Interessado em conhecer Bombinhas e saber quais são as melhores praias nesse paraíso de Santa Catarina? Nós conhecemos todas em nossa viagem e agora compartilhamos com você nossas impressões, dicas e é claro: muitas fotos!
Bombinhas é um destino tão querido por nós que caprichamos além do normal no vídeo que publicamos com imagens de lá. Acabou sendo um de nossos vídeos mais assistidos no Youtube! Não deixe de conferir abaixo ou clicando aqui.
Assista também nosso vídeo subindo o Morro do Macaco para ter acesso à vista mais emblemática de Santa Catarina, onde as praias de Canto Grande de Dentro e Canto Grande de Fora dão um espetáculo. Clique aqui para ver no Youtube.
As Melhores Praias de Bombinhas – Santa Catarina
A seguir listamos as melhores praias de Bombinhas e damos dicas para conhecer cada uma: estrutura, estacionamento e atrações próximas.
1) Praia da Lagoinha (Bombinhas)
A número um dentre as melhores praias de Bombinhas fica com essa posição graças às suas águas calmas e transparentes, cheias de peixinhos, e à sua extensão pequenina, escondida no meio de pedras e árvores.
A Praia da Lagoinha é amor à primeira vista! Ela não tem muita estrutura, exceto por um ou dois bares/restaurantes com umas poucas mesinhas na areia.
Se possível, o melhor é visitar a Praia da Lagoinha na maré baixa, pois a faixa de areia – que já pequena – quase desaparece na maré alta.
Vale a pena levar uns pedacinhos de pão para alimentar os peixinhos, que vem sem medo muito perto da gente.
Tem duas maneiras de chegar à Praia da Lagoinha
- Pela Rua Garoupa até o estacionamento, por onde é possível acessar a praia; ou
- Caminhando pela Praia do Trapiche e Praia do Embrulho (pode ser difícil passar se a maré estiver alta).
Nós escolhemos essa segunda opção e foi ótimo para poder conhecer mais essas duas prainhas lindas. Também foi mais econômico, pois não precisamos pagar estacionamento, já que deixamos nosso carro lá em Bombinhas, na Rua Salema.
Não deu nem 1km de caminhada e foi super tranquilo. Tanto que acabamos voltando mais vezes nessa praia que foi nossa favorita em Bombinhas.
Hospedagem perto da Praia da Lagoinha:
- Pousada Praia da Lagoinha
- Pousada Boulevard Bombinhas
- Morada Kawa
- Hostel Toca da Moreia
- Hospedaria Canto do Morro
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
2) Praia da Sepultura (melhores praias de Bombinhas)
A Sepultura é reconhecidamente uma das melhores e mais belas praias de Bombinhas e de todo o Brasil. Do alto do caminho que dá acesso à ela nós já ficamos de boca aberta com a beleza da água, que nos lembrou muito o Mar do Caribe:
Embora seja uma praia pequena, a Praia da Sepultura tem alguns restaurantes bem estruturados e com capacidade para receber muita gente. E se você viajar na temporada alta, espere que essa praia minúscula esteja de fato lotada!
Seja como for, é imperdível conhecer a Praia da Sepultura em sua viagem a Bombinhas.
Além do banho de mar perfeito, com a água sem ondas e com uma profundidade legal, também dá para ir beirando as pedras e descobrir cantinhos lindos em volta da praia. Como ali também tem muitos peixinhos, muita gente aluga ou leva máscara de Snorkel para vê-los.
Para quem tem disposição, a partir da Praia da Sepultura existe uma trilha curtinha com muitas paradas para apreciar mirantes, piscinas naturais e prainhas selvagens.
Antes de descer para a praia, do lado de onde tem umas pedras (normalmente com alguns pescadores) é o começo da trilha, que tem um total de menos de 2km de ida e volta.
Para chegar à Praia da Sepultura é possível ir de carro e deixá-lo em um dos muitos estacionamentos que tem ali em volta. Nem adianta tentar, pois não há vagas grátis em lugar nenhum.
