Minca: Sossego e Natureza nas Montanhas da Colômbia

Minca é aquele lugar perfeito em meio à natureza: tranquilo, com clima gostoso de interior e um ritmo mais devagar, um estilo de vida simples.

E o mais incrível: fica pertinho do caos de Santa Marta, cidade grande da Colômbia.

Por isso é considerada um verdadeiro refúgio para quem busca sossego.

Confira nossas dicas para curtir ao máximo esse paraíso (ou só pra ficar lá de bobeira mesmo).

Nós passamos um mês curtindo a vibe hippie da praia de Taganga e tiramos alguns dias para subir a Sierra Nevada de Santa Marta e conhecer Minca, cidadezinha famosa por seus rios e cachoeiras.

E que bom que tiramos esses dias para ir até lá, pois vivemos momentos perfeitos e tivemos um descanso maravilhoso e necessário. E também reunimos ótimas informações pra quem pensa em conhecer Minca.

O Que Fazer em Minca – Colômbia

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Las Piedras

Provavelmente você vai chegar em Minca lá pela metade do dia, quando já é tarde (e quente demais) para começar alguma trilha longa.

Mas nós temos uma dica ótima para te dar as boas vindas a Minca, que a recepcionista do nosso hotel nos deu: Las Piedras.

minca colombia

Você pode ir até lá só pra tomar um banho ou então pra sentar numa mesinha de um dos restaurantes e ficar com os pés na água. Dá até pra tomar uma cerveja e almoçar ouvindo o som das águas. Perfeito!

Se trata de uma praiazinha de rio que fica bem ao lado da cidade. A água é bem gelada, daquelas que te deixam arrepiado dos pés à cabeça, mas ao mesmo tempo dão uma sensação boa no corpo todo.

minca colombia
Las Piedras

Leia também: o que fazer em Bogotá

Poço Azul

Uma estradinha de aproximadamente 3km te leva até uma cachoeira linda: El Pozo Azul.

Para chegar ao Poço Azul não é preciso fazer necessariamente uma trilha, o que acaba sendo um problema: devido à estradinha de acesso para veículos, a cachoeira acaba ficando cheia de grupos de turistas e uma muvuca não tão agradável na natureza.

minca colombia
Pozo Azul

É verdade que a maioria não encara a água fria e dá pra gente nadar numa boa, mas mesmo assim é um pouco incômodo.

minca colombia
Pozo Azul

Uma boa dica é evitar o Poço Azul aos finais de semana, quando o pessoal das cidades vizinhas vai lá passear e fazer churrasco na natureza.

O caminho está gravado no mapa abaixo e é bem simples: saia de Minca e pegue a estrada no sentido oposto ao de Santa Marta (ou seja: subindo).

Ande bastante e quando encontrar um restaurante e vendedores de todo tipo de coisa, entre à esquerda.

Powered by Wikiloc

Dá pra ir de moto táxi (preço negociável), mas a caminhada acaba sendo bem agradável, com vista para as montanhas ao redor. Nós chegamos lá em 1h. Pra voltar foi mais rápido, já que pra descer todo santo ajuda.

Cascata Marinka

Agora sim uma trilha de verdade! Dessa vez a caminhada é mais longa e mais pesada, mas com belezas incomparáveis no caminho, e a cachoeira Marinka em si, que arranca suspiros de qualquer um.

minca colombia
Cascata Marinka

Pra chegar lá é só passar pela padaria francesa, de costas para a estrada que vai pra Santa Marta, e seguir o caminho (a estradinha mais larga). Não conseguimos registrar nossa trilha no Wikiloc, mas o caminho que fizemos (em 1h30) foi esse aqui:

Powered by Wikiloc

São 4km basicamente só de subida, sendo que o trecho final é o mais íngreme.

