto o romeno quanto o russo na Moldávia. Enquanto o romeno é legível para nós, pois usa o alfabeto latino, o russo é escrito em cirílico e é preciso conhecer esse alfabeto para poder ler alguma coisa.
Nós já escrevemos um guia de como ler o cirílico (fácil e rápido) aqui no blog e achamos que vale a pena aprender algumas palavrinhas, já que quase ninguém fala inglês por lá.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Precisa de Visto Para a Moldávia?
Atualização: temos um post especificamente sobre como foi nosso processo de obtenção do visto em 2017, e novidades sobre a necessidade ou não de visto para brasileiros. Clique aqui para acessá-lo.
Melhor Época Para Visitar a Moldávia
Pra um clima de União Soviética, ir no inverno é uma boa pedida. Neve, frio e clima de ex-república soviética sempre é uma boa combinação. Temperaturas negativas, mas não um frio de rachar.
Já o verão (quando nós viajamos) é quente de verdade, com um sol poderoso que não te deixa sair da sombra.
Turismo na Moldávia: O Que Fazer
O principal lugar para conhecer na Moldávia é sem dúvida alguma sua capital, Chisinau (pronuncia-se Quichinau).
De lá dá pra fazer viagens de um dia para todos os pontos interessantes do país, motivo pelo qual Chisinau é a única cidade onde você precisa se hospedar no país.
Os principais pontos turísticos da Moldávia são:
- Old Orhei – um complexo arqueológico e eclesiástico, rodeado por natureza linda.
- Cricova – a maior adega do mundo, com 1,5 milhões de garrafas.
- Soroca – a capital dos ciganos na Europa, com suas exóticas mansões.
- Tiraspol – capital da Transnítria, região separatista e república autoproclamada.
- Capriana Monastery – um dos monastérios mais antigos do país.
- Curchi Monastery – monumento de importante valor arquitetônico.
- Codrii Natural Reserve – região de florestas para quem ama a natureza.
Como Chegar na Moldávia
Tem gente que voa pra Chisinau, uma capital não tão bem conectada com a Europa, mas possível de se encontrar alguns voos.
O meio mais comum é de ônibus/van (chamados de muitos nomes, como Marshrutkas ou Maxi-Taxi) ou trem. Muitas fronteiras terrestres, principalmente do lado ucraniano, são fechadas para não-locais.
Do lado romeno, a principal cidade de acesso é Iasi. De lá, são 4 horas de vanzinha (não espere conforto) até Chisinau. Existem também ônibus desde Brasov e Bucareste.
Já pelo lado ucraniano, é possível vir de Kiev e de Odessa, principalmente. Caso a rota seja Odessa-Chisinau, deve-se prestar muita atenção na questão da travessia pelo território da Transnístria.
Além do pequeno perigo de estar rolando algum problema militar, ainda há a questão de que não se recebe o carimbo moldavo no passaporte, e tampouco se recebe carimbo da Transnístria.
Ou seja, você vai ter o carimbo de saída da Ucrânia, mas, ao passar pelo território autônomo, não vai receber carimbo nenhum. Você não terá o carimbo de entrada na Moldávia e, ao tentar sair do país, isso será um grande problema.
O melhor é confirmar com alguém do hostel que você pretende ficar ou ligar pra embaixada.
Hospedagem na Moldávia
Nos hospedamos em Chisinau, capital da Moldávia, no Hostel Funky Mamaliga e adoramos a experiência.
Há muitas opções de Hostel e Hotéis, e a boa notícia é que são bem econômicos. Clique aqui para ver todas as opções.
Como se Locomover na Moldávia
Marshrutkas, ou vans, em bom brasileiro, são o transporte mais popular entre as cidades do país. E tem muitas, com horários variadíssimos.
No portal terra.md é possível acessar a maior parte das opções de transporte no país e na capital. Fizemos um pequeno tutorial de como usar esse site, pois não dá pra dizer que é fácil procurar essas coisas em cirílico.
Existem algumas poucas estações de trem também, mas os horários são nada frequentes.
Seguro Viagem Para a Europa
Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. Embora raramente esse documento seja solicitado na fronteira, é altamente recomendável contratar um seguro para alguns países da Europa.
A dificuldade de comunicação com as pessoas é considerável, então imagine o desespero em caso de emergência médica. Com o seguro a comunicação fica muito mais fácil.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.
O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
O que Faríamos Diferente na Viagem à Moldávia
Com certeza, teríamos solicitado o visto pra mais tempo. Apesar do país não ser essa maravilha toda, é muito gostoso estar lá, além de barato. Chisinau é uma ótima cidade base, com bares e sempre algo interessante rolando na cidade.
Teríamos também visitado a Transnítria (Tiraspol). Não o fizemos porque já havíamos visitado outras cidades “soviéticas” na Bielorrússia.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A MOLDÁVIA
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Adorei a matéria…já estive na Romênia, lindo país!
Estive tão pertinho da Moldávia e não deu pra chegar até lá. A minha vontade estava adormecida quando li o seu post. Agora, a Moldávia está no meu radar, novamente. Valeu!
É um país bem esquecido ali na Europa, mas a gente curtiu muito conhecer.
O que mais gosto de ler os posts daqui, é o interesse que vocês nos despertam em conhecer países não muito comuns nos roteiros de viagem, como por exemplo esse da Moldávia. Já fiquei curioso para conhecer ao vivo e a cores.
Que bom que você curte os destinos alternativos que a gente visita e coloca aqui no blog 🙂 A Moldávia foi uma bela surpresa nas nossas viagens pela Europa!
Taí um destino que nunca passou pela minha cabeça, mas achei bem interessante, viu. Quem sabe.. Valeu pelas dicas!
Vale a pena conhecer a Moldávia 😀
Cê acredita que eu já estive na Moldávia?! Fui tudo tão aleatório que nem eu pensei que passaria por lá! Amei o post e as dicas super completinhas desse mochilão maravilhoso! Beijos
Ahh a gente também foi meio sem querer querendo rsrs Mas é fato que a Moldávia surpreende!
Sabe que a Moldávia nunca havia entrado em meus planos de turismo? Mas seu post me inspirou. Preciso negociar com meus filhos se ele topam ir, porque quando o país tem essas línguas mais estranhas, não vou sem eles de jeito nenhum. Eles são a salvação de minha viagem. Meus filhos são excelentes parceiros de viagem, adoro a companhia deles. 🙂
Que legal, Di! Espero que eles topem essa viagem para a Moldávia e vocês curtam muito!
Confesso que nunca havia pensado em fazer um mochilão pela Moldávia mas, como sempre gosto de locais fora do comum, fiquei tentada. Gostei muito de seu relato e dicas de viagem e vou explorar o blog para conhecer mais esse destino tao interessante. Parabéns pelo trabalho.
Que bom que gostou! Para quem curte destinos fora do óbvio, a Moldávia é uma ótima pedida!