Esteja ciente de que, na temporada alta, você enfrentará algum congestionamento para chegar e sair dali. É uma estradinha pequena que dá acesso à praia, então o fluxo não é tão fácil.
Como nós já tínhamos deixado o carro em Bombinhas (na Rua Salema), nós seguimos a pé até a Praia da Sepultura depois de ter visitado a Praia da Lagoinha. Tem umas subidas na estrada, mas nada muito difícil.
O percurso total que fizemos, passando pela Praia do Trapiche, Embrulho, Lagoinha e Sepultura, deu mais ou menos 4km de ida e volta até o carro.
Hospedagem perto da Praia da Sepultura:
3) Praia de Bombinhas
A praia que leva o nome da cidade, e que fica bem no centrinho de Bombinhas, é lindíssima! Nós sinceramente não esperávamos por isso e ficamos chocados com a cor perfeita dessa água quando chegamos lá:
A Praia de Bombinhas é num estilo que vimos muito no litoral de Santa Catarina: com casas construídas bem pertinho da areia, de modo que a rua paralela (Av. Ver. Manoel dos Santos) fica uma quadra para trás, com várias ruazinhas dando acesso à praia.
Com muitos bares e restaurantes, a Praia de Bombinhas é bem movimentada. Pelo menos na temporada alta, porque quando nós fomos lá (em maio) era uma calmaria que só, como você pode ver na foto acima.
A partir da Praia de Bombinhas vale a pena caminhar para conhecer as redondezas.
No lado direito (de frente para o mar) tem um caminho pelo meio de árvores e pedras que dá acesso à Praia do Trapiche, Embrulho e Lagoinhas.
No lado esquerdo (de frente para o mar) tem a Passarela do Ribeiro, que dá acesso à Praia do Ribeiro (pequenininha e isolada) e à Praia de Bombas, mais extensa e com muito mais ondas que Bombinhas.
Hospedagem de frente para o mar na Praia de Bombinhas:
4) Canto Grande de Dentro (melhores praias de Bombinhas)
Uma dessas praias muito especiais e que fica facilmente entre as melhores Bombinhas, principalmente para aqueles que amam o pôr do sol!
A Praia do Canto Grande de Dentro leva esse nome por ficar voltada para o continente (ou “mar de dentro”), enquanto a praia vizinha fica voltada para o mar aberto (ou “mar de fora”), ganhando o nome de Canto Grande de Fora.
Como o Canto Grande de Dentro fica voltado para o continente, e não para o mar aberto, dali é possível ver o sol descendo para trás das colinas.
Ali do ladinho, na Praia de Zimbros, o pôr do sol também é muito bonito e nesse mesmo estilo: água tranquila e cenário lindo.
O Canto Grande como um todo é uma parte muito especial de Bombinhas, e menos visitada que as praias principais, lá perto do centrinho da cidade.
Para você ter uma ideia, olha essa foto do Canto Grande, na qual dá para ver bem o mar de dentro (na esquerda, cheio de barquinhos e sem ondas) e o de fora (na direita, com ondas), visto do alto do Morro do Macaco:
Para quem ama tranquilidade, o Canto Grande é uma ótima opção para se hospedar. Ali você fica longe do agito do centro de Bombinhas e tem um cenário de casinhas à beira mar, no lugar de prédios.
Foi onde nós passamos quase 2 semanas em Bombinhas e amamos!
Hospedagem na Praia do Canto Grande de Dentro:
Para chegar no Canto Grande vindo do centro de Bombinhas basta atravessar o morro que separa os dois bairros pela Rua Peixe Dourado, no meio da qual tem um mirante lindo.
5) Quatro Ilhas (melhores praias de Bombinhas)
A praia perfeita para os surfistas de plantão! Quatro ilhas é uma baía linda, com morros dos dois lados e uma faixa de areia bem larga.