Nós pegamos muita chuva durante o caminho todo e tivemos que caminhar com cuidado por causa da lama, mas mesmo assim vimos alguns moto táxis ousados levando turistas até a entrada da cachoeira. Talvez com tempo bom seja mais fácil.

minca colombia
Cascata Marinka

E sobre a chuva, nós nem reclamamos: o calor lá é intenso, então a chuva foi super bem vinda e deixou a vegetação e os rios ainda mais lindos.

O banho de cachoeira é bem gelado, mas cai muito bem depois da trilha. Ao lado da cachoeira tem um restaurante onde dá pra comer e descansar também.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Pôr do sol em Minca – Casa Loma

Minca pode até parecer uma cidadezinha pacata, mas a verdade é que muitos mochileiros do mundo inteiro vão pra lá. Boa parte deles se reúne no pôr do sol do Hostel Casa Loma, no alto da montanha.

Esse hostel tem um bar com um mirante incrível, de onde dá  pra ver as montanhas ao redor e até o mar, lá em Santa Marta.

minca colombia
Pôr do sol em Minca

No fim do dia rola um happy hour e com sorte vai ter alguém fazendo um som ao vivo. Adoramos o clima e os drinks! Só não pode beber muito, porque o caminho de volta para Minca é íngreme e escuro.

Leia também: vale a pena conhecer Medellín, na Colômbia?

minca colombia
Casa Loma

Pra chegar lá procure a trilha subindo por trás da igrejinha. Você vai passar por uma quadrinha de esportes e por várias outras hospedagens. A Casa Loma é a última, mas compensa bastante ir até lá!

Ônibus de Santa Marta a Minca

Minca fica bem pertinho de Santa Marta. O trajeto de ônibus leva pouco mais de 1h. Os ônibus saem de trás do Supermercado Olímpica no centro de Santa Marta, mais ou menos a cada meia hora.

A empresa é a Cootransminca. O trecho custa COP 8.000 (2018).

Ao chegar em Minca você desce do ônibus perto de uma ponte. Para chegar no povoado é só seguir em frente um pouquinho e entrar à direita.

Leia também: tudo sobre San Andrés, o Caribe Colombiano

Passeio a Minca

Se você está hospedado em Santa Marta e quer conhecer Minca num passeio de um dia, com guia e transporte, há algumas opções bem boas na Civitatis. Dá pra reservar on line, pagar em R$ (sem IOF) e tem cancelamento grátis.

Voo Barato Para a Colômbia

Busque preços de voo no Skyscanner. É uma ferramenta ótima e com a possibilidade de procurar com datas flexíveis. Mas lembre-se: em geral o preço das passagens é mais barato comprando direto no site da companhia aérea.

Eu costumo comprar passagens internacionais com antecedência de mais ou menos 3 meses, a não ser que apareça alguma promoção bombástica antes disso.

Aproveite e faça uma pesquisa para ter ideia dos valores. Use datas diferentes e tente entender se os preços estão subindo ou baixando:

Onde Ficar em Minca

Minca tem muitas opções de hospedagem. Pra ficar mais fácil vamos dividir em 2 grupos: centro de Minca e alto da montanha.

É importante entender que o centrinho de Minca é a “parte baixa” da região, e que tudo ali envolve descer ou subir.

No centro é onde você encontra algumas opções de bares, restaurantes e outros tipos de comércio.

Nós nos hospedamos bem em frente à pracinha, na Villa Sylvia, e adoramos. Quartos privados com banheiro a partir de COP 50.000 o casal.

No começo tivemos um certo receio de rolar muito barulho à noite na pracinha, mas o “agito” rola em outra parte da cidade (lá perto da ponte onde o ônibus te deixou).

Foto: booking.com

Outras opções bem avaliadas no centro de Minca são:

Agora se você não tem preguiça de ficar subindo e descendo morro o tempo todo (como nós temos), existem várias opções de hospedagem mais rústica no alto das montanhas.

