Qual Moeda Levar Para a Colômbia?

Sempre que planejamos uma viagem para o exterior rola uma dúvida sobre qual moeda levar e como lidar com o dinheiro. Nesse post vamos tratar de qual moeda levar para a Colômbia, país no qual passamos 4 meses e meio viajando.

A Colômbia é um país bem barato, mas essa pode virar uma viagem bem cara, caso você não planeje como administrar seu dinheiro.

Se você pretende ir a Colômbia esse post vai te ajudar a decidir qual moeda levar e como não gastar dinheiro desnecessariamente com taxas e erros.

Qual Moeda Levar Para a Colômbia?

Levar dinheiro para a Colômbia é algo simples. Nas casas de câmbio, as moedas mais aceitas são dólar e euro para trocar para a moeda local, que é o peso colombiano (COP).

É claro que dá pra conseguir alguém comprando reais por lá, mas a velha lei da oferta e procura explica que você vai terminar pagando bem caro pra vender dinheiro brasileiro na Colômbia.

Em meses e meses nós não vimos ninguém trocando real, então recomendamos levar dólar. Como em todo o continente americano, lá a moeda estadunidense é a mais comum no mercado e mais negociada, deixando a cotação melhor.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Mas é Melhor Levar ou Sacar Moeda Local na Colômbia?

Infelizmente o governo brasileiro tem o IOF, um imposto que é pago em toda e qualquer operação em moeda estrangeira.

Quando se troca real por dólar numa casa de câmbio no Brasil, você paga 1,1% de imposto, enquanto que no saque no exterior essa porcentagem sobre para 6,38%.

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Parece um milagre, mas não é. É bom demais mesmo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Cuidados com Dinheiro na Colômbia

Um dos problemas na Colômbia é que o limite do valor do saque por operação muito baixo. E os bancos no Brasil normalmente cobram tarifa para saque internacional.

Ou seja, muitas vezes não vai ter o caixa do banco certo por perto, e então será necessário sacar duas vezes pra levantar o dinheiro necessário.

Isso gerará duas cobranças de tarifa, ou dois saques a menos no seu pacote de serviços.

Lembrando ainda que alguns caixas da Colômbia também cobram tarifa por saque, ou seja, se você não se planejar, vai gastar um baita dinheiro só para ter dinheiro.

No entanto, andar com uma quantia grande de dólares não é uma ideia atraente. Principalmente porque a Colômbia, apesar de ser um país bem seguro, ainda tem seus probleminhas com violência urbana.

Nosso conselho seria de levar uma quantia razoável em dólar, tomando as devidas precauções, como não despachar dinheiro nem colocar tudo no mesmo bolso.

Então deixe para sacar por lá o que precisar, deixando algumas despesas no cartão de crédito.

qual moeda levar para a Colômbia

Leia também: Como Viajar Para San Andrés

Melhor Banco Para Sacar Moeda Local na Colômbia

A rede de caixas eletrônicos, ou “cajero automático” em espanhol, é bem ampla, parecida com a do Brasil. Há caixas por todo lado, tanto na rua quanto dentro de agências.

A maior parte dos caixas é de bancos específicos. Entretanto, há uma rede chamada ATH que funciona como o nosso Banco 24 Horas, ou seja, prestando serviço pros outros bancos (e cobrando por isso).

O Colpatria é certamente o melhor caixa eletrônico para tirar dinheiro. O limite é de 800.000 COP e não cobra tarifa (2018). É um caixa até fácil de achar, mas só nas cidades maiores.

Em povoados e nas cidades coloniais, o mais comum será encontrar caixas eletrônicos da rede ATH ou dos bancos Bancolombia e Servibanca, que cobram pelo serviço.

Na falta do Colpatria, busque pelo Davivienda. É possível sacar no caixa eletrônico até 400.000 COP, porém não cobra tarifa nenhuma (2018).

Cartão de Crédito é Bem Aceito na Colômbia?

Absolutamente! Em qualquer cidade média ou grande, o cartão de crédito é um meio bem comum de pagamento.

Em 2018, eles ainda estavam migrando para a tecnologia do chip, então às vezes a maquininha não pedia senha no fim da operação.

Tive que assinar meu nome e botar meus dados algumas vezes. Porém isso é mais um fato engraçado do que algo com que você deva se preocupar.

Nas cidades turísticas o cartão de crédito também é muito aceito, porém nos povoados mais isolados, como Capurganá, Cabo de la Vela, Punta Gallinas ou nas ilhas, é melhor não contar com isso, por conta da internet fraca.

Mas lembre-se que um dos charmes da Colômbia é o mercado informal. Ao contrário do que ocorre no Brasil, as barraquinhas de artesanato e comida de rua não aceitam cartão de crédito (2018).

Portanto, se andar sem dinheiro, vai terminar ficando sem aquele suco delicioso ou aquela mochila linda do artesão local.

qual moeda levar para a Colômbia

Conheça as praias mais paradisíacas do Caribe Colombiano

Quer Saber Quanto Custa Conhecer a Colômbia?

Confira nosso post onde colocamos detalhes dos preços de cada coisa no país. Clique aqui para acessar.

Chip Internacional Para a Colômbia

Para facilitar sua viagem, é possível embarcar já com um chip funcionando para usar sem limite de dados na Colômbia (e em outros países que você vá visitar na mesma viagem).

É muito prático poder usar mapas para se guiar pelas cidades, tradutores para conversar com as pessoas locais e também apps de transporte, como o Uber.

Uma excelente opção é O Meu Chip, que tem ampla cobertura e preços ótimos para receber em casa.

Clique aqui para ver preços e pacotes para a Colômbia.

Seguro Viagem Para a América do Sul

É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:

  1. Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
  2. Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Lembrando que tem como contratar um seguro com cobertura COVID-19, já que muitos países estão exigindo esse requisito.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A COLÔMBIA

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

3 comentários em “Qual Moeda Levar Para a Colômbia?”

  1. Caminhos me Levem

    Oi Alberto. Você sabe em quais cidades dá pra trocar real? Vou corrigir a informação no texto. Obrigada pelo comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share