Apesar das ondas, é uma gostosa para passar parte do dia, caminhando ou tomando sol. Ela é cercada por muito verde e tem um vilarejo bem estruturado (e meio chique).
Para quem gosta de caminhar, a partir da Praia de Quatro Ilhas existe uma trilha de nível fácil e com muitos mirantes. O início dela fica do lado direito da praia, de frente para o mar.
Hospedagem na Praia de 4 Ilhas:
6) Praia do Mariscal (Bombinhas)
Se você estiver passando pelo Mariscal de carro, perto da hora do almoço, vai fatalmente ser abordado por muitos garçons sacudindo seus cardápios e te convidando para conhecer um ou outro restaurante.
Essa foi nossa primeira impressão da Praia do Mariscal, que fica em uma das pontas do Canto Grande de Fora.
A Praia do Mariscal tem uma faixa de areia bem extensa e ondas médias. É uma delícia para caminhar ou pedalar, e se você der sorte, presenciar a pesca da tainha.
E não se deixe enganar: quando o assunto é o que fazer em Bombinhas, ver e participar da pesca da tainha é algo que você não quer deixar de fora. Para saber direitinho a época em que ela ocorre e como funciona, leia nosso texto clicando aqui.
Para chegar no Mariscal a partir do centro de Bombinhas basta atravessar o morro que separa os dois bairros pela Rua Peixe Dourado, no meio da qual tem um mirante lindo.
Por ser uma região bem estruturada, com comércio, restaurantes e um calçadão agradável, o Mariscal é uma boa opção para se hospedar.
Hospedagem na Praia do Mariscal:
7) Praia de Zimbros (melhores praias de Bombinhas)
Imagine um cenário de águas tranquilas e transparentes, com barquinhos coloridos enfeitando o mar e os pássaros cantando. Assim é a Praia de Zimbros, a mais afastada de Bombinhas.
Para chegar na Praia de Zimbros vindo de Bombinhas você tem duas opções
- Atravessar até o Mariscal e de lá para Morrinhos e depois Zimbros; ou
- Atravessar de Bombas direto para Zimbros pela Av. Falcão.
Nós gostamos muito da Praia de Zimbros para tomar banho de mar e para caminhar no fim do dia. Ao lado dela fica o Trapiche de Morrinhos, onde é possível observar os pescadores. É uma boa opção para quem quer se hospedar numa região tranquila.
Hospedagem na Praia de Zimbros:
A partir da Praia do Zimbro começa uma trilha que passa por muitas prainhas e tem 24km no total, sendo que é possível fazer trechos menores e voltar para trás.
8) Praia do Ribeiro (melhores praias de Bombinhas)
Escondida entre as Praias de Bombas e de Bombinhas fica a Praia do Ribeiro, pequena na extensão mas de uma beleza imensa.
O acesso à Praia do Ribeiro costumava ser por uma trilha complicadinha, mas agora existe uma passarela de madeira que leva até lá sem dificuldade alguma. Basta caminhar vindo de Bombas ou Bombinhas.
A Praia do Ribeiro tem a água de uma cor incrível e é cercada de puro verde. Um ponto bem especial de Bombinhas para quem aprecia a natureza.
Hospedagem perto da Praia do Ribeiro:
9) Praia do Embrulho (Bombinhas)
Mais uma praia pequena em extensão, mas irresistível por conta do mar tranquilo e das águas transparentes.
A Praia do embrulho não tem bares e restaurantes, então para quem pretende passar o dia, é essencial levar tudo que precisa.
O acesso a ela é caminhando a partir da Praia da Lagoinha ou da Praia do Trapiche.
Hospedagem perto da Praia do Embrulho:
- Pousada Praia da Lagoinha
- Pousada Boulevard Bombinhas
- Morada Kawa
- Hostel Toca da Moreia
- Hospedaria Canto do Morro
10) Conceição (melhores praias de Bombinhas)
Aos pés do Morro do Macaco, bem no finalzinho mais distante do Canto Grande de Fora, fica essa lindeza que é a Praia da Conceição.