Uma delas é a Casa Loma, onde nós fomos ver o pôr do sol. O lugar parece ser bem legal, mas é bom se atentar às restrições devido ao isolamento, como possível falta de água encanada e energia elétrica.

Outras opções que parecem bem interessantes nesse mesmo estilo são:

E o mais famosinho de Minca, que fica longe da vila e reúne muita gente: Casa Elemento. O motivo? As redes imensas que são instaladas no local, com vista para as montanhas. Não estivemos lá, mas parece ser incrível mesmo.

Leia também: o que fazer em Cartagena, cidade colonial da Colômbia

Bares e Restaurantes em Minca

Minca é pequena mas é um paraíso para provar comidas típicas, ou então para matar as saudades de comidas não-colombianas (era nosso caso).

A começar pelo Meraky Steak House, um restaurante na beira do rio (perto de Las Piedras) que parece ser chique, mas tem preços surpreendentemente baixos. Lá nós comemos uma picanha (punta de anca) na brasa que estava divina.

Meraky Steak House

Um lugar que você tem que ir, por mais que seja estranho, é na padaria francesa (está no mapa como CRUMB bakery).

Os pães que eles vendem lá são super frescos e artesanais, desses de comer sem nada, arrancando pedaços com as mãos. Eles também vendem cafés, doces e patês.

Pode provar de tudo sem medo, porque vale a pena!

Leia também: comidas típicas para provar na Colômbia

Outro lugar que é obrigatório para quem vai a Minca é o Lazy Cat. Um restaurante com um deck na parte traseira (não se deixe enganar pela frente) que tem hambúrgueres e cervejas artesanais, massas, cafés e doces para deixar todo mundo satisfeito.

Os preços também são bem acessíveis. Nós comemos o wok e o hambúrguer e estava tudo muito bom.

Moeda Usada na Colômbia

Nome da moeda: peso colombiano (COP)

Cotação (maio/2023): 1000 pesos colombianos = R$ 1,11

Em qualquer cidade média ou grande da Colômbia, o cartão de crédito é um meio bem comum de pagamento.

É bom sempre ter um pouco de peso em mãos para comprar coisas pequenas e de vendedores informais.

Para fazer saques, procure um caixa eletrônico e fique atento às taxas cobradas. O Colpatria é um banco que não cobra taxa e que dá um limite alto de saque.

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Leia nosso post completo sobre qual moeda levar para a Colômbia clicando aqui.

Chip Internacional Para a Colômbia

Para facilitar sua viagem, é possível embarcar já com um chip funcionando para usar sem limite de dados na Colômbia (e em outros países que você vá visitar na mesma viagem).

É muito prático poder usar mapas para se guiar pelas cidades, tradutores para conversar com as pessoas locais e também apps de transporte, como o Uber.

Uma excelente opção é O Meu Chip, que tem ampla cobertura e preços ótimos para receber em casa.

Clique aqui para ver preços e pacotes para a Colômbia.

Seguro Viagem Para a América do Sul

É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:

  1. Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
  2. Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A COLÔMBIA

Booking.com

MINCA COLOMBIA

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

10 comentários em “Minca: Sossego e Natureza nas Montanhas da Colômbia”

  1. Nossa, fui para a Colômbia mas não sabia de Minca, assim nem conheci. Que pena demais, já preciso voltar, o lugar é a minha cara! É muita natureza, a energia ali deve ser forte né? Suas dicas estão ótimas, valeu.

  2. Eu adoro esses achadinhos tranquilos depois de encarar cidades super movimentadas! E Minca me pareceu ser bem tranquila mesmo! A Colômbia é realmente incrível!

  3. Minca é demais mesmo, né?! Eu adorei!
    Uma pena que só descobri este lugar quando já estava em Santa Marta, e aí só consegui fazer um bate-volta até lá.
    Mas com certeza é um dos lugares que pretendo voltar com mais tempo numa próxima viagem a Colômbia!

    Adorei as dicas.

    Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share