Uma praia de ondas médias e uma boa faixa de areia, a Conceição é de tirar o fôlego.
No lado esquerdo (de frente para o mar) tem uma ilhota (que na verdade não é separada do continente) por onde dá para caminhar sem dificuldades e ter vistas muito bonitas das praias em volta.
No lado direito da praia ficam algumas casas construídas na encosta do morro. Só consigo imaginar o privilégio que deve ser acordar ali 🙂
Hospedagem perto da Praia da Conceição:
Para chegar à Praia da Conceição basta seguir até o fim do Canto Grande de Fora. É quase impossível conseguir estacionar de graça ali, então esteja preparado para pagar ou para deixar o carro pra lá da Rua Jequitibá e ir caminhando.
11) Praia do Trapiche (melhores praias de Bombinhas)
Provavelmente essa é a menor praia de Bombinhas, pois mal há espaço para 4 ou 5 mesinhas com guarda-sol ali.
Ainda assim, vale demais pelo menos passar pela Praia do Trapiche para conhecer seus canhões e o trapiche, que é um tipo de píer para dentro do mar.
Hospedagem perto da Praia do Trapiche:
- Pousada Praia da Lagoinha
- Pousada Boulevard Bombinhas
- Morada Kawa
- Hostel Toca da Moreia
- Hospedaria Canto do Morro
12) Praia de Bombas (melhores praias de Bombinhas)
Uma das principais praias de Bombinhas, Bombas não deixa de ser uma das melhores, sendo bastante extensa e tem uma faixa de areia larga. Conta com ótima estrutura de restaurantes e bares para passar o dia.
A Praia de Bombas tem também um calçadão bem agradável para caminhar, e na ponta direita (de frente para o mar) fica o início da Passarela do Ribeiro.
É uma ótima região para se hospedar se o que você busca é estrutura fácil e agito.
Hospedagem na Praia de Bombas:
- Chalés do Holandês
- Residencial Rosa Formosa
- Flamboyant Apartamentos
- Residencial Kelly Cristina
- Residencial Dona Naime
- Hospedagem Morada Nativa
Para os aventureiros, na extrema esquerda da Praia de Bombas começa uma trilha que passa por uma área bem selvagem e dá acesso à uma prainha deserta, tendo cerca de 4km ida e volta.
13) Canto Grande de Fora (melhores praias de Bombinhas)
Embora esteja por último nessa lista de praias de Bombinhas, o Canto Grande de Fora não deixa nada a desejar no quesito beleza.
É uma praiona bem extensa, de mar agitado, mas que tem ótima estrutura para quem quer passar o dia. Também é uma região muito boa para se hospedar, sendo menos movimentada que o centro de Bombinhas.
Hospedagem na Praia do Canto Grande de Fora:
Como Chegar a Bombinhas?
Bombinhas fica a 75km de Florianópolis, a capital de Santa Catarina, e a 256km de Curitiba, a capital do Paraná.
O aeroporto mais próximo é o Internacional de Navegantes, a 67km de Bombinhas, enquanto o Aeroporto de Florianópolis fica a 75km.
Para encontrar voos baratos nós usamos o Skyscanner, pois dá para pesquisar com flexibilidade de datas, voos com escala ou direto, além de buscar vários aeroportos de uma só vez. Faça uma busca clicando aqui.
Para quem viaja de carro, as estradas são boas e não apresentam grandes dificuldades, com exceção de um morro bem íngreme que separa Bombinhas de Porto Belo e que está frequentemente congestionado.
Para quem vai de ônibus, é necessário viajar até alguma cidade próxima (como Balneário Camboriú ou Porto Belo), e então seguir até Bombinhas com um ônibus local da Viação Praiana. Na temporada alta (verão) eles saem com destino a Bombinhas de hora em hora.
Como se Locomover Por Bombinhas – Santa Catarina
Se você vai viajar para Bombinhas, não pense duas vezes: vá de carro próprio ou alugue um. O transporte público para as praias em Bombinhas é praticamente inexistente, assim como motoristas de aplicativos (Uber, etc.).
Não importa de onde você está vindo, é bem fácil alugar um carro nas cidades próximas, como Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau e Curitiba.
Clique aqui para ver preços e carros disponíveis para sua viagem.
Dependendo de onde você se hospedar em Bombinhas, será possível visitar muitas praias a pé. Porém Bombinhas é uma cidade bastante recortada por morros íngremes, então mesmo quem gosta muito de andar não vai conseguir ver tudo sem um meio de transporte.
Por exemplo, se você se hospedar em algum lugar de Bombas ou Bombinhas, vai conseguir caminhar (andando bastante) até as praias da Sepultura, Lagoinhas, Trapiche, Embrulho e Ribeiro. Mas não vai ter como ir até o Canto Grande, onde ficam praias maravilhosas como Mariscal e Conceição, sem falar no Morro do Macaco.
Outra opção, se você tem prática pedalando, é alugar uma bicicleta. Nesse site fica bem baratinho, sendo que o aluguel para o dia todo sai mais em conta comparativamente com o aluguel de poucas horas.
Você também pode fazer um passeio em grupo num veículo panorâmico para conhecer uma boa parte das praias de Bombinhas por um preço bem acessível. Clique aqui para ver valores e datas disponíveis.
Mapa das Melhores Praias de Bombinhas
Bombinhas: Taxa de Preservação Ambiental
Por ser um lugar pequeno que recebe um número muito grande de visitantes, e que conta com uma natureza abundante que precisa ser preservada, é cobrada uma Taxa de Preservação daqueles que entram em Bombinhas com um veículo.
Você não vai precisar pagar nada se viajar para Bombinhas de ônibus; somente de carro ou moto. A taxa varia de acordo com o tipo de veículo. A TPA é mais barata para motos, tem um preço intermediário para veículos de pequeno porte e um preço mais elevado para caminhonetes e furgões. Consulte os valores atuais clicando aqui.
A TPA é cobrada somente na temporada alta, normalmente de 15 de Novembro a 15 de Abril. Ela é cobrada a cada vez que você entra na cidade e vale por 24h. Para ficar bem claro, olha só esses exemplos, retirados do site oficial de Bombinhas:
1. O veículo entrou no município dia 08 às 11h da manhã, e saiu da cidade apenas dia 25 às 23h. Neste caso será cobrada apenas uma única taxa.
2. Já se um outro veículo entrou no dia 08 às 11h da manhã e saiu para passear em Porto Belo dia 09 às 8h retornando a Bombinhas às 12h do mesmo dia, terá registrado duas cobranças a serem pagas.
3. Um terceiro veículo entrou no dia 08 às 11h da manhã e saiu para passear em Porto Belo dia 09 às 8h retornando a Bombinhas às 10h30 horas do mesmo dia, neste caso haverá apenas uma única cobrança.
Além das ações ambientais, a TPA também é usada para criar uma estrutura disponível para todos os visitantes, como passarelas de acesso, placas, lixeiras e banheiros públicos.
Faça seu cadastro e veja as opções de pagamento antes de sua visita a Bombinhas clicando aqui.
Em resumo, Bombinhas é realmente um destino imperdível para quem ama praias bonitas e natureza exuberante, e não é à toa que esse destino fica entre os melhores do Brasil.
Se você está buscando um lugar para relaxar, se aventurar ou apenas curtir paisagens incríveis, Bombinhas com certeza vai superar suas expectativas.
Agora que você já sabe o que esperar, só falta arrumar as malas e aproveitar tudo o que esse pedaço de Santa Catarina tem a oferecer!
Bombinhas está nessa lista de lugares mais bonitos do Brasil, junto com outros 20 destinos. Não deixe de ler.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